Semear sementes no inverno: Guia de início rápido

 Semear sementes no inverno: Guia de início rápido

Timothy Ramirez

A sementeira de inverno é divertida e fácil! Neste guia rápido, abordo tudo, desde os benefícios e quando começar, até à manutenção e transplante. Além disso, dou-lhe instruções detalhadas passo a passo para lhe mostrar exatamente como semear as suas sementes no inverno.

Se gosta de cultivar sementes, então tem definitivamente de experimentar a sementeira de inverno. É um método muito divertido de utilizar e tem mesmo sido um fator de mudança para alguns jardineiros.

Com o método de sementeira de inverno, as sementes são colocadas no exterior para não ocuparem espaço em casa.

Além disso, não precisa de comprar equipamento caro, nem de se preocupar com mudas tenras durante meses a fio.

Existem também muitos outros benefícios, que enumerarei a seguir (estou a adiantar-me um pouco).

Neste guia de início rápido, vou contar-lhe todos os pormenores que precisa de saber sobre a sementeira de inverno e dar-lhe também instruções passo a passo.

O que é a sementeira de inverno?

A sementeira de inverno é uma forma divertida e fácil de plantar sementes no exterior durante o inverno. Planta-se as sementes em estufas em miniatura feitas a partir de recipientes de plástico reciclados e depois coloca-se no exterior, na neve e no frio intenso.

Assim que o tempo começar a aquecer na primavera, as sementes germinarão ao seu próprio ritmo, tal como na natureza. Parece porreiro, não é? E fica ainda melhor...

Post relacionado: Métodos de arranque de sementes que todos os jardineiros devem experimentar

Veja também: Utilização de nemátodos benéficos para controlar as pragas dos jardins

Benefícios da sementeira de sementes de inverno

Para mim, a maior vantagem da sementeira de inverno é o espaço: uma vez que vão para o exterior, não ocupam espaço em casa, o que é ENORME!

Mas há muitos outros grandes benefícios da sementeira de inverno...

  • Não é necessário comprar qualquer equipamento especial ou luzes de cultivo
  • Não é necessário esterilizar os tabuleiros para as sementes
  • Não há risco de as plântulas ficarem húmidas
  • As plântulas semeadas no inverno não precisam de ser endurecidas, pois já estão a crescer no exterior
  • As plântulas são mais resistentes e mais robustas, o que significa que têm uma taxa de sobrevivência muito mais elevada
  • Pode começar a plantar as suas sementes muito mais cedo

Quando é que se pode começar?

Uma das coisas que mais gosto na sementeira de inverno é o facto de não haver um calendário definido com que se preocupar. Não tem de pensar nas datas das últimas geadas, nem de programar as suas plantações para evitar plântulas com pernas.

As sementes de inverno podem ser semeadas ao ar livre quando lhe for conveniente e sempre que tiver tempo. A única regra que deve seguir é esperar que as temperaturas negativas cheguem para ficar. Saiba exatamente quando começar aqui.

Como semear sementes no inverno

A sementeira de inverno é fácil. Não é necessária nenhuma técnica sofisticada, nem nenhum equipamento complicado, apenas são necessários alguns materiais para começar.

Mas, há algumas coisas que precisa de compreender antes de começar. Por isso, primeiro vamos falar sobre as três coisas principais de que vai precisar... terra, recipientes e sementes.

O melhor solo a utilizar

O melhor tipo de terra a utilizar é uma terra para vasos para todos os fins. Também já utilizei uma mistura para vasos de arranque de sementes, que funciona muito bem, mas pode ser um pouco mais cara.

A terra barata é demasiado pesada e pode estar cheia de sementes de ervas daninhas.

Além disso, utilize sempre terra para vasos fresca e esterilizada e nunca utilize terra de jardim em nenhum dos seus recipientes. Leia sobre a melhor terra a utilizar (e quais as que deve evitar) aqui.

Encher um jarro de leite com terra

Seleção de contentores

Existem muitos tipos diferentes de recipientes que pode utilizar para fazer as suas mini estufas para semear no inverno. Podem ser feitos com objectos que deita fora todos os dias.

Coisas como jarros de leite, garrafas de 2 litros, armazenamento de alimentos em restaurantes/deli/padarias, baldes para gelados... etc. A forma e o tamanho não importam, mas devem ser feitos de plástico transparente.

Também deve ser suficientemente profundo para conter 3-4 polegadas de solo no fundo, e suficientemente alto para permitir alguns centímetros de espaço para as mudas crescerem. Leia tudo sobre como escolher os melhores recipientes aqui.

Tipos de sementes para plantar

As melhores sementes para semear no inverno são as anuais resistentes ao frio, as ervas aromáticas e os legumes de cultura fria, ou as plantas perenes na sua zona.

Se não tiver a certeza, consulte os pacotes de sementes e procure termos como "auto-sementeira", "sementeira direta no exterior no outono", "sementeira direta no exterior no início da primavera" ou "estratificação a frio".

Palavras-chave como estas são bons indicadores de sementes que funcionarão bem para a sementeira de inverno. Saiba tudo sobre como escolher as melhores sementes para utilizar aqui.

Instruções passo a passo

Antes de começar, não se esqueça de limpar os seus recipientes. Pode simplesmente enxaguá-los se não tiverem resíduos.

Caso contrário, se estiverem sujos, não se esqueça de os lavar primeiro. Eis como limpar os seus recipientes.

Material necessário:

  1. Contentores
  2. Berbequim ou faca de metal velha
  3. Sementes

Passo 1: Escolha os seus recipientes - Faça uma busca no seu contentor de reciclagem para encontrar as mini-estufas perfeitas ou peça à sua família e amigos que as guardem para si.

Pode demorar algum tempo a obter uma boa seleção, por isso não se esqueça de começar a procurá-los algumas semanas antes de planear iniciar a sementeira de inverno.

Diferentes tipos de recipientes para utilizar nas sementeiras de inverno

Passo 2: Preparar as mini estufas - Se estiver a utilizar um recipiente alto e estreito, como uma garrafa de 2 litros ou um jarro de leite, corte-o primeiro ao meio com uma tesoura.

Depois faça buracos no fundo para drenagem e também no topo para ventilação. Utilize um berbequim para fazer os buracos ou uma faca quente para os derreter no plástico. Aprenda exatamente como preparar recipientes para sementeira de inverno aqui.

Fazer furos de drenagem na estufa de jarros de leite

Passo 3: Adicionar a terra - Encha o fundo da sua mini-estufa com 5 a 10 cm de terra para vasos ou de uma mistura para plântulas. Se o solo estiver muito seco, pode querer humedecê-lo um pouco antes de plantar as sementes.

Passo 4: Plantar as sementes - O número de sementes que coloca em cada recipiente fica ao seu critério.

Mas eu prefiro espaçá-las um pouco para facilitar o transplante das plântulas mais tarde. Se forem semeadas muito grossas, será difícil separar as plântulas.

Plantação de sementes em recipientes de sementeira de inverno

Etapa 5: Etiquetar as suas sementeiras de inverno - Quando se plantam sementes no inverno, na primavera esquece-se o que está nos recipientes - acredite em mim!

Há várias formas de o fazer: algumas pessoas escrevem em fita adesiva ou fita adesiva e outras escrevem diretamente na parte superior do recipiente.

No entanto, se utilizar um marcador permanente no topo, a escrita desvanecer-se-á com o sol e poderá ser ilegível na primavera.

Se utilizar fita-cola, coloque-a no fundo do recipiente para que a escrita não se desvaneça.

O meu método preferido para etiquetar os meus recipientes de sementes semeadas no inverno é utilizar marcadores de plástico para plantas e escrever neles com um lápis. Depois, empurro o marcador para o solo e nunca nenhum deles se desvaneceu.

Veja também: Como endurecer as plântulas antes de as transplantar

Passo 6: Regar o solo - Depois de ter plantado as sementes, regue bem o solo e deixe-o escorrer antes de o levar para o exterior.

Eu dou um duche ligeiro com o pulverizador do lava-loiça da minha cozinha, porque não vai perturbar o solo nem deslocar as sementes. Se o solo estiver muito seco, regue-o algumas vezes para se certificar de que está uniformemente húmido.

Regar as sementes após a sementeira de inverno em jarros de leite

Passo 7: Colocar as tampas - Os detalhes deste passo dependem do tipo de recipiente que utilizou. Se a tampa encaixar e ficar bem apertada, então está pronto.

Se utilizou algo alto que teve de cortar ao meio (ou seja, um jarro de leite, uma garrafa de 2 litros... etc.), pode utilizar fita adesiva (ou outra fita resistente) para voltar a colocar a tampa (mas deixe as tampas de fora).

Pode colar qualquer uma das tampas se não ficarem bem ajustadas, mas certifique-se de que não cobre completamente as partes transparentes do recipiente ou os orifícios que fez no passo 2.

Etapa 8: Levá-los para o exterior - Leve os seus recipientes semeados no inverno para o exterior, para um local onde estejam protegidos de ventos fortes, mas onde recebam humidade e sol pleno.

Se tiver animais de estimação ou crianças, coloque os recipientes em cima de uma mesa ou noutro local onde não estejam ao alcance.

Etapa 9: Esqueça-as até à primavera - Uma vez no exterior, pode praticamente esquecê-las até à primavera. Não se preocupe, não há problema se ficarem completamente cobertas de neve durante alguns meses. Deixe-as estar.

Sementes de inverno semeadas na neve

Quanto tempo demoram as sementes semeadas no inverno a crescer?

As sementes começarão a crescer ao seu próprio ritmo, e o momento pode ser diferente para cada uma delas.

Alguns podem começar a germinar antes mesmo de a neve derreter dos contentores, enquanto outros só começarão a crescer quando o tempo aquecer na primavera.

Em média, as minhas sementes semeadas no inverno começam a germinar no início de março... mas estou na zona 4b de Minneapolis.

As zonas mais quentes começam a ver os rebentos muito mais cedo, e também pode variar de ano para ano, dependendo do clima.

A melhor coisa a fazer é verificar regularmente se há sinais de rebentos. Comece a verificá-los quando o tempo começar a aquecer no final do inverno/início da primavera. As sementes mais resistentes germinarão primeiro.

Sementes semeadas no inverno que crescem na primavera

Monitorização & Manutenção dos seus contentores

A única manutenção que tem de fazer na primavera é certificar-se de que as suas plântulas não sobreaquecem e que o solo não seca.

Estas mini-estufas podem ficar bastante quentes ao sol, pelo que pode ser necessário ventilá-las mais. Pode ventilá-las abrindo as tampas ou aumentando os orifícios no topo.

Quando as plântulas estiverem suficientemente altas para tocarem no topo do interior do recipiente, é altura de retirar as tampas.

A terra pode secar muito rapidamente assim que se tiram as tampas, por isso verifique-as pelo menos uma vez por dia e regue-as se necessário.

Uma vez retiradas as tampas, fique atento ao boletim meteorológico. Se houver a possibilidade de temperaturas negativas, cubra as suas plântulas com um lençol ou cobertor durante a noite.

Plantando as mudas no jardim

Quando as plântulas estiverem suficientemente altas e tiverem desenvolvido os seus primeiros conjuntos de folhas verdadeiras, é altura de as plantar no jardim.

As plântulas resistentes semeadas no inverno podem ser transplantadas logo que o solo esteja trabalhável no início da primavera.

Também não é necessário endurecê-las, uma vez que já estão a crescer no exterior! Pode simplesmente plantá-las diretamente no jardim.

Plântulas semeadas no inverno prontas a transplantar para o jardim

A sementeira de inverno é uma excelente forma de cultivar as sementes para o seu jardim todos os anos. Pode fazê-lo ao seu próprio ritmo e os cuidados são mínimos. E, como não é necessário endurecer as plântulas semeadas no inverno, o transplante também é muito fácil!

Próximos passos : Se quiser mais ajuda para aprender a semear no inverno, obtenha uma cópia do meu livro eletrónico sobre sementeira de inverno. Será o seu guia essencial que o guiará ao pormenor em cada passo do processo.

Se quiser aprender a cultivar facilmente todos É uma formação online aprofundada que o guiará por tudo o que precisa de saber sobre o cultivo de todos os tipos de sementes, passo a passo.

Mais mensagens sobre a sementeira de inverno

    Outros recursos para a sementeira de inverno

    • wintersown.org
    • Fórum Garden Web WS

    Já experimentou a sementeira de inverno? Partilhe as suas dicas ou experiências na secção de comentários abaixo.

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.