Controlo orgânico de insectos da abóbora - Como se livrar deles naturalmente

 Controlo orgânico de insectos da abóbora - Como se livrar deles naturalmente

Timothy Ramirez

Neste post, vai aprender tudo sobre eles, incluindo o seu aspeto, o seu ciclo de vida, de onde vêm, o que comem e os danos que causam às plantas. Depois, vou mostrar-lhe uma série de métodos orgânicos para se livrar dos insectos da abóbora e evitar que voltem.

Se alguma vez encontrou insectos a rastejar por cima das suas plantas de abóbora, então sabe como os insectos da abóbora podem ser desanimadores.

Confie em mim, eu sei exatamente como pode ser frustrante controlar insectos de jardim como este. Livrar-se dos insectos da abóbora pode ser difícil, mas é possível!

Para ser o mais eficaz possível com os seus tratamentos, é importante compreender o seu ciclo de vida, os seus hábitos alimentares e os sinais a que deve estar atento, para que possa controlá-los rapidamente.

Neste guia de como se livrar dos insectos da abóbora de forma orgânica, vou mostrar-lhe tudo o que precisa de saber para se livrar deles e evitar que voltem.

O que são os insectos da abóbora?

Insectos da abóbora (O inseto da abóbora é uma praga muito comum, que pode afetar todos os tipos de plantas da família das cucurbitáceas, o que explica o seu nome.

Mas não são os únicos insectos que comem as abóboras. Os novos jardineiros confundem-nos habitualmente com a broca da abóbora, porque ambos têm as mesmas plantas hospedeiras.

Estas não são as mesmas pragas da planta da abóbora e requerem métodos de controlo diferentes, mas é fácil distingui-las.

Se tiver insectos a rastejar por todas as suas plantas, são insectos da abóbora. As brocas da abóbora são vermes brancos que só se encontram no interior dos caules, videiras ou frutos das plantas, e eis como se livrar deles.

Insectos da abóbora -vs- Insectos fedorentos

Os percevejos são outro inseto praga comum que muitas pessoas confundem com os percevejos da abóbora. Têm um aspeto semelhante e ambos podem emitir um odor fétido quando esmagados. Mas não são o mesmo inseto. Aqui estão algumas formas de os distinguir...

  • Forma do corpo - Os percevejos são longos e estreitos, enquanto os percevejos são largos e arredondados
  • Hábitos alimentares - Os insectos da abóbora alimentam-se de cucurbitáceas, enquanto os insectos fedorentos comem uma variedade de diferentes tipos de plantas
  • Hibernação -Os percevejos passam o inverno no solo ou debaixo de restos de plantas e não tentam entrar em casa. Os percevejos são os que tentam entrar em casa no outono para hibernar.

Qual é o aspeto dos insectos da abóbora?

Os insectos adultos da abóbora são castanhos ou cinzentos, com corpos achatados e ovais. Alguns deles têm uma forma de V invertido ou de diamante no centro do dorso e pontos brancos ao longo do perímetro.

Outras espécies têm uma faixa escura em forma de U na parte superior, ou pontos que cobrem o dorso. Os adultos adultos têm pouco mais de 1,5 cm de comprimento. São capazes de voar, mas a maior parte do tempo apenas os verá a caminhar sobre as plantas.

Os bebés dos insectos da abóbora, chamados ninfas, são muito mais pequenos e podem ter entre 1/10 e 1/2 polegada quando se tornam adultos.

Logo após a eclosão, as ninfas têm o corpo verde, mas tornam-se cinzentas algumas semanas mais tarde. Têm longas patas pretas e parecem pequenas aranhas esquisitas. Tendem a aglomerar-se na parte inferior das folhas e movem-se muito, muito depressa.

Infestação de insectos da abóbora numa curgete

O ciclo de vida do inseto da abóbora

Antes de aprender a livrar-se dos insectos da abóbora, é importante compreender o seu ciclo de vida. Existem três fases principais do ciclo de vida dos insectos da abóbora: ovos, ninfas e adultos.

Os adultos hibernam debaixo de detritos no jardim e nas áreas circundantes durante o inverno. Os adultos do inseto da abóbora emergem quando o tempo aquece no início do verão para começarem a alimentar-se e a acasalar.

As fêmeas começam logo a pôr os ovos nas plantas de cucurbitáceas vizinhas, em grupos, na parte inferior das folhas, geralmente num canto onde as nervuras mais grossas formam um V.

Os seus ovos eclodem em cerca de dez dias, surgindo os pequenos insectos (chamados ninfas), que se transformam em adultos em cerca de seis semanas.

A boa notícia é que, normalmente, só há uma geração de insectos da abóbora por ano, embora se possam sobrepor.

Ninfas e adultos do inseto da abóbora numa folha

De onde vêm os insectos da abóbora?

Embora normalmente não se veja, os insectos adultos da abóbora podem voar, o que significa que podem viajar muito para encontrar as suas plantas de cucurbitáceas. Por isso, podem vir de qualquer lado! É por isso que pode ser tão difícil livrar-se dos insectos da abóbora.

Uma vez que as cucurbitáceas são as suas principais plantas hospedeiras, são naturalmente atraídas por elas. Por isso, se cultivar cucurbitáceas e se houver percevejos-das-abóboras na sua região, é muito provável que eles encontrem a sua horta.

Veja também: Quando & Como plantar bolbos de primavera

O que é que os insectos da abóbora comem?

Os insectos da abóbora adoram alimentar-se de todos os tipos de cucurbitáceas, o que inclui todas as variedades de abóbora de inverno e de verão, como as curgetes, as abóboras e as cabaças, bem como os melões e os pepinos.

Tanto os adultos como as ninfas alimentam-se de todas as partes da planta, começando pelas folhas, passando depois para as videiras e, finalmente, para os frutos, quando a planta começa a morrer.

Danos causados pelos insectos da abóbora às plantas

Os insectos da abóbora danificam as plantas sugando a seiva das folhas. As partes danificadas das folhas começam a ficar amarelas, murcham e acabam por secar e morrer. Os danos mais graves podem fazer com que a videira fique preta.

As plantas saudáveis e maduras podem lidar com pequenas infestações de insectos da abóbora sem grandes problemas, mas uma grande população pode matar rapidamente uma planta fraca ou imatura.

Danos causados pelo inseto da abóbora numa folha

Como se livrar dos insectos da abóbora

A boa notícia é que é possível livrar-se definitivamente dos insectos da abóbora! Há mais de dez anos que não tenho insectos na minha horta (bate na madeira!).

A história é diferente na nossa horta comunitária, onde a gestão da sua população é um objetivo mais realista.

O primeiro passo é estar sempre atento às suas plantas de abóbora. Verifique regularmente se as folhas estão a ficar amarelas ou castanhas, o que é o primeiro sinal de uma infestação de insectos da abóbora.

Se encontrar uma folha amarela ou castanha na sua planta de abóbora, inspeccione-a de perto, verificando também a parte de baixo. Se vir alguns insectos da abóbora a rastejar, tome medidas imediatas!

Uma vez que existem vários métodos orgânicos para controlar os insectos da abóbora, não tem de se preocupar com a utilização de pesticidas químicos tóxicos nos seus vegetais.

Métodos orgânicos de controlo de insectos da abóbora

Por serem tão sorrateiros, pode ser difícil controlar os insectos da abóbora, pois são excelentes escondedores e movem-se muito rapidamente. Mas, como disse anteriormente, é possível eliminá-los definitivamente do seu jardim!

Esta secção é sobre como matar os insectos da abóbora organicamente. Fiz uma lista de vários métodos para tentar. Não se esqueça de experimentar e tentar combinar alguns deles para encontrar o que funciona melhor para si.

A chave para um controlo bem-sucedido dos insectos da abóbora é a persistência. Se se mantiver atento ao problema, eles não causarão muitos danos (acredite em mim, parece mais difícil do que é). Eis como se livrar dos insectos da abóbora naturalmente...

Seleção manual dos adultos e das ninfas

O melhor tratamento orgânico para os insectos da abóbora é apanhá-los à mão das suas plantas. Parece difícil, mas é bastante fácil quando se apanha o jeito.

Como já mencionei algumas vezes, os insectos da abóbora movem-se depressa, muito depressa! E são também pequenos insectos esquivos, por isso é preciso ser rápido.

Não picam nem mordem, por isso pode apanhá-las com as mãos nuas. Se a ideia de lhes tocar o assusta, use luvas de jardinagem.

Depois de os apanhar, basta deitá-los num balde com água e algumas gotas de sabão líquido. Se não for muito sensível, pode esmagá-los.

Uma vez que tendem a agrupar-se debaixo de uma folha, por vezes é mais fácil cortar a folha infestada da planta e deixá-la cair no balde de água com sabão (ou pisá-la para esmagar os insectos) em vez de tentar persegui-los.

Uma vez terminado, pode eliminar os insectos mortos da abóbora, deitando-os no caixote de compostagem ou algures nas ervas daninhas.

Capture-os com fita adesiva

Se estiver a ter dificuldade em apanhar os pequenos insectos, pode tentar capturá-los com fita adesiva ou qualquer outro tipo de fita grossa que tenha à mão. Basta enrolar a fita à volta da sua mão de modo a que o lado pegajoso fique virado para fora.

Em seguida, passe a mão sobre os insectos e as ninfas, bem como sobre a parte inferior das folhas. Tenha o cuidado de não pressionar com demasiada força, ou a fita poderá colar-se às folhas. Quando terminar, deite a fita coberta de insectos no lixo.

Inseto juvenil da abóbora a rastejar numa planta de curgete

Terra de diatomáceas para os insectos da abóbora

A terra de diatomáceas é um excelente produto de controlo de pragas que pode ser utilizado para matar naturalmente os insectos da abóbora. A terra de diatomáceas é feita de organismos de casca dura que foram moídos até se tornarem um pó fino.

Polvilhe-o diretamente sobre os insectos, em vez de o aplicar de forma generalizada. Espalhar DE por todo o lado é muito menos eficaz e só o desperdiçará.

Utilizar sabão inseticida para os insectos da abóbora

O sabão inseticida orgânico é ótimo para matar os insectos e as ninfas da abóbora. Também pode misturar o seu próprio spray caseiro utilizando 1 colher de chá de sabão líquido suave para 1 litro de água (certifique-se de que testa sempre os sprays antes de os utilizar em qualquer planta).

Estes sprays orgânicos matam a maioria dos insectos da abóbora por contacto, mas, no mínimo, abrandam-nos para que seja mais fácil apanhá-los e apanhá-los à mão.

O sabão inseticida não tem efeito residual, pelo que é necessário pulverizá-lo diretamente sobre os insectos para que seja eficaz.

Obtenha mais remédios naturais para o controlo de pragas de jardim & receitas aqui.

Como prevenir os insectos da abóbora

Uma das formas mais fáceis de controlar os insectos da abóbora é evitar que eles infestem as suas plantas. Como mencionei acima, deve verificar regularmente se as suas plantas de abóbora apresentam sinais de infestação.

Mas há outras coisas que pode fazer para manter os insectos da abóbora longe das plantas. Aqui estão alguns métodos de prevenção para tentar...

Remover os ovos de insectos da abóbora

Matar os ovos dos insectos da abóbora é uma excelente forma de evitar uma infestação. É fácil detetar os aglomerados de ovos quando se sabe o que procurar. São pequenos, mas fáceis de ver.

Os aglomerados de ovos do inseto da abóbora encontram-se normalmente na parte inferior das folhas, num recanto onde as nervuras maiores formam um V. São de cor castanha e têm uma forma oval.

Raspe cuidadosamente os ovos da folha com a unha ou uma faca de manteiga e destrua-os. Ou pode utilizar o truque da fita adesiva enrolada que descrevi acima para remover os ovos.

Verifique semanalmente se há novos aglomerados de ovos nas folhas para se poder livrar deles antes que eclodam.

Ovos de inseto da abóbora na parte inferior de uma folha

Proteger as plantas de abóbora com coberturas de fileiras

Colocar coberturas de fileiras sobre as plantas no início do verão pode impedir que os insectos da abóbora ponham os seus ovos, ou pode cobrir as plantas com um tecido de tule barato.

A desvantagem da utilização de coberturas em linha para a prevenção dos insectos da abóbora é que também impedem a entrada de polinizadores, pelo que pode polinizar as flores à mão ou retirar as coberturas quando as plantas começarem a florescer.

Cultivar plantas repelentes de insectos de abóbora

A chagas é uma planta companheira natural que pode funcionar para repelir os insectos da abóbora. Experimentei-a na minha horta comunitária um ano e funcionou muito bem!

Para testar, plantei flores de capuchinha numa das metades do meu canteiro de abóboras e, de facto, as cucurbitáceas desse lado do canteiro nunca tiveram um único inseto da abóbora, enquanto as da outra metade tiveram.

Mantenha o seu jardim limpo

Os insectos da abóbora passam o inverno debaixo de restos de plantas e de outros materiais deixados no jardim. Por isso, para os evitar no próximo ano, não se esqueça de limpar o seu jardim no outono.

Veja também: Receita simples de molho de frutas com queijo creme

A lavoura no outono também pode ajudar a matar ou expor os insectos hibernantes da abóbora. Deve queimar ou destruir de outra forma as plantas de abóbora mortas no outono, em vez de as compostar.

Perguntas frequentes sobre o controlo dos insectos da abóbora

Nesta secção, responderei a algumas das perguntas mais frequentes sobre como se livrar dos insectos da abóbora.

Se ainda tiver alguma dúvida depois de ler este post e estas perguntas frequentes, coloque-a nos comentários abaixo. Responderei assim que possível.

É possível utilizar óleo de neem para os insectos da abóbora?

Embora seja verdade que o óleo de neem mata os insectos da abóbora, não recomendo a sua utilização em plantas com flores. O óleo de neem é um pesticida orgânico, mas também pode ser prejudicial para as abelhas e outros polinizadores.

Como é que os insectos da abóbora encontram as plantas?

São atraídos pelas plantas da família das cucurbitáceas e os adultos podem voar, pelo que procuram naturalmente as abóboras mais próximas.

O que é que come os insectos da abóbora?

Há muitos tipos diferentes de besouros benéficos e outros insectos predadores (como as joaninhas e as aranhas) que se alimentam de insectos e dos seus ovos.

É por isso que é tão importante usar apenas métodos orgânicos para se livrar dos insectos da abóbora, pois não se quer matar os seus predadores naturais no processo.

Os insectos da abóbora mordem?

Não. Os insectos da abóbora não mordem nem picam e são completamente inofensivos para os seres humanos.

Os insectos da abóbora vão matar as minhas plantas?

Sim, se não forem tratadas, acabam por matar a planta. Demoram muito mais tempo a matar uma planta de abóbora grande e madura, mas podem matar rapidamente plantas pequenas e imaturas.

Os insectos da abóbora morrem no inverno?

Não, os insectos da abóbora não morrem durante o inverno. Passam o inverno em restos de plantas, em pedras ou em qualquer área que ofereça proteção como esconderijo.

Na primavera, emergem para acasalar e as fêmeas põem os ovos diretamente nas folhas das plantas de abóbora e abóbora.

O detergente da loiça Dawn mata os insectos da abóbora?

Sim, o detergente Dawn, bem como outras soluções de água com sabão, matam os insectos da abóbora por contacto. Recomendo que teste primeiro em algumas folhas antes de pulverizar toda a planta, para se certificar de que não há danos.

Não há dúvida de que lidar com os insectos da abóbora é frustrante, e pode ser difícil eliminá-los do seu jardim. Mas, se for diligente na luta contra eles, e tomar medidas preventivas para evitar que voltem, então pode absolutamente livrar-se dos insectos da abóbora para sempre.

Mais mensagens sobre o controlo de pragas de jardim

    Partilhe as suas dicas sobre como se livrar dos insectos da abóbora ou os seus métodos de controlo orgânico favoritos nos comentários abaixo.

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.