Cuidados com as plantas suculentas & Guia de cultivo definitivo

 Cuidados com as plantas suculentas & Guia de cultivo definitivo

Timothy Ramirez

As suculentas são únicas, bonitas e, o melhor de tudo, são fáceis de cuidar! Neste guia completo, aprenderá tudo o que precisa de saber sobre como cultivá-las no interior ou no exterior e mantê-las florescentes durante anos.

As pessoas perguntam-me muitas vezes qual é o meu tipo de planta preferido. Basta olhar para a minha coleção de plantas de casa (e até para o meu jardim no exterior) e verá que a resposta é bastante óbvia. Adoro suculentas!

Algumas pessoas pensam que as suculentas são difíceis de cuidar, mas a verdade é que são extremamente fáceis e de manutenção bastante reduzida.

Cultivo-as há décadas e estou muito entusiasmada por partilhar convosco todos os meus conhecimentos sobre a manutenção destas plantas lindas e divertidas.

Neste guia completo, vou dar-lhe imensas dicas sobre como cultivar suculentas, incluindo tudo o que precisa de saber sobre água, luz, fertilizantes, solo, poda, controlo de pragas e muito mais!

O que é uma suculenta?

Uma suculenta é um tipo de planta que tem folhas e caules carnudos e firmes, concebidos para reter água. São nativas de climas áridos que não recebem muita chuva.

Como são boas armazenadoras de água, não precisam de tanta humidade como outros tipos de plantas, o que significa que exigem menos manutenção da nossa parte.

Pequena coleção de suculentas que crescem dentro de casa

Diferentes tipos de suculentas

Existem tantos tipos diferentes de suculentas que é impossível nomeá-las todas num só artigo. Mas algumas são muito mais comuns do que outras. Aqui estão algumas das minhas favoritas.

  • Agave
  • Planta fantasma
  • Cauda de burro
  • Aeónio
  • Cato-lápis
  • Gasteria
  • Haworthia
  • Cato estrela-do-mar (planta carnívora)
  • Gastrolia
  • Huernia (flor de dragão)
Plantas suculentas em vasos que passam o verão ao ar livre

Flores

A maioria das plantas suculentas florescerá a dada altura da sua vida, e várias florescerão mesmo constantemente com os cuidados adequados.

Infelizmente, algumas delas morrem depois de florescerem, o que é normal no seu ciclo de vida, mas muitas outras podem continuar a florescer ano após ano.

As épocas de floração, as cores, as formas, a fragrância (ou a falta dela) e os tamanhos variam muito consoante o género e a espécie.

Planta de jade que floresce no interior

Toxicidade

Muitas vezes perguntam-me se as suculentas são tóxicas para os cães e gatos. Infelizmente, algumas delas podem ser venenosas, enquanto outras são completamente atóxicas.

Por isso, se estiver preocupado com a sua segurança, recomendo que investigue a variedade específica que tem. O sítio Web da ASPCA tem uma boa lista para começar.

Como cultivar suculentas

Antes de entrar nos pormenores específicos dos cuidados a ter com as suculentas, vamos falar sobre onde cultivá-las. Compreender a sua resistência e colocá-las no local certo são os primeiros passos para o sucesso.

Resistência

Talvez se surpreenda ao saber que a maioria das suculentas é bastante resistente ao frio. O seu habitat nativo é o deserto, que pode ficar bastante frio à noite, por vezes mesmo abaixo de zero.

Mas a resistência exacta depende da espécie. Tenho algumas que conseguem sobreviver a vários meses de temperaturas negativas no meu jardim da zona 4 de MN, enquanto outras morrem rapidamente ao primeiro sinal de geada e têm de ser mantidas dentro de casa durante o inverno.

Onde cultivar suculentas

Independentemente de as querer cultivar no interior ou no exterior, é muito importante manter as suculentas num local seco onde recebam luz brilhante.

O seu comportamento é tão bom em vasos como no solo, desde que estas condições sejam respeitadas. Escolha um recipiente com buracos no fundo, ou uma área de jardim que não receba muita chuva.

Post relacionado: Como plantar suculentas no interior ou no exterior

Vaso de plantas com várias suculentas coloridas

Guia de cultivo e cuidados com plantas suculentas

Cultivar suculentas pode ser difícil se não estiver familiarizado com as suas necessidades de cuidados. Por isso, abaixo vou dar-lhe todos os pormenores de que necessita para ter sucesso.

Luz

De um modo geral, a maioria das suculentas cresce melhor com luz brilhante. Algumas desenvolvem-se a pleno sol, enquanto outras preferem uma exposição parcial à sombra.

No interior, coloque-as numa janela ou perto de uma janela solarenga durante o outono e o inverno e dê-lhes luz filtrada durante os meses quentes de verão.

Se vir que estão a ficar pernaltas ou a tentar alcançar a janela, isso significa que precisam de mais luz. Mova-as para um local mais ensolarado ou use uma luz de crescimento.

Antes de as levar para o exterior ou de as plantar, é aconselhável informar-se sobre a sua exposição ideal, de modo a evitar problemas como queimaduras solares nas que preferem estar protegidas dos raios intensos da tarde.

Algumas suculentas diferentes a crescer juntas num vaso

Água

A rega correcta é, de longe, a parte mais difícil para a maioria das pessoas no que diz respeito ao cuidado das plantas suculentas.

As plantas detestam pés molhados e a rega excessiva e constante faz com que apodreçam e morram. Por isso, verifique sempre, sempre, se elas precisam mesmo de água primeiro.

O solo deve estar completamente seco antes de adicionar mais. Para verificar, enfie o dedo a pelo menos 2″ de profundidade. Se estiver molhado, espere mais tempo.

Este é um dos aspectos mais importantes a ter em conta. Por isso, se tiver dificuldade em fazê-lo, recomendo vivamente que compre um medidor de humidade barato para facilitar as coisas. Saiba exatamente como e quando regar as plantas aqui.

Os melhores contentores

Quando se trata de cultivar suculentas em vasos, é importante escolher o recipiente certo. Em primeiro lugar, a drenagem adequada é uma obrigação, especialmente se planear colocá-las no exterior.

Não toleram solo encharcado durante muito tempo, e escolher um vaso que não tenha orifícios de drenagem é uma receita para o desastre.

Na minha opinião, os vasos de terracota são a melhor escolha. O barro ajuda a absorver a humidade mais rapidamente, o que significa que a rega excessiva será um risco menor.

Algumas das minhas plantas suculentas a crescer no parapeito de uma janela no inverno

Solo

Uma das perguntas mais comuns que recebo sobre os cuidados a ter com as plantas suculentas é sobre o tipo de solo a utilizar.

Uma vez que gostam de estar secos, é melhor utilizar uma mistura arenosa de drenagem rápida que não retenha a humidade. Pode comprar uma mistura comercial para eles, ou uma mistura arenosa se preferir.

Eu gosto de fazer a minha própria mistura de perlite ou pedra-pomes, areia grossa e terra para vasos normal, para obter a consistência perfeita. Aprenda a fazer a sua própria terra para suculentas aqui.

Repicagem

Como tendem a ter raízes pouco profundas, as suculentas podem crescer no mesmo vaso durante muito tempo, o que significa que não terá de se preocupar em mudá-las de vaso com frequência.

Saberá que está na altura se vir raízes a sair dos orifícios inferiores, se a planta estiver pesada no topo e continuar a cair, ou se o seu crescimento tiver abrandado drasticamente.

Veja também: O que fazer com os ciclames após a floração

Utilize um recipiente limpo que tenha uma drenagem adequada e que seja apenas um tamanho maior do que o atual. Em seguida, enterre-as à mesma profundidade que tinham antes. Saiba exatamente como repô-las aqui.

Repotencialização de uma planta suculenta

Fertilizante

As suculentas beneficiam da fertilização durante o seu período de crescimento ativo. Pode comprar um alimento líquido especial para plantas, feito especificamente para elas.

Um fertilizante de uso geral ou um chá de composto também funcionam muito bem. Se preferir, pode até mesmo aplicar uma cobertura com grânulos de libertação lenta.

Comece por lhes dar uma dose fraca de adubo líquido no início da primavera, aumentando-a gradualmente até à sua potência máxima. Depois, continue a alimentá-las regularmente até ao outono.

Não as fertilize durante os meses mais frios do outono e do inverno, ou o novo crescimento será provavelmente muito fraco e pernalta.

Bela combinação de suculentas num vaso de terracota

Controlo de pragas

Depois de aprender a cuidar corretamente das suculentas, verá que não têm muitos problemas com pragas, mas por vezes os pulgões, as cochonilhas ou as cochonilhas podem tornar-se um problema.

Por isso, teste primeiro em algumas folhas, depois espere alguns dias para se certificar de que não há danos antes de tratar toda a planta.

Se for tolerante, recomendo a utilização de óleo de neem, de um sabão inseticida orgânico ou a remoção dos insectos com um cotonete embebido em álcool.

Ou pode tentar fazer o seu próprio spray usando uma mistura de 1 colher de chá de sabão líquido suave por 1 litro de água.

Saiba mais sobre Como se livrar dos insectos das plantas de casa de forma natural

Poda

Algumas suculentas precisam de ser podadas regularmente para manter a sua forma e tamanho, enquanto outras podem não precisar de o fazer de todo.

Se a sua planta estiver a ficar pernalta ou esparsa, então pode aparar ou beliscar para manter a forma compacta. Corte o crescimento fraco e pernalta beliscando-o com os dedos, cortando-o com um par de tesouras afiadas, ou use uma tesoura de poda pesada para caules mais grossos.

As flores mortas e os espinhos podem ser removidos em qualquer altura. Mas se estiver a podar para dar forma, então a melhor altura para o fazer é na primavera ou no verão.

Post relacionado: Como fazer um jardim de suculentas de interior

Dicas de cuidados com as suculentas no inverno

Acredite ou não, as suculentas entram num estado de dormência durante os meses de inverno. Não deixam cair as folhas como as outras plantas, mas o seu crescimento abranda e não precisam de tanta humidade.

Por isso, deixe-as ficar secas durante mais tempo e regue-as com moderação. Além disso, não as replante, não as pode nem as alimente durante os meses mais frios do ano, deixe-as repousar.

Veja também: Como se livrar dos vermes da couve de forma orgânica

Post relacionado: Como fazer a sua própria terra para vasos Gritty Mix

Uma bela combinação de suculentas plantadas em vasos de exterior

Dicas de propagação de suculentas

Na sua maioria, as suculentas são notoriamente simples de propagar. Muitas podem ser enraizadas a partir de estacas de folhas ou caules, enquanto outras precisam de ser divididas.

Para aumentar as suas hipóteses de sucesso e acelerar o processo, polvilhe a extremidade cortada com hormona de enraizamento. Aprenda exatamente como propagar as folhas ou estacas de caule aqui.

Resolução de problemas comuns de cuidados com as suculentas

Quando apanhar o jeito de cuidar das suculentas, verá que elas não têm muitos problemas. Mas abaixo estão alguns dos problemas mais comuns com que se pode deparar, juntamente com dicas para os resolver.

Suculentas pernaltas

A causa mais comum de suculentas pernaltas é a luz inadequada, e isto é normalmente um problema maior quando as cultivamos dentro de casa.

Se isto estiver a acontecer com a tua, dá-lhe mais sol ou acrescenta uma luz de crescimento dentro de casa. Podes podar os caules pernaltas quando começarem a recuperar.

Folhas castanhas

As folhas castanhas são normalmente causadas por queimaduras solares ou por falta de rega. Se tiverem manchas castanhas, o mais provável é que sejam queimaduras solares, por isso deve mudá-las para um local com sombra parcial.

As folhas inteiras que estão castanhas e secas significam que não estão a receber humidade suficiente. Evite deixá-las secar durante longos períodos de tempo.

Folhas murchas

As folhas das suculentas começam a murchar quando a água interna começa a escassear. Normalmente, não é muito preocupante e elas voltam a crescer depois de lhes dar de beber.

No entanto, se o solo estiver húmido e as folhas continuarem a murchar, isso é um sinal de apodrecimento da raiz ou do caule. Verifique se a base do caule principal ou do tronco está firme. Se estiver mole, terá de fazer estacas para salvar a planta.

Post relacionado: Como propagar suculentas no inverno

A minha planta fantasma em vaso ao ar livre no jardim

Perguntas frequentes sobre os cuidados a ter com as plantas suculentas

Nesta secção, responderei a algumas das perguntas mais frequentes sobre os cuidados a ter com as suculentas. Se não encontrar a sua resposta aqui, coloque-a nos comentários abaixo.

As suculentas precisam de luz solar direta?

Embora muitos tipos de suculentas necessitem de luz solar direta, há algumas que crescem melhor em condições de menor luminosidade. É melhor consultar a variedade específica que possui para determinar exatamente a quantidade de luz solar de que necessita.

Porque é que a minha suculenta está a morrer?

A sua suculenta pode estar a morrer devido a excesso de rega, uma vez que esta é a causa mais comum de morte. Demasiada humidade fará com que apodreçam.

As suculentas são fáceis de cuidar?

Sim, as suculentas são fáceis de cuidar e desenvolvem-se com a negligência.

As suculentas crescem melhor no interior ou no exterior?

Na minha experiência, as suculentas crescem melhor no exterior do que no interior, mas há vários tipos que são boas plantas de interior e podem viver durante décadas dentro de casa sem qualquer problema.

A que velocidade crescem as suculentas?

A rapidez com que as suculentas crescem depende totalmente da variedade que tem, bem como dos cuidados que lhe dá. Algumas são muito mais rápidas do que outras, mas em condições ideais, a maioria delas é muito rápida.

As suculentas são simples de cultivar e divertidas de colecionar. Depois de aprender a cuidar delas, não terá qualquer problema em mantê-las viçosas durante muitos anos, tanto no interior como no exterior.

Se quer aprender tudo o que há para saber sobre a manutenção de plantas de interior saudáveis, então precisa do meu eBook sobre Cuidados com as Plantas de Interior, que lhe mostrará tudo o que precisa de saber sobre como manter todas as plantas da sua casa a prosperar. Descarregue a sua cópia agora!

Mais guias de cuidados com as plantas

    Partilhe as suas dicas de cuidados com plantas suculentas na secção de comentários abaixo.

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.