Jardinagem de lasanha 101: Como fazer uma horta de lasanha

 Jardinagem de lasanha 101: Como fazer uma horta de lasanha

Timothy Ramirez

A jardinagem em lasanha é uma forma fácil de criar e manter canteiros de baixa manutenção. Neste post, explicarei tudo o que precisa de saber sobre este método simples e mostrar-lhe-ei como fazer o seu próprio, passo a passo.

Se quiser criar novos canteiros de jardim com um solo rico e saudável, não precisa de comprar um monte de aditivos na loja. Em vez disso, experimente a jardinagem lasanha.

Mas não me estou a referir a uma horta onde se cultivam todos os ingredientes para fazer um jantar delicioso.

O método da lasanha é uma forma simples de criar um novo espaço de cultivo, colocando em camadas matéria orgânica rica, em vez de cavar ou lavrar.

Construir canteiros de lasanha é fácil e uma óptima forma de utilizar todos os resíduos compostáveis do jardim e da cozinha.

Veja também: Como cuidar de um cato de férias e dicas de cultivo

Começar uma nova área de jardim da forma tradicional é um trabalho árduo. Primeiro, é preciso desenterrar e eliminar toda a relva e ervas daninhas.

Depois, é preciso adicionar composto e emendar o solo, para não falar de lavrar, de ancorar e de todo o outro trabalho manual envolvido.... UGH!

Bem, adivinhe só, não precisa de fazer nada disso numa horta de lasanha. Abaixo, vou explicar-lhe tudo passo a passo.

O que é a jardinagem Lasanha?

A jardinagem em lasanha (também chamada "compostagem em folhas") é uma forma de jardinagem sem escavação.

No entanto, esta nova abordagem da prática centenária centra-se na colocação de diferentes tipos de matéria orgânica sobre o solo (como as camadas de uma lasanha).

Veja também: Como conservar e armazenar pimentos a longo prazo

A ideia é empilhar camada após camada de materiais orgânicos verdes (azoto) e castanhos (carbono) sobre o solo, à semelhança do que se faz numa pilha de composto.

As camadas espessas impedem que a luz chegue às ervas daninhas e à relva por baixo, sufocando-as e matando-as.

Com o tempo, os materiais orgânicos (incluindo a relva morta e as ervas daninhas) são compostados no local, criando assim um solo rico e pronto para a plantação.

A técnica de jardinagem da lasanha não serve apenas para iniciar novos canteiros, mas também para encher canteiros elevados, corrigir um jardim que tenha um solo de má qualidade ou recuperar um terreno que tenha sido tomado por ervas daninhas.

Camadas de compostagem de folhas prontas a cozinhar

Prós e contras da jardinagem com lasanha

Como em tudo, há prós e contras para a jardinagem com lasanha. Por isso, antes de decidir se este método é adequado para si, é uma boa ideia compreender tanto as vantagens como as desvantagens.

Vantagens

A jardinagem em lasanha tem muitas vantagens, mas a principal é o facto de exigir muito menos trabalho do que a forma tradicional de criar novos canteiros...

  • Menos trabalho manual
  • Menos ervas daninhas
  • Melhor retenção de água
  • Melhora os solos de má qualidade
  • Requer menos fertilizantes ou alterações dispendiosas do solo
  • Cria um solo solto, fofo e fértil onde as plantas se desenvolvem
  • Dá-lhe um local para colocar os resíduos do seu jardim se não tiver um contentor de compostagem
  • Económica, uma vez que os materiais são gratuitos

Desvantagens

Mas a estas grandes vantagens juntam-se algumas desvantagens, que podem não ser uma grande preocupação para si, ou podem ser um obstáculo, dependendo do local onde vive e das suas circunstâncias específicas.

  • Pode ser difícil encontrar materiais suficientes para construir as camadas espessas
  • Os restos de cozinha podem atrair criaturas como ratos e guaxinins (para evitar isto, certifique-se de que cobre bem todos os restos de comida com uma camada espessa de castanhas)
  • Se não cobrir o canteiro com composto ou cobertura vegetal, pode ser um pouco desagradável
  • Os materiais têm de ser mantidos sempre húmidos, caso contrário não se decompõem - por isso, é necessário mantê-los bem regados em climas secos
  • Pode demorar algum tempo até que as camadas se decomponham e se transformem num solo fofo e fértil para a plantação (mas pode cobri-lo com composto para plantação imediata)
  • Os materiais verdes podem atrair insectos destrutivos, como lesmas e caracóis, e as camadas dão-lhes muitos lugares para se esconderem

Materiais para as camadas de jardinagem da lasanha

Quando se trata de encontrar materiais para utilizar na sua horta de lasanha, existem imensas opções. Lembre-se apenas de que não existe uma receita exacta para as camadas, por isso não se preocupe em obter um resultado perfeito.

Pense assim... Pode construir as camadas utilizando tudo o que colocaria no seu caixote do lixo. Por isso, utilize apenas o que tem à mão ou materiais que lhe são facilmente acessíveis.

A parte mais importante a ter em conta é alternar os materiais ricos em carbono (castanhos) com camadas de materiais ricos em azoto (verdes). A proporção ideal é de 2 castanhos para 1 verde, mas isso é apenas uma medida aproximada.

Aqui está uma lista de objectos castanhos e verdes que pode utilizar para lhe dar algumas ideias e para começar.

Camadas castanhas (carbono)

Os castanhos são materiais ricos em carbono que pode normalmente encontrar no seu próprio quintal (especialmente no outono). Certifique-se apenas de que evita adicionar qualquer coisa que tenha sementes.

Isto deve-se ao facto de as camadas da horta lasanha não aquecerem o suficiente para as destruir, como aconteceria com uma pilha de composto. Eis alguns exemplos...

  • Cartão e jornal
  • Agulhas de pinheiro
  • Pó de serra ou madeira triturada
  • Resíduos de jardinagem
  • Papel higiénico ou rolos de papel toalha
  • Terra para vasos (reciclada dos seus vasos de verão)

Camadas verdes (azoto)

As camadas verdes podem ser resíduos da cozinha ou outros materiais fáceis de encontrar no seu quintal ou na vizinhança.

Quando utilizar qualquer tipo de restos de cozinha, certifique-se de que os enterra sob as camadas castanhas mais espessas. Desta forma, há menos risco de atrair criaturas indesejadas que andam à procura de comida.

  • Aparas de relva não tratadas
  • Restos de cozinha compostáveis (os resíduos de frutas e legumes)
  • Cascas de ovo
  • Borras de café
  • Folhas e sacos de chá
  • Estrume podre (de cavalos, galinhas, coelhos ou vacas)

Quando construir uma cama de lasanha

A melhor altura para fazer uma horta de lasanha é depois da primeira geada mortal do outono. Dessa forma, a relva estará dormente e será fácil de cobrir.

Terá também uma grande quantidade de resíduos de jardim e folhas caídas para utilizar (peça aos seus vizinhos para guardarem as suas, se precisar de mais!)

Além disso, terá todo o inverno para se decompor e estará pronto para ser plantado quando o solo descongelar na primavera.

Na primavera, a erva e as ervas daninhas que se encontram por baixo de todas essas camadas estarão mortas e terá um novo canteiro cheio de solo fértil e rico, pronto a ser plantado.

É claro que pode começar a compostagem em qualquer altura do ano. Para plantar de imediato, basta cobrir com 4-6 polegadas de composto.

Como fazer uma horta de lasanha

Se planear com antecedência, pode ter uma nova área de jardim com um solo rico e exuberante e começar a plantá-lo imediatamente - sem suar. É disso que estou a falar!

Eis o que vai precisar e os passos pormenorizados para fazer uma horta de lasanha...

Materiais necessários

  • Jornal ou cartão pesado
  • Matéria verde (ver lista acima)
  • Matéria castanha (ver lista acima)
  • Água

Mais sobre o solo de jardim

    Partilhe as suas dicas para utilizar o método de jardinagem com lasanha na secção de comentários abaixo.

    Imprimir estas instruções de jardinagem de lasanha

    Como fazer uma horta de lasanha

    Se planear com antecedência, pode ter uma nova área de jardim com solo rico e exuberante e começar a plantá-lo imediatamente - sem suar. Siga os passos abaixo para construir a sua horta de lasanha.

    Materiais

    • Jornal ou cartão pesado
    • Matéria verde (ver lista acima)
    • Matéria castanha (ver lista acima)
    • Água
    • Composto (opcional)
    • Cobertura vegetal (opcional)

    Instruções

    1. Passo 1: Cortar a relva da área - Comece por cortar a relva existente ou as ervas daninhas o mais baixo possível. Se não houver sementes, pode ensacar as aparas e guardá-las para usar nas suas camadas. Se cortar a relva não for uma opção para si, então espere para fazer a sua horta de lasanha até ao final do outono, quando tudo estiver adormecido.
    2. Etapa 2: Disponha o cartão ou o jornal - A primeira camada deve ser de cartão pesado ou uma camada grossa de jornais (6 a 10 folhas). Isto irá abafar a relva e as ervas daninhas e atrair minhocas, que ajudarão a transformar as camadas num solo leve e fofo. Coloque as folhas de cartão ou de jornais mesmo por cima da relva. Certifique-se de que sobrepõe cada secção em alguns centímetros para que não haja buracos.
    3. Etapa 3: Molhar - É mais fácil se molhar o cartão ou o jornal para que se mantenha no lugar enquanto adiciona as outras camadas (especialmente num dia de vento!). Se necessário, pode usar tijolos à volta das bordas, ou colocar uma camada de composto por cima para segurar o cartão até que as camadas estejam molhadas e pesadas o suficiente para se manterem no lugar.
    4. Etapa 4: Adicionar a primeira camada verde - Uma vez que começámos com uma camada castanha (o cartão/papel de jornal), vem a seguir a primeira camada verde. Esta camada deve ter 2-3 polegadas de profundidade. Utilize itens como resíduos de jardim, restos de comida vegetal, aparas de relva, estrume, etc. Veja a lista acima para mais materiais da camada verde.
    5. Etapa 5: Empilhar os castanhos - A seguir, vem outra camada castanha, que deve ter entre 5 e 10 cm de profundidade. Empilhe materiais como folhas, resíduos de jardim, turfa e agulhas de pinheiro, por exemplo. Consulte a lista acima para mais ideias.
    6. Passo 6: Adicionar mais camadas - No mínimo, adicione mais uma camada verde e outra castanha por cima, de modo a ter um total de quatro camadas (não incluindo a camada inicial de jornal/cartão). Mas, idealmente, deve continuar a alternar verdes e castanhos até que as camadas da sua horta de lasanha tenham 6-12 polegadas de profundidade. Pode certamente ir mais alto do que isso, se quiser. Algumas pessoas empilham-na até que as suas camadas de compostagem em folha tenham 2-3 pésNão se preocupe se, no início, parecer demasiado alto, pois tudo encolherá à medida que as matérias orgânicas se decompõem.

    7. Etapa 7: Mangueirar tudo - A humidade activará o processo de decomposição natural e atrairá minhocas para a sua horta de lasanha. Por isso, pegue na mangueira e molhe bem as camadas.

    8. Etapa 8: Cobrir com composto (opcional) Se quiser plantar imediatamente no seu novo canteiro, cubra-o com 5 a 10 cm de composto, o que tem a vantagem adicional de esconder as camadas de materiais orgânicos, tornando-o mais bonito e acabado. Também ajuda a manter as camadas húmidas e evita que os materiais mais leves (como papel ou folhas) sejam levados pelo vento.
    9. Etapa 9: Cubra-o com cobertura vegetal (opcional) Outro passo opcional é cobrir todo o canteiro com cobertura vegetal, como palha, agulhas de pinheiro ou folhas trituradas. Isto pode funcionar como a sua última camada castanha e dar ao canteiro um aspeto mais acabado. Pode adicioná-la quer tenha ou não coberto tudo com composto no passo anterior.

    Notas

    Não precisa de ser muito exigente quanto à proporção exacta de camadas castanhas e verdes, mas, se tiver uma mente técnica, procure uma proporção de 2:1 de castanho para verde (por exemplo: use 1 polegada de verdes por cada 2 polegadas de castanhos).

    © Gardening® Tipo de projeto: Solo de jardinagem / Categoria: Cuidados de jardinagem

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.