Cultivo de lírios Canna no seu jardim (O guia completo de cuidados)

 Cultivo de lírios Canna no seu jardim (O guia completo de cuidados)

Timothy Ramirez

Os lírios-do-canário são plantas tropicais de baixa manutenção, fáceis de cultivar e deliciosas. Neste post, vou dizer-lhe tudo o que precisa de saber sobre os cuidados a ter com as plantas de lírios-do-canário para que possa cultivá-las com sucesso ano após ano.

Os lírios são um dos que mais chamam a atenção no meu jardim e um dos meus tipos favoritos de bolbos de verão para cultivar.

Adoro a sensação tropical que acrescentam e oferecem um contraste maravilhoso de cor e textura aos meus canteiros de flores e recipientes exteriores.

Seria de esperar que uma planta tropical como esta fosse difícil de manter viva em climas temperados como o meu, mas na verdade dão-se lindamente!

Neste guia completo de cuidados com o lírio canna, partilharei todos os meus segredos para o sucesso, para que possa cultivá-lo no seu jardim e apreciá-lo durante anos.

Informações sobre os lírios Canna

Os lírios Canna, nome latino e comum desta planta, pertencem à família Cannaceae e são nativos das regiões tropicais da América do Norte, do Sul e Central.

São parentes do gengibre e da araruta. Tal como estes parentes populares, algumas espécies de cannas são comestíveis, sendo mesmo cultivadas para fins agrícolas em algumas regiões do mundo.

Estas plantas de crescimento rápido têm uma altura que varia entre um par de pés, no caso das variedades anãs, e 10 pés de altura. Embora vulgarmente designadas por bolbo ou tubérculo, as cannas crescem tecnicamente a partir de um rizoma.

Flor de canna laranja

Resistência

Embora a folhagem só seja resistente em regiões quentes e tropicais, os bolbos podem sobreviver até à zona 7, ou onde o solo nunca congela.

Para as zonas mais frias (como onde vivo no Minnesota), os bolbos podem ser guardados dentro de casa durante o inverno e plantados de novo ano após ano.

Flores

Uma das coisas que mais gosto no cultivo de lírios canna são as suas flores brilhantes e tropicais, com uma grande variedade de cores e texturas.

As suas flores podem ser vermelhas, cor de laranja, amarelas ou cor-de-rosa, ou ter um padrão às riscas ou manchas nas pétalas.

As flores atraem polinizadores, e os beija-flores adoram especialmente as flores vermelhas brilhantes. Aqui tem mais informações sobre as flores de canna...

  • Durante quanto tempo florescem os canários? - Os lírios-do-canário são vistosos e florescem constantemente durante toda a estação de crescimento, até à geada, e florescem durante todo o ano em climas quentes.
  • Quanto tempo demoram os canários a florir? - A floração pode demorar alguns meses após a plantação dos rizomas, pelo que é uma boa ideia começá-la cedo dentro de casa em climas frios para obter um avanço.

Diferentes tipos de canas

Existem muitos cultivares diferentes de lírios canna, e cada um tem as suas características únicas. Alguns têm folhas coloridas ou variegadas, enquanto outros são apreciados pelas suas flores de cores vivas ou com padrões únicos.

Tanto as flores como a folhagem vêm numa variedade de cores e combinações, o que torna super divertido misturar e combinar vários tipos diferentes.

A folhagem por si só é suficiente para chamar a atenção de qualquer pessoa, é como uma obra de arte. O contraste das flores com as folhas em muitas variedades é impressionante.

  • Madame Butterfly - Uma das variedades mais curtas, com apenas 1 a 2 metros de altura, as suas grandes flores cor-de-rosa salmão são graciosas e esvoaçantes.
  • Tigre de Bengala - A folhagem variegada contrasta vivamente com as flores cor de laranja brilhantes, crescendo a partir de 4-6 pés de altura.
  • Tropicana - Tem uma fantástica folhagem listada multicolorida em verdes e roxos, complementada por flores cor de laranja. Cresce em média 4-6 pés de altura.
  • Canela da Índia (Canna indica) - A folhagem verde brilhante contrasta com as pétalas delicadas e estreitas das flores laranja-avermelhadas com margens amarelas. Pode crescer entre 3 e 8 pés de altura.
  • Estugarda - Conhecida pelas suas belas folhas brancas e verdes, com elegantes flores cor-de-rosa coral claro. É uma das variedades mais altas, atingindo 6-8 pés de altura.

Lindas folhas vermelhas de lírio canário

Onde cultivar lírios Canna

Os canários são versáteis e crescem em praticamente qualquer lugar, tanto no solo como em recipientes, e alguns tipos podem até ser plantados num lago.

De qualquer forma, certifique-se de que encontra um local protegido de ventos fortes. As folhas rasgar-se-ão quando estiver vento, por isso é melhor um local protegido.

Cultivo de canas no jardim

Pode plantar os canários em qualquer parte do seu jardim, misturando-os com outras flores anuais ou criando um canteiro inteiro só para eles. Não há como errar.

Se quiser plantá-las no seu jardim, escolha um local ao sol, com um solo rico e fértil. Uma área que receba uma quantidade constante de água também é a melhor escolha.

Pode alterar o solo de má qualidade com composto ou minhocas para o ajudar a reter a humidade e adicionar muita matéria orgânica boa.

Plantação de lírios Canna num lago

Acredite ou não, os canários podem realmente crescer na água. São uma excelente planta rasa para lagos e podem prosperar aí.

Se quiser experimentar, lave a terra das raízes, depois plante-a num recipiente com terra aquática para vasos. Coloque-a na parte mais rasa do lago, de modo a que o recipiente fique metade dentro e metade fora da água.

Mas só o tente se tiver mais, porque uma vez que os canários crescem na água, é extremamente difícil conseguir invernar os rizomas.

Cuidados com o lírio Canna em vaso

As grandes folhas tropicais e os altos espigões de flores são óptimos para utilizar num recipiente misto de verão e têm um aspeto igualmente impressionante num vaso isolado.

Qualquer variedade pode ser cultivada num vaso, desde que seja suficientemente profundo, embora as variedades anãs sejam a melhor escolha para recipientes.

Escolha um vaso suficientemente grande para o tipo de lírio canário que pretende cultivar. Quanto mais alta for a planta, maior deverá ser o recipiente. Certifique-se de que o vaso tem orifícios de drenagem adequados.

Cultivo do lírio canna num vaso

Como cultivar lírios Canna

Antes de entrar nos pormenores de todos os cuidados a ter com os lírios canna, é importante compreender como e quando plantá-los, o que lhe proporcionará o maior sucesso.

Quando plantar bolbos de cannabis

Os bolbos de lírio Canna podem ser plantados no jardim assim que o solo aquecer na primavera. Comece a plantá-los em vasos no final do inverno ou no início da primavera se viver num clima frio com uma estação de crescimento curta.

Plantá-los cedo no solo não é benéfico, por isso é melhor esperar até que todas as probabilidades de geada tenham desaparecido. Se os plantar prematuramente, podem ser danificados por uma geada tardia, ou os bolbos podem apodrecer no solo frio e húmido.

Bolbo de cannabis pronto a ser plantado

Deve mergulhar os bolbos de cannabis antes de os plantar?

Esta é uma pergunta que recebo muitas vezes, por isso pensei em responder-lhe aqui. Não é necessário demolhar os bolbos de canna antes de os plantar.

No entanto, mergulhá-los durante 12-24 horas pode ajudar a quebrar a dormência mais rapidamente. Experimente adicionar um pouco de emulsão de peixe ou chá de composto à água antes de os mergulhar para lhes dar ainda mais impulso.

Como plantar bolbos de cannabis

Os bolbos de flores de canna são muito fáceis de plantar. Pode literalmente cavar um buraco, deitar os rizomas lá dentro, cobri-los com terra e a maioria deles crescerá muito bem.

O ideal é colocar as lâmpadas no orifício com as pontas pontiagudas viradas para cima ou para o lado.

Não é preciso ser muito cuidadoso, mesmo que não os coloque na perfeição, eles vão perceber qual é o caminho para cima.

A que profundidade plantar bolbos de cannabis

É preferível plantá-los 2 a 3 vezes mais fundo do que o tamanho do bolbo. Não os plante demasiado fundo, senão podem não crescer.

Assim, os bolbos maiores devem ser plantados mais profundamente do que os mais pequenos. Pode colocá-los em camadas ou espalhá-los um pouco, se preferir.

Qual a distância entre si para plantar bolbos de lírio-canário

Idealmente, deve espaçar as lâmpadas maiores com 12-18″ de distância. Eu recomendaria manter esse espaçamento se viver num clima quente onde são perenes.

Mas, como os canários só estão no solo durante alguns meses no meu jardim, a minha regra geral é espaçar os rizomas de modo a que não se toquem uns aos outros.

Se estiver num clima frio, como é o meu caso, não precisa de ser muito exigente quanto ao espaçamento, uma vez que não terão muito tempo para ficarem sobrelotadas.

Quanto tempo demora a germinação dos bolbos de cannabis?

A partir do momento em que se plantam os rizomas de canna no solo ou em vasos, são necessárias cerca de 4-6 semanas para que comecem a brotar. Quanto mais quente estiver o clima, mais rapidamente crescerão.

É por isso que é uma boa ideia começar a plantá-las em vasos dentro de casa várias semanas antes de as poder transplantar para o exterior.

Flor de canna multicolorida

Cuidados com o lírio Canna & Instruções de cultivo

Os lírios Canna são muito fáceis de cultivar, mas, como qualquer planta, têm condições ideais que preferem para se manterem saudáveis e terem o seu melhor desempenho.

Solo

No que diz respeito ao solo, as cannas não são muito exigentes, mas preferem um solo rico, fértil, bem drenado e que retenha a água.

O ideal é um solo consistentemente húmido, por isso é melhor plantá-las numa área onde a água não se acumule, mas onde o solo retenha bem a humidade.

Emendar os solos argilosos ou arenosos duros com minhocas ou composto para melhorar a fertilidade e a retenção de humidade. Escolher uma mistura de boa qualidade para vasos.

Fertilização

Os lírios-do-canário florescerão definitivamente muito melhor e de forma mais fiável se os alimentar regularmente durante o verão. Pode aprender tudo sobre a fertilização de flores aqui, mas abaixo estão algumas dicas rápidas.

Escolha um fertilizante orgânico com alto teor de fósforo. Misture grânulos de libertação lenta no buraco quando plantar os bolbos. Em seguida, cubra as plantas 2-3 vezes durante a estação de crescimento.

Um fertilizante solúvel em água de boa qualidade, uma emulsão líquida de peixe ou um chá de composto orgânico são óptimas opções para alimentar as cannas.

Lírio canário amarelo em flor

Luz solar

Os lírios-do-canário crescem melhor a pleno sol (6 horas ou mais). Toleram a sombra parcial, mas não florescem tão bem. Adoram o calor e desenvolvem-se em condições quentes e húmidas.

No entanto, se viver num clima muito quente, plante-as numa área que tenha sombra durante a tarde, quando o sol está mais forte. O sol quente e seco pode desbotar as flores - e, em casos extremos, pode queimar as folhas.

Água

As cannas adoram a humidade e são perfeitas para serem cultivadas em zonas que recebem muita água. Como já referi, algumas podem até ser plantadas num lago pouco profundo.

No entanto, ao cultivá-los em recipientes ou no jardim, o solo nunca deve estar constantemente saturado, ou os bolbos podem apodrecer.

Toleram condições de solo seco, desde que sejam regadas regularmente. Nesse caso, regue-as em profundidade semanalmente, mas nunca deixe o solo secar completamente.

Se tiver dificuldades com isto, recomendo que compre um medidor de humidade caro para o ajudar a regar as suas cannas sempre na perfeição.

Nenúfares crescendo na água

Controlo de pragas

São geralmente plantas livres de pragas, mas há alguns insectos a ter em atenção. Os escaravelhos japoneses adoram os canários. As lesmas e os caracóis também podem ser um problema.

Estes insectos normalmente só causam danos desagradáveis nas folhas e não matam a planta, mas, se não forem controlados, podem fazer com que as suas cannas não fiquem muito bonitas.

Métodos eficazes de controlo de pragas incluem a apanha manual dos insectos e a utilização de terra de diatomáceas para os matar. O sabão inseticida e os sprays hortícolas como o óleo de neem também funcionam bem.

Escaravelhos japoneses em lírios canna

Poda

Embora a poda não seja uma parte crucial dos cuidados com o lírio-canário, a monda regular das flores desbotadas encorajará novas florações.

Veja também: Colheita das couves-de-bruxelas - Tudo o que precisa de saber

Pode também cortar as folhas danificadas pelo vento ou por insectos, castanhas ou amareladas, se necessário, para manter a planta com o seu melhor aspeto.

Conselhos para a propagação do lírio Canna

A propagação das cannas só pode ser feita de duas maneiras: por semente ou por divisão. Algumas variedades produzem sementes, que podem ser guardadas e plantadas no próximo ano.

A melhor e mais fácil altura para o fazer é no outono, logo depois de desenterrar os bolbos, ou na primavera, antes da plantação.

Dicas de cuidados de inverno com o lírio de Canna

A melhor parte de cultivar cannas é que elas são muito fáceis de armazenar dentro de casa. Assim, pode manter as suas favoritas ano após ano!

Cavar os rizomas no outono, antes que o solo congele, e cortar toda a folhagem. Não há problema em deixar que a geada mate as folhas antes de levantar os bolbos.

Guarde-os num local fresco, seco e escuro durante o inverno, tendo o cuidado de não os secar completamente. Saiba mais sobre o inverno aqui.

Resolução de problemas comuns do lírio de Canna

A parte mais difícil dos cuidados com os lírios canna é quando as suas plantas têm problemas e não faz ideia da razão. Por isso, nesta secção, falarei sobre alguns problemas que pode encontrar e darei dicas para os resolver.

  • Folhas a ficarem castanhas - Ou o solo está demasiado seco, ou pode ser causado por danos provocados por insectos ou pelo vento. Certifique-se de que o solo nunca fica completamente seco entre regas e verifique se há insectos. Se os ventos fortes forem os culpados, é melhor mudar a planta de lugar.
  • Não floresce - O seu lírio canário está provavelmente numa área com demasiada sombra ou não está a receber fertilizante suficiente. Precisam de sol pleno e de alimentação regular para florescerem no seu melhor.
  • O lírio de Canna não está a crescer - Provavelmente, não está a apanhar sol suficiente ou a receber fertilizantes. A falta de água também pode atrasar o seu crescimento.
  • Folhas que se partem - Os ventos fortes e as tempestades podem danificar as folhas largas, especialmente se estiverem fracas por não serem regadas com frequência suficiente.

Folhas de canário danificadas pela geada

Cuidados com a planta lírio-do-canário FAQs

Nesta secção, responderei a algumas das perguntas mais frequentes sobre os cuidados a ter com o lírio canna. Se não encontrar resposta à sua pergunta em lado nenhum, coloque-a nos comentários abaixo.

Os canários são fáceis de cultivar?

Sim, os canários são super fáceis de cultivar e, uma vez estabelecidos, não requerem muita manutenção. Desde que lhes proporcione as condições adequadas e lhes dê os cuidados apropriados, será bem sucedido.

Os canários precisam de sol pleno?

Sim, as cannas crescem melhor com pelo menos 6 horas de luz solar direta. Toleram um pouco menos do que isso, mas podem não florescer se ficarem demasiado à sombra.

Como posso saber se os bolbos de canna estão mortos?

Se estiverem completamente secos ou apodrecidos, então pode considerar os seus bolbos de canna mortos. Além disso, se não crescerem após 2 meses de plantação em solo quente, então provavelmente nunca crescerão.

Até que altura crescem os lírios canna?

Alguns lírios podem atingir 10 pés de altura, enquanto outros são muito mais curtos e variam entre 3+ pés de altura.

Os canários espalham-se?

Sim, mas os canários não são plantas de propagação agressiva. Os tufos aumentam de tamanho todos os anos, mas não se espalham demasiado e mantêm-se no mesmo sítio.

No entanto, as sementes podem ser dispersas para mais longe, pelo que poderá encontrar mudas no seu jardim na primavera, se as deixar germinar.

As cannas voltarão todos os anos?

Depende do local onde vive. As canas são plantas tropicais, mas os rizomas podem sobreviver no solo durante todo o ano, desde que não congelem.

Por isso, se viver num clima mais quente, sim, elas voltarão a crescer. Se o solo congelar no local onde vive, não, elas não voltarão a crescer.

Veja também: Quando arrancar a relva na primavera

Os canários podem crescer dentro de casa?

Uma vez que os canários precisam de mais de 6 horas de luz solar direta, não crescem muito bem dentro de casa. Pode certamente tentar se tiver luzes de cultivo potentes que possa manter ligadas durante 12-14 horas por dia. Mas tenha cuidado com insectos como os ácaros.

Cultivar lírios canna em vasos ou no jardim não dá muito trabalho e é muito gratificante! Use-os para dar um toque tropical aos seus canteiros de flores e recipientes ao ar livre. Com os cuidados adequados, você pode desfrutar de suas flores lindas e brilhantes durante todo o verão.

Mais sobre a jardinagem de flores

    Partilhe as suas dicas de cuidados com o lírio canário nos comentários abaixo.

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.