Como projetar uma plantação de fundação para o jardim da frente

 Como projetar uma plantação de fundação para o jardim da frente

Timothy Ramirez

A plantação de alicerces é mais intimidante do que a plantação de outros canteiros de jardim, porque é o principal ponto focal em frente à sua casa. Quero torná-lo mais fácil. Por isso, neste post, vou guiá-lo passo a passo por tudo, desde o planeamento e design, até à plantação.

Veja também: Como cultivar bolbos de amarílis encerados

Descobrir o que plantar em frente à sua casa pode ser muito stressante para os novos jardineiros, mas na verdade não é muito diferente de qualquer outro canteiro de jardim.

A seguir, vou simplificar os fundamentos da plantação de alicerces, além de lhe dar muitas dicas e ideias para planear e conceber os canteiros na parte da frente da sua casa.

Em seguida, vou guiá-lo através do processo de criação do meu próprio plano de jardim de fundação do jardim da frente e como plantar tudo, passo a passo.

O que é a plantação de fundações?

Plantação de fundações é um termo geral utilizado para descrever os canteiros de flores e paisagens que se situam ao lado ou à volta da base de uma casa.

A maioria das pessoas pensa na parte da frente da casa quando ouve este termo, mas os jardins de fundação também podem estar nos lados ou nas traseiras.

Noções básicas de plantação de fundações

Mas antes de arrancar aqueles arbustos velhos e desgrenhados ou de comprar plantas, reserve algum tempo para fazer um planeamento.

Isto não só ajudará a garantir um belo projeto paisagístico de base, como também facilitará muito a escolha das plantas.

Descobrir a exposição solar

Antes de começar a planear, deve medir a exposição solar da área. Se for como eu, pode descobrir que tem de lidar com duas exposições diferentes.

As plantas diretamente em frente à minha casa estão à sombra parcial, mas as da extremidade estão a pleno sol. Por isso, tive de incorporar isso no meu plano de design. Saiba como determinar a exposição solar de uma área de jardim.

Exposição solar mista no jardim perto da casa

Medir a área de plantação

Para ajardinar debaixo das janelas da frente, deve medir a altura das mesmas, de modo a obter arbustos e plantas que tenham a altura adequada e que não acabem por cobrir as janelas quando estiverem maduras.

Veja também: Como controlar as pragas do jardim de forma natural

Além disso, meça a profundidade e a largura da área para ter uma ideia de quantas plantas são necessárias para a preencher, mas sem a sobrecarregar.

Veja o estilo da sua casa

Quando estiver a pensar em ideias, pense primeiro no estilo da sua casa. Pode achar mais fácil fazer alguma pesquisa para obter inspiração para o estilo específico que tem.

Tire algumas fotografias da frente da sua casa e leve-as consigo ao centro de jardinagem, que poderá sugerir as plantas mais adequadas.

Proporcionar o espaçamento adequado

O espaçamento correto é uma das coisas mais difíceis na conceção de uma bela plantação de alicerces.

É difícil pensar em esperar alguns anos até que tudo se encha. Mas resista à vontade de apinhar as plantas, sobretudo os arbustos.

Plantar demasiado perto umas das outras criará uma sensação de desarrumação e de crescimento excessivo quando tudo atingir o tamanho normal.

Pode sempre preencher os espaços vazios com plantas anuais e recipientes até as plantas perenes e os arbustos amadurecerem.

Esboço do projeto de plantação da fundação

Se tiver dificuldade em visualizar tudo, pode ser útil fazer um esboço do seu design primeiro.

Pode utilizar uma fotografia da fachada da sua casa para desenhar, ou pode simplesmente desenhá-la num papel para ter uma ideia.

Mesmo que não seja perfeito ou à escala, colocar as suas ideias no papel pode ajudar a fazer fluir a criatividade.

Como conceber plantações de fundação

Escolher plantas é divertido, mas também pode ser stressante - especialmente para a plantação de alicerces! Por isso, abaixo partilho algumas dicas sobre como escolher as melhores plantas e arbustos para a frente da sua casa.

Se precisar de ideias específicas, consulte a minha lista de 21 das melhores plantas de fundação aqui.

Determinar as dimensões das plantas

O aspeto mais importante a ter em conta ao planear o seu jardim de fundação é o tamanho das plantas adultas.

Não se pretende nada que cubra as janelas e pareça estar coberto de vegetação, ou que tenha de ser constantemente aparado.

Além disso, tenha cuidado ao escolher árvores e arbustos de grande porte. Muitas vezes, vejo pessoas a plantá-los mesmo ao lado da fundação, sem pensar no seu tamanho total.

Quando amadurecem, os grandes espécimes podem causar grandes dores de cabeça e, eventualmente, danificar os alicerces, os revestimentos ou o telhado da sua casa.

Escolher os arbustos para plantar à frente da casa

Pense em cores complementares

Escolha plantas que complementem a cor da sua casa, bem como aquelas que criem um bom contraste.

Devem também complementar-se e contrastar entre si, para que as coisas sobressaiam realmente.

Por exemplo, a folhagem escura dos arbustos que escolher pode constituir um belo pano de fundo para flores e plantas perenes brilhantes e coloridas.

Considerar as formas

Também pode querer considerar as formas que utiliza no seu projeto de plantação de alicerces.

Observe as formas dominantes da sua casa e veja se pode incorporar variedades que complementem ou imitem essas formas, mas não exagere.

Plantar em camadas

Ao planear os canteiros para a parte da frente da sua casa, pense em criar camadas. Os mais altos devem ser colocados na parte de trás, depois cada fila deve descer, de modo a que os mais baixos fiquem na parte da frente.

Leia as etiquetas e planeie as suas camadas com base nos tamanhos que terão quando tudo estiver crescido.

Acrescentar interesse visual

Um dos maiores erros que vejo nos projectos de plantação de alicerces é quando os canteiros são preenchidos com plantas feias ou aborrecidas de cor verde simples.

A utilização de arbustos de folha perene no seu design cria uma boa âncora e folhagem durante todo o ano, mas não se esqueça de misturar muito contraste e cor para acrescentar interesse visual e fazer sobressair a sua casa.

Se estiver com dificuldades em escolher as cores, olhe para a sua casa para se inspirar. Se tiver uma porta vermelha, adicione alguns toques de vermelho ao seu design.

Se a sua casa for de tijolo, escolha plantas e flores que realcem as cores do tijolo.

Leia o rótulo para saber os períodos de floração, para que possa escolher uma boa variedade para uma cor constante durante todo o verão.

Fotografias de antes dos canteiros de flores à volta dos alicerces da minha casa

Criar unidade em toda a paisagem

Não olhe apenas para a frente da sua casa, dê um passo atrás e olhe para todo o seu jardim antes de começar a planear o seu design.

Veja se pode incorporar o estilo e as plantas de outras áreas de jardim nos seus canteiros de fundação para criar unidade em toda a paisagem.

Projeto de plantação de fundações passo a passo

Para lhe dar um exemplo e ajudar a dar asas à sua criatividade, vou guiá-lo passo a passo pelo processo de redesenho da minha plantação de alicerces na parte da frente da minha casa.

Eis os passos rápidos e, em seguida, analisarei cada um deles em pormenor.

  1. Remover as plantas velhas
  2. Teste & alterar o solo
  3. Cultivar o solo
  4. Desenhar o seu design
  5. Colocar primeiro as plantas focais
  6. Colocar o resto em camadas
  7. Viver com isso durante alguns dias
  8. Plantar tudo
  9. Adicionar cobertura vegetal

Antes de começar, certifique-se de que a área é marcada pelas empresas de serviços públicos, o que é especialmente importante fazer antes de ajardinar à volta das fundações.

Vivemos nesta casa há 16 anos e nunca soube que este cano estava aqui! Pensem no que poderia ter acontecido se eu tivesse batido nele com o meu cultivador.

Tubo escondido debaixo do solo perto dos alicerces da casa

Etapa 1: Retirar as plantas velhas - Não se sinta mal por retirar as plantas velhas! É claro que pode deixar as que sabe que quer manter (eu deixei algumas na minha).

Coloque as que pretende manter em vasos e incorpore-as no design do seu novo jardim de fundação, ou transfira-as para uma área diferente.

Arrancar a vegetação antiga à volta dos alicerces da casa

Passo 2: Testar e amortecer o solo - O solo da fundação é geralmente de muito má qualidade, porque os construtores utilizam um material de enchimento barato, cheio de pedras e sujidade.

Se nunca o fez antes, recomendo que o teste primeiro.

Assim, saberá exatamente o que precisa de lhe acrescentar. Determinar a acidez também o ajudará a escolher as plantas certas.

Etapa 3: Cultivar o solo - O solo das fundações não só é de má qualidade, como também foi compactado por todo o equipamento pesado de construção de casas. O solo junto à minha casa era tão duro que era difícil até cavar um buraco.

Cultivar não só irá misturar os nutrientes que adicionou no passo 2, como também ajudará a quebrar o solo compactado para que seja mais fácil para as plantas estabelecerem-se.

Uma vez terminado, remexa o solo de modo a que fique novamente nivelado, mas não se esqueça de o nivelar de modo a que o solo desça num ângulo afastado da casa.

A nivelação do solo à volta da casa é importante para que a água se afaste da fundação, evitando quaisquer problemas de humidade.

Preparação do solo de fundação para plantação

Passo 4: Desenhe o seu design - Este passo é muito importante, por isso não o salte, ou pode acabar por ter de refazer muitas coisas no futuro.

De facto, devolvi algumas coisas depois de as ter arrumado, porque me apercebi de que não teria espaço suficiente para tudo.

Por isso, antes de começar a cavar, coloque tudo no sítio onde quer plantar. Deixe as plantas nos seus vasos para poder deslocá-las facilmente.

Plantas perenes para a frente da minha casa

Etapa 5: Colocar primeiro as plantas focais A maioria das pessoas usa arbustos, mas pode usar plantas perenes de grande porte ou mesmo trepadeiras.

Seja qual for a sua decisão, certifique-se de que é proporcional à área. As suas âncoras devem preencher o espaço, mas não sobrecarregá-lo em poucos anos.

Eu sabia que ia colocar três arbustos focais debaixo das janelas altas da minha casa para quebrar o revestimento simples.

Mas não queria tapar completamente o bonito tijolo, nem usar nada que bloqueasse as janelas baixas à direita.

Além disso, tinha um canto grande para preencher, por isso quis escolher uma planta focal grande para essa área também.

Passo 6: Coloque o resto em camadas - Agora que sabe a localização e o tamanho das suas plantas focais, está na altura de adicionar o resto das camadas.

As mais altas (as âncoras) devem ficar na parte de trás, junto à casa. Depois, coloque cada fila em camadas, de modo a que as mais baixas fiquem na parte da frente.

Depois de ter tudo colocado no sítio que lhe agrada, tire um tempo para medir o espaçamento correto. Meça a partir da casa e também entre todas as plantas para que não fique superlotado quando tudo estiver preenchido.

Desenhar o desenho do meu canteiro de flores de fundação

Etapa 7: viver com isso durante alguns dias - Agora que já tem tudo devidamente espaçado e disposto da forma que pretende, afaste-se.

Deixe-o durante alguns dias ou mesmo durante toda a semana antes de plantar qualquer coisa. Se não tiver mexido em nada até ao fim da semana, sabe que está certo.

Lembre-se de que pode parecer esparso agora, mas daqui a alguns anos terá um aspeto fabuloso. Aperte os olhos e tente imaginar como será quando tudo estiver crescido.

Etapa 8: Plantar tudo - Como referi acima, o solo dos alicerces está normalmente muito compactado. Por isso, cave um buraco com o dobro do tamanho do torrão e deite-lhe um pouco de água antes de o plantar.

É uma boa ideia deixar o topo do torrão ligeiramente acima da linha do solo, para que não se afunde demasiado quando a terra assentar.

Saiba mais sobre como transplantar corretamente as plantas de jardim aqui.

Eu a plantar arbustos junto à casa

Etapa 9: Adicionar cobertura vegetal - Depois de ter tudo plantado, só falta acrescentar a cobertura vegetal. Recomendo a utilização de uma cobertura vegetal natural de madeira dura para os canteiros de fundação, em vez de pedra.

A rocha pode ficar muito quente ao sol e queimar as plantas, além de ser muito difícil de trabalhar se for necessário desenterrar ou replantar algo mais tarde.

A cobertura vegetal de madeira ajuda a reter a humidade, a manter as raízes frescas, a proteger as plantas durante o inverno e a alimentá-las à medida que se decompõe.

Escolha um que complemente a cor da sua casa e também acentue as plantas. Saiba como colocar corretamente o mulch aqui.

Plantação de canteiros de flores na frente da casa

Estou entusiasmado com os resultados da minha nova plantação de alicerces, que antes tinha um aspeto desgrenhado e cansado e precisava desesperadamente de uma grande mudança.

Agora, o passeio é muito mais agradável e adoro passar por ele. Pode parecer um pouco esparso agora, mas quando tudo estiver preenchido, vai ficar fantástico!

Fotografias posteriores dos meus novos canteiros de flores de fundação

A plantação de alicerces, especialmente em frente à sua casa, pode ser stressante e intimidante. Mas se não tiver pressa e seguir estes passos, acabará por ter canteiros de flores que complementarão a sua casa e acrescentarão toneladas de atractivos que irá adorar.

Livros recomendados

    Posts relacionados com design de jardins

      Partilhe as suas ideias de plantação de fundações ou dicas de design na secção de comentários abaixo.

      Timothy Ramirez

      Jeremy Cruz é um ávido jardineiro, horticultor e o talentoso autor por trás do popular blog Get Busy Gardening - DIY Gardening For The Beginner. Com mais de uma década de experiência no campo, Jeremy aperfeiçoou suas habilidades e conhecimentos para se tornar uma voz confiável na comunidade de jardinagem.Crescendo em uma fazenda, Jeremy desenvolveu um profundo apreço pela natureza e um fascínio pelas plantas desde tenra idade. Isso gerou uma paixão que acabou levando-o a se formar em Horticultura em uma universidade de prestígio. Ao longo de sua jornada acadêmica, Jeremy adquiriu uma sólida compreensão de várias técnicas de jardinagem, princípios de cuidado com as plantas e práticas sustentáveis ​​que agora compartilha com seus leitores.Depois de concluir sua educação, Jeremy embarcou em uma carreira gratificante como horticultor profissional, trabalhando em renomados jardins botânicos e empresas de paisagismo. Essa experiência prática o expôs a uma gama diversificada de plantas e desafios de jardinagem, o que enriqueceu ainda mais sua compreensão do ofício.Motivado por seu desejo de desmistificar a jardinagem e torná-la acessível aos iniciantes, Jeremy criou Get Busy Gardening. O blog serve como um recurso abrangente repleto de conselhos práticos, guias passo a passo e dicas valiosas para quem está iniciando sua jornada de jardinagem. O estilo de escrita de Jeremy é altamente envolvente e relacionável, tornando complexoconceitos fáceis de entender mesmo para aqueles sem qualquer experiência anterior.Com seu comportamento amigável e paixão genuína por compartilhar seu conhecimento, Jeremy conquistou seguidores leais de entusiastas da jardinagem que confiam em sua experiência. Por meio de seu blog, ele inspirou inúmeras pessoas a se reconectar com a natureza, cultivar seus próprios espaços verdes e experimentar a alegria e a satisfação que a jardinagem traz.Quando ele não está cuidando de seu próprio jardim ou escrevendo postagens de blog cativantes, Jeremy pode frequentemente ser encontrado liderando workshops e falando em conferências de jardinagem, onde ele transmite sua sabedoria e interage com outros amantes de plantas. Quer ele esteja ensinando iniciantes a semear suas primeiras sementes ou aconselhando jardineiros experientes sobre técnicas avançadas, a dedicação de Jeremy em educar e capacitar a comunidade de jardineiros brilha em todos os aspectos de seu trabalho.