Como cuidar de plantas de milho (Dracaena fragrans)

 Como cuidar de plantas de milho (Dracaena fragrans)

Timothy Ramirez

As plantas de milho são resistentes, simples de cultivar e não requerem nenhum cuidado especial. Neste post, você aprenderá tudo sobre como cuidar delas dentro ou fora de casa para que possa ter o melhor sucesso e desfrutar das suas por décadas.

Se alguma vez pisou a secção de plantas de interior de um centro de jardinagem ou de uma grande loja, é muito provável que reconheça a planta do milho.

São fáceis de detetar porque se parecem com... bem, com a planta vegetal que produz o milho que comemos! É isso que chama a atenção da maioria das pessoas e faz com que se apercebam.

Não há dúvida de que a Dracaena fragrans é uma das plantas de interior mais populares no mercado, e tem-no sido durante décadas.

Além disso, ficam muito bem em escritórios ou em casa, são muito tolerantes e adaptam-se facilmente a vários tipos de iluminação interior.

Neste guia detalhado, aprenderá tudo sobre os cuidados a ter com as plantas de milho, desde como fornecer a melhor água, luz e solo, até como manter um tamanho manejável e resolver problemas comuns para as manter prósperas.

O que é uma planta de milho de interior?

A planta do milho, ou Dracaena fragrans, é uma planta tropical de folha perene originária de África. A sua natureza fácil de cuidar e resistente valeu-lhe o nome comum de Happy Plant.

As plantas de milho têm caules grossos e lenhosos (também conhecidos como canas) com um aspeto semelhante ao das palmeiras. As canas variam em espessura, desde muito finas até 4" de diâmetro. As plantas de milho têm um crescimento lento, mas com o tempo podem atingir uma altura de 6'.

As folhas em forma de espada são brilhantes, verdes e formam uma roseta ao longo do topo dos caules, dando-lhes um bonito aspeto arqueado em camadas.

Diferentes tipos de plantas de milho

Existem vários tipos de plantas de milho que se podem cultivar. A mais comum é a compacta 'Janet Craig' com folhas sólidas e de um verde profundo.

Outras incluem a variedade branca e verde 'Warneckii', e a variedade 'Massangeana', que tem riscas amarelas no centro.

Também pode experimentar a 'Lemon-Lime', que apresenta margens amarelas ou verde-limão à volta de centros escuros, ou a 'Limelight' com folhas sólidas verde-pálidas ou amareladas.

Embora estas variedades tenham padrões de cores diferentes na folhagem, os cuidados a ter são os mesmos para todas.

Lima-limão variedade de Dracaena fragrans

Dracaena Fragrans Flores

As plantas de milho são mais frequentemente cultivadas pela sua folhagem, mas a parte "fragrans" do nome vem do aroma doce que libertam durante a floração.

As flores formam-se num pedúnculo central que começa a aparecer no final do outono ou no início do inverno. Os cachos redondos em forma de pompom contêm vários pequenos botões brancos em forma de tubo. Quando se abrem, as flores em forma de estrela libertam uma fragrância doce à noite durante 2 a 3 semanas.

Alguns jardineiros têm as suas plantas durante décadas antes de aparecer uma haste de flor, e outros vêem-nas florescer consistentemente ano após ano.

Dracaena Janet Craig Toxicidade

Infelizmente para os donos de animais de estimação, as plantas de milho são tóxicas tanto para gatos como para cães, de acordo com o sítio Web da ASPCA.

Por isso, se tiver um, é melhor mantê-lo fora do alcance de animais de estimação e crianças pequenas, por precaução.

Como cultivar plantas de milho

Antes de falarmos sobre os cuidados a ter com a Dracaena fragrans, primeiro precisa de saber como escolher o melhor ambiente para a cultivar. Uma boa localização pode ajudar a sua a prosperar durante décadas.

Post relacionado: Cultivo de plantas no interior - O guia definitivo

Resistência

Embora a maior parte das plantas de milho sejam cultivadas dentro de casa nos EUA, na realidade são perenes nas zonas 9-11.

Preferem temperaturas entre os 55 e os 75°F. Quando a temperatura desce abaixo disso, começam a sofrer, e o tempo gelado acaba por as matar.

Onde cultivar Dracaena Fragrans

A Dracaena fragrans pode ser cultivada exclusivamente como planta de interior, ou pode passar a primavera e o verão no exterior e passar o inverno no interior.

Mas podem ficar muito altas e pesadas com o tempo, por isso escolha um recipiente adequado para evitar que tombem.

Quer os guarde no interior ou no exterior, coloque-os num local protegido do sol direto, caso contrário podem queimar.

Plantas de milho a crescer em vasos dentro de casa

Cuidados com a planta do milho & Instruções de cultivo

Com o local ideal em mente, é altura de aprender a cuidar das plantas de milho. Todas as variedades podem ser tratadas da mesma forma.

Luz solar

Uma das razões pelas quais a Dracaena fragrans é tão apreciada é o facto de ser tolerante a uma grande variedade de condições de luz, podendo viver em ambientes interiores com pouca luz ou com luz brilhante e indireta.

A diferença está na taxa de crescimento. De qualquer forma, são plantas lentas, mas a baixa luminosidade pode quase pará-las. Em ambientes mais luminosos, crescem mais depressa.

É também preferível que as variedades variegadas tenham uma luz brilhante, ou mesmo alguma exposição direta ao sol filtrado da manhã ou da tarde, para manterem a sua cor.

No exterior, é preferível mantê-las numa zona sombreada ou parcialmente ao sol, protegidas dos raios intensos da tarde. A exposição direta ao sol pode provocar queimaduras nas folhas.

Água

As plantas de milho têm necessidades médias de rega. Não gostam de secar, mas demasiada humidade pode levar ao apodrecimento do caule e a folhas moles, castanhas ou pretas.

Da primavera ao verão, mantenha a terra uniformemente húmida e regue quando o centímetro superior estiver seco. Deixe o excesso escorrer do vaso para que nunca fiquem parados na água.

No outono e no inverno, precisam de menos humidade, por isso regue quando o solo estiver seco a vários centímetros de profundidade. Utilize um medidor de humidade do solo para obter a quantidade certa.

Estas plantas também podem ser sensíveis à água fria ou aos produtos químicos presentes na água da torneira, pelo que pode deixá-la repousar durante 24 horas ou utilizar água destilada ou da chuva.

Humidade

Toleram muito bem a humidade média de uma casa, mas para ambientes secos, um tabuleiro com água, uma nebulização ocasional ou a limpeza das folhas com um pano húmido podem ajudar.

Utilizar um pano húmido é também uma excelente forma de os manter limpos e sem pó. Se começarem a ficar com as pontas castanhas, coloque um humidificador nas proximidades para aumentar os níveis de humidade.

Fertilizante

A sua Janet Craig compacta não precisa de ser fertilizada regularmente, mas como todas as plantas, a alimentação ocasional pode ajudar a estimular o crescimento e a mantê-la saudável.

Podem ser sensíveis a químicos, pelo que recomendo que utilizem apenas produtos naturais ou orgânicos, em vez de sintéticos.

Aplique um fertilizante solúvel em água diluído, como um chá de composto ou um fertilizante de uso geral, uma vez por mês durante a primavera e o verão.

Deixe de as alimentar no final do verão e não as fertilize de todo durante os meses de outono e inverno.

Planta de milho saudável e brilhante

Solo

As plantas de milho não são exigentes, e um solo de uso geral funciona, mas o seu melhor meio é um ligeiramente ácido, rico e de drenagem rápida com um pH de 6-6,5.

Pode utilizar uma mistura para vasos de palmeiras ou uma mistura especificamente concebida para plantas tropicais.

No jardim, misture composto ou terra de minhoca para melhorar o solo de má qualidade.

Repicagem

A Dracaena fragrans gosta de estar ligeiramente ligada ao vaso, por isso, só a transplante quando as raízes tiverem ultrapassado o recipiente atual.

Se a sua ainda estiver a prosperar no seu contentor após três anos, aplique-lhe uma cobertura com grânulos de libertação lenta para rejuvenescer os nutrientes no solo.

Quando chegar a altura de replantar, escolha um recipiente que seja apenas um tamanho maior e certifique-se de que tem orifícios de drenagem no fundo.

Warneckii Dracaena planta de milho

Poda

Não há quase nenhuma necessidade de podar as folhas como parte da sua rotina de cuidados com as plantas de milho. Elas perdem as suas folhas inferiores à medida que as novas crescem, e este hábito é uma parte natural do seu ciclo de vida. Por isso, apare-as quando necessário

Se a sua planta tiver ficado demasiado alta para o local onde se encontra, pode reduzir a cana para um tamanho mais manejável na primavera, procedendo a uma desponta.

O topo pode ser enraizado, e novas folhas começarão a crescer a partir do caule restante ao longo do tempo.

Dicas de controlo de pragas

As pragas são pouco frequentes em todas as variedades, mas ocasionalmente as cochonilhas, os tripes ou as cochonilhas podem ser um problema.

O óleo de Neem, um spray inseticida natural, ou um feito com 1 colher de chá de sabão líquido suave com 1 litro de água, ajudará a livrar-se dos insectos.

Limpar ou enxaguar suavemente as folhas também pode ajudar a melhorar imediatamente o problema.

Conselhos para a propagação de plantas de milho

A Dracaena fragrans é muito fácil de propagar através de estacas de cana ou de camadas de ar, o que é especialmente útil para árvores muito altas, mantendo-as num tamanho mais manejável.

Na primavera, basta cortar o caule até à altura desejada com uma faca limpa e afiada ou com uma tesoura de poda resistente.

A coroa, ou a parte superior com folhas, pode ser imediatamente plantada em solo húmido. Polvilhe-a com hormona de enraizamento e coloque-a num tapete térmico ou num local quente até começar a crescer.

Variedade de planta de milho Limelight

Resolução de problemas comuns das plantas de milho

Abaixo estão algumas dicas para resolver os problemas mais comuns que pode ter com as plantas de milho. Embora sejam muito tolerantes à negligência, pode deparar-se com alguns destes problemas ao longo dos anos.

Pontas castanhas

Coloquei esta em primeiro lugar porque as folhas da Dracaena fragrans são famosas por ficarem com as pontas castanhas, o que pode ser causado por falta de humidade, acumulação de sal no solo ou queima de fertilizantes químicos.

Veja também: Enraizamento de estacas de Aloé Vera passo a passo

Primeiro, verifique o nível de humidade do solo. Se estiver muito seco, regue-o cuidadosamente e vigie-o mais de perto, certificando-se de que nunca seca completamente.

Se a humidade não for o problema e as pontas castanhas continuarem a formar-se, pode ser uma acumulação de sais ou de produtos químicos no solo. Saberá se vir uma acumulação de crosta, branca ou alaranjada no topo do solo ou à volta do interior do vaso.

Pode lavar a terra com água destilada ou com água da chuva, passando-a pelo vaso durante 2 a 3 minutos. Depois, deixe o recipiente escorrer todo o excesso.

Neste caso, recomendo que evite a utilização de água da torneira não filtrada e que passe a utilizar um fertilizante natural e orgânico.

Pontas castanhas na planta de milho Dracaena

Caule pernalta

À medida que as plantas de milho crescem, perdem as folhas inferiores, criando uma coroa no topo e deixando o resto da cana vazia.

No entanto, os caules fracos, finos ou curvados podem indicar uma falta de luz, especialmente se as folhas também forem pálidas.

De qualquer forma, a poda da planta pode rejuvenescê-la. Não se esqueça de a mudar para um local mais luminoso ou de acrescentar uma luz de crescimento para evitar que isso volte a acontecer.

Folhas a ficarem amarelas

O amarelecimento das folhas inferiores é normal e faz parte do seu processo natural de crescimento. No entanto, o transplante recente ou a rega excessiva também podem causar este fenómeno.

À medida que a planta do milho cresce, as folhas inferiores vão ficando amarelas e caindo gradualmente, o que não é preocupante, mas também pode acontecer com algumas folhas inferiores após um transplante recente.

Se, no entanto, várias folhas estiverem amarelas e caídas, o excesso de rega é provavelmente o culpado. Deixe secar a primeira ou segunda polegada de solo entre regas.

Folhas onduladas

As folhas encaracoladas podem ser um sinal de que a sua Janet Craig compacta está demasiado fria ou quente, ou que está a receber demasiada ou pouca água.

Mantenha-o em temperaturas entre 55-75°F. Regue quando a polegada superior do solo estiver seca, mas não o deixe ficar encharcado, nem mantenha o recipiente na água. Se isto for uma dificuldade para si, um medidor de humidade do solo pode ajudar.

As folhas onduladas também podem indicar uma infestação de pragas, mais frequentemente ácaros, pelo que deve inspecionar atentamente as folhas para detetar quaisquer sinais de teias ou insectos.

Manchas castanhas nas folhas

As manchas castanhas nas folhas e não nas pontas são geralmente causadas por queimaduras solares, exposição ao ar frio ou traumatismos.

Coloque a sua planta de interior num local longe do sol direto, de fontes de calor ou de janelas com correntes de ar frias. Mantenha a sua planta de exterior num local com mais sombra e leve-a para dentro de casa antes que fique demasiado frio.

Folhas de Dracaena fragrans a ficarem castanhas

Cuidados com a planta do milho FAQs

Aqui encontrará as respostas às perguntas mais frequentes dos jardineiros sobre os cuidados a ter com as plantas de milho. Se a sua não constar desta lista, pergunte na secção de comentários abaixo.

Quanto tempo vivem as plantas de milho?

As plantas de milho podem viver muitos anos, mesmo décadas, quando se aprende a cuidar delas da melhor forma.

Qual é o tamanho de uma planta Janet Craig compacta?

Uma planta Janet Craig compacta pode atingir 6' de altura, mas demorará muito tempo a atingir esse tamanho. Outras variedades podem ter várias alturas.

Dracaena Janet Craig compacta

Devo cortar as pontas castanhas da minha planta de milho?

Pode cortar as pontas castanhas da sua planta de milho se elas o incomodarem, mas não é necessário. Corte-as num ângulo para manter a forma natural da folha.

Certifique-se também de que investiga a origem das pontas castanhas para evitar que se repitam.

A Janet Craig compacta é venenosa?

De acordo com o sítio Web da ASPCA, a Janet Craig compacta e todas as outras variedades de plantas de milho são venenosas para cães e gatos, pelo que, por precaução, deve mantê-las fora do alcance dos seus animais de estimação e crianças.

As plantas de milho de interior produzem milho?

Não, as plantas de milho de interior não cultivam milho. O seu nome comum deve-se ao aspeto da folhagem, que se assemelha às folhas de um pé de milho. Mas as duas coisas não estão relacionadas.

Com todas as dicas de cultivo partilhadas neste guia de cuidados com a planta do milho, tem tudo o que precisa para manter qualquer variedade de Dracaena fragrans a prosperar durante décadas.

Se quer aprender tudo o que há para saber sobre a manutenção de plantas de interior saudáveis, então precisa do meu eBook sobre Cuidados com as Plantas de Interior, que lhe mostrará tudo o que precisa de saber sobre como manter todas as plantas da sua casa a prosperar. Descarregue a sua cópia agora!

Veja também: Como cultivar stevia em casa

Mais guias de cuidados com plantas de interior

    Partilhe os seus cuidados com a planta do milho e dicas de cultivo na secção de comentários abaixo.

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.