Controlo da broca da videira da abóbora - Como se livrar dela naturalmente

 Controlo da broca da videira da abóbora - Como se livrar dela naturalmente

Timothy Ramirez

Neste post, você aprenderá tudo sobre seus hábitos alimentares, ciclo de vida, de onde vêm, os danos que causam e os sinais de infestação. Em seguida, mostrarei exatamente como se livrar das brocas de abóbora organicamente e evitar que elas voltem.

Se alguma vez tentou cultivar abóboras numa zona onde existem brocas da videira da abóbora, sabe como pode ser desanimador encontrar esses feios vermes brancos dentro das suas plantas.

Mas não há razão para arrancar as plantas, ou deixar de as cultivar todas juntas!

Sim, é possível livrar-se das brocas da abóbora e evitar que voltem a aparecer. Depois de compreender o seu ciclo de vida e conhecer todos os sinais a que deve estar atento, é bastante fácil controlá-las e evitá-las.

O que são as brocas da videira da abóbora?

As brocas da videira da abóbora (também designadas por "brocas da abóbora" ou "vermes da abóbora") são pragas comuns das plantas da família das cucurbitáceas e são muito destrutivas. Estas pragas frustrantes são as larvas do inseto da broca da abóbora.

O seu nome comum, "broca da abóbora", deve-se ao facto de perfurarem as vinhas da planta, comendo-as de dentro para fora, o que as torna impossíveis de ver e difíceis de controlar.

Algumas pessoas confundem a broca da abóbora com o percevejo da abóbora, que são ambas pragas comuns das cucurbitáceas, mas não são o mesmo inseto.

Se tiver insectos a rastejar por todas as suas plantas, são insectos da abóbora, e aqui está como se livrar deles.

Qual é o aspeto das pragas da abóbora?

As brocas da abóbora parecem vermes brancos, têm a cabeça preta e o corpo enrugado. Começam por ser minúsculas e atingem cerca de 1″ de comprimento.

Os adultos são um tipo de traça que, detesto admitir, até é bastante bonita. São laranja-avermelhados com asas pretas e pontos pretos ao longo do dorso. São activos durante o dia e parecem uma vespa quando voam.

Brocas grandes e pequenas de abóbora removidas da vinha

Ciclo de vida da broca da videira da abóbora

O ciclo de vida da broca da abóbora é composto por quatro fases: traça (adulto), ovos, larva (broca) e pupa, que hibernam no solo em casulos de 1" de comprimento, de cor castanho-avermelhada.

As traças adultas emergem no final da primavera/início do verão e, pouco tempo depois, começam a pôr ovos nas plantas de cucurbitáceas próximas.

Veja também: Como cuidar das plantas de Plumeria (Frangipani havaiano)

A traça fêmea da broca da abóbora põe os seus ovos na base da planta, onde eclodem 1 a 2 semanas mais tarde. As traças fêmeas podem pôr muitos ovos, mas a boa notícia é que só estão activas durante cerca de um mês (normalmente entre junho e julho).

Pouco tempo depois de os ovos eclodirem, as minúsculas abóboras escavam os caules e, à medida que se alimentam, aumentam de tamanho, atingindo o seu tamanho máximo de cerca de 1″ de comprimento em 2-4 semanas.

Quando atingem o seu tamanho máximo, abandonam a videira da abóbora para se transformarem em pupas no solo. As brocas da abóbora formam um casulo no solo, onde permanecem até à primavera seguinte.

Se vive num clima frio, como é o meu caso, a boa notícia é que só há uma geração de abóboras por ano, mas em climas mais quentes, pode haver duas gerações por ano.

Broca de abóbora bebé removida da videira de abobrinha

De onde vêm as brocas da abóbora?

Uma vez que os adultos podem voar, a broca da abóbora pode vir de qualquer lado, sendo naturalmente atraída pelas cucurbitáceas, que são a sua principal planta hospedeira.

Se as traças da broca da videira da abóbora estiverem presentes na sua zona do mundo e se cultivar qualquer tipo de cucurbitácea, então é certo que elas encontrarão o seu jardim. Isto é parte do que torna tão difícil livrar-se das brocas da videira da abóbora.

O que comem as brocas da videira da abóbora?

A principal planta hospedeira da traça da broca da abóbora são os produtos hortícolas da família das cucurbitáceas.

Veja também: Como congelar ervilhas da forma correcta

Exemplos de vegetais cucurbitáceos incluem todos os tipos de abóbora (tanto de verão como de inverno), curgetes, abóboras, cabaças, bem como melões, luffas e pepinos.

No entanto, são os que mais gostam de abóboras (daí o seu nome), pelo que é muito menos frequente encontrá-los a banquetear-se com pepinos e melões.

A boa notícia é que as larvas são a única fase do seu ciclo de vida em que comem plantas, sendo inofensivas tanto na fase adulta como na fase de pupa.

É mais frequente encontrarmos as brocas da abóbora a comerem o interior das videiras, mas por vezes também chegam ao fruto e destroem-no de dentro para fora (que nojo!).

Vermes da broca da videira numa abóbora

Danos causados pela broca da abóbora às plantas

Uma vez que comem as plantas de dentro para fora, os danos causados pela broca da abóbora são difíceis de detetar. No início, pode reparar no que parece ser serradura amarela a sair das videiras. Trata-se de cocó da broca da abóbora (também designado por frass).

As brocas da abóbora esvaziam as videiras e os caules à medida que se alimentam, pelo que, quando os danos se tornam mais graves, as videiras ficam moles e podem mesmo abrir-se.

Infelizmente, também podem perfurar os frutos, causando feridas ou manchas moles. No pior dos casos, as brocas da abóbora podem alimentar-se da videira até esta ficar completamente cortada, matando a planta.

Principais danos causados pela broca da vinha da abóbora

Sinais da broca da abóbora

Se a infestação da broca da abóbora não for tratada, toda a planta acabará por colapsar e morrer. É importante livrar-se da broca da abóbora antes que a situação se agrave, por isso é necessário conhecer os sinais a que deve estar atento.

As brocas da videira da abóbora são sorrateiras e podem passar despercebidas durante muito tempo. A maioria das pessoas só se apercebe de que existe um problema quando as suas plantas de abóbora murcham ou começam a morrer.

Mas não se preocupe, é fácil detetar uma infestação quando se conhece os sinais reveladores da broca da videira da abóbora. Aqui estão os principais sinais a ter em conta...

  • Folhas caídas, ou toda a planta murcha
  • Furos na videira ou no caule
  • Serragem amarela e pastosa em qualquer parte do caule, da videira ou do fruto
  • A videira está mole, rachada, parece estar a apodrecer ou está completamente cortada
  • Feridas de podridão ou manchas moles nos frutos
  • Vermes brancos no interior de frutos, caules ou videiras de abóbora

Se a sua planta apresenta algum destes sintomas, então é altura de tomar medidas imediatas para se livrar da broca da abóbora o mais rapidamente possível.

Mingau com aspeto de serradura a sair da videira da abóbora

Como se livrar da broca da videira da abóbora

Não se preocupe, o facto de a sua planta estar infestada de abóboras não significa que tenha de morrer! Com um pouco de trabalho, pode salvar as suas plantas e a sua colheita.

É muito fácil livrar-se das brocas da abóbora organicamente, utilizando um método simples, não tóxico e muito eficaz que eu gosto de chamar... a arrancar esses sugadores nojentos da vinha .

Não se preocupe, parece mais difícil do que é. Mas é realmente a única maneira de tirá-los da planta. Aqui está o que você vai precisar...

Material necessário:

  • Balde (opcional)

Partilhe o seu método para se livrar da broca da videira da abóbora no seu jardim ou as suas melhores dicas de prevenção da broca da abóbora nos comentários abaixo.

Timothy Ramirez

Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.