Como congelar a couve-rábano (com ou sem branqueamento)

 Como congelar a couve-rábano (com ou sem branqueamento)

Timothy Ramirez

Congelar a couve-rábano é fácil de fazer e é uma óptima forma de a ter à mão sempre que precisar dela.

Veja também: Como escolher o melhor solo para a árvore do dinheiro

Pode utilizá-lo nos seus cozinhados ou em qualquer receita, ou aquecê-lo para um acompanhamento rápido de qualquer refeição.

Neste post, vou mostrar-lhe passo a passo como congelar couve-rábano fresco da sua horta, do mercado do agricultor ou da mercearia.

Abordarei tudo, desde a necessidade de o escaldar ou não e os diferentes métodos que pode utilizar, até à sua preparação adequada para que dure o máximo de tempo possível no congelador.

Pode-se congelar a couve-rábano?

A resposta curta é sim, pode congelar a couve-rábano fresca da horta, da mercearia ou do mercado do agricultor.

Congela muito bem e pode utilizá-lo em qualquer uma das suas receitas favoritas. Basta juntar os pedaços congelados aos seus cozinhados ou descongelá-los primeiro.

Post relacionado: Como cultivar couve-rábano em casa

Preparação da couve-rábano para congelação

Antes de congelar a couve-rábano, há alguns passos que deve seguir para garantir que conserva o melhor sabor e textura.

Primeiro, lave-os para remover qualquer sujidade ou detritos, esfregando-os suavemente com uma escova de produtos, se necessário. Em seguida, corte as folhas e o caule de cada extremidade do bolbo.

Utilize um descascador de legumes ou uma faca afiada para remover a pele exterior dura. Depois, pode optar por cortá-la em fatias ou cubos.

Sacos de congelação cheios de couve-rábano fatiado

É necessário escaldar a couve-rábano antes de a congelar?

Não é necessário escaldar a couve-rábano antes de a congelar, mas recomendo que o faça porque ajuda a manter a textura estaladiça e também a conservar o sabor fresco.

Como escaldar a couve-rábano para congelar

Para branquear a couve-rábano antes de a congelar, basta cozê-la em água a ferver durante alguns minutos.

Encha uma panela com água e leve-a a ferver no fogão. Enquanto espera, encha uma tigela grande com água gelada.

Quando a água começar a ferver, deite cuidadosamente os pedaços e deixe-os cozinhar durante 2 a 3 minutos, sem os deixar cozer demasiado.

Retire rapidamente os pedaços com uma escumadeira, coloque-os imediatamente num banho de gelo e deixe-os arrefecer durante 1-2 minutos para parar o processo de cozedura.

Arrefecimento da couve-rábano escaldada antes da congelação

Métodos de congelação da couve-rábano

Congelar couve-rábano é simples e rápido, e existem alguns passos diferentes que pode seguir. A técnica que escolher depende da quantidade de tempo que tem e da sua preferência pessoal.

Congelar a couve-rábano em pedaços

É preferível cortar a couve-rábano em pedaços antes de a congelar, em vez de a deixar inteira, para ocupar menos espaço e obter um melhor produto final.

Os bolbos podem ser cortados em cubos ou em fatias, consoante a utilização que lhes der.

Congelação rápida de couve-rábano

O congelamento rápido é um passo extra opcional, mas evitará que os pedaços se colem num grande aglomerado.

Basta espalhar a couve-rábano cortada num tabuleiro forrado com papel vegetal e colocá-la no congelador durante 30-60 minutos até os pedaços estarem semi-congelados.

Posso congelar as folhas e os caules da couve-rábano?

Sim, pode congelar as folhas e os caules da couve-rábano, bem como o bolbo. Utilize folhas pequenas e tenras para obter a melhor textura e sabor, uma vez que as maiores tendem a tornar-se duras e lenhosas à medida que envelhecem.

Veja também: Como se livrar dos ácaros-aranha nas plantas de casa, para sempre!

Primeiro, lave-os e seque-os com uma toalha, ou utilize uma centrifugadora de salada para retirar o excesso de água.

Depois, basta embalá-los em sacos de congelação, ou então escaldá-los e depois congelá-los num tabuleiro de cubos de gelo para os repartir nas suas receitas.

Post relacionado: Como & Quando colher a couve-rábano

Ferramentas e acessórios necessários

Segue-se uma lista das ferramentas e do equipamento de que irá necessitar, mas, dependendo do processo que escolher, poderá não precisar de tudo.

  • Faca de cozinha afiada

Partilhe as suas dicas para congelar couve-rábano na secção de comentários abaixo.

Instruções passo a passo

Como congelar a couve-rábano

Congelar couve-rábano é simples de fazer e uma óptima forma de ter algum à mão sempre que precisar. Use-o para cozinhar ou adicione-o a sopas, batatas fritas ou quaisquer outras receitas.

Tempo de preparação 10 minutos Tempo de cozedura 5 minutos Tempo adicional 3 horas Tempo total 3 horas e 15 minutos

Ingredientes

  • Couve-rábano fresca

Instruções

  1. Preparar a couve-rábano - Se tenciona escaldar a couve-rábano, coloque uma panela de água no fogão em lume forte e encha uma tigela grande com água gelada. Lave e limpe a couve-rábano, utilizando uma escova para a esfregar ligeiramente, se necessário. Em seguida, corte o caule e as extremidades das folhas.
  2. Corte-os - Corte cada bolbo ao meio e, com a ajuda de um descascador de legumes, retire a pele exterior dura. Depois, corte a couve-rábano em cubos ou fatias.
  3. Escalde-o (opcional mas recomendado) - Coloque os pedaços de couve-rábano na panela de água a ferver e coza-os durante 2 a 3 minutos. Em seguida, com uma escumadeira, transfira-os imediatamente para um banho de gelo para parar a cozedura e deixe-os arrefecer durante 1 a 2 minutos.
  4. Retirar e secar - Retire os pedaços cortados do banho de gelo, coloque-os sobre uma toalha e seque-os. Se não os escaldou, é boa ideia secá-los depois de os lavar.
  5. Flash freeze (opcional) - Espalhe as couves-rábano num tabuleiro forrado com papel vegetal e coloque-as no congelador durante 30 a 60 minutos, ou até os pedaços estarem semi-congelados.
  6. Embalar e selar - Encha os sacos de congelação com os pedaços de couve-rábano (um porta-sacos mãos-livres torna este trabalho muito mais fácil). Em seguida, pressione o excesso de ar e feche-os.
  7. Etiquetar e congelar - Utilize um marcador permanente para etiquetar os sacos com a data, para saber quando expiram, e guarde-os no congelador.

Notas

  • A couve-rábano crua não congela bem, por isso é melhor perder alguns minutos a mais para a escaldar primeiro, caso contrário poderá não ter o melhor sabor ou textura quando a descongelar.
  • O congelamento rápido é opcional, mas evitará que os pedaços de couve-rábano se colem uns aos outros ou criem um grande torrão.
  • Para prolongar o prazo de validade da couve-rábano congelada e evitar queimaduras no congelador, experimente utilizar um selador a vácuo para alimentos.
© Gardening® Categoria: Conservação de alimentos

Timothy Ramirez

Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.