21 plantas purificadoras de ar que deve ter em casa

 21 plantas purificadoras de ar que deve ter em casa

Timothy Ramirez

As plantas de interior que limpam o ar são verdadeiramente fantásticas! Quem diria que as nossas queridas plantas de interior também podem eliminar toxinas e manter-nos a respirar melhor.

Neste post, partilho as minhas escolhas de topo para algumas das melhores plantas para a qualidade do ar interior.

As plantas de interior não são apenas bonitas de se ver, muitas delas também podem limpar o ar da sua casa. Sim! Todas as plantas são filtros de ar naturais (obrigado mãe natureza!), mas algumas são melhores a remover toxinas do que outras.

Há vários anos, a NASA publicou um estudo (e um estudo de acompanhamento alguns anos mais tarde) que mostra as melhores plantas para remover a poluição do ar interior.

Claro que tive de ler imediatamente os dois estudos, mas descobri que são muito técnicos.

Há também toneladas de plantas diferentes nessas listas, e pode ser difícil vasculhar tudo para descobrir quais são as melhores.

Por isso, decidi decompô-lo, eliminar as tretas técnicas e tornar muito fácil a escolha das suas plantas purificadoras de ar favoritas!

Plantas de interior cientificamente comprovadas para remover as toxinas do ar

Todos sabemos que as plantas absorvem naturalmente o dióxido de carbono e libertam oxigénio, mas sabia que está cientificamente provado que algumas ajudam a eliminar os gases tóxicos do ar?

As plantas desta lista limpam o ar, removendo as toxinas domésticas comuns e criando oxigénio fresco para respirarmos.

Muitas casas e escritórios estão fechados durante a maior parte (ou todo) o ano, e não recebem muito ar fresco. Por isso, adicionar algumas plantas de casa que purificam o ar é super importante!

Porque é que estas são as minhas melhores plantas de interior para um ar limpo?

Como referi acima, os dois estudos da NASA contêm toneladas de plantas de interior.

Como é que reduzi a lista a apenas estas 19? Bem, criei esta lista de plantas de interior que limpam o ar com base em vários factores. Todas elas são...

  • Normalmente encontrado em centros de jardinagem e grandes superfícies comerciais
  • Plantas de baixa manutenção que qualquer pessoa pode cultivar
  • Bonito e divertido de cuidar
  • Alguns dos meus favoritos
  • Além disso, tenho experiência no cultivo de todas estas plantas, pelo que posso garantir a sua qualidade

As melhores plantas de interior que limpam o ar

Vamos agora à lista. De seguida, partilho consigo as minhas melhores escolhas e dou-lhe também algumas dicas rápidas de cuidados e manutenção.

Desta forma, será mais fácil escolher os que melhor se adaptam à sua casa.

Sansevieria cobra

1. a planta-cobra (Sansevieria laurentii)

Para além de serem uma das melhores plantas de casa para o ar puro, as plantas-cobra (também conhecidas como língua da sogra) são também resistentes e prosperam com a negligência.

Veja também: 15 ervas aromáticas para cultivar no seu jardim de sombra

Crescem bem com um mínimo de luz e água, e adoram ser colocadas em vasos. Saiba exatamente como cuidar delas aqui.

2) Filodendro de folha de coração (Philodendron hederaceum)

Estas plantas purificadoras de ar são óptimas para colocar em cima de uma prateleira ou armário, no parapeito de uma janela ou num cesto suspenso.

É melhor se for regada regularmente e receber luz solar filtrada. Saiba tudo sobre os seus cuidados aqui.

3. o pothos dourado (Scindapsus aureus)

Um verdadeiro clássico, fiquei muito contente por saber que o pothos foi uma das escolhas da NASA para plantas de casa purificadoras do ar.

Não só são bonitas, como crescem bem em qualquer ambiente interior e requerem poucos cuidados.

Deixe o solo secar ligeiramente entre as regas. Saiba tudo sobre o cultivo de pothos aqui.

Planta de casa pothos dourada

4. o lírio-da-paz (Spathiphyllum)

A investigação da NASA mostrou que o lírio-da-paz pode ser o melhor de todos para reduzir as toxinas do ar interior. E também dá flores, bónus duplo!

São também muito adaptáveis e não necessitam de cuidados especiais. Mantenha o solo sempre húmido, mas não regue em excesso, e dê-lhes luz solar brilhante e indireta. Saiba exatamente como cultivar lírios da paz aqui.

5. o dragoeiro (Dracaena marginata)

Se procura uma planta redutora de toxinas de maiores dimensões, então a Dracaena marginata pode ser a ideal para si. Vive muitos anos e pode atingir vários metros de altura.

Uma das coisas que mais gosto nelas é o facto de poderem ser encontradas em várias cores!

6) Planta-aranha (Chlorophytum elatum)

Outra beneficiária do estudo da NASA, e que se revelou forte na sua capacidade de redução de toxinas. As plantas-aranha ficam muito bem em cestos suspensos, ou cultivadas no topo de uma estante ou pedestal.

Adoram ser colocadas em vasos, não requerem quaisquer cuidados especiais e crescem alegremente numa divisão que não apanhe muito sol. Saiba tudo sobre os cuidados a ter com as plantas-aranha aqui.

Planta de aranha Chlorophytum

7. palmeira areca (Dypsis lutescens)

Sendo uma das melhores plantas de casa para filtrar o ar, as palmeiras Areca são também bastante fáceis e adaptam-se bem à vida dentro de casa.

Não precisam de muita luz e também toleram um pouco de negligência. É melhor manter o solo uniformemente húmido neste caso. Saiba como cuidar de plantas de palmeira de interior aqui.

8) Banana (Musa oriana)

Adoro a minha bananeira e estou muito contente por saber que tem a vantagem adicional de eliminar as toxinas do ar da minha casa.

Se quiser manter uma planta como planta de casa, certifique-se de que procura a 'Musa oriana', pois as outras variedades são mais difíceis.

9) Aloé vera

Mais conhecido pelas suas propriedades curativas, o aloé vera é também uma planta de casa que limpa o ar interior.

São plantas suculentas, por isso não precisam de muita água, e dão-se melhor num parapeito de janela ensolarado. Saiba exatamente como cuidar delas aqui.

Planta de aloé vera

10. planta do milho (Dracaena fragrans)

Têm um nome engraçado (porque a folhagem é parecida com o milho), mas são uma das melhores plantas de casa para limpar o ar. E quem pode argumentar contra isso!

Nas condições correctas, podem até dar origem a pequenos pufes de flores. Saiba tudo sobre os seus cuidados aqui.

11) Figueira-da-índia (Ficus benjamina)

Se está à procura de uma planta de chão grande para limpar o ar da sua casa, não procure mais! As figueiras-choronas são maravilhosas e podem ficar muito altas.

Cultive-a perto de uma janela ensolarada, mantenha o solo uniformemente regado e terá uma árvore grande em pouco tempo!

12) Planta da borracha (Ficus elastica)

Outra planta que pode crescer bastante, a seringueira é conhecida por ser uma das melhores na sua capacidade de absorver as toxinas do ar.

Veja também: Como fazer conservas de ruibarbo em casa

Preferem luz brilhante e solo moderadamente seco (cuidado para não regar demasiado). Se encontrar uma com folhas variegadas, agarre-a!

Aprenda a cuidar de plantas de borracha aqui.

Seringueira variegada

13) Dieffenbachia (cana-de-macaco)

Para além de serem excelentes plantas de interior que ajudam a limpar o ar interior, as bengalas burras requerem uma manutenção mínima, têm uma folhagem deslumbrante e estão disponíveis em vários tamanhos.

Dê-lhe luz solar brilhante e filtrada para evitar que se torne pernilongo, e regas médias. Saiba como cultivar dieffenbachia aqui.

14. orquídea Phalaenopsis

Quem não gosta de orquídeas? Existem imensas variedades diferentes, mas as que melhor limpam o ar são as phalaenopsis (também conhecidas como orquídeas traça).

Felizmente para nós, porque estas são também as mais fáceis de cultivar para uma pessoa comum. Saiba como cuidar de orquídeas aqui.

15. Feto de Boston (Nephrolepis exaltata)

As samambaias de Boston também são lindas e a minha forma preferida de exibir as minhas é em cima de um pedestal alto.

Também ficam lindas em cestos suspensos e vasos de urna. Mantenha o solo constantemente húmido e coloque-o num local onde receba luz solar filtrada, para obter melhores resultados.

Planta de casa feto de Boston

16) Filodendro orelha-de-elefante (Philodendron domesticum)

Esta planta trepadeira de aspeto fresco não só limpa o ar, como pode crescer até se tornar muito grande, com folhas enormes.

As EE philos têm necessidades médias de rega e adaptam-se muito bem a locais com sombra.

17) Palmeira-bambu (Chamaedorea seifritzii)

De acordo com a NASA, as palmeiras de bambu (também chamadas palmeiras de cana) são um dos melhores purificadores de ar.

Para um maior sucesso, coloque-a num local onde apanhe um sol suave de manhã ou à tarde. Também tem necessidades normais de rega, mas não exagere.

18. A hera inglesa (Hedera helix)

Não só é uma das melhores plantas para a qualidade do ar interior, como também é uma das mais comuns. As heras inglesas são muito divertidas de cultivar em formas topiárias ou em cestos suspensos.

Coloque-a num local onde receba luz brilhante e indireta e mantenha o solo constantemente húmido.

Planta de interior de hera inglesa

19. Aglaonema modestum (Aglaonema modestum)

Para além da forma e textura dramáticas das folhas, e da sua deslumbrante folhagem verde-escura, as sempre-vivas chinesas são também excelentes plantas de interior purificadoras do ar. Quem diria?

Não gostam de muita luz nem de muita água. Nunca deixe o solo secar completamente, mas mantenha-o no lado seco.

20. lírio flamingo (antúrio)

Outra planta de interior maravilhosa que limpará o ar é o Antúrio. Além disso, quando bem cuidada, florescerá para si. Mantenha o solo uniformemente húmido e dê-lhe uma janela ensolarada para obter melhores resultados.

21. palmeira-anã (Rhapis excelsa)

Também conhecida como palmeira de folha larga ou palmeira de leque em miniatura, a Rhapisis excelsa é óptima para remover toxinas do ar interior.

Coloque-a num local longe da luz solar direta, regue-a quando a terra estiver seca e esta viverá durante décadas.

Adicione algumas plantas de interior que purificam o ar às divisões que mais utiliza, como o seu quarto, a sala de estar ou o escritório, e ficará a respirar mais facilmente num instante. Esta lista das minhas melhores escolhas para as melhores plantas de interior que purificam o ar é um ótimo lugar para começar.

Se quer aprender tudo o que há para saber sobre a manutenção de plantas de interior saudáveis, então precisa do meu eBook sobre Cuidados com as Plantas de Interior, que lhe mostrará tudo o que precisa de saber sobre como manter todas as plantas da sua casa a prosperar. Descarregue a sua cópia agora!

Mais listas de plantas de interior

    Partilhe as suas escolhas das melhores plantas de interior para o ar puro nos comentários abaixo.

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.