Bird Of Paradise Guia de cultivo e cuidados com a planta

 Bird Of Paradise Guia de cultivo e cuidados com a planta

Timothy Ramirez

Neste post, vou mostrar-lhe tudo o que precisa de saber sobre o cultivo da ave-do-paraíso, incluindo dicas de plantação, cuidados detalhados com a água, fertilizantes, flores, solo, luz solar e muito mais!

Conhecida como a "rainha das plantas de interior", a ave-do-paraíso é uma planta amplamente adaptável que é comummente cultivada nas regiões tropicais do mundo.

São muito apreciadas pelas suas flores únicas e de cores vibrantes em forma de pássaro. De facto, o seu aspeto é tão exótico que parece que as plantas da ave-do-paraíso seriam difíceis de cuidar.

Pelo contrário, o cultivo da ave-do-paraíso não é difícil nas condições correctas e trata-se de plantas de manutenção bastante reduzida.

Estas belezas ficam muito bem no exterior, em vasos ou no jardim, e também podem ser trazidas para dentro de casa como planta de casa. A folhagem grande e distinta acrescenta um estilo elegante a qualquer jardim ou decoração de casa.

Informações sobre a Bird Of Paradise

A ave-do-paraíso (Streilitzia, também chamada flor de grou) é uma planta nativa da África do Sul, mas pode ser cultivada em qualquer clima.

Estas plantas perenes tenras recebem o seu nome comum devido às flores distintivas que se assemelham à cabeça de um pássaro quando se abrem.

A folhagem brilhante e de tamanho considerável pode atingir alturas de até 6 cm de largura e 18 cm de comprimento nas espécies mais pequenas, e até 6 metros nas gigantes. São plantas de vida muito longa que podem sobreviver e continuar a florescer durante décadas.

Resistência

A ave-do-paraíso é resistente nas zonas 9-11, embora necessite de proteção contra as geadas durante os Invernos extremos. Algumas podem sobreviver até à zona 8, mas morrerão até ao solo com temperaturas negativas.

Se vive numa zona baixa, pode cultivar a ave-do-paraíso dentro de casa durante os meses mais frios do ano. São excelentes plantas de interior.

Flores

As flores de longa duração da ave-do-paraíso são a sua caraterística mais distintiva. São bonitas, exóticas e podem florescer constantemente no ambiente certo. Os beija-flores também as adoram.

Por vezes, pode ser difícil conseguir que floresçam, especialmente se as mantiver dentro de casa. Nesse caso, siga estas dicas para aumentar as hipóteses de florescer...

  1. Manter a planta confortável com raízes ligeiramente ligadas ao vaso
  2. Dar-lhe muita luz solar
  3. Fertilizar mensalmente
  4. Nunca deixar secar
  5. Ser paciente

Flor de strelitzia reginae laranja

Diferentes tipos

O tipo de ave-do-paraíso mais conhecido é o que tem flores cor de laranja, mas existem algumas variedades diferentes...

  • Ave-do-paraíso laranja (Strelitzia reginae) - A espécie mais conhecida, com flores cor de laranja e azuis, também designada por "orange bird", esta variedade atinge entre 3 a 5 pés de altura e é adequada para cultivo em vasos ou no interior.
  • Ave-do-paraíso "Mandela's Gold - Também chamada de 'Kirstenbosch Gold', esta variedade de Strelitzia reginae tem flores amarelas e azuis. Esta é muito mais rara e cresce até 4-6 pés de altura.
  • Ave-do-paraíso branca (Strelitzia nicolai) - Sendo a maior das diferentes espécies, as folhas grandes, semelhantes a bananas, podem atingir os 6 metros de altura. Também chamada "ave-do-paraíso gigante", ou "ave-branca", esta tem enormes flores brancas e azuis que podem variar entre 6-12″ de comprimento.

Planta de ave-do-paraíso branca gigante a florescer

Onde cultivar a ave-do-paraíso

Estas plantas perenes subtropicais são fáceis de cultivar no jardim, como espécimes de pátio exterior ou no interior. Dão-se melhor em sol pleno a parcial, onde estão protegidas de ventos fortes.

Plantação de ave-do-paraíso em recipientes

Todos os tipos de aves-do-paraíso podem ser cultivados em vasos, desde que o recipiente seja suficientemente grande para elas. Como podem ficar muito altas, procure um recipiente com uma base larga e substancial para evitar que tombe.

Além disso, certifique-se de que o recipiente escolhido permite uma drenagem adequada, o que é extremamente importante e ajudará a evitar a rega excessiva.

Veja também: Como comprar material e equipamento de conservas usados com segurança

Considere colocar o seu num recipiente que possa ser levado para o exterior durante o tempo quente e trazido para o interior durante os meses mais frios. Quando as temperaturas exteriores forem consistentemente superiores a 50 graus Fahrenheit, é seguro voltar a levá-lo para o exterior.

Cultivo de ave-do-paraíso no interior

Embora se possa facilmente cultivar a ave-do-paraíso dentro de casa como planta de interior durante todo o ano, pode ser mais difícil fazê-la florescer.

Felizmente, a folhagem por si só é atractiva e uma bela adição a qualquer casa ou solário. Mas se quiser que floresça dentro de casa, coloque-a no exterior no verão e traga-a de volta para dentro no inverno.

Cuidados com a planta ave-do-paraíso no jardim

Se vive num clima adequado, pode plantar estas encantadoras plantas perenes no seu jardim ou paisagismo. O primeiro passo para o sucesso dos cuidados com a ave-do-paraíso é a seleção do local.

Requer um solo fértil e bem drenado, humidade elevada e temperaturas que se mantenham acima dos 50 graus Fahrenheit. Escolha um local que receba humidade regularmente, mas não onde o solo fique saturado.

Planta ave-do-paraíso a crescer num jardim

Como cultivar a ave-do-paraíso

Antes de entrarmos nas instruções específicas sobre os cuidados a ter com a ave-do-paraíso, é importante saber quando e como plantá-la, para que tenha o melhor começo possível.

Quando plantar

A ave-do-paraíso pode ser plantada em praticamente qualquer altura do ano em climas temperados, mas evite transplantá-la em dias extremamente quentes.

Se quiser saber qual é a altura ideal para as plantar, é durante os meses mais frescos da primavera ou do outono, num dia nublado ou chuvoso.

Dicas de plantação

Para as plantar no exterior, faça um buraco no solo com cerca de 30 cm de largura e com a mesma profundidade que o vaso. Não faça o buraco demasiado fundo.

Solte suavemente o torrão e coloque-o no buraco à mesma profundidade que tinha no vaso. Tenha cuidado para não plantar a ave-do-paraíso mais fundo, ou ela pode não florescer bem.

Encha o buraco com terra e aplique uma cobertura vegetal à volta da base da planta para ajudar a reter a humidade. Regue bem durante vários dias após o transplante.

Novos botões de flores de ave-do-paraíso

Bird Of Paradise Cuidados & amp; Instruções de cultivo

Embora estas plantas resistentes possam sobreviver a muitos abusos e negligências, florescerão e crescerão melhor quando lhes forem dadas as condições adequadas. Siga estas instruções de cuidados com a planta ave-do-paraíso para obter os melhores resultados.

Água

As necessidades de humidade para o cultivo da ave-do-paraíso incluem a rega regular, mas evite sempre um solo saturado.

Tente regar de forma consistente durante os meses de primavera e verão para manter o solo uniformemente húmido. Mas durante o outono e o inverno, deixe a sua planta secar entre regas.

Se tiver dificuldade em acertar, recomendo que compre um medidor de humidade barato para o ajudar.

Além disso, tenha cuidado com a sua fonte de água. Não utilize água amolecida, pois eles são extremamente sensíveis a este tipo de sal. Em vez disso, utilize água destilada ou água da chuva.

Humidade

Sendo originária dos subtópicos, a planta ave-do-paraíso gosta de condições húmidas. Beneficia de uma rega regular no interior, que simula as condições de humidade elevada do seu habitat nativo.

No exterior, toleram menos humidade, mas o ar extremamente seco pode fazer com que as folhas se partam, fiquem castanhas e/ou se enrolem nas extremidades.

Fertilização

Embora o fertilizante não seja normalmente necessário para as plantas que crescem no solo, a falta de nutrientes é uma das principais razões pelas quais a ave-do-paraíso não floresce.

Alimentam-se muito, pelo que a fertilização regular é muito importante para a floração, especialmente se as tiver em recipientes.

Para obter os melhores resultados, adicione grânulos de libertação lenta ao buraco na altura da plantação e, em seguida, aplique uma cobertura mensal durante a primavera e o verão.

Pode também utilizar um alimento líquido para plantas cada vez que as rega. Utilize um fertilizante solúvel em água para plantas em flor, um chá de composto orgânico ou emulsão de peixe líquida.

Deixe de as alimentar durante o outono e não as fertilize de todo no inverno, durante o período de dormência. Saiba mais sobre a fertilização de flores aqui.

Strelitzia nicolai flor branca da ave do paraíso

Solo

No que diz respeito ao tipo de solo, a ave-do-paraíso não é muito exigente, mas dá-se melhor num solo macio, trabalhável e rico em matéria orgânica.

Veja também: Lista de controlo dos cuidados a ter com as plantas da casa na primavera

O solo deve ser bem drenado, mas também deve reter a humidade. Pode alterar o solo pobre com composto ou minhocas para adicionar nutrientes e reter a humidade. Utilize uma mistura de alta qualidade para os recipientes.

Repicagem

As plantas de ave-do-paraíso podem viver no mesmo vaso durante muitos e muitos anos. Elas gostam de estar ligadas ao vaso e o facto de as replantar com demasiada frequência pode inibir a floração.

Só deve replantar a sua planta se as raízes tiverem ultrapassado completamente o vaso, se a saúde da planta estiver em declínio ou se o recipiente se tiver tornado tão pesado que já não possa ficar de pé.

Além disso, escolha um vaso que seja apenas ligeiramente maior do que o anterior e tenha em mente que pode demorar um ano ou mais para que elas voltem a florescer depois de serem replantadas.

Luz solar

A ave-do-paraíso é adaptável a uma variedade de luz solar. Em climas mais frios, será mais robusta e florescerá melhor quando tiver 6 ou mais horas de sol pleno por dia. Se tiver demasiada sombra, não florescerá tão bem.

No entanto, é necessário protegê-las do sol intenso da tarde em climas extremamente quentes e secos, ou pode queimar as folhas. Neste caso, plante-as numa área que receba sol parcial de manhã e/ou à noite.

No interior, coloca-a numa janela ensolarada virada a sul, ou acrescenta uma luz de crescimento se ela começar a procurar a luz do sol. Não lhe podes dar demasiada luz dentro de casa.

Flor de pássaro laranja a brilhar ao sol

Pragas

As plantas saudáveis de ave-do-paraíso têm muito poucos problemas com pragas, mas podem ser infestadas por cochonilhas, cochonilhas e ácaros. Felizmente, a solução é a mesma para estes três insectos.

Limpar periodicamente as folhas com um pano embebido em água com sabão diluída (utilizar sempre um sabão líquido suave). A limpeza da folhagem previne, bem como trata, infestações ligeiras.

Para infestações mais graves, pode utilizar óleo de neem ou lavar as folhas com sabão inseticida. Teste os novos pulverizadores em algumas folhas para se certificar de que não causam quaisquer danos antes de tratar toda a planta.

Cochonilhas em folha de ave-do-paraíso

Poda

É uma boa ideia podar regularmente as plantas de ave-do-paraíso para as manter em crescimento e com o seu melhor aspeto. A poda ajuda a encorajar um novo crescimento vigoroso e toneladas de flores.

Também evita que fiquem com um aspeto desarrumado e limpa as flores mortas ou as folhas danificadas. Apare qualquer folhagem pouco saudável, se necessário, e corte as flores até à base depois de murcharem.

Dicas de propagação da ave-do-paraíso

Existem duas maneiras de propagar a ave-do-paraíso, por divisão ou por cultivo de sementes. Para dividir, pode dividir a raiz ou remover os rebentos laterais e envasá-los.

Quando as flores são polinizadas, formam-se sementes. Recolha as sementes e retire o revestimento carnudo antes de as semear diretamente ou de as armazenar.

Resolução de problemas comuns das aves do paraíso

A parte mais difícil de cuidar de uma ave-do-paraíso é quando alguma coisa corre mal e não se sabe como resolvê-la. Por isso, nesta secção, vou ajudá-lo a resolver alguns dos problemas mais comuns que pode ter com a sua ave-do-paraíso.

  • Caule partido - Não é raro que os caules altos se partam com uma tempestade ou ventos fortes. Basta podar os caules partidos da planta, se necessário, e considerar a possibilidade de a mudar para um local mais protegido.
  • Folhas que se partem - A falta de humidade e de água são também causas comuns. Desloque a planta para um local protegido do vento, apare as folhas muito esfarrapadas e assegure-se de que a planta recebe muita água.
  • Folhas a enrolar - Na maioria das vezes causada por falta de água, as folhas também podem enrolar com pouca humidade. Certifique-se de que estão a receber água suficiente, o solo nunca deve secar completamente.
  • Não floresce - Nas plantas já estabelecidas, isto pode ser causado por uma rega inadequada, falta de fertilizante ou demasiada sombra. No entanto, pode levar alguns anos até que uma nova ave-do-paraíso floresça, pelo que poderá ter de lhe dar mais tempo.
  • Folhas a ficarem castanhas - Quando as folhas ficam castanhas, isso pode ser causado por queimaduras solares, humidade insuficiente, falta de água ou insectos. Inspeccione as folhas em busca de insectos, desloque a planta se estiver a sofrer queimaduras solares e assegure uma rega adequada.

Folhas castanhas na planta ave-do-paraíso

Cuidados com a ave-do-paraíso FAQs

Em seguida, responderei a algumas das perguntas mais frequentes sobre os cuidados a ter com a planta ave-do-paraíso. Se não encontrar a sua resposta aqui, coloque-a nos comentários abaixo e terei todo o gosto em responder-lhe o mais rapidamente possível.

Como faço para que a minha ave-do-paraíso floresça?

Os fertilizantes e a luz solar são as duas principais coisas de que as plantas da ave-do-paraíso precisam para florescer. As plantas em contentor gostam de estar ligadas às raízes e podem não florescer se o vaso for demasiado grande.

Quanto tempo é que demora a crescer a ave-do-paraíso?

A ave-do-paraíso é uma planta de crescimento rápido, mas pode levar de 3 a 5 anos para que uma plântula ou um pequeno espécime atinja o tamanho adulto.

De quanta luz solar necessita uma ave-do-paraíso?

Em climas temperados, a ave-do-paraíso dá-se melhor a pleno sol; em regiões quentes e secas, dá-se melhor em sombra parcial, protegida do sol intenso da tarde.

Com que frequência se deve regar uma ave-do-paraíso?

Em vez de regar automaticamente de acordo com um horário definido, certifique-se sempre de que verifica primeiro o solo para se certificar de que não está já molhado.

Mas, em geral, regue as plantas de ave-do-paraíso semanalmente durante os meses de verão. No outono e no inverno, deixe o solo secar ligeiramente entre as regas.

O cultivo da ave-do-paraíso é simples e divertido. A "rainha das plantas de interior", imponente e elegante, vale a pena o esforço para acrescentar altura e folhagem exuberante ao seu espaço interior, pátio ou jardim. Além disso, com os cuidados adequados, pode desfrutar das suas flores deslumbrantes e invulgares durante muitos anos!

Mais sobre a jardinagem de flores

    Partilhe as suas dicas de cuidados com a planta ave-do-paraíso abaixo.

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.