17 legumes fáceis de cultivar para a sua horta

 17 legumes fáceis de cultivar para a sua horta

Timothy Ramirez

Para um maior sucesso, é uma boa ideia para os principiantes começarem com legumes fáceis de cultivar numa horta. Se está entusiasmado por experimentar pela primeira vez, então este post é para si. Esta lista de legumes fáceis de cultivar vai fazê-lo colher os seus próprios alimentos num instante!

Cultivar os seus próprios alimentos pela primeira vez é emocionante, mas também pode ser assustador. Por isso, para obter os melhores resultados, é sempre uma boa ideia começar com vegetais fáceis de cultivar em vasos ou no jardim.

Já partilhei a minha lista dos legumes mais fáceis de começar a partir de sementes, mas só porque algo entrou nessa lista, não significa que também seja simples de cuidar e de obter uma boa colheita.

Neste post, quis reunir uma lista de legumes fáceis de cultivar para principiantes. São plantas de baixa manutenção e prolíficas que darão aos jardineiros principiantes as melhores hipóteses de sucesso.

O que faz com que estes legumes sejam fáceis de cultivar?

Antes de passar à lista das culturas mais fáceis de cultivar, queria explicar como é que as escolhi. Baseei a minha decisão na experiência, mas também pensei em algumas outras coisas.

Não se esqueça que, apesar de estes vegetais serem fáceis de cultivar, alguns requerem mais manutenção do que outros. Mas, na sua maioria, eis os principais factores que influenciaram a minha decisão...

  • Culturas de baixa manutenção
  • Simples de começar a partir de sementes
  • Grandes colheitas
  • Rendimentos contínuos (ou seja, obtém-se várias colheitas de uma planta)
  • Prontamente disponível para venda

Post relacionado: 11 ervas aromáticas fáceis de cultivar no seu jardim

Os pepinos são uma das culturas mais fáceis de cultivar

17 legumes mais fáceis de cultivar numa horta

Muito bem, agora que já sabe como escolhi estes legumes de jardim fáceis de cultivar, está na altura de revelar a minha lista.

Abaixo, também lhe dou algumas dicas de plantação e cuidados para obter os melhores resultados, e algumas variedades recomendadas para cada um...

1) Cucamelões

Esta pode ser uma novidade para si, porque os cucamelões só foram introduzidos há alguns anos. São super divertidos, produzem imenso e as crianças adoram-nos!

Estes legumes fáceis de cultivar crescem rapidamente e as videiras podem cobrir uma treliça ou uma cerca.

Os frutos parecem um pequeno pepino cruzado com uma melancia (daí o nome), e têm um sabor ligeiramente azedo. Aprenda a cultivar cucamelões aqui.

2. feijão verde

De longe um dos legumes mais fáceis de cultivar, o feijão verde é a primeira cultura com que muitos principiantes começam.

A maioria amadurece muito rapidamente e são produtores prolíficos. São tão versáteis que existem em variedades de trepadeiras ou de arbustos, que podem ser plantados em vasos.

Aqui estão alguns dos meus favoritos... Kentucky Wonder pole, Blue Lake bush e purple pole beans.

3. pepino

Os pepinos não só são super fáceis de cultivar, como também são rápidos. Tradicionalmente são vinhas no jardim, mas também existem variedades de arbustos que podem ser plantados em vasos.

Há imensos tipos divertidos por onde escolher, mas os picklers Homemade e Marketmore são os que planto todos os anos.

Os pepinos são vegetais muito fáceis de cultivar

4) Espinafres

Os novos jardineiros têm por vezes dificuldades em cultivar espinafres e pensam que é demasiado difícil, mas isso é porque estão a fazê-lo mal.

As sementes são semeadas diretamente no jardim, no início da primavera, num local com sombra.

Quando apanhar o jeito, terá sempre uma excelente colheita! Experimente esta variedade de maior longevidade se a sua tiver tendência para se soltar imediatamente.

5) Rabanete

Eu costumava ter dificuldades com rabanetes até descobrir o que estava a fazer mal... plantá-los demasiado tarde! Os rabanetes são outra cultura que detesta ser transplantada e adora o frio.

Veja também: Recipientes para sementeira de inverno: O que funciona e o que não funciona

Plantar as sementes diretamente no jardim logo que o solo esteja trabalhável na primavera, mantendo-as ao abrigo do sol quente.

Todos os anos planto rabanetes Cherry Belle e também rabanetes brancos e, por vezes, os de melancia para me divertir. Saiba mais sobre o cultivo de rabanetes aqui.

6) Tomates

Outra escolha popular para os principiantes, os tomates são uma obrigação para a maioria dos jardineiros. Ainda bem que são vegetais fáceis de cultivar.

Com todas as diferentes variedades, a parte mais difícil será escolher quais comprar (ou encontrar espaço para todas elas!).

Podem ser plantados em vasos ou no jardim, desde que tenham sol pleno, serão felizes. Aqui estão alguns dos tipos que adoro (para o caso de precisar de ajuda para os selecionar!)... Tomates-cereja, Beefsteak e Brandywine.

Os tomates são vegetais fáceis de cultivar

7) Ervilhas

Outra cultura que adora o frio, as ervilhas têm um melhor desempenho quando plantadas diretamente no início da primavera ou no outono. Dão-se bem ao sol ou à sombra parcial, bastando mantê-las afastadas do sol quente.

Este vegetal de fácil cultivo pode ser plantado em vasos ou no jardim, em forma de trepadeira ou de arbusto sem trepadeira.

A Sugar Daddy e a Tendersweet são dois dos melhores tipos de vinhas, ou experimente ervilhas de arbusto para os seus recipientes.

8) Pimentos

A melhor parte de cultivar pimentos é que não precisam de muito espaço e dão-se muito bem em vasos ou no jardim.

Algumas variedades são mais difíceis do que outras, por isso, se for principiante, prefira as mais comuns. Os tipos de que mais gosto são os pimentos doces, os jalapenos e os pimentos de caiena.

9) Tomatillo

Este vegetal pode ser novo para si, mas os tomatillos são tão fáceis de cultivar como os tomates (se me perguntar, são ainda mais fáceis!).

Também têm os mesmos requisitos de cuidados, o que é ótimo se nunca as experimentou no seu jardim antes. Gosto de plantar tanto as verdes normais como as roxas no meu jardim.

Saiba tudo sobre como cultivar tomatillos em casa aqui.

Veja também: Como fazer uma treliça para ervilhas no seu jardim O tomate é um dos legumes mais fáceis de cultivar

10. alface

A alface não só é um legume de jardim fácil de cultivar, como também não precisa de muito espaço, pelo que qualquer pessoa pode encontrar um lugar para ela.

É uma cultura de estação fria, pelo que deve ser plantada no início da primavera ou no outono.

Algumas das minhas variedades favoritas são a Valentine Mesclun, a Romaine Rouge e a mistura de mesclun.

11. nabo

Pode parecer que os nabos são difíceis de cultivar, mas não são! Até se semeiam sozinhos no meu jardim se os deixar semear.

Os nabos preferem as temperaturas mais frescas da primavera e do outono para terem o seu melhor desempenho, e não gostam de ser transplantados. Por isso, certifique-se de que planta as sementes diretamente no seu jardim em tempo fresco para obter melhores resultados.

12. alho

Se tem dificuldade em obter uma boa colheita de alho, então provavelmente está a começar na altura errada. Ao contrário da maioria dos vegetais, o alho precisa de ser plantado no outono.

A melhor parte é que, depois de o plantar, não precisa de manutenção e até ajuda a afastar as pragas do jardim. Saiba como cuidar do alho aqui.

O alho é simples de cultivar no jardim

13. acelgas

Se nunca experimentou plantar acelgas na sua horta, deve fazê-lo. Este vegetal de fácil cultivo é resistente às geadas e tolerante ao calor.

É um ótimo substituto para os espinafres nas receitas, pode ser utilizado em saladas e também congela bem. Bright Lights é lindo e delicioso!

14. cebolas

Alguns jardineiros acham difícil cultivar cebolas, mas o truque é dar-lhes muita luz solar. Dê-lhes sol durante todo o dia e terá uma colheita maravilhosa para desfrutar todos os verões.

A sua manutenção é extremamente reduzida e não costumam ter problemas com pragas (na verdade, afastam muitos tipos de pragas!). Todos os verões, planto no meu jardim plantas amarelas, brancas e vermelhas.

15. abobrinhas

Provavelmente o legume mais fácil de cultivar, a curgete é perfeita para os principiantes. A maior dificuldade que terá provavelmente é a sua superabundância.

São tão prolíficas que, no final do verão, não se consegue dar uma única planta, o que é um bom problema. Os dois tipos que tenho no meu jardim todos os anos são o amarelo e o verde.

A curgete é perfeita para os principiantes cultivarem

16. couve

O que mais gosto na couve é o facto de poder colhê-la durante todo o verão e até ao outono. É extremamente resistente ao frio e sobreviverá muito depois de terminadas as colheitas de verão.

Muitos jardineiros debatem-se com o facto de os vermes da couve se alimentarem das folhas, mas basta protegê-las com coberturas flutuantes para resolver o problema. A couve-galega e a couve-chinesa são duas das minhas preferidas.

17. rúcula

A rúcula é outro dos legumes de jardim mais fáceis de cultivar, mas alguns jardineiros têm dificuldade em cultivá-la porque estão a fazê-lo de forma errada.

O truque é que precisa de tempo fresco para ter o seu melhor desempenho e nunca deve ser transplantada.

Plante as sementes diretamente no solo o mais cedo possível no início da primavera (ou no outono em climas amenos) e terá uma colheita fantástica. Eis o tipo que planto todos os anos.

Se começar com os legumes mais fáceis de cultivar, terá uma experiência de primeira vez muito melhor. Depois, quando apanhar o jeito, pode experimentar as culturas mais difíceis.

A seguir, leia o meu Guia definitivo para a horticultura .

Se quer aprender a cultivar os seus alimentos verticalmente, então o meu livro Vegetais verticais Nele, aprenderá tudo o que precisa de saber e obterá planos para construir quase duas dúzias de projectos! Encomende o seu exemplar hoje mesmo!

Saiba mais sobre o meu livro Vertical Vegetables aqui.

Saiba mais sobre a horticultura

    Partilhe as suas melhores escolhas para os legumes mais fáceis de cultivar nos comentários abaixo!

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.