20 plantas de treliça excelentes para o seu jardim

 20 plantas de treliça excelentes para o seu jardim

Timothy Ramirez

A jardinagem vertical é uma forma divertida de adicionar beleza e drama ao seu jardim. Se está a perguntar-se que plantas crescem numa treliça, então esta lista de plantas de treliça é para si! Abrange tudo, desde flores trepadeiras para sol ou sombra, plantas perenes em trepadeira, plantas anuais, plantas tropicais e até vegetais em trepadeira.

Quando se procura plantas para cultivar no seu jardim vertical, as plantas trepadeiras são a primeira escolha óbvia. Felizmente para nós, há muitos tipos diferentes de plantas trepadeiras no mercado atualmente.

Quer esteja à procura de trepadeiras com flores perenes que voltam a crescer todos os anos, de plantas anuais de crescimento rápido ou de legumes trepadores, encontrará algumas excelentes opções nesta lista.

Se é novo na jardinagem vertical, recomendo a leitura do meu guia definitivo para o cultivo vertical para aprender tudo o que precisa de saber!

Aqui está a lista de 20 das melhores plantas de treliça que vai adorar...

20 plantas de treliça para o seu jardim

Cada um procura ideias diferentes para a jardinagem vertical, por isso organizei a minha lista de plantas trepadeiras em duas categorias distintas - flores e legumes.

Começarei com as melhores flores trepadeiras e, em seguida, apresentarei uma lista de vegetais trepadeiras.

Plantas em treliça com flores

Esta primeira secção é consagrada às plantas trepadeiras floridas. Dividi ainda esta lista em plantas trepadeiras anuais, tropicais e perenes. Qualquer pessoa pode cultivar as flores trepadeiras anuais.

Se vive num clima quente, também pode cultivar muitas das trepadeiras listadas na secção de flores trepadeiras tropicais.

Aqueles de nós que vivem em climas frios estarão provavelmente mais interessados na minha lista de plantas trepadeiras resistentes ao frio abaixo.

Plantas trepadeiras anuais com flores

Vou começar esta secção com a minha lista de trepadeiras de floração anual. Todas estas são boas flores trepadeiras que crescerão muito rapidamente para cobrir uma treliça de jardim ou outras estruturas verticais, e darão muita cor ao seu jardim.

A desvantagem é que são todas plantas anuais, o que significa que não voltarão a crescer no próximo ano.

1. capuchinha - Se nunca cultivou capuchinhas no seu jardim, então deve definitivamente adicionar esta à sua lista.

As chagas têm flores brilhantes e bonitas que não só são bonitas, como também são comestíveis! Um excelente complemento para o jardim de flores ou para misturar nos seus canteiros de vegetais.

A Amazon Jewel e a Spitfire são duas das minhas variedades favoritas de capuchinhas trepadeiras.

2) Trepadeira de olhos negros - Estas trepadeiras brilhantes e bonitas, em pleno sol, crescem igualmente bem numa treliça no jardim ou em jardins verticais em contentores.

As trepadeiras da espécie Susan de olhos pretos são trepadeiras vigorosas e constituem um belo pano de fundo para outras flores no jardim.

3. glória da manhã - Outra maravilhosa videira de floração anual, as glórias-da-manhã são plantas de treliça de crescimento rápido.

Crescem até serem muito altas, pelo que seriam perfeitas para cobrir rapidamente grandes estruturas como caramanchões e arcos. As glórias da manhã crescem bem em pleno sol ou em sombra parcial.

As glórias da manhã são plantas trepadeiras de crescimento rápido

4. ervilha-doce - Plantas trepadeiras perfumadas com flores bonitas, as ervilhas-de-cheiro são pequenas plantas trepadeiras perfeitas para treliças e jardineiras de jardim. As ervilhas-de-cheiro são super fáceis de cultivar, mas preferem as temperaturas mais frias da primavera e do outono.

Veja também: Como cuidar de plantas de borracha: o guia definitivo

5. petúnias - Tradicionalmente cultivadas como plantas de arrasto, as petúnias também são boas plantas de treliça.

Podem ser treinadas para crescer verticalmente numa pequena treliça ou obelisco, e são perfeitas para crescer em vasos ou no jardim. As petúnias são óptimas para o sol pleno, mas também crescem muito bem em sombra parcial.

Flores trepadeiras tropicais

As flores trepadeiras desta lista são óptimas para cultivar no seu jardim se viver num clima quente com invernos amenos.

Mas não se preocupe, mesmo que os seus invernos sejam tão frios como os nossos, pode cultivar estas lindas trepadeiras floridas! Basta cultivá-las em vasos e passar o inverno dentro de casa.

6. jasmim - Uma das minhas flores perfumadas favoritas, os jasmins são plantas trepadeiras absolutamente lindas! Gostava de poder cultivá-las no meu jardim.

Os jasmins são flores trepadeiras maravilhosas e crescem muito bem em vasos para nós, jardineiros do norte.

7. buganvílias - Se pode cultivar buganvílias no seu jardim, tem muita sorte! Esta só cresce em climas muito quentes das zonas 9+.

Esta densa planta trepadeira está coberta de flores brilhantes praticamente durante todo o ano, e eu fico encantada com ela sempre que visito a Califórnia. Saiba como cultivar buganvílias aqui.

As buganvílias são lindas flores trepadeiras

8) Maracujá - Outra planta que invejo quem a consegue cultivar, as passifloras são plantas trepadeiras que gostam de sol pleno.

Têm flores impressionantes que são muito únicas e as vinhas altas ficariam fantásticas numa pérgola, num caramanchão ou em grandes suportes de jardim para plantas trepadeiras.

9) Mandevilla - A mandevilla é uma planta trepadeira com flor que só resiste nas zonas de crescimento mais quentes (10-11) e que é habitualmente vendida em vasos nos climas mais frios como o meu.

No entanto, não são muito difíceis de hibernar, por isso tenha isso em mente se não tiver a sorte de viver num local suficientemente quente para as cultivar no seu jardim.

Plantas trepadeiras resistentes ao frio

Se vive num clima frio como o meu, então vai certamente querer adicionar algumas destas plantas trepadeiras resistentes ao frio ao seu jardim. As plantas desta lista são todas trepadeiras perenes resistentes ao frio, por isso voltarão ano após ano.

10. rosas trepadeiras - Se procura plantas perenes trepadeiras para o sol, então as rosas trepadeiras são para si!

As rosas trepadeiras não são plantas trepadeiras que crescem sozinhas num suporte vertical, mas têm ramos longos e flexíveis que podem ser treinados e atados para crescerem em caramanchões e treliças.

Estas flores trepadeiras perenes ficam lindas como pano de fundo em qualquer jardim, e são muito resistentes.

As rosas trepadeiras são plantas de treliça perenes

11. glicínias - Não tenho a sorte de poder cultivar glicínias no meu jardim (mas estou quase a conseguir!), mas se estiver numa zona suficientemente quente para as cultivar (zonas 5-10), então recomendo vivamente que adicione esta à sua lista.

As glicínias crescem a pleno sol ou à sombra parcial e dão uma imagem muito dramática quando crescem em grandes caramanchões, arcos e pérgulas.

12. hera - Como são cultivadas apenas pela folhagem, as heras são plantas de treliça maravilhosas para a sombra.

Existem muitas variedades diferentes de hera, e algumas são mais resistentes do que outras. Por isso, não se esqueça de verificar a etiqueta de resistência antes de plantar esta planta no seu jardim.

13) Videira trombeteira - As grandes trepadeiras da flor trombeta são algumas das melhores plantas trepadeiras para pérgulas e outras estruturas de jardinagem verticais altas.

As trepadeiras podem crescer até à espessura de pequenos troncos de árvores, por isso certifique-se de que as cultiva numa estrutura muito forte e permanente.

14. madressilva - Se está à procura de trepadeiras de floração perene que sejam extremamente resistentes e super fáceis de cultivar, então a madressilva seria perfeita. As madressilvas são trepadeiras de crescimento rápido que cobrirão rapidamente as treliças e os caramanchões.

Podem crescer em qualquer lugar, desde o sol pleno até à sombra parcial (a minha cresce e floresce muito bem à sombra), pelo que pode plantá-las praticamente em qualquer lugar do seu jardim.

15) Clematis - As clematites são plantas de treliça perenes maravilhosas que podem crescer em qualquer lugar, desde o sol até à sombra parcial.

A melhor parte das clematites é que existem em várias cores e muitos tipos florescem em alturas diferentes ao longo do ano.

Assim, se misturar e combinar as diferentes variedades, terá trepadeiras floridas no seu jardim durante todo o verão!

As clematites são plantas trepadeiras resistentes com flores

Plantas hortícolas para treliças

Se quiser algumas plantas trepadeiras de crescimento rápido para o seu jardim, então os legumes em trepadeira podem ser exatamente o que procura.

Quando se faz uma treliça em vez de deixar os legumes espalhados pelo chão, as plantas têm menos problemas com pragas e doenças. Além disso, os legumes são mais fáceis de colher e têm melhor aspeto!

Mas tenha em atenção que existem variedades de arbustos compactos para a maior parte das plantas hortícolas que enumerei abaixo. Por isso, não se esqueça de ler a etiqueta da planta ou o pacote de sementes quando estiver à procura de vegetais que possam ser cultivados numa treliça.

Eis alguns dos melhores legumes de vinha para a jardinagem vertical.

16) Cucamelão - Se nunca ouviu falar de cucamelões, é porque só foram introduzidos há alguns anos.

São plantas trepadeiras fantásticas que têm uma folhagem bonita e densa, perfeita para criar um ecrã de privacidade ou esconder algo desagradável no seu jardim.

O seu melhor desempenho será a pleno sol, mas se não se importar de sacrificar alguma da colheita, também são boas trepadeiras para a sombra.

17. pepinos - Muitas pessoas têm medo de cultivar pepinos numa treliça, mas eles são trepadeiras maravilhosas de crescimento rápido que cobrirão uma treliça rapidamente.

Podem crescer em pleno sol ou em sombra parcial, e são boas trepadeiras para alpendres, caramanchões e treliças. Duas das minhas variedades favoritas são a Sumter e a Marketmore.

18. abóboras e cabaças - Acredite ou não, pode cultivar estes grandes vegetais em treliça, caramanchão ou pérgola.

Treino-as no meu arco de abóbora todos os anos, mas também se dariam muito bem noutros grandes suportes verticais de plantas de jardim, como pérgulas e caramanchões.

As abóboras Butternut, Delicata e Sugar Pie são algumas das minhas plantas de abóbora preferidas para cultivar verticalmente.

Os legumes em treliça, como a abóbora, são boas plantas trepadeiras

19. ervilhas - Se está à procura de pequenas plantas trepadeiras para cultivar no seu jardim, as ervilhas são uma óptima escolha. As ervilhas são plantas trepadeiras que gostam de sombra, especialmente se vive num clima quente.

Veja também: Como preparar o seu jardim para o inverno no outono

Estas trepadeiras leves são perfeitas para crescer em pequenas estruturas de treliça, ou numa bonita treliça obelisco no seu jardim.

20. feijões de vara - Uma das melhores plantas de treliça para quem procura trepadeiras de crescimento rápido para o seu jardim, o feijão de vara é uma obrigação.

São plantas trepadeiras fáceis de cultivar e as trepadeiras cobrem rapidamente as estruturas verticais altas do jardim, como pérgulas e treliças.

Os feijões gostam mais de sol pleno, mas produzem bastante alimento em sombra parcial. O Blue Lake e o Kentucky Wonder são excelentes para cultivar.

Espero que tenha encontrado as melhores plantas trepadeiras para cultivar no seu jardim. Talvez até o tenha inspirado a cultivar mais do que estava a planear (está na altura de instalar uma nova treliça no jardim?)!

As plantas trepadeiras são óptimas para acrescentar altura, beleza e interesse ao seu jardim. Encorajo-o a cultivar toneladas de diferentes variedades de flores trepadeiras e a misturar o maior número possível de vegetais trepadeiras.

Se quiser ir para além do jardim de flores e aprender mais sobre o cultivo vertical de vegetais, então o meu novo livro, Vegetais verticais Este livro ensina-lhe tudo o que precisa de saber (incluindo quase duas dúzias de treliças e outros projectos que pode construir). Encomende o seu exemplar hoje mesmo!

Saiba mais sobre o meu novo livro Vertical Vegetables aqui.

Mais posts sobre Jardinagem Vertical

    Que plantas trepadeiras acrescentaria a esta lista? Partilhe as suas plantas trepadeiras favoritas nos comentários abaixo.

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.