Tudo o que precisa de saber sobre como cuidar das bromélias

 Tudo o que precisa de saber sobre como cuidar das bromélias

Timothy Ramirez

Os cuidados a ter com as bromélias não são difíceis, mas são bastante diferentes da média das plantas de interior. Quando souber o que elas precisam, poderá manter as suas florescentes durante muitos anos.

Neste post vou mostrar-lhe tudo o que precisa de saber sobre como cuidar de bromélias para que possa ter sucesso.

Desde a rega à humidade, solo, luz e floração, passando pela poda, fertilização, controlo de pragas e muito mais, encontrará tudo aqui.

Se tiver a sorte de viver num clima tropical onde as temperaturas nunca descem abaixo de zero, então pode cultivar bromélias no exterior, no seu jardim! O resto de nós tem de se limitar a cultivá-las dentro de casa.

As bromélias são plantas de casa com flores maravilhosas que crescem bem em condições de pouca luz. São também plantas de casa amigas dos animais de estimação que são seguras para cultivar se tiver gatos ou cães!

Neste guia completo de cuidados com as bromélias, aprenderá a cultivar qualquer tipo que tenha.

Factos sobre as bromélias

Tal como as orquídeas e os fetos, as bromélias são epífitas, o que significa que crescem em árvores, rochas ou outras plantas, e obtêm a sua água e nutrientes do ar e da água da chuva.

Em muitos aspectos, os cuidados com as bromélias também são semelhantes, por isso, se já tiver uma destas plantas, isto será muito fácil!

Ao contrário da maioria das plantas, não obtêm os seus nutrientes a partir das suas raízes, as suas raízes são o que utilizam para se fixarem ao suporte de crescimento.

Bromélia epífita a crescer numa árvore na natureza

Alguns tipos de bromélias podem ser difíceis de cultivar como plantas de interior, porque gostam de humidade e podem secar demasiado depressa numa casa normal (especialmente durante os meses secos de inverno).

Mas, na sua maioria, as bromélias são plantas de interior óptimas e fáceis de cuidar.

As bromélias são plantas de crescimento lento e a maior parte delas só floresce uma vez na vida. São também plantas de vida curta e a maior parte das variedades de bromélias morre após a floração.

É triste, eu sei, mas normalmente têm muitos bebés antes de morrerem, por isso, ainda se ganha mais plantas com o negócio (mas mais sobre isso mais tarde).

Incrível árvore de bromélias epífitas

Flor de bromélia -vs- Brácteas de flor

Muitas pessoas pensam que o grande crescimento colorido que torna as bromélias tão populares é a flor, o que é um equívoco comum.

Mas isso é a bráctea floral e não a flor propriamente dita. As flores das bromélias nascem das brácteas florais. Algumas são grandes e bonitas espigas e outras são minúsculas e insignificantes.

Muitas pessoas ficam confusas quando a sua começa a florir, pois pensavam que as brácteas eram as flores.

Outra pergunta comum que recebo é "quanto tempo leva para os filhotes de bromélias florescerem"? Os bebés têm de atingir a maturidade total antes de florescerem.

Veja também: Como montar um barril de chuva passo a passo

Assim, dependendo da variedade que tiver, é provável que sejam necessários 1-3 anos para que as crias atinjam a sua maturidade total.

Veja também: Como cuidar de um Philodendro Princesa Rosa Diferentes tipos de bromélias, uma com púrpura & ampola; flor branca, outra com uma haste de flor vermelha

Guia de cuidados para plantas de bromélias

Se é novo no cultivo destas belezas tropicais, descobrirá que os cuidados com as bromélias são muito diferentes de qualquer outra planta que provavelmente tem.

Uma vez que absorvem nutrientes e água através das suas folhas, é necessário ter um cuidado especial ao regar, alimentar e envasar as suas bromélias.

Várias plantas de bromélias Aechmea com flores cor-de-rosa

Dicas de rega para plantas de bromélias

Uma coisa que é diferente nos cuidados com as bromélias é que não se rega através da terra, mas sim mantendo o seu centro cheio e o meio seco.

No interior, deite fora o vaso central e refresque-o todas as semanas para evitar que fique estagnado. No exterior, pode lavá-lo regularmente para o manter limpo, se necessário.

Além disso, tenha cuidado com o tipo de água que utiliza, porque eles são muito sensíveis aos químicos da torneira normal. A água da chuva, destilada ou filtrada são os melhores tipos a utilizar.

Saiba mais sobre como regá-las exatamente aqui para obter o melhor sucesso.

Água no copo central de uma planta de bromélia

Requisitos de humidade das bromélias

As bromélias gostam de ar húmido, por isso, considere a possibilidade de nebulizar as suas plantas regularmente se o ar da sua casa for seco.

Pode cultivar a sua planta de casa bromélia em divisões mais húmidas, como uma casa de banho ou na cozinha, perto do lava-loiça.

Pode também colocar um humidificador perto das suas bromélias durante o inverno para ajudar a manter o nível de humidade consistente na sala.

Um monitor de humidade para interiores é útil para ajudar a dar às suas bromélias a quantidade perfeita de humidade.

Plantas de bromélias verdes com flores vermelhas brilhantes

Iluminação para bromélias

No que diz respeito à luz, as bromélias não são muito exigentes e são óptimas plantas de interior com pouca luz.

A luz direta do sol pode queimar as folhas, mas algumas bromélias cultivadas dentro de casa também podem sofrer se não receberem luz suficiente.

Para obter melhores resultados, coloque a sua bromélia num local onde receba luz média a brilhante. Uma pequena lâmpada de cultivo ajuda imenso se não tiver luz natural.

Melhor mistura para envasamento de bromélias

Tecnicamente falando, as bromélias não precisam de ser envasadas em terra.

Não obtêm a sua água ou nutrientes do solo, as suas raízes são apenas utilizadas para se agarrarem a árvores, plantas ou outros suportes de crescimento na natureza.

As bromélias podem ser montadas em troncos, madeira ou rochas, ou podem ser cultivadas num vaso. Se preferir cultivar bromélias em vasos, pode comprar uma mistura de solo para bromélias ou usar uma mistura de solo para orquídeas.

A melhor mistura caseira é um meio sem solo de drenagem rápida feito com musgo esfagno, casca de árvore, perlite e/ou outros materiais orgânicos grosseiros.

Se plantar bromélias em terra de vaso normal, tenha o cuidado de manter a terra seca ou a sua planta pode apodrecer.

Lindas bromélias amarelas

Melhor Fertilizante para Bromélias

As bromélias não são realmente necessidade São plantas de crescimento naturalmente lento, e os fertilizantes não as vão ajudar a crescer muito mais depressa.

Mas, tal como qualquer planta, as bromélias beneficiarão da adição de alguns nutrientes - certifique-se apenas de que fertiliza com moderação.

Além disso, certifique-se de que utiliza sempre um fertilizante líquido orgânico natural, porque as bromélias são muito sensíveis aos fertilizantes químicos para plantas.

Se quiser fertilizar as suas bromélias, utilize um fertilizante líquido orgânico para plantas domésticas ou um chá de composto durante a primavera e o verão (não fertilize as bromélias durante o inverno).

Bromélia a começar a florir

Pragas das plantas de casa de bromélias

As bromélias não costumam ter muitos problemas com insectos, mas a cochonilha ou a cochonilha-da-planta podem ser um problema, por isso não se esqueça de estar atento durante a sua rotina regular de cuidados com as plantas de bromélias.

O óleo de neem orgânico é um inseticida natural muito eficaz para eliminar estas pragas desagradáveis das plantas domésticas. O óleo de horticultura ou o sabão inseticida orgânico também funcionam muito bem.

Também pode usar um cotonete embebido em álcool para matar cochonilhas e cochonilhas de plantas domésticas por contacto e para as remover da planta.

Nunca utilize pesticidas químicos nas pragas das plantas domésticas, porque estas podem desenvolver resistência aos produtos químicos, agravando os problemas das pragas, e os pesticidas químicos também podem danificar a sua planta bromélia.

Poda das bromélias

A maior parte das vezes, não precisa de se preocupar com a poda das suas plantas de bromélias. As folhas mortas ou moribundas podem ser podadas em qualquer altura.

Apare a ponta da flor depois de esta morrer, mas mantenha a planta a crescer o mais possível para que tenha tempo suficiente para criar crias.

Quando a planta principal morrer, pode podá-la e deixar as crias a crescer no vaso, ou pode retirar as crias da planta-mãe morta e colocá-las no vaso por si próprias.

Impressionante planta de bromélia cor-de-rosa (Aechmea)

Propagação de plantas de bromélias

Como referi acima, a maioria das bromélias acaba por desvanecer e morrer depois de terminar a floração.

Este é um triste facto da vida, mas a boa notícia é que normalmente têm muitos bebés antes de morrerem.

As bromélias que estão a chegar ao fim da sua vida desenvolvem pequenos filhotes à volta da base da planta principal.

Para propagar a sua bromélia, pode simplesmente remover estas crias da planta-mãe ou deixá-las crescer depois de a planta principal ter morrido e ter sido removida.

Uma coleção colorida de plantas de bromélias em flor

Resolução de problemas comuns

Não há nada pior do que ver a sua planta de bromélias morrer e não fazer ideia do que se passa com ela. Por isso, nesta secção, vou listar alguns dos problemas mais comuns e dar-lhe dicas para os resolver.

A flor da bromélia está a ficar castanha ou a cor está a desvanecer-se

Quando a bráctea da flor (aquilo a que a maioria das pessoas se refere como a flor) começa a ficar castanha ou a cor desvanece-se, é um sinal de que a planta acabou de florescer e está a começar a morrer, o que é uma parte normal do ciclo de vida da bromélia.

Infelizmente, não há nada que se possa fazer para salvar a planta quando ela começa a morrer. Mas, antes de a deitar fora, não se esqueça de verificar à volta da base da planta para ver se há filhotes de bromélias a crescer.

Se assim for, tem muitas plantas novas para substituir a que está a morrer! Deixe crescer as crias e corte a planta-mãe quando esta estiver completamente morta.

Pequenas flores semelhantes a pêlos que crescem para fora da flor

O que a maioria das pessoas chama de flor da bromélia é a bráctea floral, e não a flor propriamente dita.

Muitos tipos de flores de bromélias são minúsculas e insignificantes, e podem parecer estranhas quando começam a crescer - o que pode ser alarmante se nunca tiver visto uma flor de bromélia antes!

Porque é que as folhas da minha bromélia estão a ficar amarelas?

As folhas da sua bromélia estão a ficar amarelas porque podem estar a receber demasiada luz, luz insuficiente ou demasiada ou pouca água.

Porque é que as folhas da minha bromélia estão castanhas, secas e estaladiças?

As folhas de uma bromélia podem começar a parecer secas e estaladiças devido à falta de água. As folhas também podem ficar castanhas se a planta não estiver a receber luz solar suficiente.

Plantas de interior de bromélias em miniatura em vasos coloridos

Se está a pensar onde comprar bromélias, está com sorte! São uma das plantas mais comuns vendidas na secção de plantas de interior na maioria dos centros de jardinagem, ou pode comprar bromélias online.

Se está a pensar comprar uma bromélia, recomendo que a experimente. Parece que são mais difíceis de cultivar do que na realidade são, e os cuidados com as plantas de bromélia são bastante fáceis quando se apanha o jeito!

Se quer aprender tudo o que há para saber sobre a manutenção de plantas de interior saudáveis, então precisa do meu eBook sobre Cuidados com as Plantas de Interior, que lhe mostrará tudo o que precisa de saber sobre como manter todas as plantas da sua casa a prosperar. Descarregue a sua cópia agora!

Mais mensagens sobre o cultivo de plantas de interior

    Tem algumas dicas de cuidados com as bromélias para acrescentar a esta lista? Partilhe-as na secção de comentários abaixo.

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.