Como controlar os escaravelhos japoneses de forma orgânica

 Como controlar os escaravelhos japoneses de forma orgânica

Timothy Ramirez

Os escaravelhos japoneses são pragas de jardim extremamente destrutivas, e tornaram-se um grande problema para muitos. Neste post, aprenderá tudo o que precisa de saber sobre eles, incluindo o seu ciclo de vida, o que comem e os danos que causam. Depois, mostrar-lhe-ei toneladas de métodos orgânicos que pode usar para controlar os escaravelhos japoneses.

Se vive numa zona onde os escaravelhos japoneses estão presentes, sabe em primeira mão o quão destrutivos podem ser. É muito desanimador!

Lembro-me da primeira vez que vi um escaravelho japonês no meu jardim e até o achei bonito (eu sei, é de loucos!?!).

Mas ao longo de 2-3 anos, a população explodiu e rapidamente se tornaram numa enorme praga aqui no Minnesota. Agora vejo milhares delas no meu jardim todos os verões. Milhares Eles estão completamente fora de controlo.

Se ainda não os tem no seu jardim, está com sorte. Lutar contra eles pode ser extremamente frustrante e é praticamente impossível livrar-se completamente dos escaravelhos japoneses.

Neste guia detalhado, vou mostrar-lhe muitas maneiras de controlar os escaravelhos japoneses e evitar danos maiores no seu jardim.

O que são os escaravelhos japoneses?

Os escaravelhos japoneses são pragas de jardim extremamente destrutivas que foram introduzidas nos Estados Unidos no início dos anos 1900.

São nativas do Japão (daí o nome), onde não são consideradas uma praga, mas são uma espécie invasora aqui nos EUA.

Ao longo do último século, tornaram-se um problema generalizado em muitos estados do leste e do centro-oeste dos EUA, e em áreas do sudeste do Canadá. Estão lentamente a abrir caminho para as zonas ocidentais da América do Norte, por isso, prepare-se.

Qual é o aspeto dos escaravelhos japoneses?

Os escaravelhos japoneses adultos são insectos iridescentes de forma oval, com o corpo cor de bronze e a cabeça verde, com finos pêlos brancos na parte inferior.

Existem cinco tufos de pêlos brancos ao longo de ambos os lados do corpo, que se assemelham a pontos, vistos de cima, ou a linhas, vistos de lado.

Os adultos têm geralmente cerca de 1,5 cm de comprimento, mas podem ser mais pequenos. Podem voar e são muito activos durante o dia.

Na sua fase larvar, os escaravelhos japoneses são larvas brancas em forma de C que vivem debaixo da terra. As larvas têm cerca de 1,5 cm de comprimento e têm um corpo branco/creme com uma cabeça castanha/laranja.

As larvas de escaravelho japonês também têm seis patas de aspeto assustador na parte superior do corpo e uma extremidade da cauda de cor verde-castanha.

Larvas de escaravelho japonês

Ciclo de vida do escaravelho japonês

O ciclo de vida do escaravelho japonês tem quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. Curiosamente, os escaravelhos japoneses passam a maior parte da sua vida debaixo da terra.

As fêmeas põem ovos no solo, onde as larvas eclodem algumas semanas mais tarde. As larvas alimentam-se e crescem até que o solo comece a arrefecer no outono. Depois, enterram-se mais profundamente no solo, onde hibernam durante o inverno.

Na primavera, as larvas regressam ao topo do solo, onde se alimentam das raízes das gramíneas e de outras plantas até atingirem o tamanho suficiente para se transformarem em pupas.

Demoram algumas semanas a transformar-se em adultos e depois emergem do solo para começarem a alimentar-se dos nossos jardins.

Os besouros japoneses adultos começam a emergir no final de junho/início de julho aqui no Minnesota, mas pode ser mais cedo, dependendo do local onde vive.

Pelo menos temos uma coisa a agradecer... só há uma geração de escaravelhos japoneses por ano. Ufa!

Quando é que os escaravelhos japoneses desaparecem?

O tempo de vida do escaravelho japonês adulto não é muito longo, vive apenas cerca de dois meses, mas pode causar MUITOS danos nesse curto espaço de tempo, como muitos de nós sabemos em primeira mão!

Besouros japoneses acasalando e comendo

O que é que os escaravelhos japoneses comem?

Para controlar eficazmente os escaravelhos japoneses, é importante saber o que comem. Infelizmente, alimentam-se de toneladas de diferentes tipos de plantas e árvores, o que os torna uma praga tão importante. Mas favorecem alguns em detrimento de outros.

Esta praga extremamente destrutiva causa danos duplos: não só os escaravelhos são uma grande praga, como as larvas também o são. As larvas do escaravelho japonês alimentam-se das raízes dos relvados e de outras plantas, o que pode danificá-las ou mesmo matá-las.

Apesar de poderem comer praticamente qualquer tipo de planta, aqui está uma lista das que mais gostam no meu jardim. Pode haver outras na sua lista, dependendo de onde vive...

  • rosas
  • hibisco
  • zínias
  • lírios de cana
  • videiras
  • feijões
  • tília (também gostam de árvores de fruto como a macieira e o pessegueiro)
  • flores de cone
  • manjericão
  • azevinho
  • framboesas

Escaravelho japonês a comer a minha flor de cone

Danos causados pelo escaravelho japonês às plantas

Os escaravelhos japoneses danificam as plantas comendo buracos nas flores e nas folhas. Podem esqueletizar a folhagem e destruir as flores muito rapidamente. Uma grande população pode dizimar uma pequena planta num curto espaço de tempo.

A boa notícia é que se alimentam principalmente de folhas e flores, e muito raramente matam uma planta. Por muito feio que seja, as plantas e árvores maduras podem geralmente suportar os danos do escaravelho japonês sem quaisquer efeitos a longo prazo.

Os danos causados pelas larvas não são normalmente tão graves ou perceptíveis como os dos adultos. Alimentam-se sobretudo das raízes das gramíneas, o que pode fazer com que algumas zonas do relvado fiquem castanhas e morram.

No entanto, as toupeiras e outros animais adoram comer larvas e desenterram-nas para se banquetearem. eles podem causar danos muito piores ao seu relvado do que as larvas.

Danos causados pelo escaravelho japonês nas folhas do feijão

Veja também: Como fazer flocos de pimenta vermelha em casa

Como controlar os escaravelhos japoneses de forma orgânica

A chave para controlar os escaravelhos japoneses e evitar uma infestação é resolver o problema imediatamente. Assim que começarem a alimentar-se, atrairão mais escaravelhos. Por isso, quanto mais cedo se tratar do problema, melhor.

Mas antes de começar a planear o seu contra-ataque, tente lembrar-se de que os adultos normalmente só causam danos cosméticos às plantas, e raramente as matam.

Assim, não há razão para recorrer a pesticidas químicos tóxicos para se livrar dos escaravelhos japoneses. Os pesticidas não discriminam.

Podem matar todos os tipos de insectos, incluindo abelhas, borboletas e muitos outros insectos benéficos. Por isso, opte por métodos biológicos.

Métodos orgânicos de tratamento do escaravelho japonês

Infelizmente, livrar-se completamente dos escaravelhos japoneses não é um objetivo realista, uma vez que estes podem voar a grandes distâncias, pelo que, se viver numa zona onde eles estão presentes, é praticamente impossível eliminá-los do seu jardim.

Mas a boa notícia é que é possível reduzir bastante a quantidade de danos que causam às suas plantas. E há muitas, muitas formas diferentes de controlar os escaravelhos japoneses organicamente...

Colheita manual

A melhor maneira de se livrar dos escaravelhos japoneses é removê-los das plantas. Basta apanhá-los à mão e deixá-los cair num balde de água com sabão para os matar. É nojento, eu sei! Mas não se preocupe, vai habituar-se.

A propósito, não use apenas água no balde, certifique-se de que coloca também sabão. O sabão mata os escaravelhos japoneses rapidamente. Caso contrário, eles podem nadar durante muito, muito tempo - como dias. É arrepiante! E nojento.

Experimentei alguns tipos diferentes de sabão no meu balde e gosto mais do sabão líquido Baby Mild do Dr. Bronner, que mata os escaravelhos mais depressa do que outros sabões que usei, o que significa que não há maneira de nenhum deles escapar do meu balde!

A melhor altura para as apanhar à mão é de manhã cedo ou ao fim da tarde, pois não estão tão activas nessas alturas do dia. Quanto a si, não sei, mas eu não suporto fazê-lo durante o dia, quando elas andam a zumbir e a voar para mim - EEK!

Apanhar à mão os escaravelhos japoneses parece mais fácil do que é porque, por vezes, eles agarram-se bem à planta e não a largam.

Ou isso, ou eles cairão da planta assim que a perturbar, por isso tem de ser rápido com o balde. E também não fique diretamente debaixo dos escaravelhos... confie em mim (isso é uma história para outro dia).

Mas não se assuste, é muito fácil apanhá-las à mão quando se apanha o jeito. Além disso, é definitivamente satisfatório ver todas aquelas coisas desagradáveis a flutuar no balde no final do dia.

Utilizar água com sabão para matar os escaravelhos japoneses

Terra de diatomáceas

Pode tentar polvilhar os escaravelhos japoneses com terra de diatomáceas para os matar. A terra de diatomáceas (DE) é um pó totalmente natural feito a partir de organismos de casca dura.

A substância entra debaixo das carapaças dos escaravelhos à medida que estes se deslocam, corta-os e acaba por matá-los (parece mau, eu sei, mas é muito melhor do que usar produtos químicos!)

O DE será mais eficaz se o aplicar diretamente sobre os escaravelhos, em vez de o espalhar por todo o lado. Pode também tentar utilizar pó de casca de ovo de uma forma semelhante.

Sabão inseticida

O sabão inseticida é outra forma excelente de controlar os escaravelhos japoneses. Pode comprar um sabão inseticida orgânico pré-misturado ou misturar o seu próprio sabão líquido suave com um litro de água.

O sabão matará alguns deles por contacto e os restantes ficarão atordoados e serão mais fáceis de apanhar à mão. No entanto, o sabão inseticida não tem qualquer tipo de efeito residual, pelo que terá de o pulverizar diretamente sobre os insectos.

A melhor altura do dia para pulverizar os escaravelhos japoneses é de manhã ou à noite, quando não estão tão activos. Não pulverize as plantas a meio do dia porque o sol quente pode causar danos.

Nemátodos benéficos

Os nemátodos benéficos são uma forma natural de controlar as larvas no solo. Trata-se de organismos minúsculos que se alimentam das larvas, matando-as antes de poderem emergir como adultos.

Para obter melhores resultados, aplique nemátodos benéficos no outono, quando as larvas são jovens e estão mais próximas da superfície do solo.

Esporos leitosos

Inofensivo para os insectos benéficos, o esporo leitoso é uma bactéria natural que infecta as larvas quando estas o comem, acabando por as matar.

A desvantagem é que este método pode demorar 2 a 3 anos a ser eficaz, mas uma vez activos, os esporos leitosos permanecem no solo durante vários anos.

Besouros japoneses nas rosas

Armadilhas de feromonas

As armadilhas com feromonas são outra excelente opção para controlar os escaravelhos japoneses sem pulverizar pesticidas nocivos. São completamente não tóxicas e inofensivas para outros insectos.

As armadilhas funcionam atraindo os adultos com feromonas e outros odores aos quais não conseguem resistir. Eles voam para a armadilha, mas não conseguem sair. Leia mais sobre como utilizar armadilhas para escaravelhos japoneses aqui.

Obtenha mais remédios naturais para o controlo de pragas de jardim & receitas aqui.

Como prevenir o escaravelho japonês

Uma das formas mais fáceis de controlar os escaravelhos japoneses é preveni-los. Existem alguns métodos que pode tentar para evitar que eles danifiquem as suas plantas...

Proteja as suas plantas

Tente cobrir as suas plantas e flores mais apreciadas para evitar que sejam destruídas. Isto funciona muito bem para as plantas que não precisam de ser polinizadas pelas abelhas.

Use coberturas de fileiras, tecido de tule barato ou tecido de jardim para manter os escaravelhos japoneses longe das plantas. Certifique-se apenas de que o prende à volta do fundo, caso contrário os escaravelhos encontrarão o seu caminho para dentro.

Experimente plantas repelentes

Existem algumas plantas que se diz repelirem os escaravelhos japoneses, como a tansy, a arruda e o alho. Por isso, experimente interplantá-las com aquelas que os escaravelhos mais gostam e veja se ajudam a dissuadi-los.

Cultive plantas que eles não vão comer

Como mencionei acima, há plantas que eles tendem a favorecer em detrimento de outras. Por isso, se está cansado de lutar para controlar os escaravelhos japoneses no seu jardim, então tente plantar coisas de que eles não gostam. Aqui está uma lista de coisas para tentar...

Veja também: Como montar um feto Staghorn (Platycerium) passo a passo
  • arborvitae
  • clematite
  • lilás
  • freixos
  • crisântemo
  • áceres
  • sarça ardente
  • buxo
  • dogwood
  • daylilies
  • carvalhos
  • rododendro
  • íris
  • sedums

É provável que haja muitas mais coisas a acrescentar a esta lista, dependendo do local onde vive, mas estas são apenas algumas das mais comuns para começar.

Escaravelhos japoneses a destruir a flor de hibisco

Perguntas frequentes

Nesta secção, responderei a algumas das perguntas mais frequentes sobre os escaravelhos japoneses. Se ainda tiver alguma dúvida depois de ler este artigo e estas perguntas frequentes, coloque-a nos comentários abaixo.

Quanto tempo vivem os escaravelhos japoneses?

Os escaravelhos japoneses adultos vivem apenas cerca de 6 a 8 semanas, mas as larvas vivem debaixo da terra durante o resto do ano (ou cerca de 10 meses).

O Bacillus thuringiensis mata os escaravelhos japoneses?

O Bacillus thuringiensis (BT) é utilizado principalmente para matar lagartas e vermes que se alimentam de plantas acima do solo. Embora também possa funcionar com os escaravelhos japoneses, os métodos que enumerei acima são muito mais eficazes.

Porque é que os escaravelhos japoneses se sentam uns em cima dos outros?

Os escaravelhos japoneses sentam-se uns em cima dos outros porque estão a acasalar. Sim, fazem-no mesmo às claras. Não têm vergonha.

Os escaravelhos japoneses sabem nadar?

Sim, e podem nadar durante muito tempo. Por isso, quando se apanha à mão, é uma boa ideia adicionar um pouco de sabão líquido à água, o que os matará muito rapidamente.

O que come os escaravelhos japoneses?

Muitos tipos de aves alimentam-se de escaravelhos japoneses, incluindo as galinhas. Existem também alguns tipos de vespas parasitas benéficas e outros insectos que se alimentam das larvas ou dos escaravelhos adultos.

A que horas do dia é que os escaravelhos japoneses se alimentam?

São mais activos a meio do dia, especialmente quando está calor e sol, e começam a alimentar-se ao fim da manhã, depois de o orvalho ter secado e a temperatura ter aquecido.

Como é que se elimina definitivamente o escaravelho japonês?

Como mencionei acima, é praticamente impossível livrar-se dos escaravelhos japoneses de forma permanente.

Mesmo que consiga eliminá-los do seu quintal, mais deles podem voar de qualquer lado. Em vez disso, concentre-se em métodos orgânicos de controlo do escaravelho japonês, como descrito acima.

Os escaravelhos japoneses mordem ou picam?

Não, felizmente, são inofensivos para os seres humanos e para os animais domésticos e não mordem nem picam.

Trabalhar para controlar os escaravelhos japoneses no seu jardim pode ser muito frustrante. Mas com tantas opções orgânicas, não há razão para usar pesticidas químicos. Lembre-se apenas que não vai conseguir livrar-se dos escaravelhos japoneses de uma vez por todas. Por isso, faça do controlo deles o seu objetivo e ficará muito menos stressado.

Mais sobre o Controlo de Pragas de Jardim

    Deixe um comentário abaixo e diga-nos como controla os escaravelhos japoneses no seu jardim de forma orgânica.

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.