Árvore de leite africana: como crescer e amadurecer; cuidados com uma planta Euphorbia trigona

 Árvore de leite africana: como crescer e amadurecer; cuidados com uma planta Euphorbia trigona

Timothy Ramirez

As árvores de leite africanas são bonitas e surpreendentemente fáceis de cultivar e cuidar. Neste post, vou dizer-lhe tudo o que precisa de saber sobre os cuidados com a planta Euphorbia trigona e dar-lhe toneladas de dicas para manter a sua feliz e saudável.

Se gosta de plantas de interior ou se procura um complemento estelar para a sua paisagem em climas mais quentes, a árvore de leite africana é uma excelente escolha.

Com os cuidados adequados, a sua Euphorbia trigona pode viver durante décadas e tornar-se-á um espécime impressionante.

Continue a ler para saber tudo o que precisa de saber sobre como cultivar árvores de leite africanas.

Incluindo o tipo de solo e luz solar de que necessitam, como regá-las e podá-las, além de muitas outras dicas importantes para manter as suas florescentes.

O que são as árvores de leite africanas?

Muitas pessoas perguntam-se o que é uma árvore de leite africana. É uma árvore, um cato ou um arbusto? As Euphorbia trigona são na realidade suculentas e são originárias da África Ocidental.

No seu habitat nativo, estas plantas de crescimento rápido formam densos matagais, mas aqui nos EUA são mais frequentemente mantidas dentro de casa como plantas de interior.

O seu nome comum vem da seiva branca leitosa que se encontra no seu interior e que sangra quando é cortado ou danificado. Mas também é conhecido pelos nomes de cato candelabro ou cato catedral devido à sua forma única.

Os espécimes crescidos podem atingir 8' de altura. Têm um aspeto arbóreo, com ramos rectangulares e estriados que se elevam em forma de candelabro denso, no topo de um caule inferior estreito e único.

Os caules têm dois conjuntos de espinhos ao longo das cristas exteriores e os ramos formam pequenas folhas entre os espinhos nas pontas.

Diferentes tipos

Existem alguns tipos diferentes de árvores de leite africanas que pode cultivar. Embora a maioria seja verde, também pode encontrar a Euphorbia trigona 'Rubra' ou 'Royal Red'.

Mas, quando exposta à luz solar intensa, as pontas ficam vermelhas ao longo da crista do caule e das folhas, criando um aspeto bicolor impressionante.

Toxicidade

Todas as partes da Euphorbia trigonas são venenosas se ingeridas, e a seiva branca pode ser irritante para a pele e para os olhos. Por isso, se estiveres preocupado com a toxicidade, certifica-te de que tomas medidas para te protegeres.

A utilização de equipamento adequado, como luvas e óculos de proteção, é uma forma fácil de os manusear com segurança. Em qualquer caso, é uma boa ideia mantê-los fora do alcance das crianças e dos animais de estimação.

Árvore de leite africana de grande porte a crescer ao ar livre

Como cultivar Euphorbia trigona

Antes de falarmos sobre como cuidar das árvores de leite africanas, vamos rever alguns detalhes importantes sobre onde cultivá-las para que saiba que está a preparar-se para o sucesso.

Resistência

A Euphorbia trigonas é uma suculenta perene que viverá durante muitos e muitos anos se o clima for seco e quente e não descer abaixo de zero.

Aqui nos Estados Unidos, isso significa, na maioria das vezes, que são plantas de interior, pelo menos durante uma parte do ano.

Mas são resistentes nas zonas 9-11, pelo que se viver num local quente, pode deixá-las no exterior do seu jardim durante todo o ano.

Onde cultivar árvores de leite africanas

Se vive numa região onde as temperaturas são negativas, terá de levar a sua árvore de leite africana para dentro de casa durante o inverno.

Para aqueles que vivem em climas suficientemente quentes, a Euphorbia trigona crescerá alegremente ao ar livre, onde pode apanhar muito sol direto. No entanto, certifique-se de que lhe dá bastante espaço, pois estes bebés podem ficar enormes.

Se o fizer, não se esqueça de o expor gradualmente ao sol direto na primavera para evitar queimaduras solares.

Árvore de leite africana madura num jardim

Instruções de manutenção da árvore de leite africana

Agora que já sabe onde cultivar a sua árvore de leite africana, vamos aprender os prós e contras de como prestar os melhores cuidados.

Luz

Estas suculentas adoram luz e precisam de um local ensolarado, como uma janela virada para sul dentro de casa.

Se começar a ver um crescimento pernalta, é porque está à procura de luz. Por isso, mude-o para um local mais luminoso ou adicione uma luz de crescimento para o ajudar.

Se puder plantá-los ao ar livre no jardim, os seus cactos candelabros dar-se-ão melhor a pleno sol, mas podem tolerar uma sombra parcial ou ligeira.

Tenha em conta que são muito susceptíveis a queimaduras solares. Por isso, se o seu for novo ou estiver habituado à luz interior, introduza-o gradualmente ao sol pleno no exterior.

Veja também: Como fertilizar os seus canteiros de flores Cicatrizes de queimaduras solares numa árvore de leite africana

Água

A Euphorbia trigona é tolerante à seca e desenvolve-se bem se for deixada a secar completamente entre regas.

Não toleram solo húmido ou pés encharcados, e a rega excessiva é a causa número um de problemas para eles. Um pouco de negligência é uma coisa boa!

  • Com que frequência se deve regar uma árvore de leite africana? - Mais importante do que qualquer horário é verificar sempre o solo primeiro. Se estiver húmido, espere que seque antes de voltar a regar.
  • Quando é que devo regar a minha árvore de leite africana? Regue-o quando a terra estiver completamente seca, beba-o bem e escorra o excesso do tabuleiro. Se estiver no exterior, faça-o de manhã cedo para que possa secar antes do anoitecer.

No verão, durante o seu período de crescimento mais ativo, pode ser necessário aumentar as regas, mas deve sempre verificar primeiro o solo.

Se tiver tendência para regar em excesso, recomendo que compre um medidor de humidade do solo barato para o ajudar a acertar.

Post relacionado: Como regar uma planta suculenta

Fertilizante

As árvores de leite africanas não precisam de nenhum tipo especial de fertilizante para se desenvolverem, mas, tal como todas as plantas, beneficiarão se forem alimentadas de vez em quando.

A melhor altura para as fertilizar é na primavera ou no verão, durante o seu período de crescimento mais ativo.

Escolha opções de uso geral e totalmente naturais, como fertilizante orgânico para suculentas, comida para plantas de casa ou chá de composto para dar um impulso saudável.

Evite os adubos químicos sintéticos, pois fazem mais mal do que bem, e não os alimente de todo no outono ou no inverno, durante o seu período de dormência.

Solo

Tal como todas as suculentas, o cultivo de árvores de leite africanas é mais fácil num solo arenoso e de drenagem rápida. Não são muito exigentes quanto ao pH, pelo que é muito fácil dar-lhes um bom lar.

Pode fazer a sua própria terra para suculentas, comprar uma terra para vasos comercial de qualidade ou usar uma mistura de areia.

No exterior, se o seu solo for demasiado rico ou denso, altere-o com um pouco de perlite, areia grossa ou pedra-pomes para melhorar a drenagem.

Solo utilizado para a cultura de Euphorbia trigona

Transplantação & Repicagem

A Euphorbia trigona tem raízes pouco profundas e crescerá alegremente no mesmo vaso durante muitos anos. Mas, à medida que estes espécimes imponentes amadurecem, podem tornar-se pesados e cair.

Se notar que se inclinam ou tombam, é altura de mudar para um vaso maior e mais pesado. A boa notícia é que são muito fáceis de replantar.

Para evitar o risco de rega excessiva, aumente apenas um tamanho de vaso e certifique-se de que este tem muitos orifícios de drenagem. Depois, basta colocá-lo à mesma profundidade que tinha no recipiente original.

Regue-a ligeiramente na sua nova casa e deixe-a assentar durante duas semanas antes de retomar os cuidados regulares.

Se a sua planta se tornar muito grande no exterior, pode ser muito difícil transplantá-la ou mudá-la de lugar. Por isso, nas zonas quentes, certifique-se de que encontra um bom lugar para ela no seu jardim, onde poderá viver durante décadas.

Poda

Por mais deslumbrante que seja uma árvore de leite africana adulta, ela pode ficar muito grande. Por isso, se uma planta com 2,5 metros de altura for demais para si, aprender a podá-la pode ser uma óptima maneira de gerir o tamanho e manter a forma.

Não se pode errar, pois são capazes de suportar uma poda dura, mas é preciso usar uma tesoura de poda resistente ou uma faca afiada para não esmagar os caules. Também recomendo vivamente o uso de luvas e proteção para os olhos.

Pode cortá-las em qualquer parte do caule, ou até mesmo remover ramos inteiros, se quiser. Quanto mais cortar, mais arbustos ficarão.

A poda irregular torna-as mais susceptíveis de tombar, por isso faça os cortes à volta de toda a planta para manter o peso uniformemente distribuído.

Pragas comuns

As árvores de leite africanas de exterior e as árvores de interior saudáveis não costumam ter problemas com pragas, mas ocasionalmente podem surgir ácaros, cochonilhas, moscas brancas ou cochonilhas.

Felizmente, existem alguns remédios e tratamentos naturais fáceis que funcionam para se livrar destas pragas.

Utilize sabão inseticida orgânico ou uma solução de óleo de neem para pulverizar as plantas afectadas. Ou mergulhe um cotonete em álcool e aplique-o para matar e remover os insectos.

De qualquer forma, a melhor maneira de evitar as pragas é manter as suas saudáveis seguindo as instruções acima.

Como propagar a Euphorbia Trigona

É fácil propagar as árvores de leite africanas a partir de estacas de caule de qualquer tamanho. Para obter os melhores resultados, pegue numa estaca de 3-4" (ou guarde alguma durante a poda) e passe-a por água fria até que a seiva deixe de fluir.

Uma vez calejada, mergulhe a extremidade cortada na hormona de enraizamento e coloque-a numa mistura de solo arenoso.

Mantenha o meio de enraizamento seco, mas o ar húmido, e em cerca de dois meses a sua estaca deverá criar raízes. Saberá que tem raízes quando vir um novo crescimento no topo.

Duas Euphorbia trigonas plantadas em vasos

Resolução de problemas comuns

As árvores de leite africanas não requerem muita manutenção e são fáceis de cuidar. Mas se se deparar com algum dos problemas abaixo, aqui estão as minhas dicas sobre como fazer com que a sua árvore volte a florescer.

Euphorbia trigona continua a cair

Raízes curtas e muitos ramos pesados no topo tornam a queda um problema comum para a Euphorbia trigona. Para evitar que ela caia, há algumas coisas que pode fazer.

Se possível, coloque-a de novo num recipiente maior e mais pesado. Pode também cortá-la para um tamanho mais manejável, ou usar uma estaca resistente para a fixar e manter na vertical.

Folhas amareladas

É muito comum que as árvores de leite africanas percam folhas à medida que amadurecem, mas se as folhas estiverem amareladas, é um sinal de excesso ou de falta de água.

Para resolver este problema, certifique-se de que lhe está a dar a quantidade correcta de humidade. Deixe o solo secar entre regas e drene sempre o excesso depois.

Manchas castanhas

As manchas castanhas na sua árvore de leite africana podem ser causadas por uma série de problemas. O mais comum é o chamado "corking".

A cortiça é um processo natural que forma manchas castanhas espessas e firmes na base do caule à medida que este envelhece. É totalmente normal e não há motivo para preocupação.

No entanto, as manchas castanhas também podem ser causadas por queimaduras solares, insectos ou apodrecimento devido a excesso de rega.

Manchas castanhas de cortiça na árvore de leite africana

Queimaduras solares

Como já mencionei algumas vezes, as queimaduras solares são um problema muito comum para as leiteiras africanas. Normalmente acontece quando estão habituadas a estar dentro de casa e, de repente, são expostas ao sol direto no exterior.

Para o evitar, introduza-o lentamente ao sol quando o levar para o exterior. Se o seu estiver a sofrer queimaduras solares dentro de casa, leve-o para um local diferente que receba luz brilhante, mas que esteja protegido dos raios quentes da tarde.

Podridão da raiz

Se os pontos perto da base da sua planta estiverem moles e esponjosos, está a lidar com a podridão da raiz, que foi provavelmente causada por excesso de rega.

Veja também: Como cuidar do feto de rabo de raposa (Asparagus densiflorus 'Myers')

Infelizmente, não há cura. Uma vez que começa a apodrecer, continuará a subir pelo caule e acabará por matar toda a planta. Se isto estiver a acontecer com a sua, o melhor é tirar estacas saudáveis e começar de novo.

Perguntas frequentes

Agora que já falei exatamente sobre como cultivar e cuidar de uma árvore de leite africana, vou responder às perguntas mais comuns que ainda persistem. Continue a ler para ver se já respondi às suas.

A árvore de leite africana é realmente uma árvore?

Não, a árvore-de-leite africana não é realmente uma árvore, mas uma suculenta que cresce muito alto e espessa, dando-lhe a aparência de um jovem rebento.

Porque é que a trigona é chamada "árvore do leite"?

A Euphorbia trigona é chamada de "árvore do leite" porque expele uma seiva branca e leitosa quando é cortada ou danificada.

A árvore de leite africana é venenosa?

Sim, todas as partes da árvore de leite africana são venenosas se ingeridas. A seiva branca também pode ser irritante para a pele e para os olhos. Por isso, é melhor usar sempre óculos e luvas de segurança quando manusear a planta.

Porque é que a minha árvore de leite africana está a morrer?

A principal razão pela qual as árvores de leite africanas começam a morrer é o excesso de água, o que faz com que apodreçam de baixo para cima.

Outras causas possíveis são a exposição a temperaturas negativas, queimaduras solares graves ou uma grande infestação de pragas.

Porque é que a minha árvore de leite africana está a ficar vermelha?

Se a sua árvore de leite africana está a ficar vermelha, então provavelmente tem a variedade Royal Red, que fica vermelha quando exposta a luz intensa e direta.

Isto é completamente normal e não há motivo para preocupações, basta sentar-se e apreciar as suas belas pontas vermelhas.

Planta africana da árvore do leite a ficar vermelha

Que altura atingem as árvores de leite africanas?

As árvores de leite africanas ficam muito altas no seu habitat nativo, podendo atingir os 2,5 metros de altura, mas podem ser mantidas mais pequenas através da poda, se desejado.

A árvore de leite africana floresce?

É muito raro as árvores de leite africanas florescerem, especialmente quando cultivadas no interior. No entanto, os arbustos maduros e altos que se encontram no exterior podem produzir flores brancas pequenas e insignificantes no verão.

Qual a velocidade de crescimento da árvore de leite africana?

As árvores de leite africanas crescem rapidamente e podem ficar vários metros mais altas todos os anos.

Agora que já sabe como cultivar árvores de leite africanas, está pronto para adicionar uma à sua coleção de plantas. Com um bebé do viveiro, ou um corte de um amigo, será capaz de cultivar uma Euphorbia trigona imponente e cheia facilmente com estas dicas e truques de cuidados.

Se quer aprender tudo o que há para saber sobre a manutenção de plantas de interior saudáveis, então precisa do meu eBook sobre Cuidados com as Plantas de Interior, que lhe mostrará tudo o que precisa de saber sobre como manter todas as plantas da sua casa a prosperar. Descarregue a sua cópia agora!

Mais sobre os tipos de plantas de interior

    Partilhe as suas dicas ou perguntas sobre os cuidados a ter com a árvore de leite africana na secção de comentários abaixo.

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.