Como cultivar raiz de gengibre no interior ou no exterior

 Como cultivar raiz de gengibre no interior ou no exterior

Timothy Ramirez

Cultivar gengibre em casa é mais fácil do que se pensa! Neste post, vais aprender tudo sobre os cuidados a ter com o gengibre, incluindo toneladas de informação e instruções detalhadas para plantar, fertilizar, regar, luz solar, colher e muito mais.

A raiz de gengibre está facilmente disponível na maioria das mercearias e é um ingrediente básico em muitas cozinhas. É utilizada tanto em pratos salgados como doces, oferecendo um sabor exótico distinto a qualquer cozinha.

A maioria das pessoas provavelmente pensa que cultivar gengibre parece difícil ou complicado, mas sabia que é muito fácil cultivá-lo em casa?

Neste guia, aprenderá tudo o que é necessário para cultivar gengibre e apreciá-lo em sua casa ou no seu jardim.

Desde a plantação e localização, à rega, luz, solo, fertilizantes, controlo de pragas, colheita e resolução de problemas... o que quiser, encontrará aqui.

Cuidados com a planta de gengibre Visão geral

Nome científico: Zingiber officinale
Classificação: Ervas
Nomes comuns: Gengibre
Resistência: Zonas 8-10
Temperatura: 65-85°F
Flores: A cor e o tempo de floração dependem da variedade
Luz: Sol pleno a sombra parcial
Água: Solo consistentemente húmido, não regar em excesso
Humidade: Humidade elevada
Fertilizante: Alimentos para plantas de uso geral na primavera e no verão
Solo: Solo fértil e de drenagem rápida
Pragas comuns: Pulgões, cochonilhas, vermes de corte

Informações sobre as plantas de gengibre

A raiz de gengibre (Zingiber officinale) é um ingrediente básico picante e perfumado em muitos pratos de inspiração asiática. Esta especiaria culinária é nativa do Sudeste Asiático.

O termo "raiz de gengibre" é um pouco enganador para as estruturas ásperas, bronzeadas e semelhantes a dedos que se encontram no departamento de produtos.

Não se trata de uma raiz ou de um bolbo, mas tecnicamente de um rizoma, que é um caule horizontal modificado, por oposição às raízes.

Embora o rizoma seja a parte que pode ser colhida, a folhagem e a floração são belas plantas de espécime.

Podem crescer até 4' de altura durante o seu ciclo de vida, mas são necessários vários meses para que os rizomas se desenvolvam até atingirem um tamanho que possa ser colhido.

Diferentes tipos de plantas de gengibre

Existem centenas de tipos de gengibre, alguns são óptimos para a colheita, enquanto outros são melhor cultivados como plantas ornamentais ou floridas. A maioria das variedades tem folhas verdes, mas algumas são variegadas.

As diferentes variedades têm um aspeto bastante semelhante acima do solo, embora algumas tenham folhas mais largas do que outras.

No entanto, a cor da polpa do rizoma pode variar entre o branco, o vermelho, o amarelo, o castanho-claro ou o creme. Abaixo estão algumas boas opções para experimentar.

Melhores tipos para comer

  • Gengibre comum (Zingiber officinale)
  • Gengibre japonês (Zingiber mioga)
  • Gengibre "Via Láctea" (Zingiber niveum)
  • Gengibre selvagem (Zingiber vinosum)

Variedades de gengibre em flor

  • Gengibre de casca (Alpinia zerumbet)
  • Gengibre borboleta (Hedychium coronarium)
  • Gengibre de bambu vermelho (Alpinia luteocarpa)
  • Lírio de gengibre (Alpinia japonica)
Planta de gengibre variegada

Resistência

Embora a maioria das pessoas o conheça apenas como uma especiaria culinária, o gengibre é uma planta perene no seu ambiente nativo. É resistente nas zonas 8 a 10, pelo que pode cultivá-lo no seu jardim se viver num clima quente.

Apesar de ser uma planta tropical, é bastante fácil cultivar gengibre também em climas mais frios. Basta plantá-lo num recipiente que possa ser colocado ao ar livre durante o tempo quente e trazido de volta para dentro de casa durante os meses mais frios.

Veja também: Cuidados com as plantas de casa para todos - livro eletrónico

Flores da planta do gengibre

Muitos tipos de plantas de gengibre florescem em condições adequadas. As flores são bonitas e exóticas, e podem também ser muito perfumadas.

Para os cultivadores dispostos a investir tempo, estas flores encantadoras crescem em cachos de cor branca a rosa. As flores mais maduras adquirem uma tonalidade amarela.

Para além de serem lindos, os botões também são comestíveis e podem dar um sabor delicado a caldos e sopas.

Como cultivar gengibre

Parece uma planta tão exótica, mas a boa notícia é que cultivar gengibre é mais fácil do que se pensa! Embora existam toneladas de tipos diferentes, as instruções básicas de cuidados com o gengibre são as mesmas para todos.

Onde cultivar plantas de gengibre

O primeiro passo para cultivar gengibre com sucesso é a seleção do local, que requer um solo fértil, uma humidade elevada e temperaturas superiores a 50°F.

No exterior, crescem melhor numa zona protegida dos raios solares directos e dos ventos fortes. Escolha um local no seu jardim que tenha uma boa drenagem e onde a água não se acumule.

Também se dá muito bem num vaso, que é onde a deve plantar se vive num clima frio como eu. Depois pode colocá-la no exterior durante o verão e mudá-la para dentro de casa no inverno.

Tenha em mente que as plantas de gengibre maduras podem crescer até 3-4' de altura. Portanto, use um recipiente grande que tenha pelo menos 10 "de largura e 10" de profundidade, com orifícios de drenagem adequados no fundo.

Post relacionado: 13 melhores ervas para cultivar no interior

Raiz de gengibre em vaso a crescer no exterior

Quando plantar a raiz de gengibre

A raiz de gengibre demora vários meses a crescer o suficiente para ser colhida. Por isso, se quiser cultivá-la como cultura, deve plantar os rizomas no final de janeiro ou no início de fevereiro, para uma colheita no final do outono.

Se vive num clima suficientemente quente, pode plantá-la diretamente no seu jardim, desde que a temperatura seja consistentemente superior a 50F.

Mas nós, os jardineiros do norte, teremos de a iniciar no interior, num vaso, e depois levá-la para o exterior no recipiente, ou transplantá-la para o jardim quando o risco de geada tiver passado na primavera.

Onde comprar gengibre para plantar

É fácil de comprar na mercearia. No entanto, é importante saber que as mercearias aplicam habitualmente inibidores de crescimento nos rizomas vendidos nas mercearias para desencorajar a germinação espontânea.

Mergulhá-los em água durante a noite pode ajudar a remover o inibidor de crescimento, mas alguns podem persistir. Por isso, para obter melhores resultados, recomendo vivamente a compra de raiz de gengibre orgânica que não tenha sido tratada com qualquer tipo de químicos.

Preparação dos rizomas para a plantação

Em vez de pegar nos rizomas e plantá-los diretamente no solo, há algumas coisas que deve fazer primeiro para os preparar para a plantação, o que lhe permitirá ter o maior sucesso e resultar numa colheita maior.

Primeiro, use uma faca limpa e esterilizada para cortar cada rizoma em pedaços de 2-3 ″ de comprimento. Os rizomas de gengibre desenvolvem olhos semelhantes aos tubérculos das batatas, portanto, certifique-se de que cada pedaço tenha pelo menos dois desses olhos para obter os melhores resultados.

Em seguida, deixar que os cortes cicatrizem completamente e formem calosidades na superfície, o que pode demorar vários dias.

Quando as feridas estiverem completamente curadas, mergulhe os pedaços em água durante a noite para os amolecer e ajudar a quebrar a sua dormência. Gosto de adicionar um pouco de concentrado de chá de composto à água para lhes dar uma vantagem ainda maior.

Demolhar o gengibre antes de o plantar

Como plantar gengibre passo a passo

Depois de ter preparado os rizomas, plantá-los é fácil e não demora muito tempo. Quando plantado, o rizoma desenvolverá raízes na parte inferior e as folhas crescerão na vertical.

Material necessário:

  • Espátula
  • Água

Passo 1: Preparar o solo Se plantar no jardim, remova todas as ervas daninhas, bem como pedras ou paus grandes, e depois solte o solo. Emende o solo pobre com composto. Num recipiente, encha o vaso com uma mistura de envasamento de boa qualidade, deixando 3-4″ de espaço livre.

Em seguida, misture um fertilizante orgânico granulado na camada superior do solo antes de plantar os rizomas.

Passo 2: Determinar o espaçamento - Espace os pedaços de rizoma com aproximadamente 6-8″ de distância. Se usar um recipiente, plante dois a três fragmentos por vaso de 10″.

Passo 3: Plantar a raiz de gengibre A raiz de gengibre deve ser plantada a 2-3″ de profundidade. Assim, se estiver a plantar no seu jardim, use uma espátula para cavar um buraco, depois coloque um pedaço de rizoma nele. Num vaso, basta colocar os pedaços em cima do solo.

De qualquer forma, os botões dos olhos devem estar virados para cima. Mas, se não tiver a certeza do que isso significa, basta colocar as peças de lado. Elas descobrirão qual é a direção para cima.

Passo 4: Cobrir com terra - Preencher o buraco, ou o resto do recipiente para cobrir os pedaços com 2-3″ de solo. Em seguida, bater suavemente no solo para que entre em bom contacto com os rizomas.

Passo 5: Regar ligeiramente - Dê uma bebida à sua raiz de gengibre recém-plantada, mas não exagere. O objetivo é deixar o solo uniformemente húmido, mas não encharcado.

Passo 6: Esperar pacientemente que cresçam Agora a parte difícil... esperar que brotem! O início pode ser um pouco lento, por isso seja paciente. Depois de plantar, pode esperar ver os rebentos em 2-3 semanas.

Plantar rizomas de gengibre num vaso

Cuidados com o gengibre & Dicas de cultivo

Para cultivar o gengibre é necessário iniciá-lo cedo dentro de casa e fornecer-lhe calor, humidade e solo fértil.

É bastante fácil de cuidar, mas tem algumas necessidades especiais. Por isso, abaixo, vou dar-lhe todos os detalhes para cuidar bem da planta de gengibre.

Água

As plantas de gengibre precisam de ser regadas regularmente, mas o solo nunca deve estar molhado ou saturado. Demasiada água fará com que os rizomas apodreçam.

Por outro lado, também não se deve deixar o solo secar completamente, pois isso pode provocar uma dormência. É preferível deixar secar os primeiros centímetros de solo entre as regas e depois dar uma boa bebida.

Se a cultivar num vaso, espere que a água comece a escorrer pelos orifícios de drenagem e deixe-a escorrer completamente antes de a voltar a colocar no tabuleiro.

Pode ser um equilíbrio delicado, por isso pode querer comprar um medidor de humidade barato para facilitar a aplicação da quantidade perfeita de água.

Humidade

Uma das maiores dificuldades em cuidar bem do gengibre (especialmente dentro de casa) é dar-lhe humidade suficiente. Uma vez que é nativo das regiões subtropicais, o ambiente ideal para ele é quente e húmido.

Se o ar estiver demasiado seco, as margens e as pontas das folhas ficarão castanhas. Existem algumas formas de imitar as condições de humidade elevada do seu habitat nativo.

Pode borrifar regularmente as folhas, ou tentar colocar o vaso num tabuleiro de seixos cheio de água (mas nunca o deixe encharcar de água). Caso contrário, ponha um humidificador a funcionar na divisão para facilitar as coisas.

Solo

O melhor tipo de solo para o cultivo do gengibre é aquele que é fértil, rico em matéria orgânica e que também drena rapidamente.

A terra de má qualidade pode ser demasiado pesada, não ter os nutrientes necessários ou reter demasiada água, o que pode inibir o crescimento ou fazer com que os rizomas apodreçam.

O solo do seu jardim deve ser macio e trabalhável, pelo que deve soltá-lo muito bem antes de o plantar. Recomendo que altere os solos argilosos ou arenosos duros com composto ou minhocas.

Utilize uma terra para vasos de alta qualidade para os recipientes. Para melhorar a drenagem, pode adicionar um pouco de perlite ou pedra-pomes à mistura.

Cultivo de gengibre em terra para vasos

Fertilizante

O gengibre é um alimento pesado e requer fertilizantes regulares. Para obter melhores resultados, incorpore grânulos de libertação lenta no solo antes da plantação e utilize-os para cobrir as suas plantas 2 a 3 vezes durante o verão.

Assim que começar a germinar, utilize semanalmente um fertilizante solúvel em água para manter um crescimento saudável. Adoram emulsão de peixe (apenas no exterior) ou chá de composto (que pode comprar concentrado ou utilizar saquetas de chá de composto para o preparar você mesmo).

Se quiser invernar a planta dentro de casa, não a alimente de todo durante os meses de outono e inverno.

Luz solar

No exterior, no jardim, os gengibres preferem condições de sombra parcial (diga isso três vezes!). Escolha um local onde recebam 4 a 5 horas de luz solar indireta ou salpicada ao longo do dia.

No interior é uma história diferente, é difícil dar-lhe muito sol dentro de casa, especialmente durante os meses de inverno. Por isso, é melhor colocá-lo numa janela virada a sul.

Planta de gengibre no peitoril da janela dentro de casa

Controlo de pragas

Uma das melhores coisas sobre o cultivo de gengibre é que ele é naturalmente resistente a pragas. Embora bastante incomum, às vezes os insetos podem se tornar um problema.

Se os insectos começarem a comer as suas plantas de gengibre, lave as folhas com um sabão inseticida orgânico ou tente fazer o seu próprio sabão líquido misturando uma colher de chá de sabão líquido suave com um litro de água.

Certifique-se sempre de que testa qualquer tipo de spray em algumas folhas antes de o utilizar em toda a planta, para se certificar de que não danifica a folhagem.

Dormência

O gengibre passa naturalmente por um período de dormência durante o inverno, ou nos meses mais secos do ano. Por isso, se quiser utilizá-lo para cozinhar, colha-o no outono e guarde-o no frigorífico.

Caso contrário, pode passar o inverno dentro de casa como uma planta de casa. Coloque-a numa janela solarenga e mantenha o solo uniformemente húmido. Tenha em mente que pode ainda decidir entrar em dormência, por isso não entre em pânico se a folhagem morrer.

Nesse caso, pare de regar e guarde o vaso num local fresco e escuro até ao final do inverno.

Em vez de cultivar o gengibre dentro de casa durante o inverno, pode armazenar os rizomas. Basta desenterrá-los e armazená-los como faria com outros bolbos tropicais.

Dicas para a colheita de gengibre

O gengibre demora pelo menos 220 dias a desenvolver-se até atingir um tamanho que possa ser colhido, mas quanto mais tempo lhe der para amadurecer, melhor.

Se as plantar no início de fevereiro, pode esperar colher no final de outubro ou algures em novembro.

A colheita é fácil, basta desenterrar os rizomas, tendo o cuidado de não os cortar ou danificar ao desenterrá-los. Não se esqueça de guardar alguns dos rizomas para replantar no ano seguinte.

Após a colheita, pode utilizá-lo imediatamente ou guardá-lo para mais tarde, conservando-o no frigorífico durante várias semanas ou congelando-o até seis meses.

Resolução de problemas comuns de cuidados com o gengibre

A parte mais difícil dos cuidados com as plantas de gengibre é quando começam a ter problemas e não se faz ideia de como os resolver.

Para o ajudar a resolver problemas, eis alguns problemas com que se pode deparar...

Pontas das folhas e margens castanhas

Quando as pontas e/ou os bordos das folhas ficam castanhos, isso significa que o ar está demasiado seco. Normalmente, isto só é um problema em espaços interiores.

Experimente a nebulização regular ou ligue um humidificador nas proximidades para lhe dar mais humidade.

As folhas estão a ficar amarelas ou castanhas

As folhas acabarão por secar e morrer, o que é normal.

Para evitar a dormência, nunca deixar o solo secar completamente.

A planta do gengibre está a morrer

Muitas vezes a planta está a entrar em dormência em vez de morrer, o que é normal durante o inverno ou em períodos de seca.

No entanto, a rega excessiva pode fazer com que os rizomas apodreçam, o que matará a planta. Verifique o nível de humidade do solo e ajuste-o em conformidade.

Manchas castanhas e/ou amarelas nas folhas

As manchas nas folhas podem ser causadas por excesso de sol, queimaduras de fertilizantes ou doenças. Se estiver ao sol pleno, mude-a para um local mais sombrio.

Utilize apenas alimentos orgânicos para plantas (em vez de produtos químicos sintéticos) para evitar a queima de fertilizantes. As plantas doentes devem ser deitadas fora.

As folhas ficam pretas de repente

Quando as folhas de gengibre ficam pretas, isso significa que foram expostas a temperaturas negativas ou extremamente quentes.

Verifique a localização para se certificar de que não se encontra perto de uma janela com correntes de ar frio ou junto a uma fonte de calor como uma lareira ou um forno.

Manchas castanhas nas folhas de gengibre

Cuidados com a planta de gengibre FAQs

A seguir, responderei a algumas das perguntas mais frequentes sobre os cuidados a ter com a planta do gengibre. Se, depois de ler tudo isto, ainda tiver alguma pergunta, coloque-a na secção dos comentários.

Quanto tempo é necessário para cultivar gengibre?

O gengibre pode demorar entre 30 a 45 semanas a crescer até atingir um tamanho adequado para a colheita. Quanto mais tempo o deixar crescer, maior será a sua colheita.

É possível cultivar raiz de gengibre no supermercado?

A resposta curta é sim, mas muitas mercearias tratam os rizomas comprados em lojas com produtos químicos para evitar que brotem. Deixá-los de molho durante a noite pode ajudar a quebrar esses produtos químicos.

Para obter melhores resultados, recomendo comprar raiz de gengibre orgânica que não tenha sido tratada com produtos químicos.

As plantas de gengibre precisam de sol pleno?

Não. As plantas de gengibre crescem melhor num local com sombra parcial, onde recebem 4-5 horas de luz solar indireta. Demasiado sol direto queimará as suas folhas.

Que tamanho e tipo de vaso devo utilizar?

É importante usar o vaso do tamanho certo para cultivar gengibre. As plantas maduras podem ter 3-4 'de altura, então encontre um recipiente com 10 "de largura e profundidade no mínimo.

Pode utilizar qualquer tipo de vaso, desde que tenha orifícios de drenagem no fundo, mas se tiver tendência para regar demasiado, então um vaso de terracota não selado seria a melhor escolha.

Quando devo plantar o gengibre?

Se tenciona cultivá-lo como cultura, então deve plantar o gengibre no final de janeiro ou no início de fevereiro para lhe dar tempo suficiente para atingir a maturidade para uma colheita no outono.

Veja também: Como replantar plantas suculentas

As variedades ornamentais podem ser plantadas em qualquer altura do ano, desde que a temperatura seja suficientemente quente.

Como saber quando é que o gengibre está pronto para ser colhido?

O gengibre pode ser colhido quando as folhas começam a morrer no outono, ou seja, 8 a 10 meses após a plantação.

Cultivar gengibre não é tão difícil como se pensa, e também é divertido. Assim que apanhar o jeito para cuidar da planta do gengibre, tê-lo-á à mão sempre que precisar dele nas suas receitas favoritas - e talvez nunca mais tenha de o comprar.

Mais artigos sobre jardinagem com ervas aromáticas

    Partilhe as suas dicas de cuidados com a planta do gengibre na secção de comentários abaixo.

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.