Como cuidar da trepadeira ornamental de batata-doce

 Como cuidar da trepadeira ornamental de batata-doce

Timothy Ramirez

A trepadeira ornamental de batata-doce de crescimento rápido é fácil de cuidar e uma escolha popular como enchimento de vasos e cobertura do solo.

É uma planta de crescimento vigoroso, com cores e formas de folhas interessantes. Estas plantas versáteis sentem-se igualmente bem em cestos suspensos ou num canteiro de jardim.

Com os cuidados correctos, até um principiante pode aprender a cultivá-la facilmente.

Utilize o nosso guia de cuidados da videira de batata-doce para saber mais sobre as necessidades de luz, água, solo e fertilizantes desta planta amiga dos principiantes.

Descrição geral dos cuidados a ter com a trepadeira de batata-doce

Nome científico: Ipomoea batatas
Classificação: Planta tropical
Nomes comuns: Trepadeira de batata-doce, Batata-doce ornamental
Resistência: Zonas 9-11
Temperatura: 50-95°F (10-35°C)
Flores: Alfazema, floresce no final do verão e no início do outono
Luz: Sol pleno a sombra parcial no exterior, luz brilhante no interior
Água: Manter o solo uniformemente húmido, não regar em excesso
Humidade: Médio a elevado
Fertilizante: Alimentos para plantas de uso geral na primavera
Solo: Solo bem drenado e fértil
Pragas comuns: Escaravelhos, lagartas, pulgões, gorgulhos, moscas brancas

Informações sobre as vinhas ornamentais de batata-doce

A planta ornamental da batata-doce (Ipomoea batatas) é uma trepadeira tropical, perene e de crescimento rápido, originária da América Central e do Sul.

Muitas pessoas plantam a videira de batata-doce pela sua folhagem abundante e colorida, muitas vezes como cobertura do solo ou enchimento de recipientes. Pode deixar as videiras montadas ou em trilhos, ou pode treiná-las para trepar.

As cores variam muito, incluindo chartreuse, amarelo, borgonha, verde, bronze, roxo escuro e preto. Pode até obter uma videira de batata-doce variegada ou tricolor.

Embora esteja relacionada com as batatas doces que cultivamos nas nossas hortas, as duas diferem num aspeto importante.

Os tubérculos das espécies ornamentais são comestíveis, mas não sabem bem e não são óptimos para comer. Por isso, sim, cultive a vinha da batata-doce pela sua beleza, mas definitivamente não pelo seu sabor.

Variedades de videiras de batata-doce

Existem vários tipos de plantas trepadeiras de batata-doce, e cada uma apresenta uma cor e uma forma de folha diferentes.

Felizmente, todos eles podem ser tratados da mesma forma. Aqui estão alguns dos tipos mais populares.

  • Ipomoea batatas "Blackie - Esta opção vigorosa e de crescimento rápido tem uma folhagem em forma de folha de ácer muito escura e flores roxas tipo trombeta.
  • Ipomoea batatas "Sweet Caroline - A variedade Sweet Caroline está disponível em várias cores, incluindo bronze, amarelo e vermelho, e é muito popular como cobertura do solo.
  • Ipomoea batatas "Margarita ' - Este tipo de cor verde-limão com folhagem em forma de coração cresce num monte antes de se arrastar ou trepar.
  • Ipomoea batatas "Ragtime - As folhas finas desta variedade variam entre o púrpura e o verde-pálido e desenvolvem-se no calor do verão.
Dois tipos de videiras de batata-doce a crescer no meu jardim

Flores

Algumas variedades de videiras de batata-doce, mas não todas, produzem flores no ambiente correto.

As flores em forma de trombeta das batatas-doces ornamentais aparecem no final do verão ou no início do outono e são frequentemente de um tom rosa ou roxo.

Toxicidade

De acordo com o sítio Web da ASPCA, a Ipomoea batatas não é tóxica e é segura para ter perto dos seus gatos, cães e outros animais.

Como mencionei acima, os tubérculos são tecnicamente comestíveis mas não têm bom sabor, por isso cultive esta planta apenas pela sua beleza ornamental.

Variedade de planta trepadeira de batata-doce de bronze

Como cultivar a videira de batata-doce

Antes de falarmos sobre como cuidar das plantas trepadeiras de batata-doce, vamos falar sobre onde cultivá-las.

Uma boa localização pode tornar os cuidados mais fáceis e sem stress, quer as coloque em cestos suspensos ou as deixe a passear por um canteiro de flores.

Resistência

As videiras de batata-doce não são resistentes ao frio e morrerão se forem expostas a temperaturas inferiores a 7°C durante períodos prolongados.

Estas trepadeiras ornamentais são perenes nas zonas 9-11, embora percam a sua folhagem quando a temperatura desce abaixo dos 13°C. Em climas mais frios, são cultivadas como plantas anuais ou invernadas dentro de casa.

Onde cultivar videiras de batata-doce

As plantas de videira de batata-doce são tolerantes a uma variedade de condições e crescerão rapidamente em pleno sol ou sombra parcial.

Podem fazer trilhos ou podem ser treinadas para trepar, e são uma excelente cobertura do solo que requer pouca atenção para florescer.

A qualidade drapejante das videiras de batata-doce também as torna populares como enchimento de recipientes ou de cestos suspensos.

Para prosperar, precisam de solo húmido, boa drenagem, calor, luz brilhante e humidade.

Videira de batata-doce em vaso a crescer ao ar livre

Cuidados com a videira da batata-doce & Instruções de cultivo

Agora que já sabe qual o local ideal para cultivar Ipomoea batatas, é altura de falar sobre como cuidar delas. Use estas dicas para manter as suas videiras de batata-doce prósperas e vibrantes.

Luz

As videiras de batata-doce precisam de 6 ou mais horas de luz por dia. Preferem o sol da manhã aos raios mais fortes da tarde, mas algumas variedades, como as cultivares 'Marguerite' e 'Ragtime', podem desenvolver-se a pleno sol.

As cores da folhagem serão menos intensas com uma luz mais fraca. Se a cultivar no interior, pode precisar de uma luz para plantas para complementar o sol natural e aumentar a intensidade da cor.

Água

As plantas de videira de batata-doce são tolerantes à seca, mas preferem um solo consistentemente húmido. No entanto, não gostam de pés molhados e o excesso de água levará à podridão das raízes e dos tubérculos.

Regue quando a camada superior do solo parecer seca, mas nunca ao ponto de o encharcar. Drene sempre todo o excesso de água das plantas em contentores.

Um medidor de humidade, como este, é uma excelente ferramenta que pode ajudá-lo a manter o nível ideal mais facilmente.

Humidade

As videiras de batata-doce não gostam de secar e preferem ambientes húmidos. Mantenha o solo uniformemente húmido e adicione cobertura vegetal de madeira ou palha para ajudar a manter os níveis no exterior.

No interior, colocar um humidificador nas proximidades ou colocar a planta num tabuleiro com seixos.

Plantas de Ipomoea batatas de cor púrpura e Chartreuse

Temperatura

A temperatura ideal é entre 10 e 35°C. A folhagem começará a morrer se a temperatura for inferior a 7°C.

A exposição a temperaturas negativas durante demasiado tempo provoca igualmente a morte dos tubérculos da vinha da batata-doce.

As temperaturas superiores a 100°F (37°C) são toleráveis, mas as suas videiras de batata-doce necessitarão de rega mais frequente e poderão ter um crescimento mais lento a estas temperaturas.

Fertilizante

As videiras de batata-doce têm um crescimento naturalmente vigoroso, pelo que não é necessário utilizar fertilizantes como parte dos seus cuidados regulares.

No entanto, alguns jardineiros gostam de lhes dar um empurrãozinho no início da estação de crescimento.

Adicione grânulos de libertação lenta de uso geral durante a plantação ou no início da primavera, e é tudo o que precisam.

Solo

A batata-doce ornamental é tolerante a muitos tipos diferentes de solo, mas prefere uma mistura rica e bem drenada com um pH entre 6 e 7,8.

Utilize uma mistura de uso geral de boa qualidade para recipientes, ou faça a sua própria terra para vasos de exterior utilizando a minha receita.

Transplantação & Repicagem

A maior parte das pessoas cultiva as videiras ornamentais de batata-doce como plantas anuais, pelo que não necessitam de ser replantadas.

Os bolbos de vinha de batata-doce que estão em estado de dormência e devidamente armazenados podem ser transplantados para o jardim quando o tempo mais quente regressar.

Mas se a sua vive no mesmo recipiente durante vários anos, acabará por ter de a replantar.

Espere até à primavera, quando a temperatura for superior a 10°C, e depois aumente o tamanho dos vasos em 1-2. Regue bem e mantenha-os num local luminoso e quente enquanto recuperam.

Poda

Pode podar consistentemente as suas plantas de videira de batata-doce ao longo da estação para encorajar um crescimento mais arbustivo, controlar o tamanho e evitar que fiquem pernaltas.

Utilize podadores afiados e esterilizados para aparar as folhas mortas ou danificadas ao longo do ano. Faça cortes ¼" acima dos nós das folhas para promover o crescimento das ramificações.

Para criar uma planta mais arbustiva em vez de gavinhas tipo vinha, podá-la regularmente da primavera ao outono.

Poda da minha videira de batata-doce demasiado crescida

Dicas de controlo de pragas

Os pulgões, as moscas brancas, os gorgulhos, as lagartas e os escaravelhos, tais como a lagarta da batata-doce, o escaravelho da tartaruga dourada, o escaravelho do pepino e o escaravelho da pulga, contam-se entre as pragas mais comuns de insectos da vinha da batata-doce.

Mas também são susceptíveis de serem atacadas por esquilos, toupeiras e esquilos, que gostam de se alimentar dos tubérculos.

Apanhar os insectos maiores à mão e deixá-los cair em água com sabão é o método mais eficaz de controlo natural das pragas.

Para os insectos mais pequenos, utilize um spray de óleo de neem ou um sabão inseticida orgânico. Eu faço o meu próprio sabão líquido suave com 1 colher de chá e 1 litro de água.

As barreiras físicas, como as vedações metálicas e as redes de ferragens, são dissuasores úteis para as pragas animais.

Dormência

Quando expostas a temperaturas frias, as videiras de batata-doce entram em estado de dormência. Quando isso acontecer, corte a folhagem morta e desenterre os tubérculos.

Armazenar os tubérculos dormentes num recipiente adequado, num local abrigado, durante o inverno, sem os deixar congelar.

Consulte o meu guia para obter mais informações sobre como hibernar as videiras de batata-doce para ter sempre sucesso.

Dicas de propagação

A propagação de uma vinha de batata-doce é fácil de fazer por divisão ou por estacas na primavera, verão ou outono.

É uma forma comum de os jardineiros de climas frios manterem as suas variedades favoritas ano após ano.

Com uma tesoura de poda afiada e esterilizada, corte os caules compridos e saudáveis e retire todas as folhas, exceto as mais altas, para expor os nós.

Mergulhe-os em pó de hormona de enraizamento e plante-os no solo, ou submerja os nós em água e espere que enraízem. Depois, sente-se e veja a sua videira de batata-doce crescer.

Veja também: Iniciar Sementes no Interior Livro Eletrónico

Pode obter instruções mais específicas, passo a passo, para propagar a sua vinha de batata-doce aqui.

Videiras de batata-doce a trepar a uma treliça

Resolução de problemas comuns

As videiras de batata-doce são fáceis de cuidar e crescem rapidamente. Mas, como qualquer planta, por vezes sofrem de problemas de saúde. Utilize estas dicas para que as suas videiras voltem a estar em boas condições.

Folhas a ficarem amarelas

As causas mais comuns de folhas amarelas ou castanhas nas videiras de batata-doce são a rega inadequada ou condições de luz deficientes.

Gostam de solo uniformemente húmido e começarão a amarelecer se secarem completamente ou se regarem demasiado ao ponto de desenvolverem podridão radicular.

Mudá-las para um local com sombra parcial se estiverem demasiado expostas ao sol direto da tarde.

E, se estiverem em vasos ou cestos suspensos, certifique-se de que o recipiente tem orifícios no fundo para permitir que o excesso de água escorra.

Vinhas de batata-doce a morrer

A podridão das raízes, as doenças, as pragas e as temperaturas frias são causas comuns da morte das videiras de batata-doce.

Trate imediatamente as pragas para evitar danos graves e utilize um medidor de humidade para garantir uma hidratação adequada.

É também uma boa ideia remover as folhas mortas e secas, o que ajudará a manter a planta saudável e com bom aspeto.

Também precisam de ser mantidas a uma temperatura superior a 13°C. Se o seu clima for demasiado frio, passe o inverno com as plantas dentro de casa num local mais quente, ou faça estacas e enraíze-as para a primavera seguinte.

Folhas caídas / murchas

As folhas caídas são provavelmente causadas por rega inadequada, calor elevado ou choque de transplante.

A água em excesso ou em falta pode provocar o murchamento das folhas das videiras de batata-doce.

O sol intenso durante o tempo quente também pode causar murchidão, especialmente se a planta for mal regada. Este é um perigo particular em climas mais quentes

As videiras de batata-doce não estão a crescer

A seca, a temperatura e a falta de luz podem estar a atrasar ou a impedir o crescimento das suas videiras de batata-doce.

Manter o solo bem drenado e uniformemente húmido e tentar manter uma temperatura entre 13 e 35°C (55 e 95°F).

Mantenha estas videiras vigorosas a um sol parcial durante 6 ou mais horas por dia para favorecer um crescimento mais rápido. Pode também aplicar uma cobertura de adubo granulado para as revigorar.

Trepadeira ornamental de batata-doce roxa

Perguntas frequentes

Aqui respondi a algumas das perguntas mais frequentes sobre os cuidados a ter com as videiras de batata-doce. Se a sua não constar da lista, acrescente-a na secção de comentários abaixo.

A vinha da batata-doce é anual ou perene?

A vinha da batata-doce é tecnicamente uma planta perene, mas apenas em climas mais quentes (zonas 9-11). Não é resistente ao frio e é normalmente cultivada como planta anual nas regiões mais frias.

Os tubérculos da batata-doce ornamental podem ser consumidos?

Tecnicamente, os tubérculos da batata-doce ornamental podem ser consumidos, mas são amargos e não têm bom sabor, pelo que é preferível cultivá-los para fins meramente decorativos.

As videiras de batata-doce produzem batata-doce?

As videiras de batata-doce não produzem as batatas-doces que conhecemos no supermercado. Elas formam tubérculos comestíveis, mas não têm bom sabor, por isso não recomendo comê-los.

Veja também: Como cultivar ervas aromáticas em casa

A vinha da batata-doce é fácil de cultivar?

Sim, as videiras de batata-doce são fáceis de cultivar porque não requerem nenhum cuidado especial. São tolerantes a muitos tipos diferentes de solo, exposições ao sol e não precisam de fertilizantes para serem prolíficas.

A vinha da batata-doce regressa todos os anos?

Nas zonas 9-11, as videiras de batata-doce podem voltar todos os anos, desde que o solo não congele. A folhagem morre quando a temperatura desce abaixo dos 7°C, mas o tubérculo sobrevive e volta a crescer na primavera.

Se quer aprender tudo o que há para saber sobre a manutenção de plantas de interior saudáveis, então precisa do meu eBook sobre Cuidados com as Plantas de Interior, que lhe mostrará tudo o que precisa de saber sobre como manter todas as plantas da sua casa a prosperar. Descarregue a sua cópia agora!

Mais sobre a jardinagem de flores

    Partilhe as suas dicas de cuidados com a videira de batata-doce ornamental na secção de comentários abaixo.

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.