Como se livrar dos vermes da couve de forma orgânica

 Como se livrar dos vermes da couve de forma orgânica

Timothy Ramirez

Neste post, você aprenderá tudo sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, os danos que causam, como identificá-los e de onde vêm. Além disso, compartilharei toneladas de dicas e métodos para ajudá-lo a se livrar dos vermes do repolho em seu jardim.

Os vermes da couve são um grande problema para muitos jardineiros e podem ser pequenos insectos muito destrutivos. Sei em primeira mão que controlar as pragas do jardim pode ser super frustrante!

Mas não há razão para recorrer aos pesticidas químicos tóxicos para se livrar dos vermes da couve. Pode facilmente fazê-lo de forma orgânica.

Quando souber como se multiplicam, quais são as plantas de que mais gostam, de onde vêm, qual é o seu aspeto e os sinais a ter em conta, será muito mais fácil controlar os vermes da couve.

O que é que provoca buracos nas folhas de couve?

Se vir buracos nas folhas da sua couve, couve-de-bruxelas, brócolos, couve-flor ou qualquer outra planta da família das Brassicaceae, é certo que as lagartas são as culpadas.

Na verdade, existem alguns tipos de insectos que se alimentam principalmente das plantas da família Brassicaceae, sendo os mais comuns a lagarta da couve importada, a lagarta da couve e a traça-das-crucíferas.

Aqui está um resumo rápido para que possa descobrir o que está a comer as folhas da sua couve...

  • Vermes da couve importados - A principal praga que se alimenta das culturas de repolho na minha horta é a lagarta da couve importada. São lagartas verdes que têm pernas ao longo de todo o corpo e ficam planas quando rastejam. A borboleta adulta é branca com algumas pequenas manchas pretas nas asas.
  • Laços de repolho - As lagartas da lagarta da couve também são verdes. São parecidas com as minhocas da couve, mas são ligeiramente maiores. Também têm menos patas e movem-se como uma minhoca, fazendo uma pequena forma de laço com o corpo. A traça adulta é castanha com um conjunto de pequenas manchas brancas em cada asa.
  • Traças de diamante - As suas larvas também são lagartas verdes, mas enrolam-se e caem da planta quando são perturbadas, muitas vezes penduradas num fio de seda. A traça adulta é castanha e tem normalmente um padrão em forma de diamante no dorso.

Como são todos muito parecidos, muitas pessoas confundem as larvas da traça-das-crucíferas e da traça-das-crucíferas com a lagarta-das-crucíferas. Embora não sejam todos os mesmos insectos, os seus ciclos de vida, hábitos alimentares e danos nas plantas são os mesmos.

Neste post, vou centrar-me no verme da couve importado, mas todas as dicas de controlo orgânico do verme da couve que menciono funcionarão igualmente bem para as lagartas da lagarta da couve e da traça-das-crucíferas.

O que são os vermes da couve importados?

Os vermes da couve importados são pragas comuns das plantas da família Brassicacea e podem ser muito destrutivos. São as larvas de uma borboleta chamada "branca da couve", "borboleta branca da couve" ou "branca pequena".

O seu nome comum, "verme da couve", deve-se ao facto de se alimentarem preferencialmente de culturas da família das couves, sendo as crucíferas as suas principais plantas hospedeiras.

Verme verde a destruir uma pequena cabeça de couve

Qual é o aspeto dos vermes da couve?

As minhocas da couve são pequenas lagartas verdes que começam por ser minúsculas e crescem até atingirem cerca de 2,5 cm de comprimento. São de cor verde suave, cobertas de pêlos minúsculos e têm uma linha amarela ténue que lhes corre nas costas e nos lados.

Se as lagartas verdes das suas culturas de repolho curvarem as costas para cima quando rastejam, então são lagartas de repolho.

Na sua forma adulta, os vermes da couve são pequenas traças brancas com uma envergadura de asa de apenas 1,5 a 2 polegadas. Têm um par de manchas pretas ou castanhas nas asas e podem também parecer de cor amarela pálida ou castanha clara.

Verme bebé da couve a comer um buraco numa folha (ampliação de 15x)

Ciclo de vida do verme da couve

Compreender o seu ciclo de vida é importante para o ajudar a livrar-se dos vermes da couve. Eles hibernam durante o inverno como pupas e emergem como adultos na primavera. Pouco depois de emergirem, a borboleta fêmea começará a pôr os seus ovos.

As borboletas da lagarta da couve parecem inofensivas, e são-no. De facto, são muito bonitas quando esvoaçam e flutuam pelo jardim. No entanto, quando se percebe porque esvoaçam (estão a pôr ovos), deixam de ser tão bonitas.

As fêmeas adultas põem os seus ovos na parte inferior das folhas e, após alguns dias, surgem pequenas lagartas bebés que começam a alimentar-se da planta. Os ovos do verme da couve podem ser brancos, amarelos ou mesmo verdes, e são tão pequenos que mal são visíveis a olho nu.

Após cerca de 3 a 4 semanas, quando as lagartas atingem o seu tamanho máximo, deixam de se alimentar para se transformarem em pupas. Nesta altura, os vermes da couve formam casulos (chamados crisálidas) na parte inferior das folhas. Os novos adultos emergem das crisálidas em cerca de 10 dias. Pode haver várias gerações numa estação.

Crisálida do casulo da lagarta da couve

Veja também: Como podar o manjericão da forma correcta

De onde vêm os vermes da couve?

Uma vez que os adultos podem voar, os vermes da couve podem vir de qualquer lado, sendo naturalmente atraídos pelas culturas de repolho, que é a sua principal planta hospedeira.

Assim, se as borboletas brancas da couve estiverem presentes na sua região e se cultivar vegetais crucíferos, é garantido que elas encontrarão a sua horta.

O que é que as lagartas do verme da couve comem?

As principais plantas hospedeiras das borboletas brancas da couve são as plantas da família das brassicáceas, pelo que é possível encontrar as lagartas a alimentarem-se em qualquer tipo de vegetal crucífero.

Exemplos de crucíferas populares são a couve, a mostarda, o bok choy, a couve-rábano, as couves-de-bruxelas, a couve-flor, os brócolos, os nabos, os rabanetes e as couves-galegas.

Não é raro encontrar vermes da couve noutros tipos de legumes, e por vezes até em flores (adoram as minhas chagas).

Lagarta do verme da couve na couve-flor roxa

Qual é o aspeto dos danos causados pelo verme da couve?

Os primeiros sinais de danos que provavelmente notará serão buracos nas folhas das couves (ou couve, brócolos, couve-flor... etc). Os vermes das couves comem buracos uniformes nas folhas entre as nervuras e os caules.

No pior dos casos, podem esqueletizar completamente as folhas. Grandes populações podem desfolhar uma planta muito rapidamente, especialmente plântulas e plantas pequenas.

Infelizmente, as lagartas podem também alimentar-se das cabeças das suas culturas, chegando por vezes a perfurar as cabeças, causando danos importantes ou mesmo tornando-as não comestíveis.

Furos nas folhas das couves-de-bruxelas

Como se livrar dos vermes da couve de forma natural

As plantas estabelecidas podem suportar alguns danos causados pelo verme da couve sem preocupações, mas a população de lagartas pode crescer muito rapidamente e começar a causar danos graves às plantas.

Quando as plantas são gravemente danificadas, o seu crescimento pode ser prejudicado e podem não produzir uma cabeça. Além disso, as colheitas de folhas serão destruídas. Assim, quando começar a ver buracos nas folhas, vai querer tomar medidas rápidas para se livrar dos vermes da couve.

A boa notícia é que existem vários métodos orgânicos que podem ser utilizados para controlar os vermes da couve, pelo que não terá de se preocupar com a utilização de pesticidas químicos tóxicos nos seus legumes.

Métodos para controlar os vermes da couve de forma orgânica

Em seguida, falarei em pormenor sobre os métodos naturais mais eficazes para controlar os vermes da couve. Tenha em mente que será necessário mais do que um tratamento para os controlar, pelo que é importante ser persistente.

A propósito, estes métodos também funcionam para se livrar da lagarta da couve e das larvas da traça-das-crucíferas. Por isso, pode utilizá-los independentemente do tipo de lagarta que está a comer as suas crucíferas. Eis como se livrar dos vermes da couve naturalmente...

Post relacionado: Remédios e Receitas Naturais para o Controlo de Pragas de Jardim

Apanhar manualmente as lagartas das plantas

Uma das melhores e mais naturais formas de tratar os vermes da couve nas suas plantas é colhê-las à mão. Isto parece muito trabalhoso, e pode ser no início. Mas se for diligente, o problema desaparecerá muito rapidamente.

São muito boas na camuflagem, têm quase a mesma cor e tendem a alimentar-se na parte de baixo das folhas, pelo que pode ser difícil identificá-las no início, especialmente quando são pequenas lagartas bebés.

É provável que veja os seus excrementos antes de encontrar as lagartas. Os excrementos das minhocas da couve parecem serradura verde ou pequenas bolas verdes perto dos buracos de uma planta, ou nas folhas por baixo. Vire a folha sagrada e provavelmente encontrará o(s) culpado(s).

Não mordem nem picam, pelo que pode apanhá-las com as mãos nuas, mas se isso o enojar, use luvas. Também deve apanhar os ovos ou casulos que encontrar enquanto caça as lagartas.

Para matar os vermes da couve, basta deixá-los cair num balde de água com sabão. Eles não sabem nadar e acabarão por se afogar na água, mas o sabão mata-os muito mais depressa. Claro que pode sempre esmagá-los em vez de se preocupar com a água com sabão, se não for muito melindroso.

Vermes da couve mortos após a colheita manual

Veja também: Propagação do alecrim por enraizamento de estacas na água ou no solo

Pulverizar óleo de Neem para se livrar dos vermes da couve

O óleo de neem é um pesticida natural que mata as lagartas quando estas se alimentam das folhas e é seguro para ser utilizado nos legumes. Tem também um efeito residual, o que significa que não tem de pulverizar as suas plantas todos os dias.

O óleo de neem demora algum tempo a entrar nos seus sistemas e a matá-los. Adicionar um sabão líquido suave à mistura ajudará a matá-los mais rapidamente.

Experimente o Bacillus Thuringiensis (BT) para tratar as lagartas

O Bacillus thuringiensis (BT) é uma bactéria natural que vive no solo e que é normalmente utilizada como inseticida biológico. O BT funciona muito bem para se livrar dos vermes da couve, das lagartas da couve e de quaisquer outras lagartas que se alimentem de plantas.

Basta pulverizá-lo sobre as folhas das plantas infestadas. Quando as lagartas o ingerirem, deixarão de se alimentar imediatamente, embora possa demorar alguns dias até morrerem.

Utilizar um spray de sabão inseticida para matar os vermes da couve

O sabão inseticida mata as lagartas por contacto, pelo que é uma boa alternativa se for demasiado preguiçoso para as apanhar à mão. Só funciona quando se pulveriza diretamente sobre os vermes da couve e não tem efeito residual.

Pode comprar um sabão inseticida orgânico pré-fabricado ou fazer o seu próprio sabão. Eu faço o meu próprio sabão misturando 1 colher de chá de sabão líquido suave com 1 litro de água.

Pulverize as folhas assim que começar a ver os danos, o sabão destruirá tanto os ovos como as pequenas lagartas. Não se esqueça de pulverizar também debaixo das folhas, uma vez que é normalmente aí que elas se escondem.

Como prevenir os vermes da couve

Uma das maneiras mais eficazes de se livrar dos vermes da couve nas suas plantas é preveni-los. Por isso, esta secção é para si se quiser aprender a manter os vermes longe das plantas de couve...

Utilizar coberturas de linhas para evitar os vermes da couve

Uma vez que as brássicas não precisam de ser polinizadas pelas abelhas, as coberturas flutuantes das fileiras são uma excelente forma de evitar infestações de vermes da couve. Pode cobrir as culturas logo após a plantação e deixar as coberturas durante todo o verão.

As coberturas das fileiras impedem que as borboletas da lagarta da couve ponham os seus ovos em primeiro lugar. Por isso, certifique-se de que cobre as suas culturas assim que as plantar, antes que as borboletas consigam chegar até elas.

Mas não se preocupe se não instalar as coberturas de imediato, pode adicioná-las em qualquer altura. Basta manter um olho nas plantas depois de as cobrir. Assim que se livrar dos vermes da couve que já estão nas plantas, as coberturas manterão os novos vermes afastados.

Uma vez que são leves, as coberturas flutuantes permitem a passagem de muita luz solar e água, pelo que as plantas crescerão muito bem. Basta ajustá-las conforme necessário para permitir muito espaço para as suas plantas à medida que crescem.

Utilizar coberturas de linhas para manter os vermes da couve afastados das plantas de couve

Atrair predadores benéficos para controlar os vermes da couve

Os insectos benéficos, como as vespas, as joaninhas, as aranhas, os escaravelhos e os louva-a-deus são excelentes predadores da lagarta da couve. Por isso, plante flores para atrair estes tipos de insectos predadores para ajudar na sua luta.

Os pássaros também gostam de comer lagartas, como as minhocas da couve, e podem comer muitas! Por isso, certifique-se de que o seu jardim também é amigo dos pássaros.

Destruir as pupas do verme da couve no outono

Como mencionei acima, os vermes da couve passam o inverno na fase de pupa e hibernam nos restos de plantas ou no solo. Por isso, há algumas coisas que pode fazer no outono para ajudar a livrar-se dos vermes da couve...

  • Remova todas as plantas mortas, especialmente as da família das couves, destruindo-as ou deitando-as no lixo, em vez de as colocar no seu caixote de compostagem. Caso contrário, as pupas podem passar o inverno lá dentro.
  • Depois de limpar a sua horta no outono, lavre ou revolva o solo, o que ajudará a controlar os vermes da couve, destruindo as pupas ou expondo-as para que os predadores as possam comer.

FAQs sobre o controlo do verme da couve

Nesta secção, responderei às perguntas mais frequentes sobre o controlo dos vermes da couve. Depois de ler o artigo e as perguntas frequentes, se tiver outras perguntas, coloque-as nos comentários abaixo. Responder-lhes-ei logo que possível.

Como é que se elimina a presença de vermes na couve antes de a cozinhar?

Para se livrar dos vermes da couve antes de cozinhar, basta mergulhar as folhas ou cabeças em água durante 5-10 minutos. As lagartas afogam-se e afundam-se.

Certifique-se de que submerge tudo completamente, para que as lagartas não possam rastejar para cima ou para as bolsas de ar e esconder-se. Provavelmente, também vai precisar de pesar as coisas, uma vez que as folhas e as cabeças vão flutuar. Eu uso um prato pesado ou uma tigela para manter tudo submerso.

Verme verde da couve na couve-flor branca

Como é que se mata o verme da couve?

Se tiver demasiado medo de os esmagar depois de os ter colhido à mão, não o censuro! Em vez disso, pode matar os vermes da couve deixando-os cair num balde de água com sabão ou pulverizando-os com sabão inseticida.

O que é que come os vermes da couve?

Os pássaros adoram comer os vermes da couve e outras lagartas. Insectos predadores como aranhas, vespas, escaravelhos e joaninhas também os comem. Atrair estes predadores naturais pode facilitar muito o controlo dos vermes da couve.

O que posso pulverizar nas minhas plantas de couve para afastar os insectos?

Os melhores sprays orgânicos para usar nas plantas de couve para manter os insectos afastados são o sabão inseticida, o óleo de neem e o BT.

O bicarbonato de sódio e/ou a farinha funcionam para matar os vermes da couve?

É discutível. Já ouvi pessoas partilharem que utilizam uma mistura 50/50 de quatro e bicarbonato de sódio para se livrarem dos vermes da couve. Supostamente, as lagartas comem-no e morrem alguns dias depois.

Nunca experimentei, por isso não posso falar por experiência própria. Mas não há muita informação sobre este método, por isso estou desconfiado. No entanto, seria uma experiência barata se quiser experimentar.

Os vermes da couve são venenosos?

Não. Por mais nojento que seja saber que comeu acidentalmente um verme da couve, eles não são venenosos nem prejudiciais se ingeridos. Pense nisso como uma proteína adicional.

Livrar-se dos vermes da couve no seu jardim pode ser muito frustrante. Pode ser necessário um pouco de tentativa e erro para descobrir o que funciona melhor para controlar os vermes da couve. Mas se for diligente com os seus tratamentos, o seu problema desaparecerá muito rapidamente.

Mais artigos sobre controlo de pragas de jardim

    Partilhe as suas dicas e métodos para se livrar dos vermes da couve na secção de comentários abaixo.

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.