Como cuidar de plantas de Poinsétia (Euphorbia pulcherrima)

 Como cuidar de plantas de Poinsétia (Euphorbia pulcherrima)

Timothy Ramirez

Os cuidados com as poinsétias podem ser complicados, mas não são difíceis de cultivar quando se sabe o que elas precisam. Neste post, vou dizer-lhe tudo o que precisa de saber para as manter vivas depois do Natal e durante muitos anos.

As poinsétias são símbolos brilhantes e bonitos da época festiva. A sua simples presença numa sala transforma o espaço num lugar mais festivo e alegre.

Embora sejam geralmente vendidas como plantas de oferta, é possível mantê-las a crescer durante todo o ano. São bastante fáceis de manter vivas e podem durar muitos anos.

Neste guia de cuidados detalhado, mostrar-lhe-ei tudo o que precisa de saber sobre como cultivar plantas de poinsétia durante o Natal e mais além.

Obterá toneladas de informações sobre elas e aprenderá tudo, desde a rega à luz, humidade, solo, repotenciamento, fertilização e muito mais!

Cuidados com a planta Poinsettias Visão geral

Nome científico: Euphorbia pulcherrima
Classificação: Planta tropical
Nomes comuns: Poinsétia, Estrela de Natal
Resistência: Zonas 10+
Temperatura: 60-80°F
Flores: Flores amarelas no inverno, as cores das brácteas variam consoante a variedade
Luz: Sol pleno a sombra parcial
Água: Deixar o solo secar entre regas, não regar em excesso
Humidade: Humidade elevada a média
Fertilizante: Alimento para plantas de uso geral da primavera ao outono
Solo: Solo de drenagem rápida
Pragas comuns: Ácaros-aranha, moscas brancas

Informações sobre Poinsettias

A poinsétia (Euphorbia pulcherrima) é uma planta da família das latexáceas, originária do México e da Guatemala, onde pode atingir os 3 metros de altura.

Crescem de forma selvagem no clima ideal e muitas pessoas consideram-nas mesmo ervas daninhas.

A sua facilidade de tratamento e manutenção contribuem para a sua popularidade. Bem, isso e o facto de serem um símbolo da época natalícia e uma parte icónica da nossa cultura festiva.

Diferentes tipos de poinsétias

Existem centenas de tipos diferentes de poinsétias que podem ser cultivadas atualmente. Tradicionalmente, são vermelhas, e essa continua a ser a cor mais popular no mercado.

Mas também pode encontrar cultivares cor-de-rosa, salmão, branco, mosqueado, e até azul ou roxo, se for do seu agrado.

Os tamanhos de cada variedade também variam consideravelmente. Durante a época festiva, pode encontrar pequenas que não crescem mais de 3-4″ de altura, enquanto as maiores podem ter vários metros de altura.

Uma variedade de cores diferentes de Euphorbia pulcherrima

Flores de Poinsétia

A época normal de floração das poinsétias é de dezembro a janeiro, mesmo a tempo das festas de fim de ano. Mas as flores provavelmente não são o que pensa.

As cores vermelhas, brancas, cor-de-rosa e mosqueadas das folhas são geralmente confundidas com as flores.

No entanto, as flores são, na verdade, pequenas estruturas amarelas e despretensiosas no centro da folhagem colorida.

A parte vistosa da planta que rodeia estas flores discretas é tecnicamente designada por brácteas e não por flores.

Pequenas flores amarelas de poinsétia em flor

Toxicidade da Poinsétia

É um equívoco comum pensar que as poinsétias são altamente tóxicas, no entanto, estudos demonstraram que não são tão perigosas como muitas pessoas pensam.

A seiva pode ser irritante para a pele e causar sintomas ligeiros se for ingerida. Por isso, é melhor ter cuidado ao podar e mantê-las fora do alcance dos animais de estimação que gostam de roer plantas.

Como cultivar poinsétias

Antes de nos debruçarmos sobre as instruções pormenorizadas de cuidados a ter com as poinsétias, é importante compreender alguns aspectos fundamentais sobre o local onde devem ser cultivadas, de modo a serem o mais bem sucedidas possível.

Resistência

Embora sejam cultivadas principalmente como plantas para presentes de Natal, as poinsétias são, na verdade, plantas perenes tenras que são resistentes em zonas 10 ou superiores.

O facto de serem a flor oficial do Natal é muito irónico, pois não toleram o frio.

Por isso, a menos que viva numa zona onde nunca congela, terá de levar o seu para dentro de casa durante o inverno.

Post relacionado: Como cuidar de um cato de Natal

Plantas de poinsétia variegadas vermelhas e brancas

Onde cultivar poinsétias

Se vive num clima suficientemente quente, pode cultivar a sua poinsétia ao ar livre durante todo o ano.

Um local ideal seria um sítio onde recebessem o sol da manhã e/ou da tarde, mas onde estivessem protegidos dos raios quentes da tarde.

Para o resto de nós, são melhores como plantas de casa. Precisam de luz brilhante e indireta, longe de quaisquer aberturas de aquecimento ou correntes de ar frio.

Apesar de poderem crescer dentro de casa durante todo o ano, beneficiam de estar no exterior durante o verão. Se quiser levar a sua para fora, espere até que a temperatura esteja consistentemente acima dos 60°F na primavera.

Aprenda tudo o que precisa de saber sobre como cultivá-las ao ar livre aqui.

Poinsettias a crescer no exterior num jardim

Cuidados com a planta Poinsétia & Requisitos de cultivo

Apesar das diferenças de aparência, todas as variedades de poinsétias têm as mesmas necessidades de cuidados básicos, o que é uma óptima notícia, pois facilita muito o seu cultivo.

Rega

Provavelmente, o maior erro que as pessoas cometem ao cuidar das poinsétias (e a causa mais comum da sua morte) é o excesso de rega. Elas não gostam de muita água.

As plantas precisam de humidade constante, mas as suas raízes não toleram a saturação. Por isso, é muito importante verificar sempre se precisam de humidade antes de adicionar mais.

Veja também: Receita de brownies de chocolate com abobrinha

O ideal é deixá-las secar pelo meio, mas nunca ao ponto de a planta começar a murchar.

Certifique-se de que o excesso escorre completamente da panela e nunca a deixe de molho. Se tiver dificuldade em acertar, recomendo que compre um medidor de humidade barato para o ajudar.

Caso contrário, pode aprender todos os pormenores sobre como e quando as regar aqui.

Humidade

Embora não gostem de muita água, adoram uma humidade elevada e detestam quando o ar fica demasiado seco.

Uma vez que o interior de uma casa normal é bastante seco no inverno, certifique-se de que fornece humidade extra.

Coloque-a num tabuleiro de seixos ou ponha um humidificador a funcionar ao lado dela. Não recomendo que se humedeça as folhas, porque isso pode causar doenças ou problemas de bolor, bem como manchas feias.

Luz

Em geral, as poinsétias crescem melhor com luz solar intensa e indireta. Coloque-as perto de uma janela virada para sul, onde receberão luz filtrada, ou diretamente numa exposição virada para este ou oeste.

Serão mais saudáveis e manterão as suas brácteas coloridas durante mais tempo se receberem 5-6 horas de luz solar indireta todos os dias.

Certifique-se apenas de que as mantém afastadas do sol direto enquanto estão a florescer, para que a cor dure mais tempo.

Se notar que está a começar a ficar pernalta ou a esticar-se em direção à janela, mude-a para um local mais luminoso ou adicione uma luz de crescimento.

Por outro lado, se as folhas estiverem a ficar brancas ou castanhas crocantes, ou se a planta estiver a cair, então pode estar a apanhar demasiado sol. Neste caso, mude-a para um local mais sombrio.

Fileiras de plantas de poinsétia alternando o vermelho e o branco

Requisitos do solo

Não são exigentes quanto à qualidade do solo, pelo que não é necessário comprar nada de especial. No entanto, deve sempre cultivá-las numa mistura de drenagem rápida.

Se preferir, pode usar uma mistura para vasos normal, mas adicione um pouco de perlite, areia grossa ou pedra-pomes à mistura para ajudar a melhorar a drenagem.

Repicagem

A melhor altura para replantar as poinsétias é na primavera ou no início do verão, o que ajudará a desencadear um novo crescimento.

Algumas pessoas repotencializam-nas anualmente como parte do processo de fazer com que floresçam novamente. Embora não seja necessário, é algo que pode tentar se não tiver sucesso em fazê-las ficar vermelhas.

Não se esqueça de utilizar sempre um recipiente com orifícios no fundo para permitir uma drenagem adequada. Pode sempre colocá-lo num vaso decorativo para o embelezar.

Fertilização

É importante fertilizar como parte da sua rotina regular de cuidados com as poinsétias para mantê-las saudáveis a longo prazo. Comece a alimentar na primavera e continue até ao outono.

Alimente-as de duas em duas semanas com fertilizante líquido ou chá de composto (que pode obter sob a forma de concentrado ou de saquetas de chá).

Ou adicione fertilizante de libertação lenta ao solo na primavera e algumas vezes durante o verão.

Parar em outubro/novembro e não as fertilizar enquanto estiverem a florescer.

Utilizar as poinsétias nas decorações de Natal

Temperatura

Como já referi, as poinsétias não suportam o frio, por isso, quando as comprar no inverno, certifique-se de que as embrulha bem antes de as transportar para o carro.

Depois de os trazer para casa, mantenha a temperatura entre 60-80°F. Eles também se dão melhor quando a temperatura é ligeiramente mais fresca (10-15°F) à noite do que durante o dia.

Para obter melhores resultados, não os coloque em locais onde possam encontrar rajadas de ar frio, como uma porta exterior ou uma janela com correntes de ar.

Não se esqueça também de os manter afastados de fontes de calor, como lareiras, radiadores ou aberturas de ventilação.

Poda

A poda é uma parte importante dos cuidados a longo prazo com as poinsétias, que tendem a ficar altas e esparsas com a idade, e a poda regular irá mantê-las cheias e densas.

Corte os caules na primavera para favorecer a ramificação e a formação de muita folhagem nova. Utilize uma tesoura de poda esterilizada e afiada e não se esqueça de usar luvas e proteção ocular para evitar a exposição à seiva.

Questões relacionadas com doenças

Existem algumas doenças que infectam habitualmente as poinsétias e que podem causar grandes problemas. A antracnose é um fungo que provoca a formação de lesões brancas nos caules.

Outra doença fúngica que as infecta é o oídio, que embora não seja suscetível de matar a sua planta, pode afetar negativamente o seu aspeto.

A melhor maneira de evitar ambos é regar na zona das raízes, em vez de regar por cima da folhagem. Além disso, certifique-se de que não estão demasiado cheias e que cada uma recebe bastante fluxo de ar.

Controlo de pragas

Na maior parte dos casos, as poinsétias não têm muitos problemas com pragas de insectos, mas são por vezes susceptíveis aos ácaros e às moscas brancas.

Estas duas pragas alimentam-se das folhas, mas antes de iniciar os tratamentos, é melhor não pulverizar nada sobre a folhagem.

Assim, se encontrar insectos, pode limpar a parte superior e inferior das folhas com um pano húmido embebido numa solução de óleo de nim ou de sabão inseticida.

Também pode tentar lavá-las com sabão líquido suave diluído (1 colher de chá por litro de água) e enxaguá-las bem. Mas certifique-se de que testa primeiro em algumas folhas para evitar danos.

Lindas plantas de poinsétia branca

Conselhos para a propagação de poinsétias

A forma mais fácil de propagar as poinsétias é retirar estacas de uma planta adulta, certificando-se de que têm 4-5″ de comprimento e alguns nós de folhas.

Retire as folhas inferiores e deixe-as curar até que as feridas fiquem calosas. Em seguida, mergulhe a extremidade cortada em hormona de enraizamento e coloque-as numa mistura de solo arenoso.

Também pode cultivá-las a partir de sementes, o que é bastante fácil, mas demorará muito tempo a obter uma planta substancial. Mas seria divertido fazer experiências!

Resolução de problemas de cuidados com a poinsétia

A parte mais difícil de cuidar de uma poinsétia é quando a sua planta começa a ter problemas e não faz ideia do que se passa. Por isso, abaixo enumerei alguns dos problemas mais comuns, com dicas para os resolver.

As folhas estão a cair

A queda das folhas é geralmente causada por mudanças bruscas de temperatura ou por uma rega incorrecta (excessiva ou insuficiente).

Verifique o solo para se certificar de que não está molhado ou seco como um osso e, em seguida, certifique-se de que não estão expostos a correntes de ar quentes ou frias.

É normal que as folhas comecem a cair depois de terminada a floração e que comecem o seu período de repouso.

Folhas caídas

As folhas caídas também são causadas por uma rega excessiva ou insuficiente ou pela exposição a correntes de ar extremamente quentes ou frias.

Verifique a temperatura do local e regue apenas quando a camada superior do solo estiver seca.

Manchas brancas

Na maioria das vezes, as manchas brancas nas folhas são causadas por gotas de água, mas também podem ser causadas por doenças.

Para o evitar, regue na base da planta, melhore a circulação do ar, não a vaporize e mantenha a folhagem sempre seca.

Folhas amarelas

O amarelecimento é quase sempre causado por um excesso de rega. Deixe o solo secar mais entre as regas e utilize um medidor de humidade para o corrigir.

Certifique-se também de que o vaso tem orifícios de drenagem adequados e nunca o deixe de molho num tabuleiro de recolha de água cheio.

Folhas de poinsétia com manchas castanhas

Perguntas frequentes sobre os cuidados a ter com a planta da poinsétia

Nesta secção, responderei a algumas das perguntas mais frequentes sobre os cuidados a ter com as poinsétias. Se não encontrar a sua pergunta aqui, coloque-a nos comentários abaixo.

As poinsétias voltam todos os anos?

Sim, as poinsétias voltam todos os anos no seu habitat natural, mas é preciso mantê-las dentro de casa durante o inverno, a não ser que viva num clima muito quente (zona 10 ou superior).

É possível manter uma poinsétia durante todo o ano?

Sim, é possível manter uma poinsétia durante todo o ano, e não é assim tão difícil cuidar delas quando se sabe o que exigem.

Durante quanto tempo se pode manter viva uma poinsétia?

As poinsétias podem ser mantidas vivas durante muitos anos. São plantas perenes nas zonas 10 ou superiores, mas também podem dar-se bem como planta de casa.

Quanto tempo duram as poinsétias?

As poinsétias tendem a durar cerca de 2-3 meses após as férias, com os cuidados adequados. No entanto, podem viver durante muitos anos, se estiver disposto a enfrentar o desafio.

Onde é que as poinsétias crescem melhor?

As poinsétias crescem melhor numa área onde recebam luz solar brilhante e indireta e onde a temperatura se mantenha entre os 60-80°F.

Veja também: Como cuidar da figueira-da-índia (Ficus lyrata)

Os cuidados a ter com as poinsétias não são difíceis quando se sabe como fazê-lo. Por isso, depois de as incorporar na sua decoração natalícia, não se esqueça de manter a sua poinsétia em crescimento para poder apreciá-la ano após ano.

Se quer aprender tudo o que há para saber sobre a manutenção de plantas de interior saudáveis, então precisa do meu eBook sobre Cuidados com as Plantas de Interior, que lhe mostrará tudo o que precisa de saber sobre como manter todas as plantas da sua casa a prosperar. Descarregue a sua cópia agora!

Mais guias de cuidados com plantas para férias

    Partilhe as suas melhores dicas para cuidar de poinsétias na secção de comentários abaixo.

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.