Como se livrar das lesmas no jardim de forma natural

 Como se livrar das lesmas no jardim de forma natural

Timothy Ramirez

Livrar-se das lesmas no jardim pode parecer uma tarefa impossível, mas pode ser feito! Neste post, você aprenderá tudo sobre lesmas: seu ciclo de vida, hábitos alimentares e danos, de onde elas vêm e muito mais. Em seguida, darei várias dicas para ajudá-lo a controlar as lesmas para que você possa eliminá-las.

As lesmas são uma das pragas de jardim mais destrutivas e frustrantes que existem. Escondem-se durante o dia e saem à noite para se banquetearem no seu jardim.

Não é nada divertido descobrir que, enquanto dormia, estas pragas viscosas estavam a destruir as suas plantas favoritas!

Controlar as pragas de jardim pode ser difícil. Embora seja possível livrar-se das lesmas, terá de ser diligente e encontrar os métodos que funcionam melhor para si.

Quando descobrir como controlar as lesmas organicamente, e se mantiver firme, poderá eventualmente livrar-se delas completamente.

O que é uma lesma?

As lesmas são pragas destrutivas que se desenvolvem em zonas húmidas e sombrias do quintal. Escondem-se durante o dia e saem à noite para se alimentarem de muitos tipos diferentes de plantas.

Deixam um rasto de baba por onde quer que passem. Por isso, pode reparar em linhas brilhantes nas suas plantas ou no solo logo de manhã cedo. Chamam-se rastos de lesma e são um sinal seguro da presença de lesmas.

Qual é o aspeto das lesmas?

As lesmas são coisas viscosas, de corpo mole e aspeto feio, que se assemelham muito aos caracóis sem a concha no dorso.

Podem ser de cor castanha, preta ou cinzenta, e de tamanhos diferentes consoante a espécie. As lesmas do meu jardim têm normalmente cerca de 1″ de comprimento, mas alguns tipos podem ficar muito maiores do que isso.

A baba é o seu mecanismo de defesa. Por isso, se não tiver a certeza de que tem lesmas, a melhor forma de o saber é tocar-lhes (mas atenção que é nojento!). Se lhes tocar, elas vão fazer baba, o que lhe dará uma identificação positiva.

Uma lesma no meu jardim

Ciclo de vida das lesmas

As lesmas passam o inverno como adultos ou ovos e hibernam no solo, debaixo de restos de plantas ou na cobertura vegetal. Na primavera, quando as condições são as adequadas, os adultos emergem para começar a alimentar-se e a acasalar, e os ovos adormecidos começam a eclodir.

Apesar de a maior parte das lesmas serem hermafroditas (ou seja, terem órgãos reprodutores femininos e masculinos), continuam a precisar de um parceiro para se reproduzirem, o que significa que cada lesma é capaz de pôr ovos.

As lesmas adultas põem os seus ovos em zonas húmidas, como debaixo de pedras, no composto, na cobertura vegetal ou no solo. Em condições ideais, os ovos das lesmas demoram cerca de 2 semanas a eclodir. Caso contrário, ficam em estado de dormência até que as condições sejam favoráveis à sua eclosão.

As lesmas bebés podem demorar vários meses a atravessar a fase juvenil antes de se tornarem adultos maduros, mas podem alimentar-se de plantas em qualquer altura durante estas três fases do seu ciclo de vida. Os adultos podem pôr ovos durante toda a estação de crescimento, pelo que se sobrepõem várias gerações.

As lesmas descansam durante os períodos quentes e secos e deixam de se alimentar e acasalar até que volte a ficar fresco e húmido. Mas em condições favoráveis, a sua população pode explodir muito rapidamente.

De onde vêm as lesmas?

As lesmas são pequenos demónios sorrateiros, noturnos, que se escondem em zonas escuras, como debaixo de folhas, plantas ou cobertura vegetal durante o dia. É por isso que pode ser difícil livrar-se das lesmas.

São excelentes escondedores e é raro vê-los à solta, ou mesmo encontrá-los durante o dia. Assim que o sol se põe, saem com toda a força e começam a alimentar-se de tudo o que está à vista.

Muitas pessoas ficam confusas quando vêem danos nas plantas que parecem ter aparecido de um dia para o outro. Muitas vezes, culpam outros insectos que vêem, sem perceber que as lesmas são as culpadas.

Duas lesmas a acasalar no jardim

O que é que as lesmas comem?

Pode notar que as lesmas preferem certas plantas no seu jardim, o que se deve em parte à sua localização, pois as lesmas desenvolvem-se em zonas sombrias e húmidas do jardim.

As lesmas comem praticamente tudo, mas gostam mais de certos tipos de plantas do que de outros. Algumas das suas preferidas nos meus jardins são as hostas, os feijões, as abóboras, as couves, as alfaces, os tomates e as plântulas.

Qual é o aspeto dos danos causados pelas lesmas?

Os danos causados pelas lesmas nas plantas são parecidos com buracos de forma irregular ou bordas irregulares nas folhas. No pior dos casos, as lesmas podem devorar as plantas maduras até aos nódulos.

Também podem comer frutos e legumes que ainda estão nas plantas. Estes danos parecem buracos perfeitamente arredondados, quase como se alguém tivesse usado um espremedor de melões.

Quanto às plantas pequenas e às plântulas... bem, essas podem ser comidas até ficarem apenas com um caule ou desaparecerem completamente de um dia para o outro.

Veja também: Como cultivar & Cuidados com as plantas de begónia

Danos causados por lesmas nas folhas das minhas hostas

Como se livrar das lesmas no jardim de forma natural

Agora que já sabe tudo sobre as lesmas e de onde vêm, pode concentrar os seus esforços de controlo de pragas para as eliminar do seu jardim.

Felizmente, não precisa de recorrer a pesticidas químicos tóxicos (e nem deve!). Há imensos métodos seguros de controlo de lesmas que pode utilizar para livrar o seu jardim destas pragas viscosas e comedoras de plantas.

Métodos naturais de controlo de lesmas

A seguir, apresento-lhe várias opções para controlar as lesmas. Se for persistente na sua luta, conseguirá livrar-se das lesmas no seu jardim!

Mas tenha em mente que será necessário mais do que um tratamento. Além disso, pode ser necessário combinar vários desses métodos para encontrar a solução perfeita. Aqui estão algumas opções naturais e orgânicas para controlar as lesmas no jardim...

Post relacionado: Remédios e Receitas Naturais para o Controlo de Pragas de Jardim

Apanhe à mão as lesmas do seu jardim

Eu gosto de chamar a este método "caça às lesmas". Apanhar lesmas à mão é fácil e satisfatório, desde que se acerte no momento certo. Ah, e não se esqueça de usar luvas descartáveis para não ficar com as mãos sujas de lodo (o lodo das lesmas é muito difícil de lavar!).

Para caçar lesmas, pegue na sua lanterna e vá para o jardim depois do pôr do sol. Pode demorar algum tempo a encontrar as lesmas, mas os seus rastos de baba brilharão à luz. Por isso, siga a baba e encontrará de certeza lesmas.

São lentas e enrolam-se quando lhes tocamos, pelo que são fáceis de apanhar. Para matar as lesmas, basta deixá-las cair num balde com água e sabão. Pode esmagá-las, mas eu fico demasiado enojada com isso!

Deixo-as no balde durante a noite e, de manhã, despejo o conteúdo no caixote de compostagem - lesmas mortas e tudo. Se não tiver um caixote de compostagem, pode deitar as lesmas mortas nas ervas daninhas ou deitá-las no lixo.

Lesma enrolada numa planta hortícola

Fazer uma armadilha de cerveja para lesmas

Já deve ter ouvido dizer que as lesmas adoram cerveja. É verdade, elas não lhe resistem! Porque é que as lesmas gostam de cerveja? São atraídas pela levedura. Eis como fazer uma armadilha para a cerveja para lesmas...

Basta afundar um recipiente raso descartável (ou usar uma armadilha para lesmas) no solo, de modo a que a borda fique ao nível do solo, e depois enchê-lo com cerveja fresca imediatamente antes do pôr do sol. As lesmas cairão na cerveja e afogar-se-ão.

Para esvaziar o sifão, basta deitar o conteúdo no caixote do lixo - cerveja e tudo - ou deitar o sifão inteiro no lixo, se for feito de um material descartável.

Descobri que a melhor cerveja para as armadilhas para lesmas é a mais barata, felizmente para nós! Mas, infelizmente, elas gostam de cerveja fresca. Por isso, para obter os melhores resultados, deve esvaziar as armadilhas e enchê-las com cerveja fresca diariamente. Pode ser um pouco dispendioso.

Armadilha de cerveja para lesmas

Faça a sua própria armadilha para lesmas (sem usar cerveja)

Como já referi várias vezes, as lesmas gostam de locais húmidos e escuros. Por isso, pode criar armadilhas para lesmas, fazendo esconderijos ideais para elas, e depois apanhá-las à mão de manhã. Aqui estão algumas ideias para fazer uma armadilha para lesmas...

  • Coloque um pouco de papelão ou madeira molhada numa área que tenha problemas com lesmas. De manhã, pode levantá-lo e encontrá-las escondidas por baixo.
  • Pegue em algumas pedras ou tijolos grandes e coloque-os debaixo das plantas susceptíveis. As lesmas esconder-se-ão debaixo das pedras húmidas. Vire as pedras de manhã para encontrar as lesmas escondidas.
  • Elas adoram frutas e legumes velhos ou apodrecidos. Por isso, use alguns como isco para apanhar lesmas e coloque-os debaixo de uma tenda feita de cartão ou outro material. É provável que encontre algumas a alimentarem-se do seu isco de armadilha para lesmas de manhã.

Use terra de diatomáceas para lesmas de jardim

Polvilhe terra de diatomáceas (DE) à volta da base das plantas de que as lesmas mais gostam, pois esta cortará os seus corpos moles quando estas se deslizarem sobre ela, matando-as.

A desvantagem da utilização de terra de diatomáceas para o controlo de lesmas é que tem de ser reaplicada depois de chover. Também não é a melhor forma de se livrar das lesmas, uma vez que a terra de diatomáceas pode matar outros insectos que passam por ela.

Experimente pôr sal numa lesma

O sal de mesa pode funcionar para matar as lesmas, desidratando-as e secando os seus corpos. Basta polvilhá-lo diretamente sobre as lesmas.

No entanto, tenha muito, muito cuidado ao utilizar o sal no seu jardim. Demasiado sal pode ser prejudicial para as suas plantas, ou arruinar o solo, pelo que não poderá cultivar nada. Utilize este método com moderação.

Lesma de jardim a alimentar-se de um tomate

Criar uma barreira contra lesmas de cobre

O cobre dá um choque nas lesmas quando estas lhe tocam, o que as dissuade de o atravessar. Assim, pode criar uma barreira à volta das suas plantas, vasos ou canteiros elevados para manter as lesmas afastadas.

Para proteger as plantas das lesmas, o cobre tem de ser suficientemente espesso para que elas não o consigam ultrapassar (as moedas velhas são demasiado pequenas). Pode comprar uma rede de cobre feita especificamente para este fim ou usar fita repelente de lesmas de cobre.

Experimente os grãos de café para controlar as lesmas

A borra de café repele as lesmas? Não posso falar por experiência própria, porque nunca experimentei, mas há quem jure que espalhar borra de café à volta das plantas repele as lesmas.

Diz-se que a cafeína é tóxica para as lesmas, e é por isso que elas evitam a borra de café. Por isso, se a borra de café estiver facilmente disponível, tente criar uma barreira à volta das suas plantas para ver se funciona para manter as lesmas afastadas.

Escolha plantas resistentes a lesmas

Embora possa parecer que as lesmas comem tudo e mais alguma coisa, há de facto muitos tipos de plantas de que elas não gostam. Algumas podem mesmo ser consideradas plantas repelentes de lesmas.

Não gostam de plantas mal cheirosas, por isso evitam a maior parte das ervas aromáticas e vegetais como o alho e a cebola. Muitos jardineiros utilizam-nas como plantas companheiras que mantêm as lesmas afastadas.

Também reparei que não incomodam algumas outras plantas do meu jardim: begónias, fetos, hortênsias, chagas, lantanas, astilbe, flox e clematis, para citar algumas.

Aplicar granulado orgânico para lesmas

Atualmente, existem muitos tipos diferentes de granulados ou pastilhas para lesmas no mercado, que podem ser muito eficazes para se livrarem das lesmas, mas tenha cuidado porque alguns tipos contêm químicos que são tóxicos para os animais de estimação e para as pessoas!

Por isso, utilize sempre granulados de lesmas não tóxicos (Sluggo e Garden Safe são duas grandes marcas), que contêm ingredientes naturais que são venenosos para as lesmas, mas seguros para nós e para o ambiente.

Os granulados naturais para lesmas funcionam atraindo as lesmas, que comem os granulados e morrem pouco tempo depois. Basta polvilhá-los sobre o solo à volta das plantas afectadas.

Polvilhar as minhas hostas com granulado orgânico para lesmas

Como prevenir as lesmas no seu jardim

Depois de descobrir os métodos que funcionam melhor para se livrar das lesmas no seu jardim, vai querer evitar que elas voltem. Aqui estão algumas dicas rápidas de prevenção de lesmas...

  • Limpar o seu jardim de materiais vegetais mortos e detritos no outono pode ajudar a evitar que as lesmas aí passem o inverno.
  • Se tiver um caixote de compostagem, não se esqueça de o virar frequentemente para evitar que as lesmas se alimentem, se escondam e acasalem lá dentro.
  • Experimente usar um repelente natural de lesmas feito de lã. As lesmas não gostam da sensação da lã, por isso vai manter as lesmas longe das plantas.
  • As lesmas preferem áreas cobertas com coberturas mortas pesadas, por isso tente usar uma cobertura morta leve nas áreas infestadas de lesmas do seu jardim.
  • Lavrar ou revolver o solo no outono ajudará a expor ou a matar as lesmas e os seus ovos.

Lesmas a comer folhas de feijão verde

Perguntas frequentes sobre o controlo de lesmas

Nesta secção, vou responder a algumas das perguntas mais frequentes sobre como se livrar de lesmas. Se ainda tiver alguma dúvida depois de ler este artigo e estas FAQs, pergunte nos comentários abaixo. Responderei o mais rápido possível.

O que é que atrai as lesmas para o meu jardim?

Como já referi algumas vezes, as lesmas desenvolvem-se em locais frescos, húmidos e à sombra, pelo que serão atraídas para o seu jardim se as condições forem ideais e se houver comida para elas.

O que é que come as lesmas?

Felizmente para nós, as lesmas têm muitos predadores naturais (e é por isso que é super importante usar métodos orgânicos de controlo de lesmas!)

Alguns dos comedores de lesmas mais ferozes são as rãs, os sapos, os pássaros, as galinhas, as cobras, as tartarugas, os escaravelhos e as larvas de pirilampo.

Veja também: Controlo natural de pragas para plantas de interior... Diga NÃO aos pesticidas tóxicos!

O óleo de neem funciona com lesmas?

Sim, utilizo o óleo de neem para as lesmas no início da primavera apenas para proteger as minhas plântulas em risco, para que não sejam destruídas antes de poderem crescer.

No entanto, o óleo de neem não é a melhor solução para se livrar das lesmas, pois apesar de ser um pesticida natural, mata muitos tipos diferentes de insectos, pelo que é melhor usá-lo com moderação no jardim.

Quando é que as lesmas saem?

As lesmas saem geralmente à noite, depois do pôr do sol, mas por vezes saem durante o dia em zonas com muita sombra.

A farinha de milho mata as lesmas?

É discutível, mas já ouvi pessoas elogiarem o facto de a farinha de milho ter funcionado para se livrarem das lesmas de forma natural. Eu experimentei e é verdade que as lesmas adoram mesmo comer farinha de milho.

Mas não vi qualquer redução na quantidade de lesmas após alguns dias e senti que estava apenas a alimentar as lesmas. Por isso, desisti desse método.

As lesmas afogam-se na água?

Sim, as lesmas não sabem nadar e afogam-se na água ou numa armadilha para cerveja. Não sei quanto tempo demoram a afogar-se na água, por isso ponho sempre sabão líquido na água para acelerar o processo.

Livrar-se das lesmas pode parecer uma tarefa impossível, mas é possível. Pode ser necessário um pouco de tentativa e erro para encontrar os melhores produtos ou métodos de controlo de lesmas que funcionem para si. Mas a sua persistência vai compensar e o seu problema com as lesmas acabará por desaparecer!

Mais artigos sobre controlo de pragas de jardim

    Partilhe as suas dicas ou métodos para se livrar das lesmas nos comentários abaixo.

    Timothy Ramirez

    Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.