Propagação de suculentas a partir de estacas ou folhas

 Propagação de suculentas a partir de estacas ou folhas

Timothy Ramirez

Propagar suculentas é uma ótima maneira de compartilhar suas favoritas com amigos ou expandir sua própria coleção. Neste post, mostrarei exatamente como multiplicar suculentas a partir de estacas de folhas ou caules, passo a passo.

É simples aumentar rapidamente a sua coleção de suculentas quando se aprende a propagá-las com sucesso.

De facto, se nunca tentou propagar plantas antes, então estas são perfeitas para principiantes.

Embora existam alguns métodos diferentes que podem ser utilizados, o enraizamento de estacas de caule ou das folhas é de longe a forma mais popular e divertida de o fazer.

Em seguida, falarei sobre os diferentes métodos que pode utilizar para propagar suculentas e a melhor altura para o fazer.

Em seguida, mostrarei passo a passo exatamente como fazer cortes de caules e folhas e como enraizá-los com sucesso.

Métodos de propagação de suculentas

Existem basicamente três formas diferentes de propagar as suculentas: enraizar estacas de folhas ou caules, por divisão ou a partir de sementes. O método exato a utilizar depende do tipo de planta que possui.

Pode enraizar facilmente estacas ou folhas de plantas de jade ou de um cato de Natal, por exemplo. Mas para algumas, como o aloé vera, é muito mais fácil dividi-las.

Mas não vou abordar cada um destes métodos neste artigo. Em seguida, vou dar-lhe os detalhes sobre como propagar suculentas a partir de caules ou folhas, uma vez que esta é a técnica mais popular.

Quando propagar suculentas

A melhor altura para propagar suculentas é durante os meses de primavera e verão, porque é o seu período de crescimento mais ativo, pelo que enraizarão muito mais rapidamente.

Além disso, todo esse calor e humidade criam as condições perfeitas para a formação de raízes. Mas, se lhes proporcionar o ambiente adequado, também o pode fazer durante o inverno.

Material de propagação de suculentas

Antes de avançarmos para os passos detalhados sobre como propagar suculentas, é necessário preparar-se recolhendo primeiro alguns itens.

Não se preocupe, não precisa de um monte de equipamento caro, mas vai precisar de algumas coisas.

Material necessário:

  • Estacas de caule ou folhas
  • Uma panela nova
  • Podadores de precisão ou tesouras para bonsai limpos e afiados

Veja a minha lista detalhada dos melhores materiais de propagação de plantas aqui.

Como propagar suculentas a partir de estacas de caule

A maneira mais rápida de obter uma planta de bom tamanho é propagar suculentas a partir de estacas de caule. Pode usar qualquer tamanho de ramo ou caule, mesmo os grandes.

Por isso, não se esqueça de guardar as suas aparas quando as podar, ou se algum dos ramos se partir. Caso contrário, abaixo mostro-lhe como tirar novas estacas de caule e prepará-las para o enraizamento.

Como fazer mudas de caule de suculentas

Para a propagação, pode retirar estacas de suculentas de qualquer parte do caule, mas será mais fácil se tiverem pelo menos 5 a 10 cm de comprimento.

Muitas vezes, pode simplesmente partir uma secção e isso enraizará perfeitamente, mas a utilização de um par de tesouras de precisão ou de uma tesoura de bonsai afiadas e esterilizadas garantirá um início saudável.

Estacas de caule de suculentas para propagação

Preparação de estacas de caule de suculentas para propagação

Depois de retirar estacas de caule das suas suculentas, deixe-as curar (secar e criar calos) durante alguns dias antes de as propagar.

Quanto mais grosso for o caule, mais tempo deve ser deixado a curar antes de tentar enraizá-lo.

Diversas estacas de folhas e caules de suculentas

Como propagar suculentas a partir de folhas

É muito fácil propagar suculentas a partir de folhas, mas tenha em conta que demorará mais tempo a obter uma planta adulta se as começar a partir de uma folha do que a partir de um caule.

Este método é divertido de experimentar, por isso encorajo-o a experimentá-lo! Eis como remover corretamente as folhas e prepará-las para o enraizamento.

Como remover corretamente as folhas das suculentas

Para ter sucesso na propagação de suculentas a partir de folhas, é muito importante remover cada uma delas corretamente.

A folha inteira deve ser quebrada de forma limpa da planta, caso contrário não enraizará. Para garantir uma quebra limpa, segure a ponta da folha e agite-a ou torça-a suavemente até que se solte.

Se se partirem ao meio, ou se ficar alguma parte da folha no caule, não vai enraizar. Deite fora essa folha e tente novamente.

Remoção de uma folha individual de uma planta suculenta

Preparação de folhas de suculentas para propagação

Não precisa de se preocupar em curar as suas estacas de folhas de suculentas, pode propagá-las imediatamente. Não fará mal nenhum deixá-las curar durante um ou dois dias.

Mas elas vão começar a murchar muito rapidamente depois de as retirar, especialmente se forem pequenas. Por isso, não espere muito tempo, ou elas podem não enraizar.

Veja também: Como podar uma planta de jade

Post relacionado: Como plantar suculentas no interior ou no exterior

Estacas de folhas de suculentas correctas (2 de cima) e incorrectas (2 de baixo)

Como enraizar estacas de suculentas

A melhor maneira de enraizar estacas ou folhas de suculentas é plantando-as no solo. Pode certamente tentar enraizar os caules em água.

No entanto, isto pode ser arriscado, porque podem apodrecer rapidamente na água. A utilização de um meio de solo dar-lhe-á o melhor sucesso e produzirá raízes mais fortes e saudáveis. Siga estas instruções passo a passo.

Passo 1: Aplicar a hormona de enraizamento Polvilhe a extremidade cortada dos caules ou folhas com hormona de enraizamento, o que ajudará a enraizar mais rapidamente, mas não precisa de a usar se não quiser.

Acho que a hormona de enraizamento não só ajuda a acelerar as coisas, como também tenho mais sucesso na propagação de suculentas quando a utilizo.

Polvilhar as aparas de suculentas com hormona de enraizamento

Passo 2: Encher um recipiente com meio - Encher um pequeno vaso com a mistura de enraizamento. Para obter melhores resultados, recomendo a utilização de um meio de drenagem muito rápido.

Ou pode fazer a sua própria mistura de terra para vasos com areia extra grossa e perlite. A terra para vasos em geral é demasiado pesada para a propagação de suculentas e pode fazer com que as estacas apodreçam.

Etapa 3: Plantar as estacas Para estacas com caules mais compridos, faça um buraco na mistura de enraizamento com um lápis ou com o dedo e coloque-a suavemente no buraco para que a hormona de enraizamento não saia.

Em seguida, aplicar ligeiramente o meio de cultura à volta da base da estaca para que esta se mantenha no lugar e para que fique em bom contacto com o caule.

Para as folhas individuais, pode simplesmente colocá-las em cima da terra, ou enfiá-las na camada mais superficial, mas não as enterre muito fundo, apenas a 1/4 da extremidade inferior, mais ou menos.

Enraizamento de folhas e caules de suculentas num vaso

Passo 4: Colocá-los num local protegido Coloque o vaso num local quente onde receba luz brilhante e indireta. No exterior, certifique-se de que estão protegidos do sol pleno e da chuva forte.

A chave para propagar com sucesso as suculentas a partir de estacas é manter o solo seco, mas o ar à sua volta húmido. Para as folhas, mantenha o meio ligeiramente húmido, ou vaporize-as diariamente com um pulverizador de plantas.

Se o meio estiver demasiado húmido, as estacas apodrecerão, por isso não as regue até terem raízes ou até começarem a formar-se novas folhas no topo.

Post relacionado: Como regar uma planta suculenta

Quanto tempo demora a propagação das suculentas?

São necessárias apenas algumas semanas para propagar as suculentas, mas o momento exato depende do ambiente. Elas enraizar-se-ão mais rapidamente se o ar for húmido do que em condições totalmente secas.

Quando começares a ver novas folhas a formarem-se na parte superior do caule, é um bom sinal de que o enraizamento foi bem sucedido.

Se colocar folhas individuais em cima do meio, poderá observá-las a brotar da extremidade cortada. Uma nova planta bebé começará a formar-se na base da folha pouco tempo depois.

Quando as raízes tiverem cerca de 1/2″ de comprimento, pode enterrá-las com uma fina camada de terra, se quiser, mas não cubra as pequenas folhas novas.

Eventualmente, a folha propagada irá murchar e morrer à medida que a nova suculenta bebé cresce. Por isso, não se assuste quando isso acontecer, é completamente normal.

Post relacionado: Como fazer um jardim de suculentas de interior

Veja também: Como cuidar das plantas de Plumeria (Frangipani havaiano) Novas raízes suculentas após algumas semanas

Estacas de suculentas que não enraízam

Se as suas estacas de suculentas não se estiverem a propagar, há algumas coisas a verificar. Não enraizarão se o solo estiver demasiado húmido, se o ar estiver extremamente seco e quente ou se estiver demasiado frio.

Para uma maior probabilidade de sucesso, coloque-as num local luminoso, quente e ligeiramente húmido, fora do alcance da luz solar direta, e mantenha o meio seco.

As folhas individuais não enraízam se as partir da forma errada. A folha inteira tem de estar intacta para que funcione.

Plantação de estacas de suculentas propagadas

Quando tiverem desenvolvido raízes espessas e saudáveis, pode replantar as suas estacas de suculentas recentemente propagadas num recipiente maior, se quiser.

No entanto, têm raízes pouco profundas e podem viver em vasos pequenos durante muito tempo, pelo que não é necessário fazer isto até que tenham ultrapassado o seu recipiente inicial.

Quando chegar a altura, escolha um novo vaso que seja apenas um ou dois tamanhos maior e certifique-se de que tem orifícios de drenagem no fundo.

Encha-o com uma mistura de drenagem rápida, ou com uma mistura arenosa, e enterre as raízes de modo a que fiquem completamente cobertas.

Saiba tudo sobre como cuidar dos seus novos bebés no meu guia detalhado de cuidados com as plantas suculentas.

Plantas suculentas bebés recentemente propagadas

Perguntas frequentes

Nesta secção, responderei a algumas das perguntas mais frequentes sobre a propagação de suculentas. Se não encontrar a sua aqui, coloque-a na secção de comentários abaixo.

Qual é a melhor forma de propagar suculentas?

A melhor maneira de propagar suculentas é enraizando estacas de caule. Também pode usar folhas individuais, mas demorará muito mais tempo a obter uma planta de tamanho decente.

É possível propagar suculentas na água?

Sim, é possível propagar suculentas na água, e muitas pessoas têm grande sucesso com este método. Se quiser experimentar, certifique-se de que suspende a estaca acima da linha de água em vez de a submergir, caso contrário pode apodrecer.

É melhor propagar as suculentas na água ou no solo?

É melhor propagar as suculentas no solo do que na água. Embora o enraizamento na água possa funcionar, é um pouco arriscado para os principiantes, uma vez que os caules podem acabar por apodrecer. Além disso, as raízes podem ser mais finas e ter mais dificuldade em estabelecer-se no solo mais tarde.

Qual é a forma mais rápida de enraizar suculentas?

A forma mais rápida de enraizar as suculentas é colocar as estacas num local quente e ligeiramente húmido, mantendo o solo seco. Pode nebulizá-las para aumentar a humidade se o ar estiver extremamente seco e colocá-las num tapete térmico se estiver demasiado frio.

Qual é a melhor altura do ano para propagar suculentas?

A melhor altura do ano para propagar suculentas é quando está quente lá fora. Por isso, faça-o no final da primavera ou em qualquer altura durante os meses de verão para ter mais hipóteses de sucesso.

É possível utilizar hormona de enraizamento nas suculentas?

Sim, pode utilizar a hormona de enraizamento nas suculentas. De facto, recomendo-a, pois ajuda-as a enraizar mais rapidamente e também cria plantas mais fortes e saudáveis.

A propagação de suculentas é fácil e é uma óptima forma de multiplicar a sua coleção gratuitamente ou de a partilhar com amigos. Assim que apanhar o jeito de enraizar as estacas de caule e as folhas, terá muitos bebés novos para distribuir.

Se quer aprender a multiplicar ainda mais as suas plantas favoritas, então o meu eBook de Propagação de Plantas é para si! Ele vai mostrar-lhe como usar técnicas simples para propagar qualquer tipo de planta que queira! Descarregue a sua cópia hoje.

Mais sobre a propagação de plantas

    Partilhe as suas dicas para a propagação de suculentas na secção de comentários abaixo!

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.