Como cuidar das mudas & O que fazer depois de brotarem

 Como cuidar das mudas & O que fazer depois de brotarem

Timothy Ramirez

Neste guia detalhado de cuidados com as mudas, mostrarei tudo o que você precisa saber sobre como cultivar mudas saudáveis para o seu jardim.

Conseguir que as sementes germinem é uma coisa, mas descobrir o que fazer com as plântulas depois de começarem a crescer? Bem, isso é um jogo completamente diferente.

Mas, depois de aprender tudo sobre os cuidados adequados a ter com as plântulas, pode facilmente mantê-las florescentes. Além disso, sentir-se-á confiante de que serão suficientemente fortes para sobreviver à transição para o jardim.

Neste guia, vou ensinar-lhe tudo o que precisa de saber sobre o cultivo de plântulas. Se quiser começar do princípio, obtenha aqui as minhas melhores dicas sobre como cultivar sementes dentro de casa.

Cultivo de mudas no interior

Adoro plantar as minhas próprias sementes! Não importa quantas vezes o faça, fico sempre super entusiasmada quando vejo os primeiros sinais de vida nos meus tabuleiros. É tão divertido!

Mas depois de passada a euforia de ver os seus primeiros rebentos a sair da terra, a realidade instala-se e pode perguntar-se... Oh, bolas, as minhas mudas estão a crescer! Agora o que é que eu faço?!? (gulp)

Não entre em pânico, eu dou-lhe cobertura. Continue a ler e mostrar-lhe-ei exatamente o que fazer com as plântulas depois de começarem a germinar.

Mudas novas logo após a germinação

Instruções de cuidados com as mudas

O cultivo de plântulas não tem de ser uma grande luta! Com os devidos cuidados, elas não só sobreviverão como prosperarão no seu jardim.

Veja também: Como cuidar de uma planta de cato de Natal (Schlumbergera buckleyi)

Siga estas instruções para cuidar das plântulas após a germinação...

Luz para mudas

A luz é um dos factores mais importantes dos cuidados a ter com as plântulas, e é por isso que o referi em primeiro lugar. Algumas crescerão bem junto a uma janela ensolarada, mas a maioria precisará de mais luz do que isso.

Pode obter mais informações sobre a iluminação adequada para as plântulas aqui, mas enumerei algumas dicas rápidas para si abaixo.

  • Quando começar a utilizar luzes - Deve-se ligar as luzes de cultivo assim que se vêem os primeiros pontos verdes a aparecer na terra.
  • Tipos de luzes - Há imensas opções: pode comprar um sistema completo ou apenas as luzes de cultivo.
  • Quantidade de luz - Idealmente, as luzes de crescimento devem estar sempre penduradas 3-4 polegadas acima das plântulas e devem ser mantidas ligadas durante 12-14 horas por dia (um temporizador de tomada barato é muito útil para isto!).
Plântulas que se inclinam

Rega correcta das plântulas

A rega adequada é outra parte extremamente importante do cuidado bem sucedido das plântulas. As plântulas precisam de um solo consistentemente húmido. Não podem sobreviver muito tempo sem água e nunca devem ser deixadas secar completamente.

O solo encharcado favorece as infestações de pragas, o crescimento de bolor nos tabuleiros e doenças que podem matar as suas plântulas, como o míldio.

Além disso, demasiada água acabará por matá-los, e isso não é desejável. Aqui estão algumas dicas para o fazer corretamente...

  • Com que frequência regar - - Deve verificar os tabuleiros de plântulas algumas vezes por dia para ver se o solo está húmido. Quando a camada superior do solo começar a secar, é altura de regar. Precisarão de ser regadas com mais frequência à medida que crescem.
  • Como regar - A melhor forma de regar é verter a água no tabuleiro e depois deixar que o solo a absorva através dos orifícios de drenagem. A rega de fundo ajudará a garantir que as raízes recebem muita humidade e evitará perturbar ou deslocar as delicadas plântulas. Certifique-se de que deita fora o que não for absorvido ao fim de 30 minutos.
  • Quanto regar - Encher o tabuleiro apenas o suficiente para cobrir os orifícios no fundo das células, para que estas possam absorver.

Um medidor de humidade do solo barato é uma ferramenta maravilhosa que o ajudará a dar às suas plântulas a quantidade perfeita de água. Recomendo vivamente a aquisição de um.

Regar as plantas a partir de baixo, não de cima

Ventilação de plântulas e lâmpada; fluxo de ar

Uma pergunta frequente que recebo dos principiantes é quando é que se deve retirar a cúpula de humidade para as plântulas. Óptima pergunta!

É altura de retirar a tampa da cúpula quando a maior parte das plântulas no tabuleiro tiverem começado a crescer, mas é melhor fazê-lo lentamente, ventilando a tampa, em vez de a retirar simplesmente.

Comece por abri-la um centímetro e depois continue a abri-la mais um centímetro de poucos em poucos dias até a tampa estar completamente aberta. Quando a cúpula de humidade estiver aberta, pode deixá-la aberta.

O fluxo de ar é também importante para o crescimento das plântulas e para a prevenção de alguns problemas comuns (como o bolor e a rega excessiva).

Uma vez retirada a tampa, gosto de utilizar uma ventoinha oscilante para proporcionar uma ventilação adicional e ajudar a fortalecê-las.

Coloco a minha ventoinha ligada ao temporizador da mesma tomada que as minhas luzes de cultivo. Coloco-a no mínimo para que rode e sopre suavemente sobre as plântulas durante todo o dia e depois desliga-se automaticamente à noite.

Tenha em atenção que o solo pode secar muito rapidamente depois de retirar a tampa, especialmente se utilizar uma ventoinha, pelo que deve verificar o nível de humidade com mais frequência.

Preparação para remover a cúpula de humidade para ventilação das plântulas

Desbaste de mudas superlotadas

Se houver mais do que uma plântula a crescer por célula, então terá de as desbastar. É muito difícil para algumas pessoas fazê-lo, mas é muito importante.

Abaixo estão algumas dicas para começar, mas pode aprender a desbastar as plântulas passo a passo aqui.

  • Porque é que as plântulas precisam de ser desbastadas? - É também muito difícil dar às plântulas um fluxo de ar adequado quando estão sobrelotadas.
  • Que tamanho devem ter as plântulas antes do desbaste? - Pode começar quando as suas plântulas tiverem alguns conjuntos de folhas verdadeiras. Corte as mais fracas para que apenas a mais forte cresça em cada célula.
  • Como escolher a muda mais forte - Mantenha a que parece mais saudável e mais compacta, e corte as plântulas com pernas ou de aspeto fraco. Se todas tiverem o mesmo aspeto, escolha apenas uma delas para manter por célula.
Utilizar uma ventoinha oscilante para cultivar plântulas fortes

Fertilizar as suas plântulas

Assim que começar a ver folhas verdadeiras, é altura de começar a fertilizá-las como parte de uma rotina regular de cuidados com as plântulas. Mas não quer dar-lhes uma dose completa de fertilizante, porque são apenas bebés. Siga estas dicas...

  • Como fertilizar as plântulas - Comece por alimentá-los com uma dose fraca de fertilizante líquido no início (cerca de 1/4 da dose normal). Depois, aumente lentamente a força da dose à medida que crescem.
  • O melhor fertilizante para mudas - Recomendo a utilização de fertilizantes naturais e orgânicos em vez de químicos sintéticos. Os químicos são famosos por queimarem as plântulas e não funcionam tão bem como os orgânicos.

Utilizo (e recomendo vivamente) uma solução de composto orgânico (também pode comprar saquetas de chá para preparar o seu próprio) em todas as minhas plantas de interior.

As algas líquidas e a emulsão de peixe também são maravilhosas, e as plântulas adoram-nas absolutamente... mas atenção que estas podem ficar um pouco malcheirosas quando utilizadas no interior.

Alguns dos melhores fertilizantes para as plântulas

Transição de mudas maduras

Assim que as suas plântulas crescerem, é altura de começar a pensar na transição para a fase seguinte. A maioria delas terá melhor desempenho se for colocada em vasos maiores, em vez de ser deixada a crescer nas pequenas células iniciais.

Isso dar-lhes-á bastante espaço para crescerem mais antes de ser altura de os levar para o exterior e para o jardim.

Quando mudar as plântulas para vasos

A regra geral é que, quando as plântulas tiverem crescido até atingirem cerca do dobro da altura do tabuleiro, devem ser colocadas em vasos maiores. Saiba tudo sobre o transplante de mudas aqui.

A maioria aguenta ficar nos pequenos recipientes durante algumas semanas, desde que os mantenha regados.

Mas se for preciso esperar mais de uma semana ou duas antes de as poder plantar no jardim, deve envasá-las.

Os vasos plantáveis são uma óptima opção e facilitam imenso a plantação de mudas no solo mais tarde.

Os vasos de turfa são populares e bastante baratos, recomendo comprar vasos de turfa de 3 "ou vasos de turfa de 4" para mudas.

Se estiver preocupado com a sustentabilidade da turfa, compre alguns que sejam feitos de coco. Pode usar um vaso de 2,25″ ou um vaso de 3″ para as plântulas. Pode até comprar vasos feitos de estrume de vaca!

Claro que pode sempre colocá-las em vasos de plástico reutilizáveis, se os tiver à mão, para poupar algum dinheiro.

Mudar as plântulas para vasos maiores

Preparação das plântulas para plantação no exterior

O endurecimento é uma etapa crucial dos cuidados com as plântulas que muitos principiantes não conseguem realizar. Mas, se plantar as suas plântulas de casa diretamente no jardim, elas provavelmente murcharão e morrerão (eek!).

As plântulas que crescem dentro de casa precisam de tempo para se habituarem ao exterior antes de serem plantadas no jardim. Por isso, nunca salte esta etapa!

Assim que o tempo aquecer na primavera (acima dos 50 graus Fahrenheit), coloque as suas plântulas no exterior, num local com sombra, durante várias horas por dia. Devem ser protegidas do sol, do vento e da chuva forte.

Tenha em atenção que o solo secará muito mais rapidamente no exterior e que as plântulas poderão ter de ser regadas mais do que uma vez por dia, por isso, verifique-as regularmente.

Quando o tempo estiver suficientemente quente, podem ser deixadas no exterior durante a noite. Aprenda exatamente como endurecer as plântulas, passo a passo, aqui.

Endurecer as plântulas antes de as plantar no jardim

Quando plantar mudas no seu jardim

Ok, então você já entendeu esses passos de cuidados com as mudas e conseguiu manter seus bebês vivos. Isso é incrível! Agora você provavelmente está se perguntando quando deve colocá-las no solo.

As plantas de clima frio, como os brócolos, a couve-flor, as cenouras, o rabanete, a salsa, as folhas verdes (como a alface) e outras que podem suportar geadas ligeiras podem ser plantadas 2 a 4 semanas antes da data média da última geada.

As plântulas de clima quente, como tomates, pepinos, manjericão, feijão, abóbora e pimentos, só devem ser plantadas na horta depois de terem desaparecido todas as probabilidades de geada.

Se não souber a data média da última geada, consulte um centro de jardinagem local. Obtenha mais detalhes sobre como descobrir quando transplantar as mudas para o jardim aqui.

Resolução de problemas comuns de cuidados com as plântulas

Depois de apanhar o jeito, verá que não é assim tão difícil cultivar plântulas, mas pode ser extremamente frustrante quando elas começam a ter problemas e não sabe porquê.

Para o ajudar a resolver o problema, eis alguns dos problemas mais comuns relacionados com as mudas e as suas causas...

Plântulas pernaltas

Este é o maior problema com o cultivo de plântulas dentro de casa, e acontece quando elas não recebem luz suficiente.

Acrescente uma luz de crescimento e pendure-a mesmo por cima das plântulas, deixando-a ligada durante 12-14 horas por dia.

Plântulas que se inclinam, se esticam ou crescem para os lados

A luz inadequada é a principal causa, mas também pode acontecer se as luzes não estiverem corretamente posicionadas.

Se estiver a tentar cultivar plântulas numa janela, acrescente uma luz para plantas. Se já tiver uma luz, desloque-a de modo a que fique sempre diretamente acima das plântulas.

Veja também: Guia para principiantes sobre a cobertura vegetal de uma horta

Mudas que morrem depois de brotar

Se as suas plântulas morreram pouco depois de terem começado a crescer, é provável que seja devido ao míldio das plântulas.

Trata-se de uma doença que provoca um fenómeno chamado "damping off", que mata as plântulas na base. A única forma de o evitar é desinfetar os tabuleiros de sementes antes de os voltar a utilizar.

Mudas amarelas

A principal causa é o excesso de rega. Certifique-se de que o solo nunca está encharcado e deixe a parte superior secar um pouco entre as regas.

Mudas pequenas, ou não estão a crescer

O crescimento das plântulas pode ser retardado se estiver demasiado frio na sala, se forem regadas em excesso ou em falta, ou se não estiverem a receber fertilizante suficiente.

Obtenha ainda mais ajuda para solucionar e corrigir problemas de mudas aqui.

Plântulas saudáveis a crescer dentro de casa

Cuidados com as mudas FAQs

Nesta secção, responderei às perguntas mais frequentes sobre o cultivo de plântulas. Se, depois de ler este guia e estas perguntas frequentes, ainda não encontrar a resposta à sua pergunta, coloque-a nos comentários abaixo.

O que são folhas verdadeiras?

O termo "folhas verdadeiras" refere-se a qualquer uma das que crescem depois das duas primeiras folhas, parecendo-se com pequenas versões das folhas de uma planta adulta.

Quanto tempo é necessário para que as plântulas desenvolvam folhas verdadeiras?

Depende do tipo de plântula: algumas começam a desenvolver folhas verdadeiras poucos dias após a germinação, outras podem demorar várias semanas.

É melhor verificar o pacote de sementes ou pesquisar o tipo de plântula que está a cultivar para saber qual é o momento específico.

Como é que se faz com que as plântulas cresçam mais depressa?

Calor, luz e fertilizante são três maneiras de melhorar o vigor das mudas e fazê-las crescer mais rápido.

Se as mudas não estiverem a crescer, verifique primeiro a temperatura da sala. Se for inferior a 25 graus Celsius, tente manter as mudas quentes usando um aquecedor de ambiente ou um tapete térmico.

Para mais informações, consulte as secções "Luz para as plântulas" e "Fertilização das plântulas" acima.

Quando é que devo regar as minhas plântulas?

Regue as suas plântulas quando o tabuleiro estiver vazio e a parte superior do solo começar a secar. No entanto, nunca deixe o solo secar completamente. Leia a secção "Rega adequada das plântulas" acima para mais pormenores.

Como é que se cultivam plântulas fortes?

Todos os factores referidos neste guia são importantes para o crescimento de plântulas fortes, mas a iluminação adequada e a rega correcta são de longe os mais importantes para as ajudar a prosperar.

As plântulas podem receber demasiada luz?

Sim. Se deixar as luzes acesas 24 horas por dia, isso pode confundi-los e causar problemas mais tarde, quando os levar para o exterior.

O melhor é simular o padrão natural da luz solar e permitir-lhes um período de escuridão todos os dias.

De quantas horas de luz necessitam as plântulas?

Dar às suas plântulas 12-14 horas de luz por dia é o ideal, e a utilização de um temporizador de tomada torna-o muito fácil.

Quando é que devo iniciar as mudas?

Depende do tipo de sementes. Siga as instruções do pacote de sementes para determinar quando as deve plantar. Pode aprender tudo sobre quando começar a plantar sementes dentro de casa aqui.

Onde posso comprar mudas?

Pode encontrar mudas à venda no seu centro de jardinagem local na primavera e no verão. No entanto, certifique-se de que compra cedo para obter a melhor seleção, porque podem esgotar-se rapidamente.

Aprender o que fazer depois que elas começam a crescer e mantê-las vivas e saudáveis é complicado. Mas se você seguir as dicas de cuidados com as mudas acima, será muito fácil! Elas não apenas sobreviverão à transição para o jardim, mas também prosperarão durante todo o verão!

Se procura mais ajuda para cultivar qualquer tipo de semente que deseje, então deve frequentar o meu curso online de germinação de sementes. É um curso online divertido, abrangente e autónomo que lhe mostrará exatamente como cultivar facilmente plântulas fortes e saudáveis para o seu jardim.

Caso contrário, se precisar apenas de algumas dicas para cultivar sementes dentro de casa, então o meu eBook Starting Seeds Indoors seria perfeito para si! É um guia rápido para plantar sementes dentro de casa para principiantes.

Encontre ainda mais material útil e essencial para o arranque de sementes & equipamento que recomendo aqui.

Deixe um comentário abaixo e partilhe os seus cuidados com as mudas e dicas de cultivo.

Timothy Ramirez

Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.