Cultivo vertical: O melhor guia para jardins verticais

 Cultivo vertical: O melhor guia para jardins verticais

Timothy Ramirez

Neste guia, vou ensinar-lhe tudo sobre o cultivo vertical de plantas. Vou partilhar os benefícios e técnicas, e dar-lhe dicas de design e cuidados. Além disso, vai aprender a escolher estruturas e plantas de cultivo vertical, e obter algumas ideias divertidas de projectos DIY.

Se procura acrescentar um carácter ou um charme único ao seu jardim, então o cultivo vertical é exatamente o que precisa! É divertido e viciante, e verdadeiramente uma forma maravilhosa de jardinar.

Quando descobrir todas as técnicas fantásticas que pode utilizar para cultivar plantas verticalmente, abrirá os seus olhos para uma forma totalmente nova de jardinagem.

Utilize este guia como ponto de partida para tudo o que precisa de saber sobre o cultivo vertical. Uma vez que se trata de um tema tão vasto, não é possível abordá-lo completamente numa única publicação de blogue (eu escrevi um livro inteiro sobre jardinagem vertical!).

Por isso, neste guia, vou dar-lhe uma visão geral pormenorizada do crescimento vertical. Também lhe vou dar ligações para artigos adicionais onde pode aprender todos os pormenores sobre cada tópico específico.

Benefícios do cultivo vertical de plantas

As vantagens do cultivo vertical são inúmeras, sendo a principal delas o facto de permitir cultivar mais plantas em menos espaço, o que é especialmente vantajoso para o cultivo de legumes!

Outra vantagem importante do cultivo vertical é o facto de se poder utilizar áreas onde, de outra forma, não se poderia cultivar nada.

As plantas podem ser cultivadas em muros e cercas, no terraço, pátio ou entrada da garagem, ou penduradas numa varanda ou alpendre, o que é ideal para pessoas com pouco ou nenhum espaço de jardinagem e pode proporcionar exponencialmente mais espaço para crescer.

O cultivo vertical não só poupa espaço no jardim, como também é mais saudável para as plantas. As flores e a folhagem (bem como os frutos e os legumes) que se encontram no solo são propensas a apodrecer, a sofrer de pragas e doenças.

Outra vantagem do cultivo vertical na horta é a simplicidade da colheita, pois os frutos ficam pendurados na videira, o que facilita a sua localização. Quando as plantas se deixam estender no chão, os legumes ficam escondidos debaixo das folhas.

Leia os detalhes sobre todos os benefícios da jardinagem vertical aqui.

Abóbora pendurada numa treliça em arco

Diferentes formas de cultivo vertical

Hoje em dia, cultivar verticalmente não se limita apenas a estacar plantas por necessidade, ou a cultivar plantas trepadeiras numa treliça aborrecida. Existem imensos tipos de sistemas de jardinagem vertical que pode utilizar!

As plantas trepadeiras podem ser treinadas para crescer de muitas maneiras interessantes. Pode usá-las para adicionar altura, drama, privacidade e até mesmo um elemento arquitetónico à paisagem.

E, quando começar a pensar em jardins verticais em contentores, poderá utilizar áreas em que nunca pensou antes.

Desde o cultivo de plantas em muros e vedações, a arte viva comestível e jardins suspensos deslumbrantes. Ou que tal jardins em torre, jardineiras em camadas ou em treliça, ou jardins de parede autónomos.

Não há dúvida de que existem imensas formas divertidas e invulgares de cultivar verticalmente todo o tipo de plantas diferentes. Com todas estas novas e excitantes formas de cultivo vertical, as possibilidades do que pode fazer no seu próprio jardim são quase infinitas.

Pode obter toneladas de inspiração para belas ideias de jardinagem vertical aqui.

Suculentas a crescer verticalmente em vasos de parede

Técnicas utilizadas para crescer verticalmente

Algumas das técnicas de que falo neste post podem não ser familiares aos novos jardineiros. Compreender estes termos comuns ajudá-lo-á a planear o seu jardim vertical. Além disso, poderá escolher a melhor técnica a utilizar para cada uma das plantas que pretende cultivar.

Eis as técnicas básicas que pode utilizar para cultivar verticalmente e o que significam...

Aramação

A treliça é a técnica utilizada para o cultivo vertical de plantas trepadeiras ou ramificadas. É um termo geral que é utilizado em referência a qualquer tipo de suporte de cultivo vertical (por exemplo: caramanchões, pérgulas, obeliscos... etc.), e não apenas treliças planas.

Veja também: Conservar abóboras esculpidas - Mais 7 dicas para as fazer durar mais tempo

Enjaulamento

Esta é uma técnica muito popular em que uma planta é envolvida numa gaiola de jardim para a manter a crescer verticalmente.

A técnica de enjaulamento pode ser usada para cultivar qualquer tipo de planta com vinhas ou ramos, como o tomate, desde que a planta seja suficientemente pequena para ficar confinada dentro da sua estrutura de crescimento dedicada.

Cravação de estacas

A estacaria é uma prática comum e provavelmente a primeira técnica vertical com que a maioria dos jardineiros começa. Esta é uma forma popular de aramação de plantas não trepadeiras. Também pode utilizar esta técnica para dar às plantas um apoio extra para que não caiam à medida que crescem.

Veja também: Guia de cuidados e cultivo de buganvílias

A colocação de estacas é uma técnica comum de cultivo vertical

Formação

A maior parte dos tipos de plantas trepadeiras precisam de ser treinadas até certo ponto para crescerem verticalmente. Isto é especialmente verdade para as plantas que não se agarram à estrutura por si próprias.

Neste contexto, a formação significa simplesmente mostrar às videiras ou aos caules para onde devem ir, e prendê-los ao seu suporte quando necessário. Saiba tudo sobre a formação de videiras aqui.

Contentores verticais

A jardinagem vertical em contentores é um termo abrangente que utilizo para descrever os jardins verticais que são cultivados em qualquer tipo de contentor.

As jardineiras empilhadas, as bolsas de parede, os cestos suspensos e os jardins em torre são todos bons exemplos.

Arte de parede vertical viva feita de molduras de fotografias antigas

Tipos de estruturas verticais & suportes

Agora que já falámos sobre todas as formas fantásticas de cultivar plantas verticalmente, vamos passar à parte divertida: falar sobre os diferentes tipos de estruturas e suportes verticais!

Quando se trata de suportes para o cultivo de plantas trepadeiras, há imensas opções divertidas por onde escolher. O tipo de suporte que utiliza pode ser tão simples como uma gaiola de arame para tomates ou uma pequena treliça em leque, ou pode ser mais elaborado como um caramanchão ou uma pérgola.

As treliças existem em imensas formas e tamanhos diferentes, pelo que encontrará certamente algo que funcionará no seu jardim.

Jardins verticais em contentores também existem em muitas variedades diferentes. Jardins em torre, cestos suspensos, bolsas de parede, paredes vivas, jardineiras empilhadas e molduras de quadros são algumas das opções mais populares.

Pode comprá-los ou construir o seu próprio sistema de cultivo vertical. As estruturas e os suportes podem ser feitos a partir de praticamente qualquer coisa, desde estruturas de madeira feitas em casa até à utilização de materiais reciclados.

Um grande arco de jardim é uma excelente forma de cultivar plantas verticalmente

Dicas de design para cultivo vertical

É tão divertido visualizar e sonhar com todas as fantásticas estruturas de crescimento que pode acrescentar ao seu jardim. Mas, antes de começar a acrescentar aleatoriamente estes elementos, é importante fazer algum planeamento primeiro.

Há vários aspectos a ter em conta na escolha de estruturas e suportes e na conceção do seu jardim vertical. Aqui estão os mais importantes...

Colocação de estruturas

A primeira coisa a descobrir quando se planeia cultivar um jardim vertical é onde é que as estruturas se encaixam melhor. Não se limite a colocar uma treliça alta no meio do jardim ou a pendurar uma moldura minúscula numa grande parede em branco.

Se adotar esta abordagem ao acaso, é provável que fique desapontado e que as suas plantas não cresçam muito bem. Pense primeiro no tamanho e no estilo do seu jardim. Depois, escolha suportes verticais que funcionem bem e que se adaptem ao espaço existente.

Altura

A altura máxima que uma trepadeira pode atingir é diferente consoante o tipo de planta. As trepadeiras podem ser curtas, com apenas alguns metros de altura, como as ervilhas, ou podem crescer até ao topo de uma árvore, como as abóboras gigantes - ou em qualquer outro ponto intermédio.

Por isso, ao escolher um suporte para as plantas trepadeiras, certifique-se de que sabe a altura da planta em tamanho real. Depois, escolha algo que seja suficientemente alto para que a trepadeira tenha bastante espaço para crescer e também para que a planta não acabe por sobrecarregar a estrutura quando estiver crescida.

Força

Tenha em atenção que, quando as plantas crescem, podem tornar-se muito pesadas, especialmente no caso das plantas hortícolas quando estão cheias de produtos. Por isso, certifique-se de que escolhe um suporte suficientemente robusto para aguentar todo o peso da planta adulta.

Facilidade de colheita

A colheita é geralmente mais fácil numa horta vertical, mas a utilização do tipo errado de suporte pode, na verdade, torná-la mais difícil. Por isso, este é definitivamente um aspeto que terá de ter em conta quando cultivar vegetais verticalmente.

Um suporte que mantenha as videiras num cacho apertado, ou que seja difícil de alcançar o centro, pode não ser a melhor escolha para o cultivo de vegetais trepadores.

Uma planta muito alta também pode dificultar a colheita se não conseguir chegar ao topo, a não ser que não se importe de pegar no escadote de vez em quando.

Saiba tudo sobre como conceber e construir um jardim vertical DIY aqui.

Uma estrutura de pérgola criará privacidade para uma área de estar no jardim

Escolher plantas para cultivar verticalmente

Quando se trata de escolher plantas para cultivo vertical, as plantas trepadeiras são a primeira escolha óbvia. Uma das formas mais fáceis e rápidas de acrescentar carácter, estrutura e altura a um jardim é cultivar plantas trepadeiras.

As plantas de crescimento vertical são elementos paisagísticos por si só, e também constituem um belo pano de fundo para outras plantas no jardim.

Pode adicionar trepadeiras com flores coloridas aos seus jardins perenes ou anuais, e culturas de trepadeiras altamente produtivas à sua horta. Aqui está uma lista de algumas das minhas plantas de treliça favoritas.

Quando se começa a pensar em cultivar em contentores, as opções para o que se pode cultivar verticalmente são quase ilimitadas!

Existem variedades maravilhosas de arbustos ou plantas de pátio para praticamente qualquer tipo de vegetal, fruta ou flor que queira cultivar, o que é uma óptima notícia para aqueles de nós que gostam de ser criativos.

Saiba como escolher as melhores plantas para jardim vertical aqui.

Flores trepadeiras de madressilva a crescer numa treliça de caramanchão

Plantas verticais & Dicas de cuidados

Um dos maiores benefícios do cultivo vertical é o facto de facilitar os cuidados com o seu jardim. O cultivo vertical das plantas mantém-nas fora do alcance das pragas e ajuda a evitar a propagação de doenças. Pode até tornar tarefas como a rega e a monda muito mais fáceis de gerir.

Mesmo assim, o seu jardim não vai certamente estar completamente livre de manutenção. Aqui estão algumas dicas rápidas para cuidar do seu jardim vertical...

Rega

Quando se trata de regar as plantas, é melhor regá-las na base e não por cima das folhas, o que ajuda a evitar fungos e doenças e também conserva a água.

Se a rega é uma tarefa árdua para si, experimente instalar um sistema de rega gota a gota ou uma mangueira de imersão no seu jardim. Ligue-os a um temporizador digital para mangueiras e a rega será muito fácil!

Controlo de ervas daninhas

Cultivar plantas em contentores verticais significa que não terá de lutar contra as ervas daninhas durante todo o verão. Mas as ervas daninhas podem rapidamente tornar-se um enorme problema num terreno de jardim.

A melhor maneira de lidar com as ervas daninhas é evitar que elas cresçam em primeiro lugar. Por isso, certifique-se de que aplica uma cobertura vegetal pesada no seu jardim para impedir o crescimento das ervas daninhas.

Controlo de pragas

Cultivar as plantas verticalmente ajuda a manter afastadas as pragas que vivem no solo, mas isso não significa que o seu jardim estará livre de pragas.

Lembre-se que nem todos os insectos do seu jardim são maus e que as plantas saudáveis aguentam ser comidas de vez em quando.

Mas, se está desesperado e as pragas tomaram conta de si, então é altura de agir.

Treino & Amarração

Quando as plantas trepadeiras são jovens, pode ser necessário treiná-las para crescerem no suporte. São frágeis quando pequenas, por isso tenha cuidado para não partir o caule da planta ao treiná-las.

Se necessário, amarre-as ao suporte de forma solta, com uma braçadeira flexível ou com um fio de arame; se forem demasiado apertadas, a braçadeira pode cortar o caule quando a videira crescer mais.

Obtenha toneladas de dicas de cuidados e saiba tudo sobre a manutenção de jardins verticais aqui.

Videiras de pepino treinadas para crescer verticalmente numa treliça

Construção de estruturas de cultivo vertical

Se gosta de fazer bricolage como eu, então vai adorar construir as suas próprias estruturas! Há imensos materiais divertidos para jardins verticais à escolha e eu tenho vários projectos de bricolage para o ajudar a começar.

Porque não acrescentar um lindo arco de bricolage ao seu jardim ou construir algumas gaiolas de madeira para apoiar os seus tomates e outras plantas maiores.

Também pode tentar fazer a minha treliça em arco super simples ou uma divertida treliça de ervilha, que também pode ser utilizada para cultivar trepadeiras com flores. Se não for uma pessoa habilidosa, então os projectos de jardineira em camadas fáceis ou de jardineira em blocos de betão resistentes seriam perfeitos para si.

Se quiser construir ainda mais estruturas verticais, então o meu novo livro Vertical Vegetables é exatamente o que precisa! Tem instruções passo a passo para construir quase duas dúzias de projectos únicos de cultivo vertical DIY.

Treliças para plantas feitas de madeira

O cultivo vertical é a forma perfeita de acrescentar beleza e carácter ao seu jardim e de aumentar o rendimento na horta. Se nunca experimentou o cultivo vertical, espero que o experimente. Penso que vai gostar tanto como eu!

Se quiser saber ainda mais sobre o cultivo vertical, encomende uma cópia do meu livro Hortaliças verticais: projectos simples que proporcionam mais rendimento em menos espaço O livro contém tudo o que precisa de saber para cultivar todas as suas culturas verticalmente e mais de duas dúzias de projectos detalhados, passo a passo, que pode construir no seu jardim para cultivar verticalmente.

Mais posts sobre Jardinagem Vertical

    Partilhe as suas dicas e conselhos sobre o cultivo vertical na secção de comentários abaixo!

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.