Como fazer crescer um abacateiro a partir de um caroço

 Como fazer crescer um abacateiro a partir de um caroço

Timothy Ramirez

Cultivar abacate a partir da semente é divertido e fácil! Neste post, vou dar-te instruções passo a passo sobre como começar um abacateiro a partir de um caroço, mostrar-te o que fazer com a muda e também dar-te toneladas de dicas de cuidados.

Sabias que podes fazer crescer um abacateiro a partir do caroço de um abacate que compras em qualquer mercearia? Sim, é verdade.

O caroço do abacate é a semente. Na nossa casa, consumimos abacates muito rapidamente, o que significa que tenho uma grande quantidade de caroços de abacate para experimentar!

Cultivar um abacateiro a partir do caroço é divertido, e vou mostrar-lhe exatamente como fazê-lo neste guia passo a passo.

Para cultivar abacate a partir de sementes, tudo o que precisa é do caroço de um fruto maduro e de uma mão-cheia de objectos da casa.

Cultivo de abacate a partir de sementes

Abaixo encontrará exatamente o que fiz para fazer crescer um abacateiro a partir de um caroço, utilizando um abacate normal de supermercado! Este método funciona em qualquer zona de jardinagem, uma vez que vai começar a árvore dentro de casa.

Pode manter o abacateiro como planta de casa, ou plantá-lo no exterior se viver num clima mais quente.

Quando devo plantar a minha semente de abacate?

O abacate pode ser cultivado a partir de sementes em qualquer altura do ano, mas não se esqueça de que o tempo de germinação do abacate pode ser mais longo durante os meses frios de inverno.

Por isso, se vive num clima frio como o meu, talvez seja mais fácil tentar plantar sementes de abacate no final do inverno ou no início da primavera.

Preparação de um caroço de abacate para plantação

É importante retirar a semente de um abacate maduro, pois quanto mais maduro estiver o fruto, mais madura será a semente. Uma semente imatura provavelmente não crescerá.

Retire com cuidado o caroço do abacate, tentando não o danificar ou cortar no processo. Depois de o retirar do fruto, lave o caroço em água morna.

É provável que tenha de usar os dedos para limpar completamente os pedaços de fruta do caroço.

Antes de o plantar, certifique-se de que sabe qual o lado do caroço do abacate que vai para a água. Alguns caroços de abacate têm uma ponta distinta no topo.

A parte inferior da semente será um pouco mais plana e terá um ponto arredondado de onde sairão as raízes. Essa é a extremidade que vai para a água.

Como cultivar abacate a partir de sementes

Existem dois métodos para cultivar abacate a partir da semente - plantar uma semente de abacate no solo ou germinar o caroço em água.

Os caroços podem ser plantados no solo como qualquer outro tipo de semente, mas cultivar um caroço de abacate no solo é um pouco mais difícil do que começar um caroço de abacate na água.

As sementes de abacate são exigentes quanto ao nível de humidade do solo, pelo que terá de o verificar diariamente para obter o nível certo.

Além disso, quando as colocamos na água, podemos ver as raízes a crescer, o que é muito fixe.

É por isso que a maioria das pessoas acha mais fácil (e mais divertido) cultivá-los na água do que no solo. Por isso, vou mostrar-lhe os passos para cultivar um caroço de abacate na água...

Como cultivar um caroço de abacate na água, passo a passo

Só precisas de algumas coisas para começar, e cultivar abacate a partir de sementes em água é bastante fácil.

Veja também: Como cultivar bolbos de amarílis encerados

O mais importante é lembrar que pode levar de 6 a 8 semanas para que as raízes ou o caule rompam a cova, por isso é preciso ter paciência.

Material para o cultivo de um abacateiro a partir do caroço

Material necessário:

  • Caroço de abacate
  • 3 palitos de dentes (ou experimente esta engenhoca divertida)
  • 1 copo ou jarro transparente*
  • Água
  • Tesouras de poda afiadas ou tesouras de precisão
  • Vaso de 10-12" de diâmetro com drenagem

* O teu copo não tem de ser transparente - mas é muito mais divertido se for! Podes ver as raízes a crescer na água quando está transparente!

Passo 1: Espetar palitos de dente no caroço Pegue em três palitos de dentes e espete-os no caroço, equidistantes uns dos outros. Terá de empurrar com firmeza, mas não é difícil inseri-los no caroço.

Caroço de abacate com palitos para germinar

Passo 2: Coloque o seu caroço de abacate na água - Encha um copo ou um jarro com água e, em seguida, coloque delicadamente o caroço por cima, com os palitos apoiados no rebordo do copo.

Os palitos permitem suspender o caroço no meio do copo, de modo a que a parte de baixo fique na água e a parte de cima permaneça seca. Deve certificar-se de que cerca de metade do caroço do abacate fica coberto de água.

Em alternativa, podes usar um kit de cultivo especificamente concebido para cultivar facilmente abacate a partir de sementes. Desta forma, podes cultivar uma semente de abacate sem palitos.

Passo 3: Coloque o copo e o poço num local luminoso e quente Coloque o vidro num local quente que receba luz solar indireta na sua casa.

É bom tê-la num local bem iluminado, mas, nesta altura, não a exponha diretamente ao sol. Além disso, quanto mais quente for o local, mais rapidamente a semente brotará, por isso, tenha isso em conta.

Enraizar um caroço de abacate na água

Passo 4: Manter a água fresca... observar e esperar! Enquanto estiveres a observar e à espera de ver a raiz a sair do fundo do poço, a água vai ficar enevoada.

A água com nevoeiro é normal, mas deves certificar-te de que a manténs fresca para que o teu caroço de abacate não apodreça ou mofe.

Para substituir a água, encha um copo novo e deixe-o repousar à temperatura ambiente. Assim que a água fresca estiver à mesma temperatura que a água com nevoeiro, coloque o poço no novo copo.

Além disso, tenta manter sempre o nível da água acima do fundo do caroço do abacate e nunca deixes que as raízes sequem. Basta completar com água à temperatura ambiente se o nível começar a descer demasiado.

Plântula de abacate a crescer na água

Cuidados com a muda de abacate que cresce na água

Depois de as raízes do abacateiro (do fundo do caroço; na água) e o caule (do topo do caroço; para cima) terem brotado, deixa a tua plântula de abacate crescer até atingir 15 a 20 cm de altura. Depois corta-a para 3 cm.

Embora isto seja assustador e pareça que está a matar a nova planta, é na verdade a melhor maneira de encorajar um caule e folhas mais fortes e saudáveis.

Ao cortar o caule, certifique-se de que utiliza uma tesoura afiada e esterilizada ou uma tesoura de poda. Pode matar a jovem plântula se não fizer um corte limpo!

Para limpar as suas podadoras, basta lavar as lâminas com água e sabão ou mergulhá-las em álcool para as desinfetar.

Depois de podar o caule, deixe o seu abacateiro continuar a crescer na água. Quando as raízes estiverem saudáveis e grossas, e o caule tiver folhas novamente, é altura de o plantar no solo!

Como plantar abacate no solo

A transplantação do abacateiro do copo para o vaso deve ser feita com cuidado, pois as raízes das plântulas são muito delicadas e podem partir-se facilmente se forem mal manuseadas.

Para envasar a sua plântula, retire primeiro os palitos do caroço e deite fora a água do seu copo.

A melhor terra para envasar para o abacateiro é uma terra de drenagem rápida. O abacateiro cresce muito bem numa terra para envasamento de uso geral.

No entanto, se tiver tendência para regar demasiado as suas plantas de interior, recomendo que adicione um pouco de perlite ou areia grossa à mistura para ajudar na drenagem.

Em seguida, encha o seu vaso com terra. Tenha o cuidado de deixar espaço suficiente para as raízes, para que não fiquem esmagadas ou rasgadas.

O abacate deve ser plantado no solo mais ou menos à mesma profundidade a que estava a crescer na água, mas não mais fundo, pelo que o caroço deve sair do solo pelo menos até meio.

A minha muda de abacateiro em vaso

Cuidados com o abacateiro recém-plantado em vaso

Depois de envasar a sua muda de abacate, coloque-a no mesmo local onde estava o vidro. A temperatura e a quantidade de luz solar que recebe não devem mudar drasticamente, caso contrário a sua nova árvore pode entrar em choque.

Lembre-se que a sua muda de abacate está habituada a receber muita água, por isso encharque-a bem e deixe escorrer o excesso de água do vaso.

Deve-se regar a plântula com frequência, especialmente no início. Manter o solo consistentemente húmido (sem o saturar) até que a plântula de abacate se estabeleça no seu novo vaso.

O seu abacateiro está no bom caminho para se tornar uma planta de casa de estrela de rock! Quando atingir 30 cm de altura, corte-o para 15 cm. Parece assustador podá-lo tanto, mas isto encoraja novos rebentos e crescimento!

Regar o meu abacateiro recentemente envasado

Conselhos gerais para o cultivo do abacateiro

Quando a muda de abacate tiver recuperado da última poda e se tiver habituado a crescer num vaso, pode mudá-la para o seu local permanente.

As plantas crescem melhor num local quente e ensolarado e adoram a humidade. Pode ler o meu guia completo de cuidados com o abacateiro aqui, mas abaixo estão algumas dicas básicas...

  • Cultive o seu abacateiro de interior numa janela solarenga e proteja-o das correntes de ar frio. Se começar a procurar a luz ou a ficar pernalta, adicione uma luz de crescimento.
  • Os abacateiros adoram a humidade, por isso, se possível, cultive-os numa casa de banho ou perto do lava-loiça da cozinha. Caso contrário, pode colocar um humidificador perto da planta se viver num clima seco ou durante o inverno, quando o ar nas nossas casas é seco.
  • Pode levar a sua planta de abacate para o exterior durante o verão para lhe dar um impulso. Certifique-se apenas de que a aclimatiza lentamente a um local com sol pleno para que as folhas não sofram queimaduras solares.
  • Os abacateiros gostam de muita água, mas tenha cuidado para não regar demasiado um abacateiro em vaso. Deixe o solo secar um pouco entre as regas.
  • Quando chegar a altura de regar, dê à sua planta um gole profundo de água, deixando o excesso escorrer do vaso.
  • Se não tiver a certeza da frequência com que deve regar, recomendo que adquira um medidor de solo para o ajudar a acertar sempre.

Cultivo de um abacateiro num vaso

Perguntas frequentes sobre o cultivo de um caroço de abacate

Se não encontrar a resposta à sua pergunta neste post ou aqui nas FAQs, por favor coloque-a nos comentários abaixo e eu responderei assim que puder.

Quanto tempo é necessário para fazer crescer um abacateiro a partir da semente?

O abacate demora cerca de 6-8 semanas a crescer a partir da semente. Por vezes, pode crescer mais depressa, dependendo do ambiente. Para tentar acelerar o tempo de germinação, coloque a semente num local quente.

Os abacateiros cultivados a partir de sementes produzem frutos?

É muito improvável que o seu abacateiro cultivado a partir da semente produza frutos, mas é definitivamente possível. Tenha apenas em atenção que os frutos provavelmente não serão os mesmos da planta-mãe.

Quanto tempo demora um abacateiro a produzir frutos?

Um abacateiro cultivado a partir de sementes pode levar de 10 a 15 anos para produzir frutos.

É possível plantar um caroço de abacate seco?

Depende do grau de secura da semente. É aconselhável plantar as sementes de abacate logo que possível depois de as retirar do fruto. Se a semente secar demasiado, pode não germinar. Se estiver seca há apenas alguns dias, não deve haver problema.

Qual é a extremidade do caroço de abacate que vai para baixo?

A base de um caroço de abacate é mais achatada do que a parte de cima e tem um ponto arredondado onde as raízes vão sair. Veja a fotografia na secção "Preparar um caroço de abacate para plantar" para o ajudar a distinguir a parte de cima da parte de baixo.

É possível plantar um caroço de abacate no solo?

Sim! Este método pode ser mais difícil porque é necessário manter o equilíbrio perfeito entre demasiado húmido e seco ou as sementes não crescerão.

Plante a semente em solo húmido com cerca de 1/2 do caroço a sobressair da terra. Mantenha o solo do abacate húmido, mas não encharcado, e nunca o deixe secar.

Veja também: Como conservar e armazenar salsa fresca

Pode cobrir o vaso com plástico para evitar que o solo seque demasiado depressa (mas não deixe que o plástico toque na semente).

Cultivar abacate a partir da semente é divertido e uma óptima forma de obter uma planta de casa grátis. Pode ser necessário fazer algumas experiências com a localização do seu copo para encontrar a temperatura e a quantidade de luz solar perfeitas. (Fiz várias tentativas falhadas de cultivar um abacateiro a partir de um caroço antes de encontrar o sucesso.) Mas acredite em mim, quando vir a sua primeira raiz ou caule a sair do caroço - é emocionante!

Se quer aprender tudo o que precisa de saber para cultivar qualquer tipo de sementes que deseje, então tem de fazer o meu Curso de Sementes online hoje mesmo. É um curso online abrangente, detalhado e de ritmo próprio que o acompanhará em todas as etapas do processo. Inscreva-se e comece hoje mesmo!

Caso contrário, se apenas quiser aprender rapidamente como cultivar sementes dentro de casa, então o meu eBook Starting Seeds Indoors é exatamente o que precisa. É um guia simples e rápido que é perfeito para qualquer pessoa!

Mais mensagens sobre o cultivo de sementes

    Partilhe as suas dicas para cultivar abacate a partir de sementes na secção de comentários abaixo.

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.