Como cuidar de uma planta de lírio vodu

 Como cuidar de uma planta de lírio vodu

Timothy Ramirez

Os lírios-do-vodu são plantas tropicais exóticas e muito divertidas de cultivar! Não é difícil, mas os seus cuidados são um pouco diferentes do que pode estar habituado.

Neste guia completo de cuidados, aprenderá tudo o que precisa de saber sobre como cultivar lírios voodoo.

Veja também: Remédios caseiros para as algas do lago e como manter a água do lago limpa

Dar-lhe-ei instruções pormenorizadas sobre a rega, a fertilização, o solo para vasos, a dormência de inverno, a floração, a luz solar e muito mais!

O que é uma planta vudu?

O lírio vodu é um tipo de flor de cadáver (também conhecida como planta da carniça), o que significa que, quando floresce, cheira a carne podre.

Algumas flores de cadáveres podem transformar-se em enormes monstros de 2,5 metros de altura, aqueles de que se ouve falar nas notícias quando começam a florescer no conservatório local.

Não é muito prático para os jardineiros domésticos cultivarem as variedades gigantes (algumas têm bolbos de 100 libras!) - essas são melhor deixadas para os profissionais com estufas.

Mas há vários espécimes mais pequenos que são divertidos e fáceis de cultivar por qualquer pessoa.

A que tenho é da família das Araceae (tenho quase a certeza que é um Sauromatum venosum, mas não veio com etiqueta).

A minha é uma variedade anã, pelo que os espigões de flores têm apenas cerca de 1 a 2 metros de altura e a folhagem atinge cerca de 3 a 4 metros de altura.

Ah, e a razão para o cheiro pútrido? Bem, é para atrair moscas e outros insectos que apreciam uma refeição de carne podre. Estes insectos vão polinizar as flores em vez das abelhas.

Resistência dos bolbos de lírio-do-vudu

Algumas variedades de lírios vodu (existem mais de 100 tipos diferentes!) são, de facto, perenes até à zona 6.

Mas outros não são tão resistentes, pelo que é importante saber qual o tipo que tem antes de os plantar no seu jardim.

Podem ser cultivadas em vasos ou no solo. A minha é uma das variedades mais resistentes e há vários anos que os bolbos sobrevivem ao inverno nos meus jardins da zona 4b.

Infelizmente, não florescem no jardim em climas frios como o meu, e é por isso que mantenho a minha num vaso. Floresce durante o inverno ou no início da primavera, antes de o solo exterior ter descongelado.

Mas a folhagem de aspeto exótico dá um toque tropical único ao jardim e é razão suficiente para as cultivar, se me perguntarem.

Porquê o nome estranho?

Uma vez li algures que a razão pela qual esta planta é chamada "lírio vudu" se deve à magia da flor.

Florescem a partir de um bolbo adormecido, mesmo que não esteja em qualquer solo. É por isso que é mágico! Não sei se essa história da origem do nome é verdadeira ou não, mas é divertida.

A minha história de Voodoo Lily

Quando recebi o meu bolbo de lírio vudu de uma amiga, há vários anos, ela fez-me um aviso. Disse que um dia, quando entrasse na cave, se perguntaria o que teria morrido lá em baixo. Isso significa que está a florescer.

Para ser sincera, estava um pouco nervosa com o cheiro pútrido, mas mal podia esperar para ver a fantástica flor!

Nos primeiros anos, não crescia nada para além da folhagem, mas finalmente, num inverno, o meu lírio vudu começou a florescer pela primeira vez.

Fiquei radiante! Verifiquei-o todos os dias, observando o pico a crescer mais alto, mais magro e mais intrigante.

Início da flor da planta do lírio-vodu

Finalmente, abriu-se e... bem, ela não estava a brincar com o cheiro. O fedor durou apenas alguns dias e não era demasiado forte.

Mas o cheiro era suficientemente forte para me fazer pensar duas vezes (e vomitar um pouco) de cada vez que entrava na cave. Haha! Mas valeu mesmo a pena por esta flor fantástica!

Esta é, de longe, a planta mais original que tenho na minha coleção. As flores são simultaneamente lindas e pútridas, e eu adoro! A melhor parte é que os lírios-vodu são extremamente fáceis de cuidar.

A minha planta do cadáver de vudu a florescer no final do inverno

Instruções de manutenção do lírio-do-vodu

Existem mais de cem variedades diferentes de lírios vodu, mas todas requerem os mesmos cuidados básicos. E, para plantas exóticas, são de facto muito fáceis de cultivar.

Aqui estão todas as informações que precisa de saber para cuidar do lírio vudu com sucesso...

Flor de cadáver de lírio vudu a desabrochar

Floração

Os lírios Voodoo florescem no inverno ou no início da primavera, consoante o clima, as condições meteorológicas e a espécie.

Veja também: 21+ Ferramentas essenciais utilizadas na jardinagem

Quando cultivadas dentro de casa, dão plantas muito divertidas (embora malcheirosas) que florescem no inverno (daí a história da razão pela qual cheirava como se algo tivesse morrido na minha cave!)

No entanto, os bolbos precisam de estar maduros antes de florescerem e quanto mais pequenos forem, mais tempo terá de esperar para que floresçam.

Podem demorar vários anos a amadurecer, por isso, se quiser flores de imediato, certifique-se de que compra bolbos grandes.

O tamanho de um bolbo maduro varia consoante a variedade (os gigantescos têm alguns metros de largura, caramba!). Os maduros que tenho têm aproximadamente o tamanho de uma cebola.

Rega

A rega é uma parte muito importante dos cuidados adequados com o lírio-vodu, por isso não se esqueça de prestar atenção a este aspeto. No seu ambiente nativo, os Verões são húmidos e os Invernos são secos.

Por isso, é necessário regá-los no verão, mas não durante o inverno (quando estão dormentes). Uma rega excessiva e constante pode fazer com que o bolbo apodreça, por isso nunca deixe que o solo fique encharcado.

Durante o verão, gosto de deixar o solo secar um pouco entre as regas e depois encharcá-lo bem.

Se estiver a cultivar lírios voodoo num recipiente ao ar livre, certifique-se de que existem orifícios de drenagem no fundo do vaso.

Para verificar o nível de humidade, enfie o dedo no solo até um centímetro. Se estiver húmido, espere para regar.

Se tiver dificuldade em acertar, recomendo que compre um medidor de humidade do solo barato para o ajudar.

Parar de regar no final do verão/início do outono para preparar a planta para a dormência. Não regar de todo durante o inverno enquanto estiver em dormência.

Quando começar a crescer de novo na primavera, dê-lhe um bom gole de água e continue a regá-la normalmente durante o verão.

Exposição solar

A exposição ideal à luz para os lírios-vodu é de sol parcial a sombra total. O meu cresce alegremente num local com sol parcial.

Podem tolerar o sol pleno se as proteger dos raios intensos da tarde, mas tenha cuidado ao dar-lhes demasiado sol, ou a folhagem pode ficar com queimaduras solares.

Se tenciona cultivá-las como plantas de casa, coloque-as numa área que receba luz indireta filtrada de uma janela próxima, mas mantenha-as afastadas da luz solar direta.

Requisitos do solo

Os lírios-do-vudu crescem melhor num solo rico, orgânico e com boa drenagem. Se o seu solo for argiloso, pode alterá-lo com composto para lhe dar mais nutrientes e uma melhor drenagem.

Se quiser mantê-los num recipiente, use uma mistura bem drenada. Uma terra para vasos de uso geral funcionará muito bem para cultivar bolbos de lírio-vodu.

Se estiveres preocupado com o excesso de água, podes misturar um pouco de perlite e/ou areia grossa na terra para vasos para melhorar a drenagem.

O meu lírio voodoo a florescer dentro de casa no inverno

Fertilizante

Os lírios-do-vodu não precisam de fertilizantes para florescer, mas beneficiam se forem alimentados. Respondem melhor aos fertilizantes orgânicos do que aos químicos sintéticos.

O chá de composto é uma óptima escolha. Pode comprá-lo num concentrado líquido ou comprar saquetas de chá para preparar o seu próprio chá. A sua planta também vai adorar a emulsão de peixe.

Deixar de a alimentar no final do verão para a preparar para a dormência e não a fertilizar de todo durante o inverno.

Comece por lhe dar uma dose fraca de fertilizante líquido na primavera, quando vir o novo crescimento. Depois, alimente-a normalmente durante os meses de verão.

Controlo de pragas

Talvez a melhor parte de cultivar lírios de vodu seja o facto de não serem propensos a problemas com pragas. Tanto quanto sei, não há qualquer tipo de insectos ou animais que os comam.

Poda

Também não terá de se preocupar em podar os seus lírios-vodu, a folhagem nunca precisa de o fazer. Mas se estiverem a crescer demasiado para o espaço, pode podá-los.

Só não deve cortar toda a folhagem quando esta estiver morta no outono. Quando a flor desaparecer, pode retirá-la, se desejar.

Folhagem de planta vudu a crescer num vaso no exterior

Métodos de propagação da planta de lírio vodu

A forma mais fácil de propagar os lírios-vodu é por divisão. Todos os Verões os meus multiplicam-se e obtenho muitos bolbos minúsculos.

As mais pequenas vão ter folhas e crescem todos os anos, mas são precisos vários anos para crescerem o suficiente para florescerem.

Recolha & Cultivo das sementes

Sim, os lírios vodu podem ser cultivados a partir de sementes! Quando polinizados com sucesso, formam-se bagas vermelhas (que contêm as sementes). Pode colhê-las quando as bagas ficarem moles e começarem a endurecer.

Tal como acontece com a maioria das plantas tropicais, as sementes não se conservam muito bem, pelo que é preferível semeá-las o mais cedo possível.

Semeie-as numa terra de sementeira leve e mantenha-as uniformemente húmidas até as plântulas começarem a crescer.

É preciso muito, muito tempo para as cultivar a partir de sementes, e terá de esperar vários anos até que floresçam. Por isso, experimente apenas por diversão e se for uma pessoa extremamente paciente.

A minha nunca produziu sementes porque floresce sempre durante o inverno, dentro da minha casa, e não há moscas para a polinizar.

Bolbos de lírio-do-vudu Cuidados de inverno & Dormência

Um aspeto importante a ter em conta sobre os cuidados a ter com o lírio-vodu é que os bolbos necessitam de um período de dormência todos os anos.

No outono, a planta entra naturalmente em dormência, por isso não entre em pânico quando começar a morrer. É melhor deixá-la entrar em dormência. Não tente mantê-la a crescer, ou acabará por matá-la.

Se o seu estiver num contentor como o meu, pode facilmente passar o inverno na cave ou numa garagem aquecida.

Assim que a geada mata a folhagem no outono, trago o vaso para dentro de casa, guardo-o num canto da cave e esqueço-o (até sentir o cheiro a florescer).

Se tenciona invernar a sua planta desta forma, não a regue de todo durante a dormência.

Se o seu lírio-vodu estiver a crescer num jardim onde não é resistente, pode levantar os bolbos no outono para os guardar dentro de casa para o inverno. Mantenha-os num local seco e acima de zero.

É provável que comecem a florescer enquanto estão armazenadas, por isso não se esqueça de as colocar num local onde possa apreciar as suas belas flores.

Lembrem-se de não entrar em pânico quando entrarem no quarto e se perguntarem o que terá morrido lá dentro!

A flor cresce antes da folhagem, podendo demorar algumas semanas (ou mais) até que as folhas comecem a crescer depois de ter acabado a floração.

Por isso, não te preocupes se parecer morta depois de a flor desaparecer, é perfeitamente normal.

Espiga da flor Voodoo mesmo antes da floração

Perguntas frequentes sobre as plantas Voodoo

Nesta secção, responderei a algumas das perguntas mais comuns que me fazem sobre o cultivo de lírios vodu. Se não conseguir encontrar uma resposta à sua pergunta depois de ler o artigo e estas perguntas frequentes, coloque-a na secção de comentários abaixo.

A que cheira um lírio vudu?

Tens a certeza que estás preparado para isto (tenta não te engasgar)... a flor do lírio vudu cheira a carne podre.

Porque é que uma flor de lírio vudu cheira tão mal?

O lírio-do-vodu cheira mal porque as moscas são os polinizadores naturais das flores de carniça. Por isso, o cheiro destina-se a atrair as moscas e não as abelhas.

Durante quanto tempo floresce um lírio-vodu?

O lírio-vodu pode demorar algumas semanas a desabrochar depois de o espigão começar a formar-se. Mas a flor só fica aberta (e malcheirosa) durante alguns dias, por isso mantenha-se atento. Não vai querer perder o espetáculo!

Com que frequência florescem os lírios de vodu?

A frequência com que os lírios-do-vodu florescem depende da variedade que possui. O meu floresce todos os anos, mas alguns tipos podem demorar vários anos ou mesmo décadas até voltarem a florescer. É por isso que os grandes são frequentemente notícia!

O lírio vudu morre depois de florescer?

Não, o lírio vodu não morre depois de florescer. A flor morre e acaba por cair da planta, mas logo a seguir vem uma bela folhagem, que também é espetacular.

Os lírios de vodu são venenosos?

Sim, os lírios vodu são venenosos, por isso mantenha o bolbo, a folhagem e as flores sempre fora do alcance das crianças e dos animais domésticos.

O lírio-do-vodu é carnívoro?

Não, os lírios de vodu não são carnívoros. As flores cheiram a morte, por isso atraem muitas moscas, mas não matam nem consomem nenhum inseto.

Onde encontrar lírios de vodu para venda

Se vive num clima suficientemente quente, poderá encontrar plantas de lírio-vodu à venda no seu centro de jardinagem local na primavera.

Se tiveres muita sorte, até podem ter os bolbos. Mas são muito raros, por isso não te surpreendas se não os encontrares em nenhuma loja.

Não são baratas, mas pode encontrá-las à venda na Internet. Também pode comprar as sementes se quiser tentar a sua sorte com elas.

Os cuidados com o lírio vodu não são difíceis e é divertido cultivar esta beleza exótica. Sim, são malcheirosos, mas não se preocupe, a flor única e mágica do lírio vodu vale bem o fedor. Agora, se me dão licença... preciso de ir ver o que morreu na minha cave.

Se quer aprender tudo o que há para saber sobre a manutenção de plantas de interior saudáveis, então precisa do meu eBook sobre Cuidados com as Plantas de Interior, que lhe mostrará tudo o que precisa de saber sobre como manter todas as plantas da sua casa a prosperar. Descarregue a sua cópia agora!

Mais posts sobre jardinagem com flores

    Partilhe as suas dicas de cuidados com o lírio vudu na secção de comentários abaixo.

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.