Propagação da planta aranha em 5 passos simples

 Propagação da planta aranha em 5 passos simples

Timothy Ramirez

Propagar aranhas é muito fácil e existem algumas maneiras de o fazer. Neste post, vou falar sobre os diferentes métodos e, em seguida, mostrar-lhe exatamente como enraizar os bebés, passo a passo.

Um leitor da minha página do Facebook pediu-me recentemente para escrever um post sobre como propagar plantas de aranha .

Bem, a boa notícia é que as plantas-aranha são uma das plantas de interior mais fáceis de propagar.

É tão fácil que em breve terás toneladas de novas plantas-aranha para partilhar com os teus amigos e familiares.

Como propagar plantas de aranha

Existem três métodos principais para propagar as plantas-aranha (Chlorophytum comosum, também chamada de "planta-avião"), e todos eles são muito fáceis.

Estes métodos são o enraizamento de bebés-aranha (uma única folha não funciona), a propagação por divisão ou o arranque a partir de sementes.

Neste post, falarei em pormenor sobre como propagar os bebés-aranha e também abordarei brevemente a sua divisão.

Se quiser experimentar sementes, veja o meu post sobre como recolher e cultivar sementes de plantas-aranha.

O que são bebés-aranha?

Os bebés-aranha são os descendentes idênticos da planta-mãe, também chamados rebentos, spiderettes, spiderlings, pups, runners ou plantlets.

Veja também: Como conservar pimentos

Quando estiverem suficientemente maduros, os rebentos podem ser utilizados para criar novas plantas de avião.

Só se formam nas flores se estas não forem polinizadas. Se as flores forem polinizadas, produzem sementes em vez de plântulas.

Post relacionado: Propagação de plantas: um guia pormenorizado para principiantes

Rebentos de aranha prontos a propagar

Quando propagar as plantas de aranha

Pode propagar as suas plantas-aranha em qualquer altura do ano, mas é mais fácil e mais rápido fazê-lo durante os meses de primavera e de verão.

A melhor altura para remover os bebés é quando eles têm as suas próprias raízes por baixo. Se não estiverem suficientemente maduros, pode não resultar.

Recomendo que se espere até que os bebés tenham algumas formações de raízes iniciais próprias antes de fazer as suas estacas.

Se os bebés aranhiços não tiverem raízes, ou se vir apenas pequenas protuberâncias, então é melhor esperar até que estejam um pouco mais maduros.

Como cortar os bebés aranha das plantas

Quando determinar que uma plântula está pronta para ser propagada, pode retirá-la da mãe cortando-a.

Por vezes, os bebés soltam-se facilmente quando os perturbamos, e nem sequer é preciso cortá-los.

Se está a pensar onde cortar as plantas-aranha bebés da mãe, é indiferente, mas eu gosto de as cortar o mais próximo possível do topo das plantas-aranha, para que não haja um caule feio a sobressair.

Veja também: Cultivo de legumes: o melhor guia para hortas

Certifique-se de que utiliza um par de tesouras de precisão esterilizadas para obter um corte limpo e agradável.

Uma vez retirado o bebé, pode podar o longo caule até à base do seguinte, ou até à planta principal, porque nada de novo sairá dele.

Estacas de plantas-aranha

Como criar bebés-aranha

O cultivo de bebés-aranha é o método mais comum de propagação, e há algumas formas de o fazer.

Pode enraizá-las no solo enquanto ainda estão presas à planta-mãe, ou pode cortá-las e enraizá-las na água, ou propagar as suas plântulas de aranha no solo.

Post relacionado: As melhores ferramentas, equipamentos e suprimentos de propagação de plantas

1. propagação da planta aranha na água

A forma mais fácil de propagar as plantas-aranha é colocar os bebés em água até que criem novas raízes.

As principais desvantagens de enraizar as estacas na água são o apodrecimento da aranha ou o choque quando se planta no solo.

Os bebés tendem a ser mais fracos quando enraizados na água e podem demorar algum tempo a recuperar do choque do transplante.

Eis alguns conselhos para enraizar melhor as plantas-aranha na água ...

  • Se tiveres problemas com a morte dos bebés das plantas de avião depois de os envasares, então talvez queiras tentar um dos outros dois métodos para os enraizar da próxima vez.
  • Antes de as colocar na água, corte ou belisque as folhas à volta da base da plântula ou debaixo das raízes. Qualquer folhagem que esteja submersa na água apodrecerá.
  • Gosto de usar um vaso fundo e transparente para enraizar as minhas aranhas-plantas de avião. No entanto, encha-o apenas o suficiente para cobrir as raízes da planta bebé.
  • Se a plântula ficar numa água demasiado funda, apodrecerá. Usar um vaso alto e fino mantém a plântula na vertical e ajuda a manter a folhagem fora da água.

Post relacionado: Porque é que as pontas das plantas das aranhas ficam castanhas e como as corrigir

Propagação de plantas-aranha na água

2. propagação de plantas de aranha no solo

Também podes propagar a tua planta-aranha no solo, e este método resultará nos inícios mais fortes.

As plantas bebés enraizadas desta forma correm menos risco de morrer por choque de transplante do que as que são enraizadas em água. A única desvantagem é que pode demorar um pouco mais.

Eis alguns conselhos para enraizar as plantas-aranha no solo...

  • Utilize uma câmara de propagação ou cubra a plântula e o solo com um saco de plástico para manter o nível de humidade elevado e ajudar as spiderettes a enraizar mais rapidamente.
  • Coloque o recipiente em cima de um tapete térmico para manter o solo quente, o que ajuda realmente a acelerar o processo.
  • Não utilize terra para vasos normal, é demasiado pesada, mas sim uma mistura ligeira de vermiculite, turfa (ou coco) e perlite ou pedra-pomes.
  • Se tentar este método, mergulhar as pontas inferiores em hormona de enraizamento ajudará o bebé a criar raízes mais rapidamente.

Post relacionado: Faça uma caixa de propagação barata e fácil para enraizar as estacas

Bebé aranhiço enraizado pronto a ser envasado

3. Propagação dos corredores de plantas de aranha enquanto ainda estão ligados

Com este método de propagação da planta-aranha, coloca-se um vaso ao lado da mãe e enfia-se as raízes iniciais do bebé no solo enquanto ainda está no caule.

A vantagem de enraizar as plântulas de Chlorophytum comosum enquanto ainda estão presas à planta-mãe é que não tem de se preocupar com o choque do transplante.

Mas pode ser um pouco mais difícil, porque as sideretes ainda presas à mãe nem sempre enraízam tão facilmente como quando são retiradas. Aqui ficam algumas dicas...

  • Com este método, pode usar terra de vaso normal ou tentar uma mistura leve e fofa para enraizar.
  • Recomendo que mergulhe primeiro os nódulos inferiores em hormona de enraizamento para os encorajar a criar raízes mais rapidamente.
  • Durante o verão, pode simplesmente colocar a sua planta-aranha no chão e colocar os bebés em cima da terra no seu jardim, e muitas vezes eles enraizarão sem qualquer ajuda da sua parte.
Propagação de aranhas ainda presas à mãe

Quanto tempo é que as plantas-aranha bebés demoram a criar raízes?

As plantas-aranha bebés podem criar raízes muito rapidamente, podendo ver-se a sua formação em apenas 2-3 dias, mas demorará 2-4 semanas até que estejam suficientemente longas para serem transplantadas.

O período de tempo total pode variar entre alguns dias e algumas semanas, dependendo do método escolhido e do ambiente. Se estiver frio ou muito seco, demorará mais tempo.

Porque é que a minha planta aranha não está a enraizar

Existem algumas razões para que as suas plantas-aranha bebés não criem raízes: ou não estavam suficientemente maduras, ou secaram, ou estavam demasiado húmidas e apodreceram, ou o ambiente é demasiado frio.

Utilize apenas plântulas maduras que tenham as suas próprias raízes a formar-se, e certifique-se de que as mantém num local quente.

Nunca deixe que as raízes sequem em nenhum momento, e certifique-se de que o solo está uniformemente húmido, ou que a água é apenas suficientemente profunda para cobrir as raízes e não as folhas.

Como transplantar bebés-aranha de plantas

Espere até que eles tenham 2-3 "raízes longas antes de transplantar seus bebês de plantas de aranha para um recipiente com solo fresco.

Regar bem e deixar escorrer o excesso pelo fundo. Manter uma humidade uniforme até que a planta se estabeleça no seu novo vaso, mas não regar demasiado.

Podem cair durante alguns dias, mas devem voltar a aparecer numa semana.

As siderettes propagadas pela água demoram mais tempo a recuperar após a transplantação do que as que foram enraizadas no solo.

Saiba tudo sobre como cultivar os seus novos bebés no meu guia detalhado de cuidados com as plantas-aranha!

Plantação de bebés-aranha após enraizamento

Como propagar uma planta aranha sem bebés

Dividir as plantas-aranha é outra forma comum de as propagar, e a melhor opção se a sua planta não tiver quaisquer rebentos.

Dividir o Chlorophytum comosum pode ser difícil se ele estiver preso ao vaso. Se as raízes forem muito grossas e bem compactadas, provavelmente será necessário usar uma faca esterilizada para cortá-las.

Caso contrário, basta separá-los até que os tufos se separem e plantá-los num novo recipiente à mesma profundidade que tinham antes.

Fragmentação de raízes de plantas-aranha

Perguntas frequentes

Nesta secção, responderei às perguntas mais frequentes sobre a propagação de plantas-aranha. Se não encontrares a tua aqui, pergunta-a nos comentários abaixo.

É possível propagar uma aranha a partir de um corte de folha?

Não, não é possível propagar uma aranha a partir de uma estaca de folha. A única forma de o fazer é enraizando os bebés, dividindo a raiz ou iniciando-os a partir de sementes.

Qual é a melhor maneira de propagar uma planta-aranha?

A melhor maneira de propagar uma aranha é enraizar os bebés que se formam na extremidade dos rebentos da planta-mãe. Estas aranhas podem ser enraizadas no solo ou na água.

Posso propagar a minha planta-aranha na água?

Sim, podes propagar a tua planta-aranha na água, e esta é a maneira mais rápida de o fazer. Certifica-te apenas de submergir o fundo onde as raízes se estão a formar, porque se for muito fundo pode apodrecer.

É melhor propagar as plantas-aranha na água ou no solo?

É melhor propagar as aranhas no solo do que na água porque as raízes serão mais fortes e há menos risco de choque de transplante.

As plantas aranha são fáceis de propagar e perfeitas para começar se estiver a aprender. Em breve terá toneladas de novos bebés para encher a sua casa, ou mesmo para partilhar com os seus amigos e família (também são um ótimo presente).

Se quiser aprender a multiplicar ainda mais as suas plantas, então o meu livro eletrónico sobre propagação de plantas será o seu guia para a propagação de plantas! Ensinar-lhe-á os métodos básicos de propagação de plantas para principiantes e dar-lhe-á toda a informação sobre propagação de plantas de que precisa para poder multiplicar qualquer planta que queira. Descarregue a sua cópia hoje!

Mais sobre a propagação de plantas

    Partilhe as suas dicas de propagação de plantas-aranha na secção de comentários abaixo.

    Instruções passo a passo

    Como propagar os bebés aranha

    Os bebés-aranha podem ser enraizados na água ou no solo. Os passos para ambos os métodos estão nas instruções abaixo.

    Tempo de preparação 10 minutos Tempo ativo 10 minutos Tempo adicional 10 dias Tempo total 10 dias 20 minutos Dificuldade Fácil

    Materiais

    • Bebés de plantas-aranha
    • Vaso de 4" com orifícios de drenagem
    • OU Vaso pequeno
    • Meio de enraizamento
    • OU água tépida
    • Hormona de enraizamento
    • Terra fresca para vasos

    Ferramentas

    • Podadores de micro-fatias
    • Espátula manual
    • Tapete térmico (opcional)
    • Medidor de humidade (opcional)

    Instruções

    Passos para enraizar as plantas-aranha no solo

    1. Preparar o contentor - Encha o vaso com um meio de enraizamento ligeiramente humedecido. Ou faça o seu próprio meio de enraizamento misturando terra para vasos com partes iguais de perlite e vermiculite.
    2. Mergulhar em hormona de enraizamento - Mergulhe a extremidade inferior de cada bebé na hormona de enraizamento, o que encorajará um arranque mais forte e resultados mais rápidos.
    3. Fazer um buraco - Utilize o seu dedo ou um lápis para fazer buracos no meio de enraizamento suficientemente profundos para manter os bebés na vertical.
    4. Plantar as estacas - Colocar a extremidade em pó de cada sidra no solo, de modo a cobrir completamente os nós das raízes, e compactar suavemente para as manter no lugar.
    5. Colocar num local quente e luminoso - Coloque-os num local bem iluminado, onde recebam bastante calor, ou coloque o recipiente num tapete térmico para obter resultados ainda mais rápidos.

    Passos para enraizar as plantas aranha bebés na água

    1. Escolher um contentor - Qualquer recipiente pouco profundo que retenha água e mantenha os bebés na vertical serve, mas eu gosto de usar um vaso ou jarra transparente para poder observar as raízes à medida que se desenvolvem.
    2. Adicionar água - Encha o seu vaso com cerca de ½" de água tépida ou morna. Deve ser suficientemente profundo para cobrir os nós das raízes, mas as folhas não devem ficar submersas ou apodrecerão.
    3. Colocar num local luminoso - Coloque o vaso num local quente e luminoso, mas mantenha-o afastado do sol direto.
    4. Manter a água limpa - Verifique a água de vez em quando para se certificar de que não está evaporada ou turva, e refresque-a se necessário.
    5. Envasar o bebé enraizado - Quando as raízes tiverem 2-3" de comprimento, coloque o seu novo bebé num vaso com terra fresca. Monitorize o solo com uma sonda para garantir que se mantém uniformemente húmido para obter os melhores resultados.

    Notas

        • O enraizamento de rebentos de aranhas no solo resulta em raízes mais resistentes e fortes do que a propagação por água, mas pode demorar mais tempo.
        • Para obter resultados melhores e mais rápidos no enraizamento das spiderettes no solo, pode utilizar uma câmara de propagação ou cobrir o vaso com um saco de plástico. No entanto, nunca deixe que as folhas toquem no plástico, senão apodrecem.
        • A propagação de plantas-aranha na água é muito fácil, mas não as deixe lá durante muito tempo ou elas podem ter dificuldade em estabelecer-se no solo.
    © Gardening® Categoria: Propagação de plantas

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.