Como identificar os tipos comuns de insectos das plantas de interior

 Como identificar os tipos comuns de insectos das plantas de interior

Timothy Ramirez

Existem vários tipos de insectos nas plantas de interior, e todos eles são igualmente irritantes. Mas é importante conhecer os sinais a que deve estar atento e identificar rapidamente uma infestação antes que esta se espalhe para as suas outras plantas de interior. Abaixo vou mostrar-lhe exatamente como identificar as pragas comuns das plantas de interior e dar-lhe dicas para as tratar.

Existem vários tipos de insectos que podem atacar as plantas de interior. A boa notícia é que cada um tem as suas próprias características distintas, pelo que são facilmente identificáveis.

Descobrir que uma das suas queridas plantas de casa tem uma infestação nunca é divertido. Mas, antes de se poder livrar eficazmente das pragas das plantas de casa, é necessário saber com qual delas está a lidar.

Por isso, neste guia, vou falar sobre os insectos mais comuns nas plantas de interior, como identificá-los, os sintomas e danos que causam, e também dar algumas dicas rápidas para os eliminar.

Ajuda! O que são os pequenos insectos nas minhas plantas de casa?

Esta pergunta é-me feita a toda a hora! Em primeiro lugar, lamento imenso que tenha encontrado insectos nas suas plantas, não há nada mais frustrante! Conheço a sensação e já passei por isso muitas e muitas vezes.

O primeiro passo a dar assim que descobrir a infestação é descobrir com que tipo de praga de plantas domésticas está a lidar.

Assim que tiver uma identificação positiva, será muito mais fácil erradicá-los o mais rapidamente possível! Vamos então descobrir com o que estamos a lidar...

Os tipos mais comuns de insectos das plantas de interior

A seguir, vou entrar em pormenores sobre como identificar os insectos comuns das plantas de interior, incluindo o seu aspeto e os danos que causam.

Isto ajudá-lo-á a descobrir o que está a comer as suas plantas de interior, para que possa exterminá-las rápida e eficazmente.

Para cada tipo de praga, incluí também um link para a página onde pode aprender ainda mais e descobrir exatamente como se livrar dela para sempre!

Cochonilhas

O que é engraçado nestes insectos de corpo mole é que, à primeira vista, nem sequer parecem insectos.

A maior parte das pessoas confunde-os com fungos ou bolor nas plantas de interior, mas quando se olha mais de perto, vê-se facilmente que são de facto insectos.

Identificação Cochonilhas: Uma infestação de cochonilhas tem o aspeto de algodão, de pequenos insectos brancos e felpudos, ou de pó branco nas plantas de interior. Tendem a agrupar-se nos caules e nas articulações das folhas, ou ao longo das nervuras das folhas. Na maior parte das vezes não parecem mover-se, mas por vezes podem ser vistas a rastejar.

Sintomas/danos Cochonilhas: O primeiro sinal de cochonilhas é uma substância branca pegajosa, ou insectos brancos parecidos com algodão nas plantas de interior. Os danos incluem crescimento novo atrofiado ou deformado e queda de folhas ou botões.

Saiba ainda mais sobre as cochonilhas e como se livrar delas aqui.

Cochonilhas numa planta de interior

Ácaros-aranha

O sinal revelador de uma infestação de ácaros é a formação de teias finas nas plantas de interior. Estas teias podem estar em qualquer lugar, mas geralmente começam na parte inferior das folhas ou nas pontas dos novos rebentos.

Se olharmos mais de perto, veremos pequenos ácaros a rastejar na teia.

Identificação Se vir teias de aranha em plantas de interior, olhe com atenção. Se houver pequenos ácaros a rastejar nas teias, então acabou de fazer uma identificação positiva para ácaros.

Sintomas/danos O primeiro sinal de ácaros é a formação de teias finas nas folhas, entre os ramos, ou nos rebentos e botões de flores. Os danos incluem folhas deformadas, mortas e secas, ou as folhas e os botões de flores começam a cair.

Saiba ainda mais sobre os ácaros e como se livrar deles aqui.

Veja também: Como desidratar maçãs: 5 métodos simples de secagem Ácaros e teias de aranha numa planta de interior

Moscas brancas

Tal como o nome sugere, as moscas brancas parecem pequenas moscas brancas ou traças nas plantas de interior. Põem os seus ovos na parte inferior das folhas, pelo que a população pode crescer muito sem ser detectada.

Quando se perturba uma planta infestada, os adultos agitam-se, o que facilita a sua identificação.

Identificação Se vir pequenos insectos voadores brancos a esvoaçar à volta das plantas da casa, verifique debaixo das folhas. Pode ver facilmente pequenos pontos brancos (ovos) e insectos (ninfas/adultos) na parte de baixo das folhas.

Sintomas/danos A primeira coisa que a maioria das pessoas nota são os danos causados pela mosca branca: as folhas danificadas ficam amarelas e caem da planta. Outros sintomas incluem manchas brancas na parte inferior das folhas e pequenos insectos brancos que voam quando se perturba a planta.

Saiba ainda mais sobre as moscas brancas e como se livrar delas aqui.

Moscas brancas numa folha de uma planta de interior

Mosquitos de fungos

Os insectos mais comuns das plantas de interior são, de longe, os mosquitos dos fungos (também conhecidos como mosquitos do solo). São aqueles mosquitos pretos irritantes que se vêem a voar à volta das plantas de interior e a rastejar no solo.

Uma vez que vivem e se reproduzem na terra dos vasos, podem ser muito difíceis de controlar.

Identificação Pequenos mosquitos que voam à volta das plantas, minúsculas minhocas brancas no solo e/ou insectos pretos que rastejam sobre a terra.

Veja também: Colheita das couves-de-bruxelas - Tudo o que precisa de saber

Sintomas/danos : Felizmente, os mosquitos de fungos são apenas irritantes e não causam grandes danos a plantas de interior saudáveis. No entanto, alimentam-se de raízes, pelo que populações muito grandes podem danificar plantas de interior fracas ou jovens.

Saiba tudo sobre os mosquitos de fungos e como se livrar deles aqui.

Mosquitos de fungos apanhados numa armadilha pegajosa

Pulgões

Os pulgões podem entrar em casa e causar estragos nas plantas de interior, pois multiplicam-se muito rapidamente e podem espalhar-se como um incêndio.

Normalmente, agrupam-se em botões de crescimento novos, o que os torna mais óbvios, mas muitas vezes misturam-se com a folhagem e podem facilmente passar despercebidos até a planta estar completamente infestada.

Identificação Pulgões adultos: Pequenos insectos gordos e suculentos que se agrupam nos novos rebentos e nos botões das flores e que podem ser de várias cores: verde, laranja, vermelho, castanho, azul ou preto.

Sintomas/danos O primeiro sinal de infestação é a presença de pequenas manchas brancas ou de grandes aglomerados de insectos. Pode também notar um resíduo pegajoso à volta da base das plantas infestadas. Os danos incluem crescimento atrofiado e deformado, bem como queda de folhas e botões.

Saiba mais sobre os pulgões e como se livrar deles aqui.

Infestação de pulgões numa planta de interior

Escala

Pode ser muito difícil notar as cochonilhas numa planta de interior porque não se parecem nada com insectos, mas sim com inofensivos inchaços ou crostas.

Por essa razão, normalmente passam despercebidos até a infestação se tornar muito grande - o que é parte do que os torna tão difíceis de controlar.

Identificação Escama: Manchas de vários tamanhos, de cor castanha, bronzeada, acinzentada ou branca, nas folhas e nos caules. As escamas encontram-se frequentemente agrupadas à volta das articulações dos caules e das folhas e ao longo das nervuras das folhas.

Sintomas/danos As cochonilhas: A primeira coisa que provavelmente vai notar são as saliências ou manchas, e pode também haver um resíduo pegajoso na planta ou à volta dela. As cochonilhas não parecem mover-se, mas saem facilmente quando as raspamos com a unha. Normalmente deixam pequenas marcas quando são removidas.

Saiba ainda mais sobre as escamas e como se livrar delas aqui.

Infestação de cochonilhas em plantas de interior

Tripes

Esta é outra praga de jardim que pode entrar e infestar as suas plantas de interior. Como os tripes são tão pequenos, são difíceis de ver, pelo que as infestações passam muitas vezes despercebidas até a população se tornar muito grande.

A boa notícia é que os tripes são os menos comuns de todos os tipos de insectos nas plantas de interior de que falámos até agora. Por isso, esperemos que nunca tenha de lidar com eles.

Identificação Pequenos insectos pretos (também podem ser castanhos, verde-amarelados ou brancos) com corpo magro e cauda pontiaguda. Os adultos têm asas, mas não são grandes voadores, pelo que provavelmente nunca os verá a voar.

Sintomas/danos Plantas de casa de aspeto baço, branco ou acinzentado, ou as folhas parecem sujas. Eventualmente, as partes danificadas ficarão castanhas e as folhas e os botões de flores poderão começar a cair. O novo crescimento é frequentemente deformado.

Saiba tudo sobre os tripes e como se livrar deles aqui.

Tripes numa folha de planta de casa

Dicas para tratar todos os tipos de insectos das plantas de interior

Não existe uma forma mágica de exterminar todos os diferentes tipos de insectos das plantas de interior. Muitos requerem métodos de tratamento específicos com base no seu ciclo de vida e comportamento.

Além disso, é muito importante ter em conta que todos os tipos de insectos das plantas de interior podem desenvolver rapidamente uma resistência aos pesticidas químicos. Por isso, faça o que fizer, certifique-se de que utiliza apenas produtos naturais.

Para lhe dar um rápido avanço, abaixo enumerei alguns dos melhores métodos de tratamento orgânico para experimentar. Mas pode aprender tudo sobre a utilização de remédios naturais para o controlo de pragas de plantas domésticas aqui.

  • Apanha manual - Mergulhe um algodão em álcool e use-o para matar e remover o máximo de insectos que conseguir encontrar.
  • Sabão inseticida - Pulverizar as folhas com sabão inseticida matará a maior parte deles por contacto, dando-lhe vantagem.
  • Forte jato de água - Basta enxaguar as folhas com um jato forte de água da mangueira, do lava-loiça ou do chuveiro para eliminar rapidamente a população.
  • Óleo de Neem - Pesticida natural, o óleo de neem mata os insectos quando se alimentam de uma planta de casa e tem um efeito residual que ajuda a dissuadi-los.
  • Lavar as folhas - Utilize um sabão líquido suave para lavar as folhas da planta infestada. O sabão mata todos os insectos das plantas domésticas por contacto.
  • Coberturas de solo - Cobrir a primeira polegada de terra do vaso com uma barreira natural do solo pode matar as larvas e ajudar a evitar que os adultos ponham ovos e se reproduzam.
  • Armadilhas pegajosas - As armadilhas pegajosas amarelas e/ou azuis funcionam muito bem para atrair e capturar insectos voadores, como moscas brancas, pulgões, tripes e mosquitos de fungos.
Uma armadilha pegajosa amarela cheia de insectos voadores das plantas de interior

Agora que sabe exatamente quais os tipos de insectos das plantas de interior com que está a lidar, erradicá-los é muito mais fácil. Além disso, poderá evitar que voltem a aparecer!

Se se debate com infestações constantes de insectos nas suas plantas de interior e quer que eles desapareçam para sempre, então o meu eBook sobre o Controlo de Pragas em Plantas de Interior é para si! Vai mostrar-lhe exatamente como manter as plantas de interior livres de insectos. Descarregue a sua cópia hoje!

Mais informações sobre as pragas das plantas de interior

    Partilhe as suas dicas para identificar os vários tipos de insectos das plantas de interior na secção de comentários abaixo.

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.