Como preparar o seu jardim para o inverno no outono

 Como preparar o seu jardim para o inverno no outono

Timothy Ramirez

A preparação de um jardim para o inverno pode ser uma tarefa árdua para os novos jardineiros. Por isso, elaborei uma lista de verificação detalhada que pode utilizar para preparar o seu jardim para o inverno. Neste post, aprenderá tudo o que precisa de saber sobre como preparar o seu jardim.

Uma amiga minha acabou de comprar uma casa nova e perguntou-me recentemente "Tem algumas dicas para a preparação dos jardins para o inverno no outono?".

Esta é uma excelente pergunta que me fazem com frequência e que me inspirou a partilhar a minha lista de verificação para colocar o meu jardim na cama no outono.

Não se deixe dominar pela invernia dos jardins

Antes de continuar a ler ou de começar a percorrer o ecrã, deixe-me dizer-lhe que esta lista é looooonga. Não quero sobrecarregá-lo com toneladas de formas diferentes de preparar o seu jardim para o inverno!

Mas incluí aqui tudo aquilo em que penso sempre para os meus jardins, o que me ajuda a manter-me atenta e organizada enquanto preparo o meu jardim para o inverno, para que consiga fazer o máximo possível.

Veja também: Propagação de suculentas a partir de estacas ou folhas

Isto não significa que tudo isto deve A maior parte destas coisas pode esperar. Por isso, se estiver com falta de tempo, veja a minha pequena lista de cinco tarefas essenciais de jardinagem no outono.

Quando deve fazer a invernada dos seus jardins

A melhor altura para começar a preparar os jardins para o inverno é após a primeira geada forte do outono. Uma geada forte ocorre quando a temperatura fica abaixo de zero durante a noite, matando as plantas anuais e os legumes tenros.

As temperaturas negativas também fazem com que as plantas perenes comecem a entrar em dormência, pelo que é seguro começar a cortá-las.

É claro que não tem de começar logo após o primeiro congelamento, pode levar o seu tempo e trabalhar nestas tarefas durante todo o outono, até à queda da neve.

Comecemos por enumerar algumas tarefas gerais que se aplicam a qualquer tipo de jardim que tenha.

Iniciar a preparação do jardim para o inverno após a primeira geada forte

Veja também: Begónias de inverno: armazenar os tubérculos ou manter as plantas vivas

Como preparar o seu jardim para o inverno

Nesta secção, encontrará uma lista de coisas gerais que pode fazer para preparar os canteiros de jardim para o inverno.

Na secção seguinte, dividirei em passos mais detalhados, incluindo plantas perenes, plantas anuais e canteiros de legumes.

Em seguida, enumerarei algumas tarefas para as plantas de inverno e, por fim, incluirei algumas listas de verificação para preparar também o seu jardim.

Eis a lista geral de tarefas...

  • Monda - O outono é a altura perfeita para mondar os seus jardins! Assim que as plantas morrerem e começar a limpar os seus jardins, é mais fácil ver as ervas daninhas que estiveram escondidas durante todo o verão. Regue o solo algumas horas antes de planear mondar o seu jardim. Isto irá amolecer o solo e tornar muito mais fácil arrancar as ervas daninhas. (Numa nota lateral, esta é a melhor ferramenta de monda, sem dúvida!)
  • Mulching - Se tiver plantas perenes tenras que precisem de proteção extra durante o inverno, pode usar cobertura vegetal como cobertura. As folhas, as agulhas de pinheiro e outros materiais orgânicos são os melhores. Para cobrir as plantas com folhas, pode simplesmente juntá-las no canteiro se tiver o suficiente para cobrir tudo. Caso contrário, pode usá-las apenas para cobrir plantas específicas, se preferir.
  • Rega - Pode parecer disparatado preocupar-se com a rega das plantas no outono, quando estas estão a entrar em dormência. Mas manter as plantas bem hidratadas é, na verdade, um passo super importante para a preparação dos seus jardins para o inverno, especialmente se houver uma seca. Regar as plantas no outono dá-lhes muito mais hipóteses de sobreviverem durante os meses mais frios.
  • Amassar o solo - O outono é a melhor altura para adicionar corretivos de solo aos seus canteiros de jardim. O composto é um ótimo corretivo para qualquer tipo de solo e uma ótima maneira de refrescar o seu solo. Mas antes de adicionar qualquer outro corretivo de solo, certifique-se de testar o solo para saber exatamente o que ele precisa. É fácil de fazer com um kit de teste de solo caseiro.

Colocar folhas nos canteiros de flores no outono

Camas de jardim para o inverno

Os canteiros de plantas perenes necessitam de cuidados diferentes dos canteiros de flores anuais ou da sua horta.

Por isso, a seguir, dividi os passos que dou para cada um dos três tipos de jardins.

Preparar o jardim de plantas perenes para o inverno

A principal tarefa que terá para os seus jardins de plantas perenes é a limpeza no outono. Pode limpar completamente os seus canteiros de plantas perenes no outono, ou pode fazer apenas o mínimo necessário.

Lembre-se de que não tem de fazer tudo no outono. Há muitas plantas que pode deixar em segurança. Eis a ordem pela qual trabalho na limpeza dos meus jardins de plantas perenes no outono.

  • Cortar as plantas perenes que florescem precocemente Normalmente, corto todas as minhas plantas perenes de floração precoce (peónias, íris, columbina, dianthus... etc.) até ao solo, no mínimo, no outono. Como são as primeiras plantas a crescer, não tenho de me preocupar em limpá-las assim que a neve derrete.
  • Cortar as auto-sementeiras agressivas Em seguida, concentro-me em cortar as plantas que se auto-semeam de forma agressiva (ervilha-de-olho-preto e outras rudbeckias, liatris, erva-borboleta... etc). Estas plantas podem, por vezes, tornar-se ervas daninhas se acabarem por se semear por todo o lado. Cortá-las no outono poupa-me horas de monda de voluntários indesejados todos os Verões.item da sua lista de controlo.
  • Cortar as plantas perenes de verão... ou não A última coisa que faço para preparar o meu jardim perene para o inverno é cortar o resto das plantas perenes de verão (lírios, hostas, phlox... etc.), se tiver tempo. No entanto, não corto todas as minhas plantas perenes no outono, porque gosto de deixar algumas plantas para o interesse do inverno e para servir de alimento aos pássaros (flores de cone, sedums, hortênsias... etc.).ou uma tesoura de poda para cortar as plantas perenes acelera o processo!

Preparar as plantas perenes para o inverno

Preparar os canteiros de flores para o inverno

A invernação de canteiros de flores onde só se cultivam plantas anuais, plantas perenes tenras ou plantas tropicais é um pouco diferente da das plantas perenes resistentes.

Estes tipos de plantas morrem com as temperaturas negativas. Aqui estão os passos que dou para limpar os canteiros de flores no outono...

  • Desenterrar bolbos anuais - Cultivo bolbos tropicais (dálias, cannas, orelhas de elefante, gladíolos... etc.) nos meus canteiros, pelo que a primeira coisa que faço depois de as temperaturas negativas terem matado as plantas é desenterrar os bolbos e guardá-los.
  • Limpar as plantas anuais mortas -. Depois de uma geada forte ter matado tudo nos meus canteiros de flores anuais, arranco todas as plantas pelas raízes e deito-as no caixote do lixo. Há anos em que estou demasiado ocupado para as arrancar a todas no outono, por isso limpo o resto na primavera. Não se preocupe, não há mal nenhum em deixar plantas anuais mortas no jardim durante o inverno.

Preparar uma horta para o inverno

É muito mais importante limpar os canteiros das suas hortas no outono do que os canteiros de flores perenes ou anuais.

Porque há mais passos envolvidos, escrevi um post separado sobre a preparação da sua horta para o inverno. Pode ler esse post para obter a lista de verificação detalhada, mas aqui estão algumas das principais coisas a ter em conta...

  • Limpar as plantas vegetais mortas - Para evitar que doenças como o míldio passem o inverno no material vegetal, é extremamente importante remover as plantas da sua horta no outono. Assim, depois de o primeiro congelamento ter matado a sua horta, certifique-se de que remove todas as plantas vegetais mortas como sua prioridade máxima.
  • Destruir o material vegetal doente Não coloque qualquer material vegetal doente no seu caixote de compostagem. Quaisquer plantas vegetais que tenham tido problemas de doenças como o míldio ou o oídio devem ser deitadas no lixo ou queimadas para destruir os agentes patogénicos. Este é um passo super importante e ajudará a evitar surtos de doenças recorrentes na sua horta.

Invernar plantas no interior

Há imensas plantas diferentes que podem ser trazidas para dentro de casa no outono e cultivadas como plantas de interior, ou desenterradas e armazenadas no seu estado dormente.

Também pode facilmente manter as plantas resistentes ao frio numa garagem ou num telheiro para que não ocupem espaço em casa. Pode aprender tudo sobre como hibernar plantas aqui.

Invernada das plantas em vaso

Existem algumas maneiras de preparar as plantas em vasos para o inverno, dependendo do tipo...

  • Trazer as plantas tenras para dentro de casa - Muitos tipos de plantas tropicais, suculentas e plantas perenes tenras podem ser trazidas para dentro de casa e cultivadas como plantas de interior.
  • Deslocar as plantas resistentes ao frio para um local protegido - Também pode manter as plantas perenes resistentes ao frio que estão a crescer em vasos. Basta transferi-las para uma garagem sem aquecimento ou para um telheiro para as proteger do frio. Certifique-se de que deixa o solo seco durante todo o inverno para que não apodreçam. Mas verifique-as algumas vezes para se certificar de que o solo não secou completamente.

Invernar bolbos de flores

As plantas tenras, como as dálias, as begónias tuberosas e outros bolbos tropicais, podem ser desenterradas e armazenadas no seu estado de dormência.

Para mais pormenores, leia as minhas instruções passo a passo para invernar bolbos de verão. Entretanto, eis os dois principais itens da lista de verificação...

  • Armazenar as lâmpadas - Depois de desenterrar os bolbos do seu jardim, retire toda a folhagem morta e deixe-os secar um pouco para os preparar para o armazenamento. Eu embalo os meus bolbos em caixas de cartão, utilizando musgo de turfa ou jornal para evitar que sequem ou apodreçam, e depois guardo-os numa prateleira na minha cave.
  • Mudar os bolbos em vaso para o interior - Os bolbos tenros que crescem em recipientes podem ser deixados nos seus vasos, bastando cortar a folhagem e transferi-los para um local escuro e fresco (mas acima de zero) durante o inverno.

Bolbos de flores tropicais para invernar

Como proteger o seu jardim no inverno

Por vezes, podemos estar tão ocupados a preparar os nossos jardins para o inverno que nos esquecemos do nosso quintal e do relvado. Mas preparar o seu quintal para o inverno é igualmente importante.

Dicas para cuidar do relvado no outono

Algumas pessoas não se preocupam tanto com o relvado como com os seus jardins (levantando a minha mão!). No entanto, existem algumas dicas simples para o relvado no inverno, para garantir que a sua relva tenha o melhor aspeto possível na primavera. Não se preocupe, vou manter esta lista curta!

  • Limpar as folhas do relvado com um ancinho - Deixar que as folhas fiquem no relvado durante todo o inverno pode deixar manchas mortas. Por isso, é importante varrer o relvado no outono para remover todas as folhas. As folhas são óptimas para utilizar como cobertura vegetal natural para a sua horta, à volta das plantas perenes, ou como complemento para o caixote de compostagem. Também pode aplicar a cobertura vegetal na relva utilizando o seu cortador de relva se não quiser varrer, o que acrescenta nutrientes maravilhosospara a relva.

A limpeza do relvado é uma tarefa importante no outono

  • Cortar a relva curta - No outono, quando o relvado começa a ficar dormente, baixe a lâmina do cortador para dar à relva um bom corte curto. Considere ensacar as aparas para as deitar no caixote de compostagem ou para as lavrar na sua horta (desde que não trate quimicamente o seu relvado!). O outono é também uma óptima altura para arejar e remover a palha do seu relvado.

Mobiliário de jardim para o inverno

Para prolongar a vida útil do seu mobiliário de jardim, deve guardá-lo num local protegido durante o inverno. Se o deixar ao ar livre, este pode desbotar ou enferrujar e estragar-se muito mais rapidamente.

  • Arrumar o mobiliário de jardim - O ideal seria guardar o mobiliário de jardim numa garagem, num barracão, no sótão ou na cave. No entanto, se não tiver espaço, considere comprar capas protectoras para o mobiliário. Uma ressalva... se algum dos seus móveis tiver azulejos decorativos, recomendo vivamente que encontre um lugar para os colocar no interior, em vez de os cobrir.peça (não que eu saiba isso por experiência própria).

Invernada de recursos hídricos & Sistemas de irrigação

Se tiver um lago, uma cascata, uma banheira para pássaros, uma fonte ou qualquer tipo de sistema de irrigação no seu quintal ou jardim, então tem de dar prioridade a uma correcta preparação para o inverno.

Não salte estes itens da lista de verificação, coloque-os no topo da sua lista de prioridades, sem dúvida!

  • Esvaziar e proteger pequenas fontes de água - Os pequenos elementos aquáticos, como banheiras e fontes para pássaros, devem ser esvaziados e protegidos para evitar que a água se deposite neles. Pode adquirir uma cobertura para fonte ou para banheira para pássaros para os proteger no exterior, ou movê-los para dentro de casa.
  • Sistemas de irrigação por drenagem - Os aspersores subterrâneos, os sistemas de irrigação por gotejamento ou os aspersores numa estufa não aquecida devem ser desligados e soprados com um compressor de ar. As mangueiras de jardim devem ser esvaziadas e guardadas numa garagem, num telheiro ou noutro local protegido.
  • Invernar os lagos e as cascatas do jardim - Em climas mais quentes, pode deixar a bomba do lago a funcionar durante todo o inverno para evitar que a água congele. Mas em climas extremos como o meu, é necessário desligar a bomba e a cascata para evitar danos e adicionar um aquecedor de lago se tiver plantas ou peixes. Saiba exatamente como preparar um lago para o inverno aqui.
  • Esvazie e guarde o seu barril de chuva - Se deixar a água no seu barril de chuva durante o inverno, num clima frio como o meu, este ficará certamente danificado ou destruído. Por isso, certifique-se de que prepara o seu barril de chuva para o inverno e guarde-o num local seguro.

Eu disse que a preparação dos jardins para o inverno pode dar muito trabalho! Lembre-se, não fique sobrecarregado. Se não conseguir fazer tudo neste outono... tudo estará à sua espera na primavera!

Mais dicas de jardinagem para o outono

    Partilhe as suas dicas para preparar o seu jardim para o inverno na secção de comentários abaixo!

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.