Como cuidar das plantas de Plumeria (Frangipani havaiano)

 Como cuidar das plantas de Plumeria (Frangipani havaiano)

Timothy Ramirez

As plumerias são tão exóticas que parece que seria difícil cuidar delas, mas na verdade são muito fáceis de cultivar quando se aprende a fazê-lo. Neste post, vou dizer-lhe tudo o que precisa de saber para ter sucesso.

Quando penso nas minhas viagens ao Havai, uma das coisas de que mais me lembro é de todas as lindas plumerias que crescem e florescem por todo o lado.

Por isso, é claro que tive de trazer um comigo para casa quando voltei para o Minnesota.

A minha nova planta bebé lai havaiana tinha apenas cerca de um pé de altura quando a recebi e floresceu pouco depois de a ter trazido para casa.

Fiquei imediatamente apaixonada e fiquei agradavelmente surpreendida com o facto de não necessitar de manutenção. Se quiser experimentar um para si, está no sítio certo.

A seguir, conto-lhe tudo o que precisa de saber sobre os seus cuidados e mostro-lhe como cultivar plumérias, independentemente do local onde vive.

Plumeria Quick Care Visão geral

Nome científico: Plumeria
Classificação: Planta tropical
Nomes comuns: Frangipani, planta lei havaiana, Kalachuchi, flor de Champa
Resistência: Zonas 10+
Temperatura: 60-75°F
Flores: As cores e a época de floração variam consoante a espécie
Luz: Sombra total a parcial, luz brilhante no interior
Água: Deixar o solo secar ligeiramente, não regar demasiado
Humidade: Moderado a baixo
Fertilizante: Alimentos para plantas com flores na primavera e no verão
Solo: Solo fértil e de drenagem rápida
Pragas comuns: Ácaros-aranha, moscas brancas

Informações sobre as Plumerias

As plumerias são plantas tropicais populares que podem transformar-se em árvores enormes no seu ambiente nativo.

Talvez as conheças melhor como uma planta de lei havaiana (as plumerias são o tipo de flores tradicionalmente utilizadas para fazer leis), ou talvez pelo seu nome menos comum, Frangipani.

Mas não se deixe enganar pelo seu nome comum, pois não são nativos do Havai, são originários das regiões tropicais da América Central e do Sul, bem como de partes das Caraíbas.

Diferentes tipos de plumeria

Existem várias variedades de plumerias, algumas podem tornar-se árvores de grande porte, enquanto outras são arbustos mais pequenos. Mas todas requerem os mesmos cuidados e atenção. Aqui estão algumas das mais comuns.

  • Plumeria pudica - Também conhecida como Bridal Bouquet devido às flores brancas, esta é uma das variedades mais resistentes que pode sobreviver até à zona 9. Pode atingir 15-20' de altura.
  • Plumeria rubra - Este é um dos tipos mais comuns e existem vários híbridos. Dependendo da cultivar, podem crescer entre 6-30'. As flores também podem ser de qualquer cor e algumas podem florescer durante todo o ano.
  • Plumeria obtusa - Existem também algumas cultivares desta planta, muitas das quais são variedades anãs mais curtas. As cores e a época de floração também variam entre elas.
  • Plumeria alba - Por vezes vulgarmente designada por árvore-dos-nariz, esta espécie é outra que pode atingir 6-30' de altura.

Flores

Como provavelmente já sabe, a plumeria é apreciada pelas suas flores lindas e muito perfumadas.

Veja também: Como conservar beterrabas

Dependendo da espécie, podem ser de qualquer cor, e algumas flores individuais contêm mesmo mais do que uma.

A época do ano depende totalmente da variedade: algumas florescem apenas no final do inverno, na primavera ou no verão, enquanto outras florescem abundantemente durante todo o ano.

Flor de plumeria branca e amarela logo após a abertura

Toxicidade

A seiva pode causar irritação em pessoas com pele sensível e é também tóxica para gatos, cães e pessoas se ingerida.

Embora sejam apenas ligeiramente venenosas, é melhor mantê-las fora do alcance dos seus filhos e animais de estimação, se isso for uma preocupação para si. O site da ASPCA é uma óptima fonte para mais informações.

Como cultivar Plumeria

Antes de entrarmos nos pormenores dos cuidados a ter com a plumeria, devemos primeiro falar sobre o local onde cultivá-la. A escolha do local certo é a chave para uma saúde duradoura e sustentada.

Resistência

A maioria das plantas de frangipani só pode viver ao ar livre em zonas 10 ou superiores, embora existam algumas que podem sobreviver até à zona 9.

São muito sensíveis ao frio e deixam cair as folhas ou ficam amarelas ou castanhas no outono, mesmo em zonas mais quentes.

Onde cultivar plantas de plumeria

Em climas suficientemente quentes, as plumerias podem transformar-se em árvores de grande porte, pelo que necessitarão de muito espaço no seu jardim.

Se quiser limitar o seu tamanho, pode colocá-las num recipiente em vez de as colocar no solo, elas dão-se muito bem em vasos.

Podem também desenvolver-se no interior, num local com muita luz, embora seja muito raro florescerem dentro de casa.

Por esta razão, acho que é muito mais fácil colocá-las no exterior no verão para manter a sua saúde e crescimento, e também para encorajar a floração.

Enorme árvore de plumeria a crescer dentro de casa

Plumeria Cuidados com a planta & Instruções de cultivo

Com os cuidados adequados, as plumerias podem viver muitos anos. Agora que já sabe onde plantá-las, vamos falar sobre as suas necessidades. Siga estas dicas para manter a sua plumeria a crescer e a florescer ano após ano.

Flores de plumeria branca a começar a abrir

Requisitos de rega

As plumerias gostam de muita água, mas não toleram ser regadas em excesso. Quando estão demasiado húmidas, o tronco apodrece e isso acaba por matar a planta.

É uma combinação engraçada, dar muita água... mas não regar demais? Eu sei, mas não se preocupe, é muito fácil. Um medidor de humidade vai ajudá-lo a acertar.

Durante os meses de verão, dê-lhe um bom gole, deixe o excesso escorrer completamente e espere até que esteja quase seco antes de adicionar mais.

Uma vez que ficam dormentes durante o inverno, é melhor regá-las muito pouco ou nada durante esses meses.

Humidade

Talvez se surpreenda ao saber que as plantas de plumeria preferem níveis de humidade moderados a baixos.

Se a sua casa for extremamente seca, pode colocar um humidificador junto a ela para ajudar a adicionar mais humidade ao ar.

No entanto, é preciso ter cuidado ao borrifar os ramos ou as folhas com água, pois se as gotas estiverem constantemente sobre os ramos ou as folhas, podem apodrecer.

Requisitos de luz

As plumerias precisam de sol pleno para crescerem melhor e também para florescerem, caso contrário tornar-se-ão esparsas e pernaltas.

Se a sua planta estiver no exterior, coloque-a num local com sol pleno. Caso contrário, se estiver dentro de casa durante todo o ano, é provável que precise de uma luz de crescimento.

Veja também: Como conservar e armazenar pimentos a longo prazo

Quando a levar para o exterior durante o verão, não a exponha imediatamente ao sol, pois pode queimar-se. Em vez disso, coloque-a à sombra durante alguns dias e introduza-a gradualmente num local com sol pleno.

Linda flor na minha árvore lai havaiana

Temperatura

As plumerias não são plantas resistentes ao frio, a sua temperatura ideal situa-se entre os 60-75°F.

Se ficar muito mais frio, começam a cair as folhas e as temperaturas negativas matam-nas rapidamente. Mesmo uma geada ligeira pode danificar as pontas dos ramos tenros.

O tempo mais quente não os incomoda frequentemente, embora o calor elevado dos climas áridos os faça secar demasiado depressa.

Melhor solo

O melhor solo para cuidar bem da plumeria é uma mistura de drenagem rápida que seja ligeiramente ácida, variando entre 6-7 num medidor de pH.

Não precisa necessariamente de comprar um tipo especial, e pode até fazer o seu próprio tipo se quiser.

Cultivo as minhas numa mistura caseira de 2 partes de terra de uso geral com 1 parte de perlite ou pedra-pomes e areia.

Botões de plumeria que começam a formar-se

Fertilizante

Como já referi, as plumerias alimentam-se muito bem e a fertilização é uma parte importante dos seus cuidados.

Para florescerem, precisam de um tipo de alimento rico em fósforo. Aplique um alimento líquido orgânico para flores a cada 1-3 semanas na primavera e no verão. Também pode aplicar grânulos mensalmente para fornecer ainda mais nutrientes.

Fertilize-as desde a primavera até ao verão, parando no início do outono, e depois não as alimente de todo durante o inverno.

Plumeria em flor prestes a abrir

Repicagem

Com os cuidados adequados, as árvores de frangipani podem crescer muito rapidamente e podem precisar de ser replantadas a cada 1-2 anos.

Quando as raízes começam a sair dos orifícios de drenagem, ou o crescimento abranda, é sinal de que precisam de ser dimensionadas.

Na primavera, transfira-as para um recipiente 2-4" maior do que o atual. Replante-as à mesma profundidade, e espere alguma queda de folhas ou descaimento à medida que recuperam.

Se quiser limitar o seu tamanho, basta refrescar os primeiros centímetros de terra e cortar algumas das raízes.

Plumeria em início de floração

Dicas para controlar as pragas da Plumeria

Embora as pragas não sejam normalmente um problema no exterior, as plumerias podem ter problemas com ácaros e moscas brancas no interior.

Se a sua casa for atacada por insectos, comece imediatamente a tratá-la. Recomendo a utilização de óleo de neem, que é um pesticida natural que funciona muito bem.

O sabão inseticida orgânico também é uma boa opção. Por vezes, faço o meu próprio sabão misturando 1 colher de chá de sabão líquido suave por 1 litro de água.

Plumeria super saudável que cresce dentro de casa

Poda

As plantas de plumeria beneficiam de uma poda regular como parte da sua rotina de cuidados. Elas podem suportar ser aparadas com bastante severidade, mas nunca cortá-las até ao chão.

A melhor altura para o fazer é na primavera, ou logo após a floração.

Utilize uma tesoura de poda esterilizada e afiada para obter um corte limpo e agradável. Para os ramos mais grossos, pode ser necessário utilizar uma tesoura de poda. Além disso, utilize proteção para os olhos e luvas para se proteger da seiva.

Faça sempre os cortes num ângulo descendente, para que a água não se deposite na ferida e faça com que o ramo apodreça.

Novo crescimento após a poda da plumeria

Conselhos para a propagação da Plumeria

Embora possam ser cultivadas a partir de sementes, a maioria dos jardineiros caseiros propagam as suas plumérias através de estacas.

É muito fácil de fazer: basta retirar uma secção de um ramo saudável, remover as flores e as folhas e deixar curar durante vários dias.

Mergulhe a extremidade cortada em hormona de enraizamento e, em seguida, coloque-a num meio ligeiramente húmido. Mantenha-a num local quente até ver um novo crescimento no topo. Obtenha o meu tutorial passo a passo sobre como propagar as estacas aqui.

Plumeria Winter Care & Dormência

Quando a temperatura começar a arrefecer no outono e houver menos luz solar, a sua plumeria começará a entrar em dormência naturalmente. Esta é a altura para parar de fertilizar e abrandar a rega.

As folhas ficarão amarelas e depois castanhas antes de finalmente caírem. Isto é totalmente normal, por isso não entre em pânico. No entanto, pode não cair todas as folhas, o que também não faz mal.

Se vive num clima frio, é muito mais fácil passar o inverno dentro de casa, sem necessidade de luzes artificiais ou de uma janela solarenga.

Invernar uma planta de plumeria dormente dentro de casa

Resolução de problemas comuns de cuidados com a plumeria

Embora as plumérias sejam bastante simples de cuidar, são conhecidas por terem alguns problemas. Abaixo, vou ajudá-lo a resolver os problemas mais comuns.

Podridão das pontas

Na minha experiência, o apodrecimento das pontas é um problema bastante comum, que ocorre quando a água se instala numa fenda ou ferida na extremidade de um ramo, geralmente causada por uma poda incorrecta ou por danos provocados pela geada.

Se não for tratado, o apodrecimento vai espalhar-se e pode eventualmente matar a planta. Pode salvá-la cortando todos os pedaços apodrecidos do ramo afetado.

Podridão do caule

Se o caule estiver mole e a apodrecer na base, então tem um problema mais grave. A podridão do caule é causada por excesso de rega.

Se não for tratada, a sua planta morrerá de certeza. Se o apodrecimento não for muito grave, pode salvá-la cortando as hastes ou os ramos sãos e enraizando-os.

A Plumeria não floresce

Esta é provavelmente a pergunta número 1 que me fazem sobre o cultivo de plumerias, e há uma resposta simples... fertilizante.

Precisam de fertilizante para florescer, e em grande quantidade. A boa notícia é que é muito fácil de resolver. Assim que apanhar o jeito, florescerão abundantemente para si.

Queda de folhas

A queda das folhas pode ser causada por falta de água ou por temperaturas frias. É natural que entrem em dormência durante o inverno, quando as temperaturas descem abaixo dos 50°F, e não há motivo para preocupações.

No entanto, se isso acontecer durante o verão, verifique se estão a receber água suficiente. Nunca devem secar completamente. Inspeccione também os ramos e o tronco para ver se há sinais de apodrecimento.

Folhas a ficarem amarelas

As folhas amarelas são também um sinal de que estão a começar a ficar dormentes, mas pode ser devido a excesso de rega, pragas ou doenças.

Verifique o solo para se certificar de que não está húmido ou encharcado, inspeccione as folhas em busca de insectos e verifique se os caules estão firmes e não estão a apodrecer.

Cultivo de plumeria num vaso no exterior para o verão

Perguntas frequentes

Nesta secção, respondi a algumas das perguntas mais frequentes sobre os cuidados a ter com a plumeria. Se a sua não estiver listada, pergunte nos comentários abaixo.

As plumérias são difíceis de cuidar?

Não, as plumérias não são difíceis de cuidar. Na verdade, são bastante fáceis de cultivar, desde que se compreenda as suas necessidades.

Quanto tempo é necessário para que uma plumeria esteja completamente desenvolvida?

O tempo que leva para uma plumeria ficar adulta depende totalmente da variedade. Algumas crescem mais rápido do que outras, embora em média possam crescer 12-36 "por ano com os cuidados adequados.

A plumeria é uma planta de interior ou de exterior?

As plumérias podem ser plantas de interior ou de exterior, consoante o local onde se vive. Só são resistentes nas regiões mais quentes, pelo que as pessoas que vivem em climas frios têm de as trazer para dentro de casa durante o inverno.

A plumeria é uma suculenta?

Não, tecnicamente a plumeria não é uma suculenta, são plantas tropicais, embora tenham algumas necessidades de cuidados e propriedades semelhantes.

O frangipani é o mesmo que a plumeria?

Sim, o frangipani é a mesma planta que a plumeria. Frangipani é o nome comum, Plumeria é tecnicamente o nome científico, embora muitas pessoas também as chamem assim por ser mais fácil de pronunciar.

As plumerias são plantas maravilhosas que são surpreendentemente fáceis de cuidar. Depois de conhecer os truques para as cultivar, poderá manter as suas florescentes durante décadas.

Se quer aprender tudo o que há para saber sobre a manutenção de plantas de interior saudáveis, então precisa do meu eBook sobre Cuidados com as Plantas de Interior, que lhe mostrará tudo o que precisa de saber sobre como manter todas as plantas da sua casa a prosperar. Descarregue a sua cópia agora!

Mais guias de cuidados com plantas de interior

    Partilhe as suas dicas de cultivo e cuidados com a planta plumeria na secção de comentários abaixo.

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.