20 Fantásticas plantas de interior com pouca luz para cultivar

 20 Fantásticas plantas de interior com pouca luz para cultivar

Timothy Ramirez

Se está à procura de plantas de interior que necessitem de pouca luz, então está no sítio certo! Existem muitas plantas de interior boas para áreas com pouca luz! Aqui está uma lista das minhas principais escolhas para as melhores plantas que podem crescer dentro de casa com pouca luz.

Um dos maiores problemas que muitos amantes de plantas de interior enfrentam são as condições de pouca luz em casa. Não seria ótimo se todas as divisões da sua casa tivessem enormes janelas viradas para sul? ...Sonhador!

Mas, no mundo real, ninguém tem tanta luz solar em casa, e muitas divisões não recebem qualquer luz natural.

Se isto lhe parece familiar e se está a pensar que planta pode crescer dentro de casa com pouca luz solar, está com sorte! Abaixo reuni uma lista de plantas de baixa manutenção e pouca luz para começar.

Mas, primeiro, tenho de desfazer um mito que tem andado a circular na internet ultimamente... plantas de casa que crescem no escuro?

Trepadeiras de interior plantas de interior de hera

Uma planta pode sobreviver sem luz solar?

Não, não existem plantas de interior que cresçam na escuridão total. Elas precisam de luz para viver e não demorariam muito tempo a morrer se fossem deixadas na escuridão total.

Por isso, detesto ser o portador de más notícias, mas se estiver à procura de uma planta para uma divisão sem janelas que esteja completamente escura a maior parte do tempo, como a sua cave, cozinha ou casa de banho... bem, então é altura de ir comprar plantas de seda - ou luzes de cultivo.

As ZZ Plants são plantas de interior que requerem pouco sol

O que acontece quando uma planta não recebe luz solar?

Quando as plantas não recebem luz suficiente, começam a ficar compridas e pernaltas, podendo mesmo começar a inclinar-se para a luz se houver uma janela ou outra fonte de luz por perto.

Este é um problema muito comum e um dos primeiros sinais de que uma planta de interior precisa de mais luz. Uma planta que não esteja a receber luz suficiente também começará a perder a sua cor e a parecer baça ou mesmo transparente.

Mas não se preocupe, a maioria das divisões da casa recebe alguns luz natural, e há muitas plantas de interior que toleram condições de pouca luz, ou que se podem adaptar a elas.

Existem até plantas de interior que se desenvolvem bem em áreas com pouca luz numa casa normal e que sofrem se apanharem demasiado sol! Abaixo está uma lista das minhas principais escolhas das melhores plantas de interior para áreas pouco iluminadas da sua casa...

As trepadeiras de cabeça de seta são boas plantas de interior que precisam de pouca luz

Lista de plantas de interior com pouca luz

1. planta de ferro fundido (Aspidistra elatior)

Batizadas pelo facto de serem extremamente resistentes, as plantas de ferro fundido prosperam com a negligência!

São uma das melhores plantas de interior para condições de luz muito reduzida e crescem alegremente em praticamente qualquer área da sua casa.

Coloque-o num canto e mantenha o solo seco, e o seu ferro fundido viverá durante anos com muito poucos cuidados.

Veja também: Como & Quando transplantar mudas para o seu jardim (tudo o que precisa de saber)

2. filodendro

Existem imensas variedades diferentes de filodendros, e são algumas das melhores plantas de interior com pouca luz que se podem cultivar!

Mantenha-a longe do sol direto, regue-a regularmente (mas não a regue em demasia), e ela prosperará durante anos.

O Philodendron é uma planta de casa fácil de cuidar que requer muito pouca luz

3. bambu da sorte

Geralmente vendidos em vasos de água, os bambus da sorte são plantas de interior perfeitas para divisões com pouca luz.

Mantenha a água fresca e o seu bambu da sorte irá prosperar durante muitos anos.

4) Planta de oração (Maranta leuconeura)

Uma planta de interior única que prefere ser mantida em condições de pouca luz, é também super divertida de ter!

As suas folhas estão abertas durante o dia e fecham-se à noite como pequenas mãos de oração, daí o seu nome.

As plantas de oração até têm pequenas flores quando estão felizes, o que as torna ainda melhores na minha opinião.

Planta de oração plantas de interior com flores

5. planta do milho (Dracaena fragrans)

A primeira vez que vir uma destas plantas, vai perceber porque é que a sua alcunha é "planta do milho". É muito parecida com um pé de milho que se cultiva no jardim.

As Dracaena fragrans não só são boas plantas de interior para condições de pouca luz, como também são bonitas e de manutenção muito reduzida.

Há anos que tenho uma no canto da minha cozinha, junto a uma janela virada a norte! Saiba exatamente como cuidar delas aqui.

6. planta-cobra (Sansevieria trifasciata)

Não existe uma planta de interior "sem cuidados", mas as plantas-cobra são o mais parecido que se pode obter.

As sanseviérias são boas plantas com pouca luz, dão-se bem em praticamente qualquer área da sua casa e prosperam com a negligência.

Regue-a apenas quando a terra estiver seca, mantenha-a afastada da luz solar direta e a sua planta cobra viverá feliz durante anos! Aprenda exatamente como cuidar dela aqui.

Planta da serpente plantas de baixa manutenção

7. dragoeiro (Dracaena marginata)

O que mais gosto nos dragoeiros são todas as cores (embora os mais coloridos se dêem melhor com luz forte) e o facto de serem plantas de casa tropicais fantásticas com pouca luz!

As dracaenas têm um aspeto dramático num vaso por si só, mas também são uma excelente adição a um vaso misto.

Em recipientes combinados com qualquer uma das outras plantas desta lista, podem criar um contraste muito agradável. Saiba tudo sobre como cuidar delas aqui.

8. perene chinesa (Aglaonema commutatum)

Outra das minhas plantas favoritas, fáceis de iluminar, as sempre-vivas chinesas são óptimas para qualquer casa ou escritório.

Não só a folhagem é linda, como também dão pequenas flores brancas quando estão felizes, e bagas vermelhas brilhantes depois de as flores morrerem. Saiba tudo sobre os seus cuidados aqui.

Plantas de interior chinesas de folha perene que precisam de pouca luz solar

9. palmeira-juvenil (Chamaedorea elegans)

Plantas de casa fáceis de iluminar e uma das mais populares, as palmeiras de salão são lindas.

Mantenha o solo uniformemente húmido e ela crescerá alegremente num local com sombra. Leia o meu guia completo de cuidados com as palmeiras de interior para mais informações.

10. Pothos (Epipremnum aureum, também conhecida como hera do diabo)

Uma das melhores plantas de interior de todos os tempos, as pothos são também super fáceis de propagar e raramente têm problemas com pragas de plantas de interior.

Esta foi uma das primeiras plantas de casa que tive, e o pothos terá sempre um lugar cobiçado na minha coleção.

São perfeitas para plantar em cestos suspensos, ou simplesmente deixar as videiras caírem em cascata sobre uma mesa de café ou uma estante.

Pode até colocar as videiras verticalmente num mini obelisco, numa estaca de trepadeira ou num poste de musgo. O Pothos é também perfeito para principiantes! Aprenda tudo sobre o seu cultivo aqui.

As pothos são uma das melhores plantas de interior que precisam de pouco sol

11. planta ZZ (Zamioculcas zamiifolia)

Muitas vezes consideradas como uma planta de casa que não requer cuidados, as plantas zz são outra das minhas principais escolhas para condições de pouca luz.

Cuide da sua planta ZZ tal como trataria as suculentas, mas mantenha-a longe da luz solar direta, e ela ficará fantástica! Aprenda exatamente como cultivá-las aqui.

12) Planta aranha (Chlorophytum comosum)

Uma das mais clássicas de todas, as plantas-aranha também adoram o escuro. Existem algumas variedades diferentes por onde escolher, e todas elas ficam lindas em cestos suspensos ou colocadas no topo de um pedestal.

As variegadas são as minhas preferidas, especialmente a variedade de folhas encaracoladas chamada "Bonnie". Saiba tudo sobre como cultivar plantas-aranha aqui.

As aranhas são plantas de interior fáceis de cuidar

13) Planta de casa de cana-de-macaco (Dieffenbachia)

Como plantas de casa comuns com pouca luz, as bengalas burras são bastante tolerantes a qualquer ambiente doméstico e também são muito bonitas.

Além disso, são simples de cuidar, basta manter a sua dieffenbachia longe da luz direta do sol e regar quando o solo estiver seco. Aprenda a cuidar das plantas de cana estúpida aqui.

14. lírio da paz (Spathiphyllum)

Os lírios da paz são plantas de interior purificadoras do ar, com pouca luz, que têm muito a seu favor.

É um dos espécimes mais vendidos no mercado e um elemento básico em qualquer coleção. Leia o meu guia detalhado de cuidados com o lírio-da-paz para mais detalhes.

Os lírios da paz são uma das melhores plantas de interior com flores

15) Trepadeira de cabeça de seta (Syngonium podophyllum)

A trepadeira cabeça de seta é uma planta de interior que se desenvolve bem em áreas com pouca luz. Fica óptima em recipientes mistos ou num vaso sozinha.

São também muito fáceis de multiplicar e é divertido colecionar todas as diferentes variedades.

16. bromélias

Se está à procura de plantas tropicais para dar um toque de cor à sua casa, então as bromélias são perfeitas para si!

As bromélias têm o seu melhor desempenho em condições de pouca luz e existem em toneladas de cores diferentes de folhas e flores.

Leia o meu guia detalhado de cuidados com as bromélias para aprender a cultivá-las.

As bromélias são plantas coloridas

17. hera inglesa (Hedera helix)

Outra das melhores plantas com pouca luz que é habitualmente vendida em centros de jardinagem, as heras são fantásticas!

Coloque-as em cestos suspensos, em cima de estantes ou armários, ou pode treinar as videiras verticalmente num mini obelisco, numa estaca para plantas trepadeiras ou num poste de musgo.

18. fetos

Outro clássico, as samambaias são plantas de interior muito bonitas. Requerendo pouca luz solar, são perfeitas para manter em praticamente qualquer divisão da sua casa.

Desde que recebam a quantidade certa de água e sejam mantidos longe da luz solar direta, os fetos viverão durante muitos anos.

Os fetos são plantas fantásticas que se desenvolvem com pouca luz

19. peperomia

Existem imensos tipos diferentes de peperómias, e todas elas são plantas de interior maravilhosas.

Ficam muito bem num cesto suspenso ou em recipientes mistos, e também são simples de cuidar. Regue-as regularmente, mas não exagere, e mantenha-as longe da luz solar direta. Saiba tudo sobre os seus cuidados aqui.

Veja também: Quando começar as sementes no interior (A orientação perfeita)

20) Judeu errante (Tradescantia zebrina)

A maioria das plantas de casa roxas precisa de muita luz para manter a sua cor quando mantidas dentro de casa, mas os judeus errantes só sofrerão numa janela solarenga.

São plantas de interior de luz média, por isso, dê-lhes sol brilhante e filtrado e elas vão dar-se bem. Leia o meu guia detalhado de cuidados com as jóias errantes para saber exatamente como cultivá-las.

As jóias errantes são plantas de interior coloridas

Onde comprar plantas de interior que crescem bem com pouca luz solar

Se está a pensar onde comprar plantas de interior que gostam de condições de pouca luz, deve poder encontrá-las no seu centro de jardinagem local durante todo o ano, ou pode sempre comprá-las online.

Se vive num clima frio como eu, é mais provável que os encontre à venda durante os meses de outono e inverno (quando a maior parte das pessoas começa a ficar sem jardinagem!).

Também pode encontrar plantas de interior para venda online, como esta bonita coleção de plantas.

As sempre-vivas chinesas são também plantas de interior com flores

Luzes de crescimento para plantas de interior

Se quiser cultivar plantas de interior sem luz solar, ou se achar que elas estão a ter dificuldades em prosperar em sua casa, pode sempre adicionar uma luz de crescimento.

Não precisam de ser caros ou extravagantes. Algo tão simples como este pequeno candeeiro pode ser exatamente o que as suas plantas precisam, e não ocupa muito espaço.

Se quiser algo maior (e mais sofisticado) que possa utilizar para várias coisas, então este seria perfeito, e também é ajustável.

Caso contrário, se for mais do tipo "faça você mesmo", pode fazer o seu próprio sistema de iluminação utilizando uma luminária de loja e algumas lâmpadas de cultivo.

Qualquer que seja o tipo de luzes que decida utilizar, certifique-se de que as configura utilizando um temporizador de tomada para lhes dar a quantidade perfeita!

Espero que esta lista lhe tenha dado muitas ideias para algumas das melhores plantas de interior que adoram o escuro. Agora já pode enfeitar aquele canto aborrecido e dar à sua casa alguma vida e vegetação!

Se quer aprender tudo o que há para saber sobre a manutenção de plantas de interior saudáveis, então precisa do meu eBook sobre Cuidados com as Plantas de Interior, que lhe mostrará tudo o que precisa de saber sobre como manter todas as plantas da sua casa a prosperar. Descarregue a sua cópia agora!

Mais listas de plantas de interior

    Que plantas acrescentaria a esta lista? Partilhe as suas preferidas na secção de comentários abaixo.

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.