Como proteger as plantas dos danos causados pela geada

 Como proteger as plantas dos danos causados pela geada

Timothy Ramirez

Proteger as plantas das geadas é uma boa maneira de prolongar a sua época de jardinagem por várias semanas. Neste post, vou falar sobre quais as plantas que precisam de ser protegidas, as diferentes maneiras de proteger as plantas das geadas e o que usar para as cobrir. Depois, vou mostrar-lhe exatamente como fazê-lo, passo a passo.

Para os jardineiros que estão habituados a cultivar em climas frios, as geadas são algo com que sabemos que temos de lidar todos os anos, mas para os novos jardineiros pode ser um tema muito confuso.

Porque é que é necessário preocupar-se com a proteção das plantas contra a geada? O que é que a geada faz às plantas? Que frio tem de fazer para que haja geada? Como é que se cobrem as plantas para as proteger da geada? E como é que se sabe que plantas devem ser cobertas para evitar a geada?

Vou responder a todas estas perguntas e dar-lhe muitos mais pormenores sobre a proteção das plantas contra as geadas. Comecemos então por falar do que as geadas fazem às plantas.

Como é que a geada afecta as plantas?

O que é que a geada faz às plantas? Embora a geada normalmente não as mate, as plantas afectadas pela geada podem sofrer danos ligeiros a graves, dependendo da planta e da intensidade da geada.

Os danos causados às plantas podem ser tão pequenos como os bordos das folhas castanhos e as flores murchas, o que apenas dá um aspeto feio às plantas, mas os danos causados pelas geadas podem ser muito mais graves do que isso.

Os danos graves podem arruinar as suas colheitas, transformando-as em papa e tornando-as não comestíveis, e podem também atrofiar os vegetais e flores sensíveis, o que significa que as plantas deixarão de crescer durante a estação.

As primeiras geadas não costumam ser de morte, mas mesmo uma geada ligeira é suficiente para arruinar as flores sensíveis e as culturas hortícolas. Se dedicar algum tempo a proteger as plantas dos danos provocados pelas geadas, poderá prolongar o seu período de crescimento, por vezes durante várias semanas.

As plantas sensíveis, como as malmequeres, precisam de proteção contra as geadas

Quanto frio é preciso estar para congelar?

A geada pode ocorrer sempre que a temperatura desce abaixo dos 40 graus Fahrenheit numa noite clara e sem vento.

Veja também: Como cuidar de uma planta aranha (Chlorophytum comosum)

No entanto, não existe uma temperatura específica para a geada, que depende das condições. O facto de estar abaixo dos 40ºF não significa que a geada seja inevitável. Não vai congelar se estiver vento ou nublado, ou se estiver a chover lá fora.

Veja também: Como cultivar orégãos em casa

Se a previsão do tempo prevê temperaturas nocturnas inferiores a 45F, é nessa altura que começo a ficar nervoso e a prestar mais atenção às condições meteorológicas.

Se parecer que as condições são propícias à geada, e que pode descer abaixo dos 40F, então proteger as plantas da geada é uma boa ideia - é melhor prevenir do que remediar.

Que plantas necessitam de proteção contra as geadas?

Nem todas as plantas precisam de proteção contra as geadas. As plantas de jardim de clima frio, como as plantas perenes, as árvores e os arbustos que são resistentes na sua zona de crescimento, são todas plantas que resistem às geadas.

Muitos tipos de flores anuais, ervas aromáticas e legumes são também plantas de clima frio que sobrevivem à geada sem qualquer dano.

As plantas mais importantes a proteger são as plantas sensíveis à geada, como as tropicais, as plantas tenras em vaso, as plantas de interior, alguns tipos de flores anuais e os legumes sensíveis à geada.

Os legumes sensíveis à geada (também conhecidos como legumes de clima quente) que precisam de ser protegidos da geada incluem plantas como tomates, feijões, pimentos, beringelas, melões, abóboras, tomatillos, quiabos e pepinos.

Os legumes resistentes ao frio, como as ervilhas, a alface, os espinafres e outras verduras para salada, as cenouras, os brócolos, a couve-flor, o repolho, a couve-galega e as couves-de-bruxelas, não serão prejudicados por uma geada ligeira.

De facto, muitos destes legumes sabem melhor depois de terem sido tocados pela geada no outono.

As plantas resistentes ao frio, como os brócolos, não necessitam de proteção contra as geadas

Como evitar a geada nas plantas

Há algumas coisas que pode fazer para evitar os danos causados pelas geadas nas plantas. Em primeiro lugar, se parecer que as condições durante a noite serão favoráveis à ocorrência de geadas, regue bem as suas plantas nessa manhã.

A água no solo aquece ao sol durante o dia, o que ajuda a manter as plantas quentes durante a noite e a protegê-las das geadas.

Para evitar danos, é necessário proteger as plantas contra as geadas durante a noite. Existem algumas técnicas que podem ser utilizadas, consoante se trate de proteger as plantas do jardim ou as plantas em vasos...

Como proteger o seu jardim das geadas

A melhor maneira de proteger as plantas da geada no seu jardim é cobri-las com algum tipo de material de cobertura vegetal.

As coberturas vegetais para proteção contra a geada incluem coisas como tecido comercial de proteção contra a geada, sacos de geada para plantas, cloches, coberturas de fileiras ou outros tipos de coberturas de geada especialmente concebidas para plantas.

Como proteger as plantas em vaso da geada

Pode utilizar os mesmos tipos de coberturas para plantas de exterior que utiliza no seu jardim para proteger as plantas em vasos da geada.

No entanto, pode achar que cobrir as suas plantas em vaso dá mais trabalho do que simplesmente levá-las para dentro de casa. Se forem suficientemente leves, pode simplesmente levar as plantas em vaso para um alpendre, telheiro ou garagem durante a noite.

Por outro lado, se tiver muitos contentores como eu, carregá-los todos para dentro de casa à noite e depois para fora de manhã é uma tarefa enorme.

Assim, a utilização de coberturas para plantas de jardim para proteção contra as geadas pode acabar por ser a melhor opção. Para facilitar, pode agrupar os vasos para os cobrir todos de uma só vez.

As flores e plantas de clima frio, como a ajuga, não precisam de proteção contra a geada

O que usar para cobrir as plantas da geada

As plantas sensíveis podem ser protegidas da geada cobrindo-as com um tipo de pano de geada para plantas. É melhor usar um pano de cobertura de jardim leve para não pesar nas plantas. Eu prefiro cobrir as plantas com lençóis ou cobertores de tecido leve.

No entanto, os lençóis de cama podem ser caros e corre-se o risco de os manchar ou rasgar quando se utilizam como cobertores de jardim para as plantas.

O pano de geada comercial é muito barato e é feito especificamente para proteger as plantas da geada, pelo que não tem de se preocupar em estragar os seus lençóis sobresselentes.

As coberturas de serapilheira para plantas, uma lona comercial para plantas, um rolo de tecido de geada para jardim, uma cobertura de geada para jardim tipo tenda, um cobertor de geada para plantas e coberturas flutuantes para fileiras oferecem uma excelente proteção contra os danos causados pela geada.

Proteger as plantas das geadas com lençóis velhos

É possível cobrir as plantas com plástico para as proteger do gelo?

Não utilize plástico para cobrir as plantas para as proteger das geadas, a não ser que esteja a utilizar uma cobertura ou um suporte especialmente concebido para a proteção das plantas.

Se for feito de forma incorrecta, cobrir as plantas com plástico pode causar mais danos do que benefícios. O plástico retém a humidade debaixo da cobertura, que pode congelar e causar danos graves à planta.

Se tiver de utilizar plástico em vez de tecido, utilize estacas ou outro tipo de suporte para fazer tendas para as plantas, tendo o cuidado de assegurar que o plástico não toca em nenhuma parte da planta ou das folhas.

Quando é que devo cobrir as minhas plantas?

O momento em que se deve cobrir as plantas para evitar as geadas pode complicar um pouco as coisas: não se deve cobrir as plantas demasiado cedo, ou elas podem aquecer demasiado ao sol.

Por outro lado, se esperar demasiado tempo depois de escurecer, não só é mais difícil ver o que está a fazer, como o solo começará a arrefecer rapidamente.

A melhor altura do dia para começar a cobrir as plantas contra as geadas é depois de o sol ter desaparecido do jardim, ou imediatamente antes do pôr do sol.

É mais fácil cobrir as suas plantas antes de escurecer à noite, mas não se preocupe se só o fizer depois de escurecer. A probabilidade de geada é maior de manhã cedo, por isso tem algumas horas depois de escurecer para cobrir tudo.

Post relacionado: Como preparar o seu jardim para o inverno no outono

Manta vegetal coberta pela geada

Como cobrir as plantas para as proteger do gelo com tecido

O tecido de cobertura vegetal funciona para proteger as plantas das geadas, retendo o calor que sobe do solo, mantendo as plantas quentes.

Por isso, a melhor maneira de proteger as plantas da geada é cobrir as plantas com o tecido e deixá-lo cair solto no chão.

Não embrulhe a planta como se fosse um Tootsie Pop Sucker, em que o tecido só passa por cima da folhagem e depois é selado à volta do caule ou da base da planta, pois isso não protege muito bem a planta e pode não evitar os danos causados pelas geadas.

Também é uma boa ideia fixar o tecido de geada para que não se desprenda se houver vento. Utilizo alfinetes para prender as mantas de plantas e ligo-as umas às outras para as manter seguras.

Se for mais fácil para si, pode também fixar o fundo do seu pano de geada com pinos de pano de planta, pedras ou tijolos para os segurar.

É igualmente importante retirar as coberturas pesadas de proteção contra a geada do jardim de manhã, antes que as plantas aqueçam demasiado. Por isso, não se esqueça de descobrir as suas plantas imediatamente após a ameaça de geada ter passado.

Deixar as plantas cobertas durante muito tempo ao sol pode sobreaquecê-las, o que pode ser tão prejudicial como a geada para as plantas.

Utilizar cobertores e lençóis para cobrir as plantas contra a geada

O que fazer com as plantas danificadas pela geada

Se acordar com uma manhã gelada e se esquecer de cobrir as suas plantas, isso não significa que tudo morrerá. Muitas plantas sobreviverão a uma geada ligeira com apenas pequenos danos, e há medidas que pode tomar para tentar salvar as plantas da geada.

Se a geada foi forte, é provável que os danos se notem imediatamente. Mas, por vezes, só se notam os danos nas plantas queimadas pela geada depois de estas começarem a aquecer. Nesse caso, o tempo dirá qual a gravidade dos danos.

O que fazer se as plantas apanharem geada? Em primeiro lugar, deixe-as estar e espere algumas horas para avaliar os danos. Muitas vezes só saberá a gravidade dos danos causados pela geada quando a planta descongelar.

Depois, se os danos forem menores, pode podar as folhas, flores e frutos danificados pela geada e dar tempo à planta para recuperar. Infelizmente, pode não conseguir salvar as plantas gravemente danificadas pela geada.

Folhas de canário danificadas pela geada

Proteger as plantas da geada pode dar muito trabalho, mas vale a pena o esforço para prolongar a estação de crescimento. Lembre-se de que só precisa de se preocupar com a proteção das plantas tenras à geada. As plantas de jardim resistentes ao frio não serão danificadas pela geada.

Mais artigos sobre jardinagem no outono

    Partilhe as suas dicas para proteger as plantas das geadas na secção de comentários abaixo.

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.