17 Top Flores de Jardim em Contentor para Impressionantes Vasos de verão

 17 Top Flores de Jardim em Contentor para Impressionantes Vasos de verão

Timothy Ramirez

Quer pretenda encher cestos suspensos, caixas de janela, vasos pequenos ou grandes, encontrará toneladas de opções nesta lista das melhores flores para jardinagem em contentores.

Uma das coisas mais divertidas a fazer na primavera é escolher flores para os seus jardins de verão em contentores. Mas com tantas opções, como é que se descobre quais são as melhores?

Bem, foi exatamente por isso que criei esta lista. A seguir, partilho as minhas melhores escolhas para as melhores flores para jardinagem em contentores.

Também lhe darei dicas sobre como determinar as mais adequadas para a sua situação específica, por exemplo, escolher os melhores tamanhos, cores e combinações.

Que flores crescem melhor em recipientes?

Aqui estão algumas dicas para escolher as melhores flores para jardinagem em contentor. Com elas, poderá escolher as que ficarão bem em qualquer jardineira que tenha.

  • Tamanho proporcional - Utilize variedades que sejam proporcionais ao recipiente quando estiverem totalmente crescidas. Demasiado altas podem parecer desajeitadas ou amontoadas. Demasiado pequenas parecerão tolas, terão dificuldade em estabelecer-se e poderão não preencher totalmente o vaso até ao final do verão.
  • Exposição solar - Certifique-se de que sabe a quantidade de sol que vão apanhar e compre as plantas adequadas para essa exposição. Por exemplo, colocar as que preferem sombra ao sol pleno só vai resultar em desilusão.
  • Cores complementares - Não quer que nada entre em conflito ou esteja demasiado ocupado, por isso certifique-se de que utiliza flores que complementam ou combinam tanto com o vaso como com as outras flores que utilizar.
  • Menos é mais - Não se deixe levar e utilize demasiadas variedades diferentes num único vaso, pois isso dará um aspeto ocupado ou excessivo e as plantas terão dificuldades durante os meses quentes de verão, uma vez que ficam presas ao vaso.
  • Cuidados semelhantes - Se estiver a planear combinar mais do que um tipo de flor no mesmo jardim de recipientes, certifique-se de que têm requisitos de cuidados semelhantes. Por exemplo, combinar amantes da humidade com aqueles que preferem solo seco só vai acabar em frustração.

Saiba como criar belos recipientes de verão aqui.

Belo recipiente de verão com flores de gerânio vermelho

17 melhores flores para jardinagem em contentores

Abaixo está a minha lista das melhores flores para jardinagem em contentores. Estas são algumas das minhas favoritas, e são igualmente deslumbrantes sozinhas ou combinadas com outras.

Navegue e escolha as que quer experimentar nos seus vasos e jardineiras de verão este ano.

1. gerânio

Com uma vasta gama de variedades, os gerânios são um dos a As flores de jardim de contentor mais populares que existem, tanto que algumas pessoas pensam que são exageradas.

Veja também: Natal, Ação de Graças, & Cactos da Páscoa: como distingui-los

Mas, atualmente, têm uma folhagem fantástica, o que as torna lindas mesmo quando não estão a florescer - por isso, quem consegue resistir?

Florescem desde o final da primavera até ao verão, e atingem entre 12-18" de altura. Coloque-as num local ensolarado, e elas irão recompensá-lo com uma cor constante durante toda a estação.

2) Gladíolo

Com hastes de flores altas e flores arrojadas, os gladíolos dão-se muito bem em jardineiras grandes e jardins de recipientes mistos.

A sua altura depende do tipo de planta que possui: algumas são tão pequenas como 6" e outras podem atingir 3'.

A melhor parte é que, se viver num clima frio, pode hibernar os bolbos e reutilizá-los ano após ano sem gastar dinheiro extra.

3) Pansy

Conhecidos pela sua resistência ao frio, os amores-perfeitos são flores populares para usar em jardins de contentores no inverno e no início da primavera. A maioria tem mais do que uma cor nas suas pétalas.

Pode encontrá-las em vermelho escuro, laranja, amarelo pálido, azul claro ou mesmo roxo. Como só atingem 6-12", são perfeitas para vasos pouco profundos ou plantações mistas.

Veja também: Como fazer uma armadilha caseira para moscas da fruta

Têm tendência a queimar-se a meio do verão. Mantenha-as longe do sol quente quando o tempo aquecer para que durem mais tempo.

Flores de amor-perfeito roxas escuras plantadas num vaso grande

4. dianthus

Outro dos meus favoritos, o dianthus apresenta-se em muitos tons e padrões diferentes. Alguns são sólidos, enquanto outros têm estrias ou anéis nas pétalas.

Preferem o sol pleno, dão-se melhor nas zonas 6-9. Não ficam muito altas, atingindo normalmente 6-12", o que as torna um bom enchimento para qualquer plantador misto.

5. Zínia anã

Com pétalas que se formam em camadas e se assemelham a pompons, as zínias anãs são flores populares utilizadas na jardinagem em contentores porque se mantêm pequenas.

Ao contrário dos seus parentes de tamanho normal, estes só têm cerca de 18-36″ de altura. Encontrá-los-á numa vasta gama de cores, como rosa, laranja, amarelo, vermelho e branco.

Estas plantas anuais brilhantes aproveitam o calor e o sol, e dão-se muito bem em quase todos os climas. Saiba como cuidar delas aqui.

6) Cravo da Índia

Conhecidos pelas suas flores vistosas, os cravos em vaso ficam tão deslumbrantes num vaso sozinhos como quando combinados com outros.

Especificamente criadas para a jardinagem em contentores, estas pequenas e bonitas flores só chegam a ter 12-18″ de altura. Precisam de sol pleno e florescem desde o final da primavera até ao início do outono.

Cravos em vaso com flores cor-de-rosa e brancas

7) Bidens

O facto de serem tolerantes à seca e permanecerem relativamente pequenas (cerca de 12-18") torna-as perfeitas para vasos e jardineiras de exterior.

As flores perfumadas abrem repetidamente desde o final do verão até ao início do inverno. Preferem um clima quente e precisam de um local ensolarado.

8. lobélia

Se os azuis e os roxos são os seus preferidos, então veja as lobélias: o que lhes falta em altura, compensam em plenitude.

Normalmente atingindo apenas 15 cm de altura, estas magníficas flores de jardim de contentor têm um hábito de alastramento, o que significa que se espalharão pelo topo do vaso, tornando-as excelentes para cestos suspensos.

Vasos deslumbrantes de lobélias roxas em flor

9. calibrachoa

Também conhecidas como milhões de sinos, as calibrachoas parecem pequenas petúnias. Estas pequenas flores são óptimas em caixas de janela e cestos suspensos, sozinhas, ou quando usadas como vasos em jardins de recipientes mistos.

Precisam de sol pleno para se desenvolverem e atingem uma altura de 6-12". O melhor de tudo é que estão disponíveis num arco-íris de cores - vermelhos escuros a amarelos brilhantes, ou mesmo laranja, roxo e branco.

10. mães

Se o seu objetivo é ser vistoso, então procure os crisântemos, também conhecidos como crisântemos. Uma vez que florescem tardiamente e aguentam as geadas, são normalmente utilizados em jardineiras de outono.

Preferem o sol pleno, mas toleram a sombra parcial. Como podem atingir cerca de 18-24", enchem bem qualquer vaso.

11. celosia

Uma flor maravilhosa para jardinagem em contentores que também acrescenta forma e dimensão é a celosia (também conhecida como crista de galo).

Algumas têm picos em forma de cone em amarelo vivo, vermelho e laranja que parecem chamas, enquanto outras têm uma forma mais arredondada com padrões fixes que me fazem lembrar os corais.

Estas plantas anuais desenvolvem-se em muitos climas e têm flores aveludadas e felpudas. Normalmente atingem 6-12" e precisam de sol pleno.

Celosia laranja num jardim de contentor exterior

12. Snapdragon

Também conhecidos como antirrhinums, os snapdragons têm espigas altas cobertas de flores. Existem em muitas cores, sendo as mais populares o vermelho, laranja, amarelo, lavanda ou quase branco.

Quando recebe um dia inteiro de sol, os caules atingem 12-18". Esta planta anual tolerante à geada é ideal se quiser encher os seus vasos de exterior desde o início da primavera até ao final do outono.

13. dália

Uma das flores mais decorativas desta lista é a dália, que pode ser escolhida entre as mais variadas, algumas com pequenos pompons de 5 cm e outras com flores maiores, do tipo "prato de jantar", com 15 cm de diâmetro.

Os mais comuns são o roxo, o rosa, o amarelo ou o branco. Atingem 3-4' de altura e preferem o sol pleno. Como bónus, pode desenterrar os tubérculos, guardá-los para o inverno e replantá-los novamente na próxima primavera.

14. fúcsia

A fuschia tem uma das alcunhas mais singulares desta lista - Lady's Eardrops. O seu nome não é a única coisa singular, pois têm estames compridos que sobressaem das pétalas roxas, brancas e cor-de-rosa brilhantes.

Mais comummente encontrados em cestos suspensos, também podem ser utilizados como vasos em plantações combinadas. Não gostam do calor, por isso coloque-os num local onde recebam alguma sombra para os proteger do sol.

Flores fúcsia cor-de-rosa e brancas num cesto suspenso

15. Gerber Daisy

Outra flor que se dá muito bem em vasos e jardins de contentores são as margaridas. Existem em praticamente todas as cores que possa imaginar, sendo as mais comuns o rosa, o vermelho, o laranja e o amarelo.

Estas alegres plantas anuais florescem repetidamente e preferem clima quente e sol pleno. A maioria das variedades atingirá 6-12", mas algumas podem atingir 18" de altura.

16. verbena

Com flores sólidas ou bicolores desde meados do verão até ao outono, as verbenas são muito populares em vasos de exterior.

Uma vez que são bastante altas (3-4'), são óptimas para uma plantação mista e são igualmente dramáticas sozinhas. Preferem o sol pleno, mas também se dão bem em sombras parciais.

17. alisso doce

Conhecido pelos seus pequenos botões, o alyssum também tem uma fragrância doce. Este adorável anuário é tolerante à seca, por isso é perfeito para usar em vasos de verão em áreas quentes.

As suas flores minúsculas criam poofs em hastes compridas que ficam fantásticas a transbordar do topo de recipientes, caixas de janela e cestos suspensos.

Alyssum branco e púrpura em vaso, plantas anuais

Quer pretenda criar combinações deslumbrantes ou mantê-las nos seus próprios vasos, a escolha de qualquer uma destas flores resultará em jardineiras de verão deslumbrantes.

Partilhe as suas flores favoritas para jardinagem em contentores na secção de comentários abaixo.

Timothy Ramirez

Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.