Como cuidar da planta pau-de-fogo (Euphorbia tirucalli 'Sticks Of Fire')

 Como cuidar da planta pau-de-fogo (Euphorbia tirucalli 'Sticks Of Fire')

Timothy Ramirez

As plantas de pau-de-fogo são bonitas e surpreendentemente fáceis de cuidar. Neste post, vou mostrar-lhe tudo o que precisa de saber para as manter saudáveis e a crescer durante décadas.

A planta pau-de-fogo pode ser uma adição impressionante e de baixa manutenção a qualquer coleção, desde que se saiba como cuidar dela.

Este guia sobre os cuidados a ter com a planta pau-de-fogo foi concebido para o ajudar a aprender o que é necessário para a manter a crescer e a prosperar.

Obtenha informações importantes sobre os aspectos básicos, como água, sol e solo, além de dicas sobre como propagar, podar e muito mais.

Visão geral dos cuidados rápidos com a planta Firestick

Nome científico: Euphorbia tirucalli 'Sticks Of Fire' (paus de fogo)
Classificação: Planta suculenta
Nomes comuns: Planta de pau-de-fogo, pau-de-fogo, árvore do lápis vermelho
Resistência: Zonas 10+
Temperatura: 60-95°F
Flores: Pequenos cachos amarelos, florescem no outono-primavera
Luz: Sol pleno, luz brilhante no interior
Água: Deixar o solo secar entre regas, não regar em excesso
Humidade: Pouco ou nenhum
Fertilizante: Alimento para plantas de uso geral primavera-verão
Solo: Solo arenoso, de drenagem rápida
Pragas comuns: Cochonilhas, pulgões, ácaros

Informações sobre a fábrica Firestick

A planta pau-de-fogo, ou Euphorbia tirucalli cultivar 'Sticks of Fire', também chamada vulgarmente de árvore do lápis vermelho, é uma suculenta nativa de África.

O nome comum deve-se ao facto de os ramos finos como um lápis ficarem vermelhos no outono e no inverno, fazendo com que pareçam estar a arder.

As folhas pequenas crescem e depois caem rapidamente, deixando para trás ramos nus, parecidos com paus, de cores vivas.

À medida que amadurecem, a base do tronco desenvolve um aspeto lenhoso, castanho, e uma textura semelhante a uma casca.

É possível que cresçam até 30' de altura no clima adequado ao ar livre, mas a maioria dos espécimes de interior atingem no máximo 6-8'.

Folhas minúsculas numa planta de pau-de-fogo

Flores da planta Firestick

Talvez nunca o veja acontecer dentro de casa, mesmo com os melhores cuidados, mas acredite ou não, uma planta de pau-de-fogo pode florescer.

Os cachos de pequenas flores amarelas podem aparecer nas pontas dos ramos e nas articulações em qualquer altura do ano, mas normalmente florescem no inverno.

São insignificantes, mas atraentes para as borboletas, abelhas e outros polinizadores.

Flores da planta Firestick

Toxicidade

A planta do pau-de-fogo é tóxica para os seres humanos e para os animais, podendo causar perturbações digestivas quando ingerida, e tem também uma seiva branca leitosa que pode ser irritante para a pele e para os olhos quando em contacto.

Use sempre luvas e proteção para os olhos quando manusear a planta e não se esqueça de lavar bem as mãos e quaisquer ferramentas que entrem em contacto com a seiva.

Se estiver preocupado, mantenha-o fora do alcance dos animais de estimação e das crianças. Para mais informações sobre a toxicidade, consulte o sítio Web da ASPCA.

Como cultivar a planta Firestick

Antes de falarmos sobre como cuidar de uma planta de pau-de-fogo, primeiro devemos discutir a localização ideal. Escolher um bom local pode torná-las fáceis e de baixa manutenção.

Resistência

O pau-de-fogo não é uma planta resistente à geada, só pode sobreviver no exterior durante todo o ano nas zonas de crescimento mais quentes de 10+.

Podem tolerar temperaturas baixas de 30°F durante curtos períodos, mas sofrerão e morrerão em caso de geada prolongada ou tempo gelado.

Onde cultivar uma planta Firestick

O melhor local para cultivar uma planta de pau-de-fogo é um lugar muito ensolarado e seco. Elas não se dão bem com excesso de humidade e precisam de muita luz para obter a cor brilhante.

Em climas quentes, que se mantêm acima dos 30°F, podem ser plantadas no solo e permanecer ao ar livre durante todo o ano.

Para as zonas mais frias, é melhor mantê-las em recipientes como plantas de casa, para que possam ser transferidas para o interior quando as temperaturas baixarem. Qualquer vaso com drenagem é bom.

Planta de pau-de-fogo colorida a crescer na paisagem

Cuidados com a planta Firestick & amp; Instruções de cultivo

Agora que já sabe quais são os melhores locais para as cultivar, vamos falar sobre os cuidados a ter com a planta pau-de-fogo. Estas dicas vão ajudá-lo a saber o que é preciso para as manter saudáveis e felizes ano após ano.

Veja também: Como cuidar das plantas de alocasia

Luz

Dê à sua Euphorbia tirucalli 'Sticks of Fire' sol pleno ao ar livre para ajudar a desencadear a cor vermelha vibrante. No interior, forneça-lhe luz brilhante durante pelo menos 8 horas por dia.

Uma janela virada a sul é a melhor opção, mas leste ou oeste também podem funcionar, mas a cor não será tão proeminente. Vire a planta uma vez por mês para obter uma cor e um crescimento equilibrados.

Se tiver problemas em fornecer o suficiente a partir de uma fonte natural, uma luz de cultivo é uma óptima maneira de complementar.

Água

A melhor maneira de cuidar de uma planta de pau-de-fogo é deixá-la secar completamente entre as bebidas.

Não se dá bem com solo encharcado ou pés molhados, por isso espere até que o meio esteja seco a pelo menos 2" de profundidade. Depois regue bem até drenar o fundo e deite fora todo o excesso.

Se tiver problemas, utilize um medidor de humidade para o ajudar a saber exatamente quando é altura de lhe dar mais.

Planta de pau-de-fogo grande num jardim

Humidade

Como se desenvolvem em climas secos e áridos, não gostam de muita humidade. Se viver num local com maior humidade, pode regar com menos frequência.

Temperatura

A gama de temperaturas ideal para as plantas de pau-de-fogo situa-se entre 60-95°F, o que as torna bem situadas na maioria dos ambientes interiores.

Podem tolerar temperaturas baixas de 30°F durante curtos períodos de tempo, mas temperaturas de congelação prolongadas causarão danos e, eventualmente, a morte.

Por outro lado, podem tolerar facilmente temperaturas altas de 100°F ou mais, especialmente quando se mantêm hidratadas.

Quando a temperatura desce para 60-70°F no outono e no inverno ao ar livre, as cores vermelha e laranja tornam-se muito mais vivas.

Veja também: Como fertilizar as ervas aromáticas na horta biológica Suculentas de pau de fogo plantadas no exterior

Fertilizante

As plantas Firestick não precisam de muito fertilizante como parte dos seus cuidados regulares, mas a alimentação ocasional pode ajudar a estimular o crescimento.

Utilize um alimento orgânico para plantas domésticas, de uso geral, ou um chá de composto, até uma vez por mês durante a primavera e o verão. Se preferir, pode misturar grânulos em vez de utilizar um líquido.

Parar completamente durante o outono e o inverno para deixar a planta descansar.

Solo

Utilize um solo arenoso e de drenagem rápida para a sua planta de pau-de-fogo. Uma mistura comercial pode funcionar, mas mesmo essas são melhores quando alteradas para as tornar mais porosas e arenosas.

Para fazer a sua própria mistura, combine 2 partes de terra para vasos com 1 parte de perlite ou pedra-pomes e 1 parte de areia grossa.

Transplantação & Repicagem

As plantas jovens de pau-de-fogo tendem a crescer mais rapidamente, especialmente quando recebem os cuidados adequados, pelo que podem precisar de ser replantadas anualmente na primavera, ou pelo menos a cada 2-3 anos.

Quando o crescimento tiver abrandado drasticamente ou as raízes estiverem a atravessar os orifícios de drenagem, é altura de os dimensionar.

Escolha um recipiente 2-3" mais largo e mais profundo do que o atual, com boa drenagem, e volte a colocar o vaso à mesma profundidade.

Pequenas plantas de pau-de-fogo a crescer em vasos

Poda

As plantas de pau-de-fogo só precisam de ser podadas para controlar o seu tamanho e forma, ou para aparar os ramos mortos.

A melhor altura para a podar é no verão ou no outono, quando a planta está um pouco mais seca. Pode ser podada tanto quanto se queira para controlar o tamanho.

Deve-se usar sempre luvas, mangas compridas e óculos de proteção para se proteger da seiva.

Utilize tesouras de podar afiadas e limpas para fazer os cortes. Quando terminar, lave imediatamente as luvas, as ferramentas e as mãos com água e sabão.

Dicas de controlo de pragas

Os lápis vermelhos saudáveis raramente têm problemas com pragas, mas por vezes os ácaros, os pulgões e as cochonilhas podem tornar-se um problema.

Trate os insectos visíveis com um jato de água ou aplique-lhes um cotonete embebido em álcool.

Também pode tratá-los com óleo de neem ou com um spray inseticida orgânico. Eu faço o meu próprio spray combinando 1 colher de chá de sabão líquido suave com 1 litro de água.

Conselhos para a propagação da planta Firestick

O pau-de-fogo é muito rápido e fácil de propagar por estacas. Pegue em ramos saudáveis e mergulhe a extremidade cortada em água para impedir que a seiva leitosa flua.

Deixar secar e calcificar durante alguns dias, depois polvilhar com hormona de enraizamento e plantar numa mistura sem terra ou bem drenada.

Mantenha-as pouco húmidas e com pouca luz durante 2-6 semanas, ou até começar a ver um novo crescimento.

Resolução de problemas comuns de cuidados

As plantas Firestick são geralmente fáceis de cuidar, mas ao longo dos anos pode deparar-se com um destes problemas comuns. Use as minhas dicas para as ajudar a recuperar a sua saúde.

Planta Firestick revertida para verde

As varas de fogo reverterão para verde se não receberem luz solar suficiente, o que pode acontecer durante longos Invernos escuros ou se a sua planta estiver localizada à sombra.

Certifique-se de que recebem 6 ou mais horas de luz brilhante ou sol direto diariamente. As luzes de cultivo podem ser muito úteis se tiver dificuldade em fornecer luz interior suficiente.

Ramos pernaltas

Se o novo crescimento for ralo e esparso, mova-o para um local com mais luz ou adicione uma luz de crescimento para ajudar a suplementar.

A planta Firestick não está a crescer

Há muitas razões para que a sua planta de pau-de-fogo não esteja a crescer: pode ser falta de luz, rega inadequada, ou está muito presa ao vaso.

Proporcionar diariamente muita luz brilhante e regar apenas quando o solo estiver completamente seco.

Se vir raízes a sair do fundo do vaso, pode ser altura de o mudar para um recipiente maior para revigorar o crescimento.

A planta está a murchar

Os caules e as folhas murchos são frequentemente um sinal de falta de rega. Nesse caso, os ramos parecerão caídos, secos e desinflados.

Beba-o bem para o reidratar e depois escorra o excesso do fundo da panela.

Folhas/caules que se tornam castanhos

O acastanhamento pode indicar alguns problemas diferentes, como rega inadequada ou sol extremo. No entanto, é normal que a base do caule principal fique acastanhada com a idade.

Certifique-se de que não está na água, mas também evite deixá-lo ficar seco durante muito tempo.

Embora a planta pau-de-fogo se desenvolva em pleno sol, tenha o cuidado de não a mover do interior para um local de exposição total ao ar livre, ou pode causar queimaduras solares.

Caule da Euphorbia tirucalli 'Sticks on Fire' a ficar castanho

Perguntas frequentes

Aqui respondi a algumas das perguntas mais frequentes sobre os cuidados a ter com a planta pau-de-fogo. Se a sua não estiver na lista, acrescente-a na secção de comentários abaixo.

A planta pau-de-fogo é venenosa?

A planta do pau-de-fogo é venenosa para cães e gatos quando ingerida, e a seiva leitosa pode ser irritante para a pele e para os olhos quando em contacto com ela. Tenha cuidado e use proteção para as mãos e para os olhos quando manusear a planta. Lave as luvas e as ferramentas depois de as manusear e tenha muito cuidado para não deixar entrar a seiva nos olhos.

É possível tocar numa planta firestick?

Sim, pode tocar numa planta de pau-de-fogo, mas se a seiva leitosa entrar em contacto com a sua pele ou olhos, pode causar irritação ou queimaduras. Use luvas e óculos de proteção quando a manusear, para estar seguro.

A que velocidade crescem as plantas firestick?

As plantas de pau-de-fogo crescem rapidamente quando são jovens e recebem os cuidados adequados, mas tendem a abrandar à medida que amadurecem. Podem ganhar vários centímetros por ano.

É possível cultivar paus de fogo dentro de casa?

Sim, é possível cultivar paus-de-fogo dentro de casa, mas o melhor é que tenham uma boa drenagem e muita luz brilhante.

Qual é a altura das plantas firestick?

As plantas de pau-de-fogo podem crescer muito alto, podem atingir 30' de altura, mas geralmente só atingem essa altura no solo ao ar livre. No interior, geralmente só atingem um máximo de 6-8'.

Agora que já conhece os prós e contras dos cuidados a ter com a planta pau-de-fogo, pode ter a certeza de que vai adicionar uma à sua coleção. Estas dicas vão ajudá-lo a mantê-la florescente, para que a possa apreciar durante muitos anos.

Se quer aprender tudo o que há para saber sobre a manutenção de plantas de interior saudáveis, então precisa do meu eBook sobre Cuidados com as Plantas de Interior, que lhe mostrará tudo o que precisa de saber sobre como manter todas as plantas da sua casa a prosperar. Descarregue a sua cópia agora!

Mais guias de cuidados com plantas de interior

    Partilhe as suas dicas de cuidados a ter com a planta da vareta de fogo na secção de comentários abaixo.

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.