Como se livrar dos insectos cochonilhas nas plantas de casa, para sempre!

 Como se livrar dos insectos cochonilhas nas plantas de casa, para sempre!

Timothy Ramirez

Quando encontra cochonilhas nas plantas, livrar-se delas pode levar algum tempo - mas não é impossível! Neste post, vou mostrar-lhe exatamente como se livrar das cochonilhas nas plantas de casa, PARA SEMPRE. Basta seguir estes métodos orgânicos de tratamento de cochonilhas em plantas de casa.

Às vezes parece que todos os insectos das plantas do planeta estão a tentar atacar as minhas plantas de interior! Até há alguns anos atrás, nunca tinha tido de lidar com a cochonilha das plantas de interior.

Não faço ideia de onde vieram, mas um dia reparei de repente numa infestação de insectos cochonilhas na minha planta de peixe dourado. Que nojo!

Mas não se preocupe, as escamas não são uma sentença de morte para as suas plantas! Eu descalcifiquei com sucesso as minhas plantas de casa, e você também pode!

O que são insectos cochonilhas?

As cochonilhas das plantas de interior são coisas de aspeto grosseiro que sugam a seiva das folhas e dos caules das plantas, resultando num crescimento atrofiado ou deformado das folhas, no amarelecimento das folhas, em marcas castanhas e, possivelmente, na queda das folhas.

Normalmente, as cochonilhas encontram-se nos caules e nas articulações das folhas de uma planta infestada, e ao longo das nervuras das folhas, mas podem ser encontradas em qualquer parte da planta.

Pode também notar folhas pegajosas nas plantas de interior, nos seus vasos ou à volta da área onde a planta se encontra.

Por vezes, esta é uma forma de ajudar a identificar as cochonilhas das plantas, caso não tenha a certeza. Ao alimentarem-se, as cochonilhas excretam um resíduo pegajoso que é um sinal comum de infestação.

Veja também: Como & Quando plantar batatas no seu jardim

Qual é o aspeto das escamas nas plantas?

Os insectos cochonilhas são muito difíceis de ver numa planta. Mesmo que se repare neles, os insectos cochonilhas nas plantas de interior parecem mais um crescimento estranho do que um inseto.

Parecem pequenos pontos ou inchaços castanhos e não se mexem. Para mim, parecem crostas numa planta (e foi mesmo isso que pensei que eram da primeira vez que os vi, haha!)

Podem ser arredondadas, ovais ou planas, e podem variar de tamanho, desde pouco visíveis a grandes protuberâncias numa planta, e a sua cor pode variar entre o castanho, o bronzeado e o branco.

Se os insectos nas suas plantas de interior forem brancos e felpudos e se parecerem mais com bolor, são cochonilhas. Eis como se livrar das cochonilhas.

As cochonilhas nas plantas gostam de se aglomerar, por isso são muito visíveis quando a população aumenta. Como disse antes, não se parecem com insectos, por isso provavelmente só dará por elas quando a sua planta estiver infestada.

Veja também: Como cultivar pimentos a partir de sementes: guia completo Diferentes fases do ciclo de vida dos insectos cochonilhas

Ciclo de vida do inseto da cochonilha da planta de casa

O ciclo de vida dos insectos cochonilhas tem várias fases, e todo o ciclo demora cerca de 7 a 10 semanas.

São necessárias algumas semanas para que os ovos eclodam e se transformem em ninfas (também conhecidas como escamas) e depois mais 6-9 semanas para que as escamas se transformem em adultos.

Uma escama rastejante pode deslocar-se numa planta (ou migrar para plantas vizinhas!) e, quando encontra um bom local para começar a alimentar-se e se torna adulta, nunca mais se desloca.

Os ovos e as ninfas das cochonilhas são minúsculos, pelo que é fácil compreender porque é que a maior parte das pessoas nunca saberá que a sua planta de casa tem cochonilhas até a população ter explodido.

Danos causados por escamas nas plantas

Os danos provocados pelos insectos cochonilhas podem parecer marcas de pústulas em plantas como as suculentas e os cactos, ou podem ser algo tão subtil como folhas castanhas ou amarelas numa planta.

Felizmente, os danos causados pelos insectos cochonilhas não são tão rápidos nem tão devastadores como os causados pelos ácaros, mas ainda assim podem ter um aspeto muito mau.

Se uma infestação de cochonilhas não for tratada, a planta acabará por morrer, embora seja necessário muito tempo e uma população muito grande para matar uma planta de grande porte.

Post relacionado: Como se livrar de mosquitos de fungos no solo de plantas de casa

Danos causados por insectos cochonilhas em cactos

De onde vêm as cochonilhas?

Quando se descobrem cochonilhas nas folhas das plantas, a primeira pergunta que se faz é: de onde é que elas vieram? As cochonilhas são muito sorrateiras e, muitas vezes, nunca se consegue descobrir de onde vieram.

Os insectos das plantas de interior podem vir de qualquer lado, por isso não enlouqueça a tentar descobrir o que causa as escamas nas plantas. Mas aqui estão alguns dos locais mais comuns de onde podem ter vindo...

  • Uma planta de casa novinha em folha que trouxe recentemente da loja
  • Terra para vasos contaminada
  • Reutilizar um vaso de plantas sujo
  • Mudar as plantas de casa para o exterior durante o verão
  • Produtos frescos ou flores cortadas da horta (ou mesmo da mercearia!)
  • Uma janela aberta - os rastejantes são minúsculos, por isso nunca se sabe!

Ler mais sobre como as plantas de interior podem apanhar insectos aqui .

Escamas de plantas domésticas e danos na minha planta de cato

Como se livrar de insectos cochonilhas em plantas de interior

Tal como acontece com qualquer infestação de pragas de plantas, quando encontra cochonilhas nas plantas, deve isolar a planta infestada e iniciar o tratamento imediatamente.

Não recomendo a utilização de um pesticida químico para as cochonilhas, porque as cochonilhas das plantas domésticas são resistentes à maioria dos pesticidas.

Além disso, na maior parte das fases do seu ciclo de vida, os pesticidas não penetram na sua casca exterior dura.

Por isso, mantenha a sua família e os seus animais de estimação em segurança e evite os pesticidas químicos tóxicos nas suas plantas de interior. Abaixo estão alguns métodos que pode experimentar e que funcionam muito bem para tratar as cochonilhas das plantas de interior.

Pode aprender ainda mais sobre os remédios naturais para o controlo de pragas de plantas domésticas aqui.

Como tratar a cochonilha nas plantas

Uma maneira de matar e remover o maior número possível de escamas da planta é usar um cotonete embebido em álcool (pode ser necessário arrancar algumas delas com a unha).

Para que o álcool isopropílico seja eficaz, deve entrar em contacto direto com as cochonilhas.

Este método de tratamento de insectos funciona muito bem para pequenas infestações e para se livrar do maior número possível de insectos de grande escala, para que possa ganhar vantagem.

Para remover as cochonilhas das plantas, certifique-se de que verifica todas as fendas da planta, à volta das articulações das folhas e dos caules, e por baixo de todas as folhas.

Eles gostam de se esconder, por isso não se esqueça de verificar a planta de vários ângulos diferentes.

Também se pode escovar um pouco de terra à volta da base do caule para ver se há algum escondido aí, pois as cochonilhas também podem ser encontradas nas raízes da planta.

Utilizar álcool para matar as cochonilhas nas plantas de interior

Faça o seu próprio sabão inseticida caseiro contra a cochonilha

Pode comprar sabão inseticida orgânico ou pode fazer o seu próprio inseticida caseiro para plantas de casa.

A receita de pulverização de escamas de plantas que utilizo é 1 colher de chá de sabão líquido orgânico suave por 1 litro de água. Depois pulverizo diretamente sobre as escamas e sobre as folhas da sua planta infestada.

Se a sua planta for pequena, pode levá-la para o lavatório ou para o chuveiro e lavar as folhas com esta solução de água e sabão, removendo suavemente o máximo de escamas que conseguir enquanto lava a planta.

Tenha em mente que alguns tipos de sabão podem danificar as plantas, por isso é melhor testar qualquer tipo de spray em algumas folhas antes de pulverizar toda a planta.

Sabão inseticida caseiro para matar cochonilhas

Utilizar o óleo de Neem para a formação de escamas nas plantas

O óleo de neem para plantas de interior é um inseticida natural para plantas de interior e é muito eficaz no tratamento de cochonilhas em plantas de interior. Um bónus adicional é que o óleo de neem tem um efeito residual para ajudar também na prevenção de pragas futuras.

Pode comprar concentrado de óleo de neem por um preço bastante baixo e um frasco dura muito tempo.

Se acabar por comprar o concentrado de óleo de neem, então terá de o misturar com um pouco de sabão líquido suave para ajudar o óleo a misturar-se com a água. Não se preocupe, é fácil, basta seguir as instruções no rótulo.

Pode utilizar um óleo hortícola pré-misturado ou um spray de cera de pimenta quente em vez de óleo de neem como tratamento para as cochonilhas das plantas, e estes também funcionam muito bem para ajudar a livrar-se das cochonilhas.

Saiba mais sobre o inseticida de óleo de neem

Utilização de inseticida à base de óleo de neem para combater as cochonilhas

Mais dicas para se livrar da cochonilha nas plantas

Não se pode tratar uma planta uma vez e esperar livrar-se dos insectos cochonilhas para sempre, é preciso ser persistente. Continue a verificar as suas plantas algumas vezes por semana e remova quaisquer novos insectos que veja. Aqui estão algumas dicas adicionais...

1. substituir a camada superior do solo - As cochonilhas podem esconder-se no solo de uma planta de interior, por isso, se uma planta for afetada por infestações recorrentes, pode tentar remover a primeira polegada de terra do vaso e substituí-la por terra fresca.

2. limpar a área circundante - Os rastejantes podem deixar a planta e voltar a infestá-la. Por isso, retire a planta da área e limpe quaisquer fendas onde as pragas possam estar escondidas. Certifique-se de que verifica o rebordo exterior e os rebordos interiores do vaso e do tabuleiro para plantas, bem como o fundo do vaso, para ver se há cochonilhas escondidas.

3. podar as folhas fortemente infestadas - Apare as folhas muito infestadas da planta e deite-as no lixo (fora de casa). No entanto, nunca corte todas as folhas de uma planta de casa.

4. higienizar a panela - Se decidir replantar uma planta depois de a ter tratado contra as cochonilhas, não se esqueça de esterilizar o vaso antes de o reutilizar. As cochonilhas podem esconder-se nas bordas ou no rebordo de um vaso e podem facilmente infestar qualquer planta que aí esteja envasada. Esfregue o vaso com água e sabão ou, melhor ainda, coloque-o na máquina de lavar louça para o esterilizar.

5. tratar a planta - Utilize regularmente um produto de limpeza de folhas à base de neem, um inseticida natural para plantas de interior, até ter a certeza de que a sua planta está livre de escamas.

É difícil eliminar as cochonilhas nas plantas de interior nas primeiras tentativas, são necessários vários tratamentos. Mesmo que consiga matar todos os adultos, os ovos e os bebés são minúsculos e passam facilmente despercebidos.

Não há dúvida de que lutar contra as escamas nas plantas de interior pode ser muito frustrante, mas vale a pena para salvar as suas plantas de interior favoritas.

Se está a lutar para se livrar dos insectos das plantas de interior, o meu eBook sobre o Controlo de Pragas de Plantas de Interior é para si! Ele irá mostrar-lhe exatamente como se livrar dos insectos das plantas de interior de forma natural, incluindo a identificação de pragas de plantas de interior, remédios caseiros para insectos de plantas, como evitar que as pragas de plantas de interior NUNCA voltem, e muito mais! Descarregue a sua cópia hoje!

Mais informações sobre as pragas das plantas de interior

    Como é que se livra das cochonilhas nas plantas de interior? Partilhe as suas dicas de tratamento das cochonilhas nos comentários abaixo.

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.