Como cuidar da planta da cobra (língua da sogra)

 Como cuidar da planta da cobra (língua da sogra)

Timothy Ramirez

As plantas-cobra são resistentes, requerem cuidados mínimos e são divertidas de cultivar. Neste post, vou dizer-lhe tudo o que precisa de saber para cuidar da planta língua da sua sogra.

Poucas plantas são melhores para cultivar para principiantes do que a planta-cobra. São de baixa manutenção, não requerem muita atenção e são bonitas no interior ou no exterior.

Estes espécimes deslumbrantes ficam fantásticos como planta focal em recipientes mistos ou canteiros de jardim, e são igualmente deslumbrantes sozinhos.

Neste guia de cuidados com as plantas-cobra, aprenderá a fornecer o melhor solo, água e luz para as manter prósperas.

Também lhe darei dicas para o transplante, propagação e resolução de quaisquer problemas que possa ter.

Cuidados rápidos com a planta da cobra Visão geral

Nome científico: Sansevieria
Classificação: Suculentas
Nomes comuns: Planta da cobra, língua da sogra
Resistência: Zonas 10+
Temperatura: 55-85°F
Flores: Flores brancas/creme a meio do verão
Luz: Sol pleno a sombra parcial
Água: Deixar o solo secar entre regas, não regar em excesso
Humidade: Pouco ou nenhum
Fertilizante: Alimentos para plantas de uso geral na primavera e no verão
Solo: Solo arenoso, de drenagem rápida
Pragas comuns: Mosquitos de fungos, cochonilhas, ácaros, cochonilhas

Informações sobre as plantas-cobra

As plantas-cobra, ou Sansevieria, são espécimes tropicais do tipo suculenta, originárias de África. A folhagem espessa e verde cresce a partir de rizomas sob o solo.

As folhas largas estreitam-se e afunilam-se na parte superior, o que lhes valeu a alcunha de "língua da sogra".

São indulgentes e podem recuperar de muitas negligências, o que os torna ideais para principiantes.

Embora seja frequente encontrar pequenas plantas de cobra em centros de jardinagem, nas condições certas podem crescer muito alto - com alguns tipos a atingirem até 8'.

Diferentes variedades de plantas para serpentes

Existem dezenas de variedades de Sansevieria que pode cultivar, e todas apresentam uma coloração ou marcas únicas nas folhas.

Alguns dos tipos mais populares incluem a 'Moonshine', que tem folhas prateadas pálidas que se formam numa coroa circular.

A variedade 'Twist' tem folhas variegadas de verde claro e profundo que quase se enrolam à medida que crescem para cima.

Mas talvez a mais popular seja a variedade "Laventii" ou "Gold Band", cujas folhas têm uma marmoreação cinzenta/verde ao longo do centro e bordos amarelos.

Independentemente de escolher apenas uma ou várias destas plantas, todos os tipos de plantas-cobra requerem exatamente os mesmos cuidados.

Variedades da língua da sogra

Benefícios da planta da cobra

As vantagens de cultivar uma planta-cobra em casa são muitas: não requerem muito esforço, adaptam-se a diferentes níveis de luz e são tolerantes à seca.

São também bastante rápidas nas condições certas, criando rapidamente um ponto de interesse vertical impressionante em qualquer divisão.

Mas são também uma óptima planta purificadora do ar, por isso, mesmo que as ignore, elas estarão a ajudar a manter o ar da sua casa limpo.

Flores

As flores formam-se em caules altos, cada um contendo cachos de flores pequenas, brancas e perfumadas com pétalas finas que se enrolam para trás a partir dos estames centrais.

É muito raro que floresçam no interior e, mesmo no exterior, apenas os espécimes maduros florescem.

Flores na minha planta-cobra de interior

Toxicidade

De acordo com o sítio Web da ASPCA, as plantas-cobra podem ser tóxicas para os animais de estimação e para os seres humanos quando ingeridas.

Por isso, se estiver preocupado, é melhor mantê-las fora do alcance de gatos, cães e crianças pequenas que possam tentar comê-las.

Veja também: Os benefícios surpreendentes da jardinagem vertical

Como cultivar a língua da sogra

Antes de falarmos sobre os cuidados específicos a ter com as plantas-cobra, vou ajudá-lo a escolher o melhor local para as cultivar. A escolha de um bom local irá mantê-las prósperas durante muito tempo.

Veja também: 21 melhores plantas para vasos ao ar livre

Resistência

As plantas da língua da sogra são muito sensíveis ao frio, pelo que só podem ser cultivadas no exterior durante todo o ano nas zonas 10+.

Se na sua região se registarem temperaturas inferiores a 50°F, leve-as para dentro de casa durante o inverno para evitar danos provocados pela geada. A exposição prolongada ao frio acabará por levar à morte.

Onde cultivar plantas de cobra

Para os jardineiros que podem cultivar Sansevieria ao ar livre durante todo o ano, plantá-las em solo arenoso e bem drenado numa área sombreada.

Embora algumas variedades aguentem o calor e o sol direto, a maioria dá-se melhor num local onde esteja protegida dos raios quentes da tarde.

Para o resto de nós, dão-se muito bem em recipientes e suportam uma grande variedade de condições interiores.

No interior, coloque-as num local onde recebam luz solar intensa e indireta, num vaso com solo bem drenado e orifícios de drenagem adequados.

Assim que as temperaturas forem superiores a 60°F à noite, na primavera, pode mudá-las para o exterior durante o verão, se assim o desejar.

Planta cobra a crescer ao ar livre num jardim

Cuidados com a planta da cobra & Instruções de cultivo

Com o local perfeito em mente, é altura de aprender exatamente como cuidar da sua planta cobra. Siga as instruções abaixo para obter os melhores resultados.

Luz

Uma das muitas vantagens da língua da sogra é o facto de poderem viver felizes tanto em condições de pouca como de muita luz.

Em ambientes com pouca luz, podem ter um crescimento mais lento e as cores podem começar a desvanecer-se, o que é especialmente verdade para as variedades variegadas ou com folhas amarelas.

Para evitar estes problemas, dê-lhes sol brilhante e indireto, ou use uma luz de crescimento dentro de casa. Podem tolerar algum sol direto durante a manhã ou à noite, mas as folhas podem queimar com os raios quentes da tarde.

Água

Os principiantes adoram as plantas-cobra porque não precisam de muita água. De facto, a rega excessiva pode levar ao apodrecimento das raízes.

Só precisa de regar quando o solo estiver seco a alguns centímetros de profundidade.

Na primavera e no verão, regue em profundidade até escorrer do fundo e escorra o excesso. No outono e no inverno, espere até estar completamente seco.

Um medidor de humidade barato é uma ferramenta útil para qualquer pessoa que se esforce por dar às suas plantas a quantidade adequada.

Belos vasos de plantas Sansevieria

Temperatura

A melhor temperatura para o cultivo de Sansevieria é entre 55-85°F. Quando cai abaixo de 50°F, elas podem começar a sofrer.

A geada pode causar danos graves nas folhas e as temperaturas abaixo de zero acabarão por matar a planta.

Toleram bem o calor, mas precisam de ser protegidas do sol intenso da tarde para evitar que se queimem e podem também precisar de rega mais frequente.

Fertilizante

Não precisa de fertilizar a língua da sua sogra como parte regular da sua rotina de cuidados para que ela prospere. Mas para a revigorar e manter a coloração profunda, use um fertilizante geral para plantas domésticas ou um chá de composto.

Aplique-o uma vez por mês na primavera e no verão, depois pare completamente no outono e no inverno.

Se utilizar um tipo solúvel em água, certifique-se de que não rega demasiado durante o processo. Também pode utilizar grânulos de libertação lenta algumas vezes durante os meses de primavera e verão.

Seja qual for o tipo que escolher, recomendo sempre a utilização de produtos totalmente naturais em vez de fertilizantes químicos, que podem efetivamente danificar ou queimar a planta.

Solo

As plantas-cobra não são exigentes quanto à acidez. Qualquer coisa entre moderadamente alcalina e ácida é suficiente, mas preferem que a drenagem seja rápida.

Uma combinação de partes iguais de uma mistura geral, perlite e areia grossa manterá os cactos felizes.

Saiba tudo sobre o melhor tipo de solo a utilizar para elas aqui, e obtenha também a minha receita para fazer a sua própria.

Repicagem

A frequência com que se repõe a língua da sogra depende da rapidez com que cresce.

Em condições ideais, pode ser necessário fazê-lo anualmente, mas os que são mantidos no interior ou em condições de pouca luz não precisarão de o fazer com tanta frequência.

Saberá que chegou a altura quando as raízes estiverem a sair dos orifícios de drenagem no fundo do recipiente.

Escolha um vaso apenas 1 a 2 cm maior do que o atual e enterre sempre a raiz à mesma profundidade a que estava antes. Obtenha as instruções completas passo a passo aqui.

Repotencialização de uma serpente com raízes

Poda

Se estiver satisfeito com a altura da sua serpente, não há necessidade de a podar como parte regular da sua rotina de cuidados. No entanto, pode apará-la quando necessário para reduzir o tamanho ou para remover folhas mortas ou danificadas.

Utilize uma tesoura de poda de precisão afiada e esterilizada, segure a parte superior da folha e corte horizontalmente a parte inferior o mais próximo possível da linha do solo.

É preferível trabalhar de fora para dentro para manter a aparência, mas também pode visar as folhas mais altas para reduzir a altura. Nesse caso, corte-as no mesmo ângulo que as pontas das folhas para manter a sua forma natural.

Dicas de controlo de pragas

As plantas de serpente saudáveis raramente têm problemas com pragas, mas ocasionalmente os mosquitos dos fungos, as cochonilhas, os ácaros-aranha e as cochonilhas podem tornar-se um problema.

Felizmente, todos estes insectos podem ser tratados com sabão inseticida orgânico ou uma solução de óleo de neem. Lave as folhas e trate o solo para matar as pragas e evitar que voltem a aparecer.

Pode fazer o seu próprio spray misturando 1 colher de chá de sabão líquido suave com 1 litro de água. Para os insectos nas folhas, mergulhe um cotonete em álcool para os matar e remover rapidamente.

Folha de planta-cobra infestada de escamas

Conselhos para a propagação da língua da sogra

A propagação da Sansevieria é fácil, quer através de estacas de folhas, quer através da divisão dos rizomas, o que pode ser uma excelente forma de gerir uma planta que está a encher rapidamente o seu recipiente.

Para as folhas individuais, faça um corte limpo perto do solo, deixe-o caloso durante alguns dias, mergulhe a extremidade cortada em hormona de enraizamento e coloque-o num solo de drenagem rápida.

Mantém-na quente e num local iluminado. Espera pelo novo crescimento ou replanta quando as raízes estiverem longas e resistentes. Obtém as instruções completas passo a passo aqui.

Para dividir, use uma faca afiada para cortar o torrão e separe os rizomas que têm raízes e pelo menos uma folha. Coloque num vaso com solo bem drenado e mantenha-o ligeiramente húmido até ver formar novas folhas.

Resolução de problemas comuns da planta da cobra

A língua da sogra é muito tolerante e consegue recuperar bem da maior parte dos problemas, mas para a manter em forma, apresento-lhe as minhas melhores dicas para resolver alguns dos problemas mais comuns.

Folhas a cair

As folhas que caem podem ser causadas por algumas coisas diferentes. Se várias estiverem a cair, pode ser por excesso de rega ou extremos de iluminação.

Deixe a terra secar alguns centímetros abaixo, depois regue profundamente e despeje todo o excesso do tabuleiro. Um medidor de humidade é uma ferramenta muito útil para isto.

São tolerantes à luz fraca e brilhante, mas a falta de luz durante muito tempo ou demasiado sol direto também pode provocar a queda das folhas.

O peso das folhas pesadas pode, por vezes, fazer com que elas se dobrem ou se enruguem e caiam. Pode-as para manter o seu tamanho e pô-las de pé novamente.

Sogra língua folhas a cair

Manchas castanhas

As manchas castanhas numa serpente são geralmente causadas por doenças fúngicas, problemas com pragas, excesso ou falta de rega, exposição ao frio ou acumulação de químicos no solo.

Trate-a com óleo de neem ou spray inseticida se vir algum sinal de insectos. O spray fungicida pode ajudar com as doenças.

Mantenha a temperatura acima dos 60°F e tente utilizar água filtrada, destilada ou da chuva para evitar a acumulação de sais e produtos químicos da água da torneira.

Certifique-se também de que está a regar em profundidade, mas apenas quando a camada superior do solo estiver completamente seca.

Pontas castanhas

As pontas castanhas, por outro lado, são uma indicação de demasiada luz solar, queimaduras de fertilizantes, desidratação ou baixa humidade.

Mantenha-as afastadas do sol direto e aumente a frequência com que rega se o solo estiver muito seco. Se o ar em sua casa for muito seco, considere a possibilidade de utilizar um humidificador ou de nebulizar ocasionalmente.

Para a acumulação de fertilizantes, lave o solo passando água pelo recipiente durante 2-3 minutos e deixando o excesso escorrer completamente.

Folhas amarelas

O amarelecimento das folhas da língua da sua sogra é normalmente um sinal de excesso de rega, mas também pode ser causado por uma rega inconsistente ou por insectos.

Corte as folhas danificadas e deixe o solo secar alguns centímetros antes de regar novamente.

No entanto, tente não passar períodos muito longos sem humidade ou deixar o solo ficar seco, pois isso pode ser stressante para eles.

Folhas amarelas numa serpente que rega demasiado

Perguntas frequentes sobre os cuidados a ter com a planta da cobra

Aqui respondi às perguntas mais frequentes sobre os cuidados a ter com a Sansevieria, mas se não encontrar a sua, por favor adicione-a na secção de comentários abaixo.

Porque é que se chama planta da língua da sogra?

Chama-se planta da língua da sogra porque se diz que as folhas longas e pontiagudas da planta da cobra se assemelham à língua afiada de uma sogra.

As plantas-cobra crescem depressa?

As plantas-cobra podem crescer bastante depressa quando recebem os cuidados adequados, incluindo as melhores condições de luz, água e solo.

Como é que posso fazer com que a minha planta cobra cresça mais depressa?

Pode fazer com que a sua serpente cresça mais depressa colocando-a sob luz brilhante e indireta, regando profundamente quando o solo estiver seco e mantendo-a numa mistura de drenagem rápida. A alimentação ocasional com um fertilizante natural também ajudará.

Devo pulverizar a minha planta cobra?

Não é necessário nebulizar a sua serpente, pois ela tolera muito bem os baixos níveis de humidade. No entanto, se o clima for extremamente árido, ela gostará de ser nebulizada ocasionalmente. Certifique-se apenas de que as folhas nunca ficam molhadas durante longos períodos de tempo.

É possível colocar a língua da sogra no exterior?

Pode colocar a língua da sua sogra no exterior quando a temperatura for superior a 30ºC durante a noite, uma vez que não suportam temperaturas muito baixas. Proteja-a do sol intenso da tarde e traga-a de volta para o interior antes que fique demasiado frio.

Uma Sansevieria é a planta de casa introdutória perfeita para principiantes porque requer poucos cuidados para florescer. Com as dicas de cultivo neste guia de cuidados com a planta cobra, saberá como preparar a sua para prosperar durante muito tempo.

Se quer aprender tudo o que há para saber sobre a manutenção de plantas de interior saudáveis, então precisa do meu eBook sobre Cuidados com as Plantas de Interior, que lhe mostrará tudo o que precisa de saber sobre como manter todas as plantas da sua casa a prosperar. Descarregue a sua cópia agora!

Mais guias de cuidados com plantas de interior

    Partilhe as suas dicas de cuidados com a serpente na secção de comentários abaixo.

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.