Desenhos de canteiros de flores anuais para principiantes

 Desenhos de canteiros de flores anuais para principiantes

Timothy Ramirez

Neste post, vou mostrar-lhe como planear um jardim anual, passo a passo, e mostrar-lhe como é fácil criar canteiros de flores anuais deslumbrantes todos os anos!

Alguns de vós podem sentir-se intimidados com a ideia de ter uma área de jardim inteira dedicada a plantas anuais, porque a sua conceção parece demasiado complexa.

Sou o primeiro a admitir que não sou um paisagista profissional, mas adivinhe: também não precisa de o ser!

Não precisa de nenhum plano formal de jardim anual desenhado para si para criar belos canteiros de flores!

Sinceramente, quando comecei a jardinar, sentia-me totalmente intimidada por desenhos profissionais como esses, que considerava confusos e intimidantes.

Prefiro adotar uma abordagem mais ad hoc para criar os meus jardins anuais, que acabam por ficar fantásticos todos os anos.

Lembre-se, uma vez que as plantas anuais só duram uma estação, os desenhos dos seus canteiros podem ser facilmente alterados, nada é permanente. Se não estiver satisfeito com os resultados deste verão, pode redesenhá-los completamente no próximo ano.

A minha horta anual de verão, toda preenchida

Escolher as plantas para o seu jardim anual

Escolher as plantas é a parte mais divertida, mas também pode ser muito stressante para muitos novos jardineiros. Se está a sentir-se bloqueado, aqui estão algumas dicas para escolher flores anuais...

Que quantidade de sol recebe o seu jardim?

A primeira coisa que deve fazer antes mesmo de elaborar o seu plano anual de jardinagem é determinar a quantidade de sol que a área recebe. Se não tiver a certeza, eis como determinar a exposição solar do jardim.

Quer seja a pleno sol, a meia sombra ou a sombra total, pode encontrar plantas anuais bonitas para preencher qualquer espaço.

Planear a plantação em camadas

Procure plantas com diferentes alturas, cores e texturas. Pense nisso como uma plantação em camadas de cores, texturas e alturas diferentes.

Compre todos os tipos de flores que quiser, de acordo com os seus gostos, mas certifique-se de que tem algumas altas, médias e baixas, para que possa adicionar muitas camadas ao seu plano anual de design de jardim.

Plantas anuais em vasos no jardim

Considerar a plantação em grupos

Algumas pessoas pensam que a utilização de demasiados tipos diferentes de plantas e combinações de cores faz com que um jardim pareça ocupado ou desarrumado.

Por isso, se preferir um estilo de jardim mais formal, limite-se a utilizar apenas 3-5 tipos diferentes de plantas no seu plano de design.

O jardim parecerá mais cheio se plantar em grupos, o que não é obrigatório, mas pode comprar as cores e combinações que quiser.

Adicionar altura e interesse

Considere a utilização de uma treliça ou de um obelisco para cultivar trepadeiras e acrescentar mais altura ao jardim. A utilização de estruturas verticais como esta também acrescenta interesse ao design do seu jardim anual.

Use algo curto se o seu jardim estiver no meio do quintal ou em frente a outro jardim.

Mas se a sua estiver encostada à vedação ou à casa, pode usar algo mais alto e cultivar flores trepadeiras maiores, como as glórias-da-manhã ou as trepadeiras de olhos negros.

Determinar o número de plantas

Se não tem a menor ideia de quantas plantas precisa para o seu jardim, veja as etiquetas, que lhe dirão o tamanho de cada planta e o espaçamento necessário.

Se não for o caso, meça a área do seu espaço e peça a alguém no centro de jardinagem para o ajudar a calcular quantas plantas precisa.

Não se esqueça de que as plantas anuais podem ser amontoadas mais apertadas do que as perenes, uma vez que só duram uma estação de crescimento.

Assim, não precisa de se preocupar muito com o espaçamento, mas preste atenção ao tamanho que as plantas vão atingir e tente espaçá-las de acordo com isso, para que uma planta não se apodere delas e não afaste as mais pequenas a meio do verão.

Não se preocupe, depois de fazer isto uma ou duas vezes, terá uma ideia muito melhor do número de plantas a comprar.

Espaçar as plantas nos meus canteiros de flores anuais

Ideias para canteiros de flores anuais & Inspiração

Quando está em casa, pode ter uma ideia geral do que quer, mas uma vez no centro de jardinagem, as escolhas podem parecer esmagadoras.

Há muitas opções, por isso, para facilitar, traga consigo uma lista das suas ideias. Mas não tenha medo de ser criativo - lembre-se, nada é permanente, porque são anuais!

Para o inspirar, eis as plantas que incluí no meu projeto de jardim anual de flores a pleno sol no ano passado...

Plantas identificadas com números

Pode ver a variação de altura com as plantas de foco altas e as plantas mais baixas e mais largas para preencher tudo.

Também escolhi as que tinham alguma variação na cor da folhagem, para criar ainda mais interesse visual.

As plantas listadas abaixo correspondem aos números da foto acima:

  • 1. calêndula (mistura francesa) - Os malmequeres são óptimos porque proporcionam um controlo natural de pragas e atraem insectos benéficos (viva a polinização). Também são fáceis de cultivar e existem em muitas variedades, pelo que pode misturá-los ao longo do seu design para adicionar toneladas de variação.
  • 2) Videira de batata-doce - As trepadeiras acrescentam altura ao seu jardim para um maior interesse visual, particularmente num obelisco ou numa treliça. A trepadeira de batata-doce existe em muitas cores, dando alguma diversidade extra de folhagem.
  • 3. petúnia (cores misturadas) - As petúnias são outra planta com uma miríade de opções de cores, que continuarão a florescer durante todo o verão. São uma boa opção para dar muita cor aos níveis inferiores.
  • 4. zínia (cores misturadas) - São uma óptima escolha, de altura média, com flores de caule longo que podem ser utilizadas para arranjos de corte. Também atraem beija-flores e borboletas.
  • 5. gerânio (flores vermelhas com folhas variegadas) - Escolher um gerânio com folhagem variegada também acrescenta alguma variação visual para quebrar todos os verdes no seu jardim para um aspeto mais completo. E os vermelhos são muito vibrantes.
  • 6. Moss Rose (mistura dupla) - Algo baixo cobre qualquer área vazia de terra, faz com que o jardim pareça mais cheio e pode evitar que as ervas daninhas se estabeleçam. As flores de rosa-musgo dão uma cor deslumbrante e a folhagem suculenta também é fixe.

Como arranjar plantas anuais num canteiro de flores

Nesta secção, vou mostrar-lhe exatamente como dispor os seus canteiros anuais. Ainda não está a plantar nada, apenas a procurar a colocação que mais lhe agrada.

Por isso, mantenha tudo nos vasos por enquanto. Assim, pode levar o tempo que quiser a organizar o arranjo e divertir-se com ele!

Ah, e se as suas plantas vieram em flats e não em vasos, pode facilmente cortar as células com uma tesoura.

Aqui estão instruções fáceis, passo a passo, para criar a disposição anual do seu canteiro de flores...

Etapa 1: Dispor tudo - Quando chegar a casa, espalhe todas as suas plantas no chão para poder ver facilmente tudo o que tem.

Sim, pode ser confuso, mas acho mais fácil conceber o meu jardim anual quando consigo ver tudo com que tenho de trabalhar.

Veja também: Escolher o melhor solo para a sementeira de inverno

Colocar as plantas para o meu jardim anual

Etapa 2: Posicionar as plantas focais A seguir, pegue nas plantas que vão crescer mais alto e coloque-as no meio do jardim (ou na parte de trás do jardim, se estiver encostado a uma vedação ou muro).

Estes serão os pontos focais e ajudarão a criar altura e interesse visual. Se quiser acrescentar ainda mais altura, pode utilizar uma treliça ou um obelisco para plantas trepadeiras, como fiz no meu.

Veja também: Como cultivar e cuidar de plantas de hibisco

Não se preocupe muito com isto, pode sempre fazer ajustes quando tiver todas as outras plantas colocadas.

Etapa 3: Acrescentar as plantas de enchimento Assim que encontrar uma colocação que lhe agrade para as plantas focais, pegue nas plantas mais altas que se seguem.

Estas serão as plantas de enchimento que preencherão os espaços vazios entre as outras. Coloque-as em frente ou à volta das plantas mais altas.

A planear o meu projeto anual de jardim de flores

Passo 4: Adicionar mais camadas - Continue a colocar em camadas plantas cada vez mais curtas até as ter colocado todas no jardim.

Etapa 5: Colocar as plantas de cobertura do solo As coberturas de solo super curtas completam o visual e tornam o jardim ainda mais cheio.

Passo 6: Efetuar os ajustamentos necessários Depois de ter tudo colocado no jardim, dê um passo atrás e veja se gosta do arranjo.

Se alguma coisa lhe parecer estranha, reorganize as coisas até chegar a uma disposição de canteiros de flores anuais que lhe agrade. Se ainda não tiver a certeza, deixe-a como está durante alguns dias e volte a ela.

Como tudo ainda está em vasos, pode mudar as coisas de lugar quantas vezes quiser até encontrar a disposição perfeita. Não há pressa em fazer tudo num só dia.

Passo 7: Tire fotografias do seu arranjo - Depois de ter tudo organizado da forma que mais lhe agrada, não se esqueça de tirar algumas fotografias do arranjo final.

As fotografias ajudam a garantir que tudo fica bem e ajudam a descobrir o que falta ou está mal colocado. Também ajudam a manter um registo do seu design, para o caso de mudar as coisas de sítio e depois decidir que gostava mais do que estava antes.

A disposição do meu arranjo anual de jardim

Plantar o seu jardim de flores anual

Depois de ter elaborado o plano de conceção do jardim anual perfeito, tudo o que tem de fazer é colocar as plantas na terra!

Antes de começar, certifique-se de que tira algumas fotografias novas, caso tenha mudado alguma coisa desde a última vez que as tirou.

Por vezes, pode deslocar coisas acidentalmente enquanto trabalha para plantar tudo, e ter fotografias como referência ajudará a manter o seu projeto no caminho certo.

Deixar tudo onde está, e plantar um de cada vez para não perder o desenho. Eu acho que plantar tudo é a parte mais rápida depois de ter descoberto o meu esquema.

Canteiro de flores anual, todo preenchido para o verão

A conceção de um jardim anual é bastante simples e não há nada a recear. Deixe de lado os planos extravagantes, procure inspirações antes de ir para o centro de jardinagem e mantenha-se a par das suas ideias. A melhor parte é que pode mudá-las todos os anos para ter canteiros anuais novos e frescos!

Livros de jardinagem recomendados para flores anuais

    Mais mensagens sobre Design de jardins floridos

      Partilhe as suas dicas para criar um plano anual de conceção de jardins na secção de comentários abaixo.

      Timothy Ramirez

      Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.