Como cultivar e cuidar de plantas de Aloé Vera

 Como cultivar e cuidar de plantas de Aloé Vera

Timothy Ramirez

As plantas de aloé vera são fáceis de cuidar. São óptimas plantas de interior ou podem ser cultivadas no exterior. Neste post, vou mostrar-lhe tudo o que precisa de saber sobre os cuidados a ter com o aloé vera, incluindo água, luz solar, solo, fertilizantes e muito mais!

Há um equívoco comum de que o aloé vera é difícil de cultivar, mas na verdade é bastante fácil. O segredo é negligenciá-lo. Sim, é isso mesmo, ignore-o.

Mas o maior erro que as pessoas cometem é dar-lhes demasiada atenção, o que normalmente resulta naquilo a que eu gosto de chamar "matá-lo com gentileza".

Com os cuidados adequados (negligentes), as plantas de aloé vera crescerão e prosperarão durante muitos anos, ou mesmo décadas.

Neste guia detalhado, vou mostrar-lhe tudo o que precisa de saber para cuidar com sucesso do seu aloé vera, desde a rega, luz e solo, ao controlo de pragas, fertilizantes e muito mais!

Visão geral do Aloe Vera Quick Care

Nome científico: Aloé Vera
Classificação: Planta suculenta
Nomes comuns: Aloé medicinal
Resistência: Zonas 9-11
Temperatura: 55-85°F
Flores: Amarelo, pode florescer durante todo o ano
Luz: Sol pleno a sombra parcial
Água: Deixar o solo secar entre regas, não regar em excesso
Humidade: Pouco ou nenhum
Fertilizante: Alimentos para plantas de uso geral na primavera e no verão
Solo: Solo arenoso, de drenagem rápida
Pragas comuns: Cochonilhas, cochonilhas

Informações sobre as plantas de Aloé Vera

O aloé vera (também conhecido como aloé medicinal) é uma planta popular que é mais conhecida pelas qualidades curativas do gel. São muito comuns, e o aloé vera é apenas uma das centenas de tipos diferentes de plantas de aloé.

Quer queira cultivar aloé vera pelos seus benefícios medicinais, quer goste simplesmente do aspeto da planta, é definitivamente uma planta de que poderá desfrutar durante muitos anos!

O meu aloé vera é uma das plantas mais antigas da minha coleção (tem quase 20 anos!) e, ao longo dos anos, tornou-se enorme. Comprei-o ainda pequenino, que mal cabia no vaso de 10 cm em que vinha.

Qual a velocidade de crescimento do Aloé Vera?

Podem crescer muito rapidamente ao ar livre num jardim solarengo, mas são muito mais lentas quando mantidas dentro de casa como plantas de interior.

Se quiseres que a tua planta de aloé em vaso cresça mais depressa, coloca-a no exterior durante o verão (certifica-te apenas de que o vaso tem orifícios de drenagem!).

Cultivo da planta aloé vera no exterior

Benefícios da planta Aloé Vera

A maioria das pessoas já está familiarizada com as qualidades medicinais e curativas das plantas de aloé vera.

Atualmente, pode encontrar o gel em tudo, desde produtos para a pele e para o cabelo, a bebidas, suplementos e produtos alimentares.

Pode colher as folhas e o gel da sua planta para o utilizar em pequenas queimaduras e cortes, e até para fazer os seus próprios sabonetes, loções e outros produtos de cuidados da pele, se quiser.

Outro grande benefício de cultivar aloé vera como planta de casa é o facto de ajudar a purificar o ar nas nossas casas.

Agora sabemos porque é que o aloé vera é uma planta tão popular nos dias de hoje, e toda a gente quer cultivar o seu próprio (eu incluída)!

Post relacionado: Como conservar o Aloé Vera (folhas ou gel)

Onde cultivar Aloé Vera

Apesar de serem normalmente vendidas como plantas de interior, as aloé veras são, na verdade, suculentas perenes. A escolha entre cultivá-las no interior ou no exterior depende do local onde vive.

Cultivo de plantas de Aloé Vera no exterior

As plantas de Aloé vera são resistentes até à zona 9a, e crescem melhor ao ar livre em climas áridos. Plante-as num local onde o solo seja bem drenado e não receba muita chuva.

Mesmo que viva num local mais frio do que isso, pode levar o seu aloé vera em vaso para um local solarengo no exterior durante os meses de verão, desde que o recipiente tenha orifícios de drenagem.

Mas tenha muito cuidado quando a levar para o exterior pela primeira vez. Uma planta de aloé que tenha crescido dentro de casa durante todo o inverno será sensível à luz solar direta.

Veja também: Dicas para a sementeira de inverno durante um inverno ameno

Por isso, tenha o cuidado de o aclimatar lentamente ao sol pleno, ou as folhas podem queimar (é um pouco irónico que as folhas de aloé vera possam ficar queimadas pelo sol, não acha?)

Cuidados com o Aloé Vera no interior

Se vive num clima frio como eu, ou num lugar tropical, então deve cultivar o seu aloé vera dentro de casa durante o inverno ou nos meses de chuva.

A boa notícia é que os aloés entram em dormência durante os meses de inverno, pelo que não requerem tantos cuidados como na primavera e no verão.

Apesar de poderem ser mantidos dentro de casa durante todo o ano, beneficiarão de estar no exterior durante os meses quentes e solarengos, mas não se esqueça de os trazer de volta para dentro de casa antes da chegada das temperaturas negativas no outono.

Planta suculenta de aloé vera a crescer dentro de casa

Cuidados com a planta Aloé Vera & Instruções de cultivo

A boa notícia é que as plantas de aloé vera são super fáceis de cultivar, e não há muito a fazer. A sua pode apenas dar-se melhor se a ignorar, pois elas prosperam com a negligência.

Mas há algumas coisas que precisa de fazer para a manter a crescer no seu melhor. Siga estas instruções de cuidados com a planta de aloé vera para obter os melhores resultados.

Limpar suavemente as folhas empoeiradas da planta de aloé vera com um pano húmido

Com que frequência regar o Aloé Vera

O erro mais comum que as pessoas cometem quando se trata de cuidar de plantas de aloé vera é a rega excessiva, e é o seu assassino número um!

A rega excessiva provoca o apodrecimento das raízes e do caule, acabando por matar toda a planta de baixo para cima.

Para evitar que isso aconteça, deixe o solo secar completamente entre as regas. Espete um dedo no solo para se certificar de que está completamente seco antes de voltar a regar.

Se tiver dificuldades com isto, recomendo vivamente que adquira um medidor de humidade do solo para o ajudar a obter sempre o resultado perfeito.

As plantas de Aloé vera entram num estado de dormência durante o inverno, e os espécimes maduros não precisam de muita humidade (se é que precisam) durante esse período.

As minhas plantas grandes de aloé vera só precisam de uma pequena quantidade de água 2 ou 3 vezes durante todo o inverno; as plantas mais pequenas precisam de um pouco mais de água.

Aprenda tudo o que precisa de saber sobre como regar corretamente a sua planta de aloé vera aqui.

Planta de aloé vera no exterior para o verão

De quanto sol precisa uma planta de Aloé?

A segunda coisa mais importante sobre os cuidados com as plantas de aloé vera é a iluminação adequada. Elas crescem melhor quando recebem muita luz.

Se não receberem luz suficiente, tornar-se-ão altas e pernaltas ao longo do tempo, o que pode ser especialmente difícil quando se cultiva aloé vera dentro de casa.

Uma janela virada a sul é o local ideal para uma planta de aloé de interior, mas também crescem bem sob luzes artificiais. Se não tiver luz solar suficiente em sua casa, então deve definitivamente adquirir uma luz de crescimento.

No exterior, crescem melhor a pleno sol, mas toleram uma sombra parcial, especialmente em climas extremamente quentes.

Post relacionado: Como fazer gel de Aloé Vera em casa

A minha enorme planta de aloé vera a crescer alegremente dentro de casa

Melhor terra para vasos para plantas de Aloé Vera

A melhor terra para o aloé vera é aquela que drena muito rapidamente e não retém água. Uma terra de envasamento básica feita para suculentas funciona muito bem, ou pode usar uma mistura arenosa.

Gosto de fazer o meu próprio solo, utilizando uma mistura de perlite ou pedra-pomes, areia grossa e terra para vasos normal, o que tende a ser mais barato do que comprar o material comercial.

Post relacionado: Como fazer o seu próprio solo para suculentas (com receita!)

Se planear replantá-lo, certifique-se de que utiliza um recipiente com orifícios de drenagem no fundo. Os vasos feitos de terracota ou argila são os melhores para o cultivo de aloé vera, e irão retirar a água do solo, ajudando-o a secar mais rapidamente.

Pequena planta de aloé vera num vaso

Melhor Fertilizante para Aloé Vera

As plantas de Aloé vera não precisam de ser fertilizadas, mas tal como a maioria das plantas, beneficiam de ser alimentadas de vez em quando durante a sua época de crescimento ativo (primavera a verão).

Recomendo a utilização de produtos orgânicos no seu aloé vera, em vez de produtos químicos - especialmente se tenciona utilizar o gel.

Um fertilizante orgânico para suculentas, de uso geral, funcionará muito bem. Caso contrário, pode usar um chá de composto pré-fabricado ou comprar sacos de chá de composto e preparar o seu próprio.

As plantas de Aloé entram em estado de dormência no inverno e quase não crescem, por isso não as alimente durante os meses de outono e inverno.

Fertilizar a planta de aloé vera algumas vezes durante a estação de crescimento também pode ajudar a encorajar as flores.

Apesar de poderem florescer, é muito raro ver um aloé vera florescer em plantas que crescem dentro de casa. Tenho a minha há quase 20 anos e nunca floresceu (gostava que florescesse, seria fantástico!).

Filhotes de aloé vera em vasos

Controlo de pragas de insectos da planta de Aloé

As plantas de aloé vera saudáveis raramente têm problemas com pragas de insectos, mas por vezes as cochonilhas ou as cochonilhas podem atacar uma planta.

Para pequenas infestações de pragas, basta mergulhar um cotonete em álcool e usá-lo para remover os insectos, o que geralmente é tudo o que precisa de fazer para se livrar deles.

O óleo de neem orgânico, o sabão inseticida ou um spray de óleo de horticultura funcionam muito bem para controlar grandes surtos de insectos.

Mas os aloés podem ser sensíveis a certos sprays, por isso não se esqueça de testar tudo o que usar numa pequena parte da folha antes de pulverizar toda a planta.

Planta suculenta de aloé vera super saudável

Dicas para a propagação de plantas de Aloé Vera

É mais fácil propagar as plantas de aloé vera por divisão, mas também podem ser cultivadas a partir de estacas de caule (o que pode ser muito mais difícil).

Obtenha as minhas instruções passo a passo sobre como propagar o aloé vera por divisão aqui.

Se a sua planta de aloé vera tiver crescido muito e tiver um caule longo na base (e se se sentir corajoso), pode tentar cortar um caule grande.

Deixar a ferida curar (secar) durante vários dias para que fique com calos, depois mergulhá-la na hormona de enraizamento e colocá-la numa mistura de areia seca e terra perlite. Não regar até que se formem novas raízes.

Propagação por transplante de crias de aloé

Resolução de problemas de cuidados com a planta Aloé Vera

Os principais problemas que a maioria das pessoas tem com os cuidados a ter com as plantas de aloé vera devem-se a uma rega excessiva ou a uma iluminação insuficiente. Por isso, certifique-se de que está familiarizado com todas as dicas de cuidados acima referidas para evitar quaisquer problemas.

Eis alguns problemas comuns com que se pode deparar e o que fazer para os resolver.

Caule mole

Se o caule estiver completamente mole, isso significa que foi regado em excesso e agora está a apodrecer na base.

Corte o caule logo acima da secção apodrecida e tente enraizá-lo. Certifique-se de que corta toda a podridão, ou ela continuará a espalhar-se.

Folhas castanhas e moles

A primeira coisa a fazer é verificar se o caule principal está firme e saudável. Aperte-o suavemente à volta da base.

Se o caule tiver bom aspeto, mas uma folha estiver castanha e mole (a apodrecer), corte-a no ponto em que está ligada ao caule. Depois, não se esqueça de abrandar a rega.

Folhas secas de castanho

Se as folhas estiverem a secar e a murchar, é sinal de que estão a ficar demasiado secas (sim, é possível regar mal uma planta de aloé vera!) e precisam de mais humidade. As folhas secas também podem ser cortadas da planta.

A planta é muito alta e pálida; fina

Isto significa que não está a receber luz suficiente. Mova-o para uma janela ensolarada, ou adicione uma luz de crescimento para lhe dar mais exposição (veja a secção acima sobre os requisitos de luz solar para mais detalhes).

Pontas de folhas castanhas

Na maior parte das vezes, isto é causado por falta de rega, mas também pode ser devido a queimaduras solares. Se as folhas forem finas, regar um pouco mais frequentemente evitará que as pontas das folhas fiquem castanhas.

Folhas inferiores da planta de aloé a secar

FAQs sobre o cultivo de Aloé Vera

Nesta secção, responderei a algumas das perguntas mais frequentes sobre os cuidados a ter com as plantas de aloé vera. Se não encontrar a sua resposta aqui, coloque-a nos comentários abaixo

Com que frequência se deve regar o aloé vera?

Em vez de regar o aloé vera de acordo com um horário fixo, deve verificar sempre primeiro o solo. Espete o seu dedo um centímetro no solo e só adicione água quando estiver completamente seco.

Devo cortar as pontas castanhas da minha planta de aloé?

Deixar as pontas castanhas no seu aloé vera não prejudica a planta, mas se não gostar do seu aspeto, pode podá-las em qualquer altura.

Qual é o aspeto de um aloé vera demasiado regado?

Infelizmente, o primeiro sinal de uma planta de aloé vera demasiado regada é um caule ou folhas moles e apodrecidas. Se as folhas ou o caule ficarem pretos ou castanhos escuros e forem moles ao toque, então sabe que a planta foi demasiado regada.

Mas antes de chegar a este ponto, pode verificar o solo para se certificar de que está completamente seco antes de regar a planta.

Como é que sei se a minha planta de aloé vera é saudável?

Uma planta de aloé vera saudável tem folhas grossas e firmes que se erguem em altura e devem ter uma cor verde-azulada (embora seja normal as folhas ficarem amareladas ou alaranjadas quando crescem ao sol).

O cultivo de aloé vera é fácil, e elas prosperam com a negligência. São excelentes plantas para casa ou para o escritório. Depois de apanhar o jeito destas técnicas simples de cuidados com a planta de aloé vera, a sua planta crescerá durante anos. Se estiver a pensar onde comprar aloé vera, consulte o seu centro de jardinagem local, ou encomende uma online.

Veja também: Begónias de inverno: armazenar os tubérculos ou manter as plantas vivas

Se quer aprender tudo o que há para saber sobre a manutenção de plantas de interior saudáveis, então precisa do meu eBook sobre Cuidados com as Plantas de Interior, que lhe mostrará tudo o que precisa de saber sobre como manter todas as plantas da sua casa a prosperar. Descarregue a sua cópia agora!

Mais guias de cuidados com as plantas

    Partilhe as suas dicas de cultivo e cuidados com a planta de aloé vera na secção de comentários abaixo.

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.